A Volta de Jesus I

A Bíblia diz que nós somos a noiva e Jesus é o NoivoComo é que a noiva espera pelo Noivo? É de qualquer jeito? Não. Ela espera com amor, com paixão, com ansiedade pelo casamentoÉ desse jeito que a noiva espera pelo noivo, ela quer casar logo e é desse jeito que nós devemos esperar por Cristo.

A maioria de nós somos envolvidos com tantas atividades todos os dias, mas você já parou para meditar nisso “Que o Senhor Jesus vai voltar. E que tudo o que nós estamos fazendo aqui, o nosso trabalho, os nossos bens, os nossos investimentos, o nosso dinheiro,  as nossas empresas, tudo isso é passageiro”? Quando nós temos revelação disso a nossa maneira de viver muda completamente.

Em João 17:13-16 está escrito assim: “Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou.“ Olha só, aqui nós encontramos parte da Oração Sacerdotal, que foi uma oração que Jesus fez depois da última ceia e pouco tempo antes de ser preso. E nessa oração o Senhor clamou ao Pai pela unidade do povo, Ele pediu para que o povo fosse um assim como Ele e o Pai eram um. Jesus orou para que o povo fosse guardado de todo mal. Mas, Ele também disse algo bem interessante, Ele disse que Ele não era desse mundo e que nós também não somos desse mundo.

O versículo 16 diz assim: “Eles não são do mundo, como também eu não sou.”. Você nasceu no Brasil, você mora nos Estados Unidos só que você é cidadão do céu. A SUA PÁTRIA É CELESTIAL. E quando nós entendemos isso e entendemos que um dia o Senhor vai voltar a nossa maneira de enxergar as coisas muda completamente.

Porque você passa a valorizar mais as coisas que são eternas do que as coisas que são passageiras. Você passa a valorizar mais as coisas do céu do que as coisas da terra. Você passa a viver com um senso de urgência no seu coração a respeito do seu chamado, do seu propósito de vida. Não é qualquer dificuldade que você passa que vai tirar a sua alegria porque você sabe que tudo isso aqui é passageiro.

Eu não sei se você já parou para avaliar como viviam os irmãos da Igreja Primitiva. Eles tinham unidade; eles eram uns pelos outros; eles tinham ousadia para ministrar curas e orar por milagres; eles faziam questão de evangelizar aonde estivessem, mesmo correndo o risco de serem presos ou mortos; eram totalmente compromissados com o reino de Deus. E sabe o porque disso? Porque eles tinham no coração: Jesus vai voltar e Ele vai voltar logo.

Alguém disse certa vez que se nós queremos viver Atos do apóstolos, nós temos que ouvir a mensagem de Atos dos Apóstolos. E era essa a mensagem deles, uma mensagem da volta de Jesus, uma mensagem totalmente voltada para a eternidade. Totalmente o oposto do que nós ouvimos hoje em dia. Hoje em dia as pregações se tornaram mensagens de coaching, mensagens de auto ajuda, com o homem no centro ao invés de Cristo ser o centro.

Em João 14:1-3 diz o seguinte: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”Perceba que o Senhor profetizou aqui a respeito da Sua morte e também da Sua voltaEle disse que iria preparar um lugar e depois voltariaSó que na cabeça dos discípulos isso iria acontecer no tempo deles ainda. Por isso eles tinham esse coração tão envolvido com a eternidade.

Agora o que me entristece é ver muitas vezes pessoas vivendo como se tudo o que importa é essa vida. Como se a vida se resumisse em trabalhar, ganhar dinheiro, comer comida boa e passear. O que me entristece é ver pessoas perdendo a saúde, perdendo a paz, a alegria, a fome, o sono, deixando de servir a Deus, por coisas que são terrenas.

Presta atenção: a sua pátria é o céu, o Senhor Jesus vai voltar. Vamos ver algumas coisas relacionadas a volta de Jesus que nós precisamos saber:

QUANDO ELE IRÁ VOLTAR

E a primeira delas está relacionada ao tempo; QUANDO é que Jesus irá voltar. E isso é algo que tem intrigado muitas pessoas. Todo mundo quer saber quando isso vai acontecerMas olha só o que a Bíblia diz em Mateus 24:36-39: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.” Mateus 24:36-39

Um pouco mais adiante, nos versículos 42 ao 44 continua dizendo: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.” Mateus 24:42-44 Olha só a Palavra de Deus diz que Jesus virá como se fosse nos dias de Noé e diz também que Ele irá voltar como se fosse um ladrão. E isso significa pelo menos duas coisas: 

a) Primeiro, significa que existem sinais da volta de Jesus. Como é que eram nos dias de Noé? Em Mateus 24 diz que as pessoas estavam comendo, bebendo, casando-se, dando-se em casamentoAgora, se você voltar um pouquinho lá em Gênesis, você vai descobrir que a humanidade naquela época estava completamente corrompidaAs pessoas não queriam saber de Deus, o povo vivia de qualquer jeito, era muito pecado, era muito egoísmo, muito orgulho, muita soberba, muita embriaguês, as relações entre homem e mulher foram totalmente deturpadasO negócio estava tão feio, que Deus teve que enviar o dilúvio para começar novamente a humanidade: “Então o Senhor viu que a maldade do homem era grande na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” Gênesis 6:5

E o mais interessante de tudo é que Jesus virá em dias como esses de Noé. Como é que está o mundo hoje? Será que está mais ou menos parecido com a época de Noé? Sinceramente, se brincar, hoje está até pior. É violência para tudo quanto é lado; o homem se corrompendo cada vez mais; ninguém está nem aí para ninguém, é filho matando pai, pai abusando dos filhos; ninguém quer saber de DeusEsse é um dos motivos pelas quais nós cremos que a volta de Jesus está muito próxima.

b) Agora, apesar dos sinais, a Bíblia é muito clara em dizer que NINGUÉM SABE O DIA EXATO, nem os anjos do céu e nem mesmo o Filho senão o Pai. Como é que o ladrão chega na casa de alguém para roubar? Ele manda algum tipo de recado? O ladrão não manda recado. Ele vem quando você menos espera. E ASSIM SERÁ A VOLTA DO SENHOR. Jesus voltará como se fosse um ladrão no meio da noite e vai pegar muita gente de surpresa. E é por isso que nós devemos estar preparados. Essa é a primeira coisa que nós precisamos entender.

COMO ELE IRÁ VOLTAR

Agora, além disso, nós precisamos saber DE QUE MANEIRA Jesus irá voltar. A Palavra do Senhor diz assim em Atos 1:9-11: “Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco [Esses homens aqui eram anjos], que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.

Nesse texto, Jesus já havia ressuscitado e tinha passado cerca de 40 dias com os Seus discípulos. Depois desses 40 dias, o Senhor começou a ser elevado às alturas, quando de repente dois anjos apareceram para os discípulos dizendo: “Por que vocês estão olhando para o céu? Da mesma forma que Jesus subiu aos céus agora, um dia Ele irá voltar. Exatamente do mesmo jeito”. E, agora vem a grande questão: que jeito é esse? De que maneira o Senhor irá voltar?

Nós podemos dizer que a ascensão de Jesus ao céu teve duas partes. A primeira delas foi uma parte visível onde os discípulos conseguiram ver. Foi quando Jesus subiu do Monte das Oliveiras até as nuvens. E a segunda parte foi quando Jesus subiu das nuvens até o trono de Deus. Essa parte os discípulos não conseguiram ver porque as nuvens encobriram o SenhorEntão, da mesma forma que Jesus subiu aos céus em duas etapas, Ele também voltará em duas etapasNa verdade, existem dois aspectos da volta de Cristo: o aspecto invisível e o aspecto visível.

a) “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Mateus 24:40-44 Até aqui nós já entendemos que Jesus voltará de repenteSó que agora, nós encontramos uma outra informação, de que duas pessoas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada e a outra será deixadaEssa daqui é uma ilustração de como acontecerá a volta invisível do Senhor. Ele vai voltar para arrebatar os crentes vencedores, aqueles que estiverem preparados para isso.

b) Depois a Bíblia diz em Mateus 24:27-30: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. 28 Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. 29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”. A sequência então dos fatos até agora é a seguinte:

– Primeiro, Jesus virá e arrebatará os crentes vencedores; 

– No versículo 29 diz uma coisa bem importante, ele começa dizendo “Logo em seguida à tribulação daqueles dias”. Que tribulação é essa que a Bíblia está dizendo? Essa daqui é uma referência à Grande TribulaçãoDepois que os vencedores forem arrebatados, a Palavra de Deus nos mostra que começará um período muito difícil aqui na Terra (Será um tempo de perseguição religiosa, as pessoas serão levadas a servir a Satanás senão elas serão torturadas, será um tempo tão difícil que a Bíblia diz que se esse tempo não for abreviado não vai sobrar ninguém). É O QUE ESTÁ ESCRITO EM Mateus 24:21-22: “21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.” Esse período de tormenta irá durar 3 anos e meio!

– Depois desse período, aí sim Jesus irá voltar com poder e glória como um relâmpago que sai do oriente até o ocidente e todas as pessoas vão ver: “Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul.” Zacarias 14:4 Esse é o segundo aspecto da volta de Cristo, o aspecto visível. Nesse dia não vai ter como escapar, não vai ter como se esconder do Senhor. Mas sabe o que é melhor nisso tudo? É que o Senhor irá voltar para governar com retidão e justiça e aí sim nós veremos um governo de verdade.

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” Cl 3:1-4

Nós precisamos voltar para essa realidade; para a realidade da volta de Jesus; para realidade de que você não é desse mundo, você é cidadão do céu e precisa viver como um cidadão do céuque aguarda a volta do Senhor, que tem o coração cheio das coisas eternas e não das coisas que são terrenas e passageiras.