Desejo Pela Glória de Deus

No Livro de Atos 15:16 está escrito assim: “Cumpridas essas cousas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi, e levantando-o de suas ruínas restaurá-lo-ei”. No Velho Testamento, nós podemos encontrar algumas construções QUE ERAM SAGRADAS PARA O POVO DE ISRAEL. a) primeira delas foi o Tabernáculo de Moisés onde o próprio Deus fez questão de direcionar toda a construção (Ele disse quais as medidas que o Tabernáculo deveria ter, qual tipo de material usar, quais utensílios que deveriam ser construídos, o Senhor determinou até mesmo uma oferta que o povo deveria trazer)… b) Depois, nós temos o Templo de Salomão que nada mais era do que uma versão maior e mais gloriosa do Tabernáculo (A respeito desse Templo, o próprio Senhor Jesus disse que não ficaria pedra sobre pedra). Então, nós temos algumas construções que foram orientadas pelo Senhor no Velho Testamento, mas o interessante é que em Atos 15:16, a Bíblia diz que a vontade de Deus é de restaurar o Tabernáculo de Davi. Ele não disse que queria restaurar o Tabernáculo de Moisés ou o Templo de Salomão (COMO FIZERAM LÁ NO BRASIL), Ele disse que queria restaurar o Tabernáculo de Davi.

Por que isso aconteceu? O que tinha de tão especial nesse Tabernáculo a ponto de Deus querer restaurá-lo? porque esse Tabernáculo foi fruto de uma paixão, foi fruto de um desejo profundo pela presença de Deus. A Bíblia diz assim em 1Crônicas 13:1-14“1 Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes; 2 e disse a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se vem isso do SENHOR, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se reúnam conosco; 3 tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela. 4 Então, toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu justo aos olhos de todo o povo. 5 Reuniu, pois, Davi a todo o Israel, desde Sior do Egito até à entrada de Hamate, para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim. 6 Então, Davi, com todo o Israel, subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do SENHOR, que se assenta acima dos querubins. 7 Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. 8 Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas. 9 Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram. 10 Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. 11 Desgostou-se Davi, porque o SENHOR irrompera contra Uzá; pelo que chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. 12 Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus? 13 Pelo que Davi não trouxe a arca para si, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu. 14 Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.”

Nessa passagem, nós podemos encontrar duas atitudes completamente diferentesa) De um lado nós temos Davi, alguém que desejava de todo jeito trazer a presença de Deus até ele; b) E, do outro lado, nós vemos pessoas que não estavam nem aí para a presença do Senhor. No final do versículo 3, a Bíblia diz que enquanto Saul era rei em Israel o povo não se valia da Arca; ou seja, a Arca não estava no meio deles, não havia presença de Deus no meio deles e eles não se importavam com isso.

E, ainda hoje, nós encontramos esses mesmos grupos de pessoas dentro das igrejas: a) De um lado nós temos aqueles religiosos que só se preocupam com a forma das coisas, com o exterior, com os rituais, com a aparência (Se está bonito ou se não está, se está bom ou se não está). b) E, do outro lado, nós temos aqueles que desejam a presença manifesta do Espírito Santo de Deus mais do que qualquer coisa. É CLARO QUE NÓS GOSTAMOS DE COISAS BEM FEITAS, TODO MUNDO GOSTA DE COISA BOA, MAS, EU QUERO TE DIZER QUE NÓS FAZEMOS PARTE DESSE SEGUNDO GRUPO.

Porque não adianta nada, ter tudo do bom e do melhor, fazer tudo bonitinho se não tem presença de Deus, se não tem fluir de Deus, se não tem vida de Deus. Então, mais do que qualquer outra coisa, nós queremos a Arca do Senhor aqui nesse lugar. Mas, o que nós precisamos fazer para que isso aconteça? Como é que nós podemos ver a glória de Deus se manifestando no nosso meio? NA VERDADE, NÓS PRECISAMOS TER REVELAÇÃO DE 3 COISAS:

1. A intimidade traz a bênção de Deus, mas o inverso não acontece

Em primeiro lugar, nós precisamos entender que a intimidade traz a bênção de Deus, mas o inverso não acontece. O tabernáculo, era formado por três partes: o ÁTRIO (Que era a parte exterior onde praticamente qualquer um poderia entrar), o LUGAR SANTO (Onde somente os sacerdotes tinham acesso) e o SANTO DOS SANTOS (Que era o lugar mais sagrado onde ficava a Arca da Aliança. Era o lugar onde Deus se manifestava e somente o Sumo Sacerdote podia entrar lá uma vez por ano). E, era justamente isso o que Davi queria. Ele queria essa arca de tudo quanto é jeito. Inclusive, no versículo 12 nós encontramos Davi perguntando: “Como trarei a mim a Arca de Deus”. Perceba que Davi não estava preocupado em ter mais riquezas, ele não estava preocupado em adquirir mais casas ou ser mais vitorioso nas guerras. Em nenhum lugar do texto nós vemos essa motivação nele. Contudo, havia um clamor no coração de Davi pela presença do Senhor! Ele disse assim no Salmo 27:4: “Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei; que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e inquirir no Seu templo.”.

O que nós mais vemos por aí são pessoas buscando uma cura, pessoas buscando um milagre, uma provisão sobrenatural (E, NÃO ESTÁ ERRADO NÃO), mas quantos realmente estão interessados na glória de Deus? Quantos estão buscando a presença manifesta dEle na sua vida? Deixa eu te contar um segredo: se você buscar apenas as bênçãos de Deus, você vai receber as bênçãos, mas você nunca vai ter intimidade com Ele; agora, se você buscar intimidade com Deus, você vai desfrutar de todas as bênçãos que Ele tem para você. A INTIMIDADE TRAZ A BÊNÇÃO DE DEUS, MAS A BÊNÇÃO DE DEUS NÃO TRAZ INTIMIDADE. E, EU VOU TE DIZER MAIS: a bênção de Deus qualquer um pode receber, basta ter fé e pedir; agora, a glória do Senhor está reservada somente para aqueles que têm intimidade, somente para aqueles que anseiam pela Sua presença.

Nesse processo todo de levar a Arca até Jerusalém, a Bíblia diz que a Arca ficou durante 3 meses na casa de um homem chamado Obede-Edom e vamos ver o que aconteceu com ele: “13 Pelo que Davi não trouxe a arca para si, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu. 14 Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.” 1Crônicas 13:13-14 O que foi que aconteceu com Obede-Edom nesse texto? A Bíblia diz que Deus abençoou a sua casa e tudo o que ele tinha. Perceba que Obede-Edom não precisou fazer nada para ser abençoado, ele apenas recebeu a Arca da Aliança na casa dele. E, ISSO TEM TUDO A VER COM A GENTE: você deseja ver o favor de Deus na sua casa? Traga a Arca da Aliança para a sua casa. Você deseja ver a bênção do Senhor no seu casamento? Traga a Arca da Aliança para o seu casamento. Você quer ver a prosperidade nas suas finanças? Então, traga a Arca de Deus para a suas finanças. TUDO O QUE NÓS PRECISAMOS É A ARCA, É A PRESENÇA DO SENHOR!

2. Trazer a glória de Deus dá trabalho

Em segundo lugar, nós precisamos entender que trazer a glória de Deus é algo que dá trabalho. Você consegue imaginar como era a Arca da Aliança? De acordo com a Palavra de Deus, ela tinha aproximadamente 1,11m de comprimento e 66cm de largura e altura (ALGUNS TEÓLOGOS DIZEM QUE ELA CHEGAVA A TER 1 METRO MEIO DE COMPRIMENTO POR 1 METRO DE ALTURA E LARGURA). E, ela era feita de madeira de acácia, TODA revestida de ouro por dentro e por fora. Então, entenda que a Arca não era um móvel que qualquer pessoa conseguia carregar sozinha. ELA ERA PESADA. Inclusive, foi por isso que Davi usou um carro de bois para transportá-la. 

AGORA, O QUE DAVI NÃO SABIA ERA QUE A ARCA NÃO PODERIA SER CARREGADA DE QUALQUER JEITO. NÃO ERA UMA QUESTÃO DE FAZER DO JEITO MAIS FÁCIL, ERA UMA QUESTÃO DE FAZER DO JEITO CERTO E ISSO DAVA TRABALHO. Se você ler Êxodo capítulo 25, você vai encontrar todas as instruções que Deus deu para a construção e transporte da Arca; e, você vai ver que nas pontas da Arca haviam argolas de ouro e por dentro dessas argolas passavam varais de madeira revestidos de ouro onde os levitas seguravam para fazer o transporte. Esse era o jeito certo de fazer e não com um carro de boi.

Na primeira tentativa, Davi não teve sucesso por causa disso, porque ele não fez do jeito que tinha que ser feito (Ele tentou ir pelo caminho mais fácil). Agora, na segunda tentativa, Davi foi procurar saber qual era a maneira certa de transportar a Arca e olha só o resultado: “13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados. 14 Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.” 2Samuel 6:13-14Você consegue imaginar o trabalho que Davi teve aqui? Ele teve que colocar a Arca nas costas dos levitas e oferecer bois e carneiros como sacrifício. 

Isso nos mostra que trazer a glória de Deus não é algo tão simples assim! Trazer a glória de Deus é algo vai exigir de nós um esforço, um preço de busca, de oração, de jejum e que nós precisamos pagar! E, NÃO É O PREÇO QUE UM SÓ PAGA NÃO, É UM PREÇO QUE TODOS NÓS PRECISAMOS PAGAR JUNTOS! PARA VOCÊS TEREM UMA IDEIA, A ARCA DA ALIANÇA NÃO PODIA SER LEVADA APENAS POR UMA PESSOA! E DA MESMA FORMA, A GLÓRIA DE DEUS NÃO PODE VIR ATRAVÉS DE UM ÚNICO PASTOR OU DE UM LÍDER, MAS DEVE SER UM TRABALHO DE TODA A IGREJA!

3. Deve haver um ambiente preparado para a glória de Deus

E, a terceira coisa que nós precisamos entender hoje é que se nós queremos ver a glória de Deus, nós precisamos preparar um ambiente para que isso aconteça: “1 Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda. 15 Os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do SENHOR. 16 Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria.” 1Crônicas 15:1;15-16 Da primeira vez que Davi tentou trazer a Arca ele não conseguiu porque não fez da maneira certa. Mas, a Bíblia diz que agora ele preparou um lugar para a Arca de Deus, ele ordenou que a Arca fosse levada pelos levitas e ainda por cima constituiu músicos para cantarem e tocarem com alegria na presença do Senhor. Ou seja, Davi teve que preparar todo um ambiente para que a Arca pudesse ser transportada. E, eu quero te dizer que a mesma coisa acontece ainda hoje. Deus não se manifesta em qualquer lugar, de qualquer jeito. Ele se manifesta em lugares onde o ambiente está preparado para isso.

No Salmo 22:2 o Salmista diz: “Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel”. Tem uma versão desse versículo que diz: “O Senhor se assenta no trono de louvores”. E, tem ainda uma outra versão em japonês que diz que “o nosso louvor é como uma grande cadeira onde Deus se assenta para governar”. Às vezes eu fico pensando o porque que nós vamos em cultos como esse semana após semana. Tem gente que vem para cumprir uma obrigação religiosa, tem gente que vem para receber uma palavra e ser edificado, tem gente que vem porque alguém convidou e tem gente que vem por N outros motivos. Eu não sei qual é o seu motivo, mas eu quero te dizer que se você deseja ver a glória de Deus você precisa vir com um coração faminto pelo Senhor, com um coração aberto, sem reservas, disposto a adorar e a erguer esse trono de louvor que o salmista está dizendo aqui para nós.

Em 2Samuel 6:14, a Bíblia narra com um pouco mais de detalhe o que aconteceu com Davi enquanto ele levava a Arca para Jerusalém. E, olha só o que está escrito: “Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho”. Davi era rei, ele não era sacerdote. Ele era da Tribo de Judá e não da tribo dos levitas. Ele não poderia estar usando uma estola sacerdotal. Mas, aqui, nós vemos que ele abriu mão da sua roupa real, vestiu as vestes de um sacerdote porque ele queria louvar e dançar na presença do Senhor e ele não fez de qualquer jeito, a Bíblia diz que ele fez com todas as suas forças. Você sabe quando é que vai ver a glória de Deus na sua vida? Quando você buscar a Deus com toda a sua força como Davi fez aqui.

1Crônicas 13:2-4: “2 e disse a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se vem isso do SENHOR, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se reúnam conosco; 3 tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela. 4 Então, toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu justo aos olhos de todo o povo.” Aqui nós vemos que o desejo de Davi não era ter a presença de Deus apenas para ele, ele queria que todo o povo pudesse desfrutar também. A Bíblia diz que ele virou para o seu povo, compartilhou sobre o desejo de trazer a Arca da Aliança de volta; e, sabe o que foi que aconteceu no versículo 4? A Palavra do Senhor diz que toda a congregação concordou com isso. No final das contas não foi apenas Davi que desejou a presença de Deus, mas todo o povo que estava com ele.

É por isso, que eu gostaria de perguntar para você: quantos aqui também desejam mais da presença manifesta do Senhor no nosso meio? Quantos aqui desejam ter novas experiências com o Senhor? Quantos querem ver a glória de Deus? Quantos aqui também querem ver o Tabernáculo de Davi sendo restaurado? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *