Cruze o Rio

Em Êxodo 3:7-10 está escrito assim: “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.“. Aqui nós encontramos o momento em que Deus chama Moisés para libertar o Seu povo da escravidão no Egito. A Bíblia diz que o Senhor ouviu o clamor do povo e Ele fez uma promessa poderosa, Ele disse que não somente libertaria o povo mas que também os levaria para uma terra que mana leite e mel. Essa era a vontade do Senhor para o Seu povo. Que eles saíssem do Egito e que também entrassem em Canaã.

Só que aconteceu algo bem interessante no meio do caminho. Em Números 32:1-5 está escrito o seguinte: “Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado. Vieram, pois, os filhos de Gade e os filhos de Rúben e falaram a Moisés, e ao sacerdote Eleazar, e aos príncipes da congregação, dizendo: Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã, Nebo e Beom, a terra que o SENHOR feriu diante da congregação de Israel é terra de gado; e os teus servos têm gado. Disseram mais: Se achamos mercê aos teus olhos, dê-se esta terra em possessão aos teus servos; e não nos faças passar o Jordão.”

Esses dias postaram no Facebook uma imagem do Google Maps mostrando a rota entre o Egito e a cidade de Jerusalém (Em Israel). E nessa imagem estava escrito o seguinte: sem GPS o povo demorou 40 anos para chegar na Terra Prometida. Se fosse hoje com GPS demoraria apenas 8 dias. Até aí tudo bem, tudo certo. Mas o que muitas vezes nós não sabemos é que o povo na verdade levou cerca de 2 anos para chegar na fronteira de Canaã, em um lugar chamado Cades Barneia. E lá Moisés mandou 12 espias para sondar a terra e por causa da incredulidade deles, o Senhor disseEssa geração não vai tomar posse da minha herança”. E como consequência eles ficaram mais 38 anos peregrinando no deserto.

Pois bem, passados os 38 anos, eles chegam novamente na fronteira de Canaã, diante do rio Jordão e ali aconteceu algo bem interessante: no meio do caminho, as tribos de Ruben, de Gade e meia tribo de Manassés perceberam que a terra de Jazer e de Gileade (Que ficavam do lado de cá do Jordão, antes de chegar em Canaã) eram terras de gado. O que significa ser uma terra de gado? é uma terra que tem muito pasto. É uma terra que tem muita comida para o rebanho. Então eles pensaram o seguinte “Nós somos um povo que cuida de gado, nós temos muito gado e aqui é um lugar que tem muito pasto.”.

Eles somaram um mais um e chegaram à conclusão de que aquele seria o lugar perfeito para eles morarem. Mas agora eu te pergunto: será que aquele era realmente o lugar de Deus para eles? Será que aquela era realmente a vontade do Senhor? Não era. Nós lemos em Êxodo que a vontade de Deus era que todos eles cruzassem o rio. A vontade de Deus era que eles fossem para o lado de lá (Que era onde ficava Canaã).

E essa também é a vontade do Senhor para a sua vida. Que você vá além do rio. Que você cruze o Rio Jordão e entre na terra prometida. Mas e o que significa isso de maneira prática?

Em primeiro lugar, cruzar o rio significa não se contentar com o bom quando Deus tem o melhor para você. O versículo 1 diz o seguinteOs filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.”. Sinceramente se fosse você numa situação dessas o que é que você faria? Você é um criador de gados e de repente está diante de uma terra que é perfeita para a criação de gados, o que você faria? Muito provavelmente você permaneceria lá também, porque é um lugar bom para você. É um lugar que vai te trazer lucro. É um lugar que vai ser possível você multiplicar o seu rebanho.

A grande questão é que Deus tinha algo ainda melhor para eles do outro lado do rio. Do outro lado do rio era uma terra que manava leite e mel; do outro lado do rio havia fertilidade, havia abundância; do outro lado do rio era a herança que Deus tinha para o Seu povo. Para vocês terem uma ideia, todas as grandes vitórias que o povo teve foi do outro lado. Todo grande mover de Deus aconteceu do outro lado.

Nós não devemos nos contentar com aquilo que Deus não tem para a nossa vida. a) As vezes nós nos conformamos com um casamento mais ou menos quando Deus tem um casamento abençoado, cheio de amor, de paixão, de honra, de aliança para nos dar. b) As vezes nos conformamos com aquele trabalho de $25 a hora quando o Senhor tem uma companhia para colocar nas nossas mãos; c) as vezes nos acostumamos a viver debaixo de enfermidade quando Deus tem a cura e a saúde para nós. d) As vezes nos acostumamos com uma vida cristã mais ou menos, nem quente nem fria, quando Jesus tem uma vida poderosa e cheia do fogo para todos nós. e) Você que é líder não se contente com a infertilidade porque Deus tem a multiplicação na sua vida. O ser humano se acostuma com tudo. Mas nós não podemos nos acostumar.

Todos os anos o Senhor libera uma palavra para nós como Igreja Videira. Todos os anos o Senhor coloca algo no nosso coração e que vai nos guiar, que vai nos sustentar e nos motivar durante todo o ano. E dessa vez a Palavra de Deus para nós como igreja é que esse será o ano da abundante chuva. Esse será o ano em que as comportas do céu se abrirão e nós iremos desfrutar do favor de Deus, das bençãos dEle de uma maneira sobrenatural. E é por isso que eu faço questão de dizer: não se contente com o bom, porque Deus tem o sobrenatural para você. Decida cruzar o rio! Decida tomar posse da herança do Senhor na sua vida! Decida viver todas as promessas que Ele tem para você nesse ano de 2020 em nome de Jesus!

Em segundo lugar, cruzar o rio significa deixar de andar por vista e passar a andar pela Palavra de Deus. Algumas semanas atrás falamos a respeito da vida de Abraão e de Ló. Na verdade fizemos uma comparação entre a vida desses dois homens. E eu disse que viver como Abraão significa viver como um crente vencedor; e viver como Ló é viver como um crente derrotado.

Se você for ler a história dos dois, você vai ver que eles estavam habitando juntos na mesma terra, quando de repente Abraão chegou em Ló e disse: “Olha Ló, você é o meu sobrinho, eu gosto demais de você. Só que a terra já não suporta mais nós dois juntos. Nós temos muitos rebanhos e já não dá mais para vivermos no mesmo lugar. Escolhe para onde você quer ir. Se você for para a direita, eu vou para a esquerda. Se você for para a esquerda eu vou para a direita.”. Foi isso o que Abraão disse.

E o que foi Ló fez? Ele foi buscar uma direção de Deus? Ele foi perguntar a Deus para onde ele deveria ir? De jeito nenhum. A Bíblia diz que ele ergueu os olhos e começou a observar a terra. De um lado ele viu uma terra seca, um deserto; e do outro lado ele viu as campinas do Jordão. Um lugar verde, cheio de alimento para o seu rebanho, com uma cidade bonita, toda edificada. E advinha para onde ele decidiu ir? Para o lugar mais bonito é claro. E o final da história você já sabe. Ele foi parar na cidade de Sodoma. Um lugar tão infernal que Deus teve que destruir. E ele só foi salvo porque Abraão intercedeu por ele.

Por isso entenda algo: nós não devemos andar por aquilo que nós estamos vendo; nós não devemos andar pelo que achamos que é bom, ou pelo óbvio; nós devemos andar sempre debaixo de uma Palavra de Deus. E esse foi justamente o problema que as duas tribos e meia tiveram: eles tomaram uma decisão com base naquilo que eles estavam vendo “Nossa, esse lugar é bom demais! Tem bastante comida para o nosso gado! Esse lugar tem tudo a ver com aquilo que eu faço! Vamos ficar por aqui mesmo!”.

E o resultado foi que eles não entraram na Terra Prometida. Depois de 40 anos de peregrinação eles ficaram no meio do caminho.

Em terceiro lugar, cruzar o rio significa confiar completamente na graça de Deus. E eu quero te dar dois exemplos disso na Palavra do Senhor. O primeiro está em Números 13:25-31: “Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”

Quando Moisés chegou na fronteira de Canaã pela primeira vez a Bíblia diz que ele enviou 12 espias para sondar a terra. Depois de 40 dias eles voltaram e trouxeram o relatório. Todos eles concordaram que a terra era muito boa, que a terra era extremamente fértil, só que 10 deles começaram a infamar a terra dizendo que os moradores daquele lugar eram gigantes, que eles não iriam conseguir vencer. E somente 2 (Que foram Josué e Calebe) confiaram na graça de Deus. Confiaram que eles iriam vencer, não porque eles eram bons, não porque eles eram os mais fortes, mas porque Deus havia prometido. ISSO É CONFIAR NA GRAÇA. É receber as promessas do Senhor e crer que Ele vai fazer, na força dEle, do jeito dEle. E eu quero te dizer que foram justamente esses dois que cruzaram o Jordão. Os outros ficaram tudo para trás.

Um outro exemplo está em Deuteronômio 6:10-11: “Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste; e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste,”. Aqui nós encontramos uma descrição maravilhosa a respeito de Canaã. Era uma terra que tinha gigantes? Era. Era uma terra aonde o povo teria que confiar em Deus? Era. Mas também era uma terra onde o povo iria encontrar tudo pronto. Casas que eles não construíram, cidades que eles não edificaram, poços que eles não furaram, plantações que eles não plantaram. Eles encontrar tudo arrumado. E isso é a graça do Senhor.

O que significa essa palavra graça? Favor imerecido. E eu quero te dizer que é isso o que Deus vai fazer na sua vida nesse ano de 2020. Derramar o favor dEle sobre você. Mas para que isso aconteça o que nós temos que fazer? Cruzar o rio! Confiar na graça de Deus! Confiar que Ele prometeu e é Ele quem vai fazer na sua vida!

E por fim, cruzar o rio significa ter uma aliança com os seus irmãos e estar junto deles. Voltando para Números 32:6 diz o seguinte:Porém Moisés disse aos filhos de Gade e aos filhos de Rúben: Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui?”. Se tem uma coisa que eu me recuso a fazer é viver uma vida cristã medíocre. É brincar de ser igreja e fingir que ser cristão é só frequentar uma reunião de vez em quando e ficar por isso mesmo. Porque a própria Palavra de Deus nos mostra o contrário. Ser cristão é ser um com o seu povo; ser cristão é viver em aliança com os seus irmãos; ser cristão é comprar sim a briga dos outros; é lutar sim as guerras dos outros.

Tem gente que tem aquele pensamento “Ah o problema é de Fulano e não tem nada a ver comigo! Ele que resolva! Cada um com os seus problemas!”. Mas será mesmo que tem que ser assim? Será que essa é a vontade de Cristo Jesus para nós? A Bíblia diz que antes do Senhor ser crucificado Ele fez uma oração pedindo para que o povo fosse um assim como Ele e o Pai eram um. Será que essa atitude de “cada um com os seus problemas” é ser um?

No versículo 6 nós vemos que as duas tribos e meia tomaram a decisão de ficar do lado de cá do Jordão e então eles pensaram “Espera aí, nós já estamos na nossa terra! Nós já temos o nosso lugar! Agora o restante das tribos, cada um que lute pela sua terra!”. Esse foi o pensamento deles, mas o que foi que Moisés falou? Ele exortou o povo perguntando “…Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui?” Em outras palavras, vocês vão ficar aqui no bem bom (Só curtindo) e vão deixar os seus irmãos lutando sozinhos?

Cruzar o rio Jordão significa ter uma aliança com o seu povo; significa caminhar junto com a Igreja; significa estar junto para o que der e vier; significa sim lutar guerras que não são suas, porque o seu irmão precisa da sua ajuda. Talvez você esteja caminhando sozinho nesses dias, mas eu quero te convidar: vem caminhar junto com a gente. Decida ser um com o seu líder, decida ser um com a sua célula. Decida parar de caminhar sozinho e vem fazer parte desse povo que vai cruzar o rio e vai entrar na promessa do Senhor em nome de Jesus!

Tudo o que acontece na Palavra de Deus é espiritual. Nunca acontece algo apenas por acontecer. E antes de chegar na Terra Prometida o povo de Deus teve que fazer duas travessias: a) A primeira delas foi a travessia do Mar Vermelho. Essa travessia aponta para a salvação; aponta para o tempo em que você foi liberto das garras de Faraó. b) Só que também teve uma outra travessia que foi a travessia do Rio Jordão. Essa travessia não tem nada a ver com salvação. Porque o povo foi salvo lá atrás. Mas tem a ver com tomar posse da herança de Deus; tem a ver com viver a vida abundante que o Senhor tem para cada um de nós.

E o meu convite para você é que você não fique do lado de cá do rio. Vamos atravessar juntos o Jordão e vamos tomar posse da herança nesse ano de 2020. Vamos crer na graça de Deus; vamos caminhar juntos, em aliança, como igreja; vamos caminhar debaixo dessa Palavra do Senhor de que esse é o ano da abundante chuva em nome de Jesus!!!