O Crente do Tipo Abraão e o Crente do Tipo Ló

Um dos versículos mais conhecidos de toda a Bíblia é Romanos 8:37 que diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”. As pessoas gostam de declarar isso, tem muitos louvores que falam sobre esse assunto. E, de fato, essa afirmação de Paulo é muito poderosa e nós precisamos ter plena revelação disso: EM TODAS ESTAS COISAS NÓS SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Aqui não está escrito que nós somos vencedores apenas em algumas coisas e outras não. Nós somos mais do que vencedores em tudo. Isso significa que se a enfermidade aparecer na sua vida, você já é vencedor sobre a enfermidade; se a crise financeira aparecer, você já é vencedor sobre a crise financeira; se a dificuldade aparecer no seu casamento, você já é vencedor sobre essa dificuldade no seu casamento. 

Se você for ler alguns versículos antes, você vai perceber que Paulo fala sobre o pecado, sobre a tribulação, sobre perseguições, angústias e mais um monte de coisas. E, no final ele diz que em todas estas coisas nós já somos mais do que vencedores. E, o que é mais interessante ainda é que nós não precisamos fazer nada para vencer, você não tem nem que lutar, porque a vitória que nós temos já foi conquistada por Cristo Jesus. Na verdade, a única coisa que nós precisamos fazer é crer e tomar posse dessa palavra pela fé.

Só que tem um detalhe que nós precisamos tomar bastante cuidado: apesar da Bíblia falar que nós somos mais do que vencedores, muitas vezes nós acabamos vivendo uma vida de derrotados. É como se fosse a história de um príncipe cheio de riquezas, de poder e de autoridade, mas que vive como um plebeu e não usufrui de nada. No livro de Gênesis nós encontramos a história de dois homens. UM HOMEM CHAMADO LÓ E OUTRO CHAMADO ABRAÃO. Os dois eram homens de Deus, os dois tinham fé no Senhor, os dois serviam a Deus. TODAVIA, ELES VIVIAM A VIDA DE UMA MANEIRA COMPLETAMENTE DIFERENTE UM DO OUTRO. Enquanto Abraão vivia e agia como um crente espiritual e vencedor, Ló infelizmente, acabou vivendo como um crente carnal e derrotado. E, o que os dois fizeram de tão diferente? O que levou Abraão a viver como um vencedor e o que levou Ló a viver como um derrotado?

1) ABRÃO OUVIU DE DEUS; LÓ APENAS SEGUIU ABRAÃO

A primeira grande diferença entre Abraão e Ló é que Abraão ouvia a voz de Deus, enquanto Ló apenas seguia as pessoas. Em Gênesis 12:1-3 diz o seguinte: “1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”. Perceba que Abraão ouviu a direção de Deus para deixar tudo para trás e ir para outro lugar e ele procurou obedecer essa direção. 

Só que um pouco mais adiante, no começo do versículo 4 também diz o seguinte: “Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele.”. Veja que a Bíblia menciona o chamamento de Deus para Abraão, mas não menciona nada a respeito de Deus ter chamado Ló. Pelo contrário, a direção foi para que Abraão deixasse a sua terra e a sua PARENTELA. E, MESMO ASSIM LÓ – SOBRINHO DE ABRÃAO – FEZ QUESTÃO DE IR JUNTO COM ELE… E É JUSTAMENTE AQUI NESSE PONTO QUE NÓS PRECISAMOS TER BASTANTE CUIDADO. Porque o crente vencedor é aquele que ouve a direção de DeusNós não podemos viver a nossa vida baseada apenas naquilo que as pessoas dizem para nós. Nós precisamos aprender a ouvir a voz do Espírito de Deus nos direcionando.

Eu não estou dizendo que você não pode mais ouvir o líder de célula ou o pastor ou qualquer outra pessoa que seja autoridade sobre a sua vida. Na verdade, a Bíblia diz que nós precisamos ouvir sim, nós precisamos buscar sim conselhos maduros dessas pessoas. SÓ QUE APESAR DISSO, NÓS TAMBÉM PRECISAMOS TER SENSIBILIDADE PARA SABER O QUE É DE DEUS E O QUE NÃO É DE DEUS PARA A NOSSA VIDA.

2) ABRAÃO ANDOU POR FÉ; LÓ ANDOU POR VISTA

A segunda grande diferença de atitude entre Abraão e Ló é que Abraão andava por fé enquanto Ló andava por vista (Gênesis 13:1-10): “1 Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. 2 Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. 3 Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, 4 até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR. 5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas. 6 E a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro. 7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. 8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. 9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. 10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.”

Aqui nessa passagem, nós vemos que durante algum tempo Ló caminhou junto com Abraão, lado a lado. Só que chegou uma hora em que não dava mais para eles ficarem perto um do outro. Os dois eram muito ricos, possuíam muito gado e a terra já não comportava os dois habitando no mesmo lugar. Inclusive, a Bíblia menciona que houve até contenda entre os pastores de Abraão e os pastores de Ló. ENTÃO, NO VERSÍCULO 8, PARA RESOLVER A SITUAÇÃO DE UMA VEZ POR TODAS, ABRAÃO CHEGOU EM LÓ E DISSE: “Escolhe um lugar para você ir com o seu povo! Se você for para a direita eu vou para a esquerda! Se você for para a esquerda eu vou para a direita! Fica a seu critério!”. 

E, sabe o que aconteceu? Ao invés de Ló orar e buscar uma direção de Deus, ele simplesmente ergueu os olhos e viu de um lado um deserto feio e do outro lado uma região muito bonita, verdinha, cheia de pasto para o seu gado, com uma cidade linda e estruturada. E advinha para onde é que ele escolheu ir? É CLARO QUE ERA PARA A REGIÃO BOA. NA CABEÇA DELE, ELE ESTAVA FAZENDO UM GRANDE NEGÓCIO. Só que alguém aqui sabe me dizer qual era o nome da cidade bonitinha que Ló foi? Exatamente, Sodoma! O andar por vista de Ló o levou para uma das cidades mais demoníacas e promíscuas que poderia existir naquela época. O lugar era tão infernal que Deus teve que destruir a cidade.

E, aqui nós aprendemos mais uma grande lição: o crente vencedor não vive a vida e não toma as suas decisões com base na lógica e naquilo que está vendo com os seus olhos naturais. Ele toma as suas decisões com base naquilo que Deus falou. O crente vencedor não anda por vista, ele anda por fé.

3) Abraão era um resolvedor de problemas; Ló era um causador de problemas

Em terceiro lugar, Abraão era um resolvedor de problemas e Ló era um causador de problemas. Em Gênesis 14:10-12 diz o seguinte: “Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram; alguns caíram neles, e os restantes fugiram para um monte. Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram. Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram.”. Só para você entender melhor o que está acontecendo aqui, a partir do versículo 1 a Bíblia diz que 4 reis se levantaram contra o rei de Sodoma. E a consequência disso foi que Ló, juntamente com todos os moradores de Sodoma foram levados como prisioneiros de guerra.

E o que Abraão fez diante disso? Ele deixou Ló sofrendo nas mãos dos inimigos? Diante de uma situação dessas Abraão poderia muito bem ter dito: “Olha Ló! Foi você que quis morar em Sodoma, agora você que se vire com as consequências! Eu não tenho nada a ver com isso! Ninguém mandou você ir para lá!”. Abraão poderia muito bem ter feito isso. Só que, ao invés disso, ele decidiu ajudar a resolver o problema, ele decidiu ir para guerra para libertar o seu sobrinhoEle não se negou a ajudar, mesmo sabendo que o problema era uma consequência das escolhas de Ló.

Em Gênesis 14:14-16 continua dizendo o seguinte: “Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã. E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo. Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei.”. Olha só, aqui nós vemos a hora em que Abraão decidiu ir para a guerra. A Bíblia diz que ele venceu a batalha e trouxe de volta Ló, a família de Ló, todos os bens dele e o povo de Sodoma. Só que tem um pequeno grande detalhe aqui: com quantos homens Abraão saiu para a batalha? 318. Abraão lutou com apenas 318 homens e venceu um mega exército de 4 reis. ISSO É QUE VITÓRIA. É desse jeito que Deus faz na nossa vida. Mesmo sem recursos, mesmo sem força suficiente, Ele nos faz prevalecer de maneira sobrenatural sobre as nossas dificuldades.

Mas a grande questão agora é a seguinte: que tipo de cristão nós queremos ser? Abraão ou Ló? Um resolvedor de problemas ou um causador de problemas? E o pior de tudo é que Ló não aprendeu a lição. Se você continuar lendo a história você vai descobrir que ele não somente voltou para Sodoma, para aquela cidade do pecado, como também se envolveu ainda mais com o povo daquele lugar (SÓ PARA VOCÊ TER UMA IDEIA ELE SE TORNOU UMA AUTORIDADE NA CIDADE). Eu costumo dizer que tem 3 tipos de pessoas no mundo: a) Tem aquele que aprende com os próprios erros b) Tem o que aprende com os erros dos outros c) E tem o terceiro tipo que não aprende de jeito nenhum. VIVE CAINDO NO MESMO ERRO. Esse era Ló, alguém que tinha tudo para ser um vencedor mas que vivia como derrotado.

4) Abraão tinha disposição de obedecer a Deus, Ló nem tanto

Avançando para Gênesis 19:15-16: “Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade.”. Uma outra diferença entre Abraão e Ló é que Abraão tinha disposição de obedecer a Deus rapidamente enquanto Ló não tinha essa disposição. Quando Deus chegou em Abraão e disse para ele sair da terra dele, deixar a sua parentela e ir para uma terra que Ele ainda iria mostrar, o que foi que Abraão fez? Ele pegou as coisas dele e foi (Largou tudo para trás; largou a segurança dos parentes, a zona de conforto, o lugar que ele estava acostumado a viver e foi para um lugar totalmente desconhecido…). Anos depois quando o Senhor pediu para que Abraão sacrificasse a Isaque, o que foi que ele fez? Foi fazer o sacrifício (A Bíblia diz que logo de madrugada, ele preparou tudo para a oferta, a lenha, o cutelo e saiu com Isaque em direção ao local). Então, perceba que Abraão era alguém que tinha um coração disposto a obedecer a direção do Senhor. Deus mandava e ele fazia.

O que não acontecia com Ló. No versículo 15, o anjo do Senhor já havia mandado Ló pegar as suas coisas, a sua família e ir embora. Só que mesmo assim ele demorou. A impressão que nós temos é que ele não queria deixar aquele lugar. Tanto é que no versículo 16 a Bíblia diz que o anjo teve que pegar na mão dele e puxar para fora da cidade. A versão NTLH diz assim: “16 E, como ele estava demorando, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o Senhor teve compaixão de Ló.”

Você consegue imaginar? Imagina se você tivesse numa situação como essa? Deus vai destruir a cidade inteira, não vai sobrar pedra sobre pedra? Você ia ficar lá? De jeito nenhum. Mas infelizmente tem gente que é assim: Deus já falou o que vai acontecer, Deus já deu a direção certa para seguir, Deus já falou uma vez, duas vezes, três vezes e mesmo assim não quer obedecer. Eu sei que tem momentos na nossa vida em que nós não entendemos 100% do porque Deus está mandando a gente fazer algo; mas eu tenho uma convicção no meu coração: se Deus falou, você entendendo ou não, faça logo (Não demore) porque com certeza no final vai ser o melhor para você. Essa é uma grande diferença entre os crentes vencedores e os crentes derrotados:os vencedores tem um coração disposto a obedecer a voz do Senhor. Os derrotados não.

5) Abraão gerou Isaque; Ló gerou Amon e Moabe

E uma última diferença que eu quero mencionar aqui hoje sobre Abraão e Ló está nos frutos que eles geraram. Abraão gerou a Isaque, um filho que veio da promessa de Deus e que simboliza a Cristo. E Ló gerou Amon e Moabe. Mas como assim, o que isso tem a ver com a história? Eu vou te explicar (Gênesis 19:30-38): “Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai. De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai. A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje. A mais nova também deu à luz um filho e lhe chamou Ben-Ami: é o pai dos filhos de Amom, até ao dia de hoje.”

Certa vez o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos (Mateus 7:16) que pelos frutos nós conheceríamos a árvore. O que isso significa? Significa que as nossas atitudes, as respostas que nós damos diante das situações, as marcas que nós deixamos nessa vida, revelam o nosso coração, revelam quem de fato nós somos. E no caso de Ló os frutos que ele gerou foram terríveis: para os irmãos terem noção da gravidade do problema, a esposa de Ló havia morrido (Lembra da história? Ela olhou para trás enquanto a cidade estava sendo destruída e virou uma estátua de sal). 

E as duas filhas dele tiveram uma ideia brilhante (BEM AO ESTILO SODOMA E GOMORRA) “Olha só, a nossa mãe morreu e nós temos que dar continuidade na descendência da nossa família. Vamos embebedar o nosso pai, manter relações com ele e problema resolvido”. 9 meses depois, você já sabe o resultado. A cegonha veio deixar as duas encomendas: Amon e Moabe. Dois homens que Deus proibiu de fazer parte do povo de Israel e que foram inimigos do Senhor durante toda a sua vida.

Por isso, presta atenção aqui: que tipo de frutos você tem gerado na sua vida? O que as suas atitudes tem falado sobre você? Essa é uma outra diferença entre o vencedor e o derrotado: o vencedor é aquele que gera bons frutos; o vencedor é aquele que expressa Cristo; que exala o bom perfume do Senhor por onde passa; que deixa boas marcas. Mas o derrotado é como Ló; os frutos deles são frutos de pecado. Os frutos são podres e vergonhosos.

É impressionante como a Bíblia faz questão de mostrar para nós que sempre vão existir dois caminhos, sempre vão existir duas opções de vida, sempre vai existir o caminho de Abraão, e sempre vai existir o caminho de Ló. Jesus disse que existe um caminho largo, um caminho mais fácil, sem muitas pedras, sem muito esforço e que vai nos levar para a perdição. E, Ele disse também que existe um caminho mais estreito, um caminho que muitas vezes vai ser o mais difícil, um caminho de dependência de Deus, um caminho de fé, um caminho na contra mão da lógica do mundo, mas que no final vai nos levar para a vida. E, a grande decisão que nós precisamos tomar hoje aqui é: em qual desses dois caminhos nós queremos viver? Nós queremos ser apenas vencedores nominais, porque a Bíblia diz que nós somos, ou nós queremos ser vencedores na prática assim como o nosso pai Abraão foi?