A Volta de Jesus II

Em Mateus 24:40-44 diz assim: “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Em Apocalipse 16:15 também está escrito: “(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)”. A Palavra de Deus é claranós devemos vigiar, nós devemos estar preparados porque a qualquer momento o Senhor vai voltar (Então não é uma questão de saber SE Jesus vai voltar ou não; é uma questão de saber QUANDO Ele vai voltar). E A PERGUNTA AGORA É: Por que é que nós devemos estar preparados? O que é que vai acontecer de tão extraordinário que nós devemos vigiar?

Só para vocês terem uma ideia, quando Jesus voltar, pelo menos quatro coisas vão acontecer depois da Grande Tribulação. Lembra da sequencia dos fatos? a) Primeiro, Jesus vai voltar para arrebatar os crentes vencedores(Esse é o aspecto invisível da volta do Senhor); b) depois vai vir a Grande Tribulação (Que será um período de muito sofrimento, de muita perseguição… A BÍBLIA FAZ QUESTÃO DE DIZER QUE ESSE PERÍODO SERÁ TÃO DIFÍCIL QUE O SENHOR VAI TER QUE ABREVIAR ESSES DIAS); c) depois o Senhor Jesus vai vir com poder e glória (Como um relâmpago que sai do Oriente até o Ocidente e todo mundo vai ver).

a) E, assim que Ele voltar, a Bíblia diz que todas as pessoas que morreram em Cristo, ou seja, todos aqueles que morreram salvos (crendo no Senhor Jesus), eles serão ressuscitados: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro…” ITs 4:16 Então essa é a primeira coisa que vai acontecer: os mortos em Cristo irão ressuscitar…

b) Depois, o versículo 17 continua dizendo: “17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” ITs 4:17Muita gente fala a respeito de arrebatamento como se fosse acontecer apenas um. E, ISSO NÃO É VERDADE. Porque nós teremos o arrebatamento dos crentes vencedores até o trono de Deus ANTES da Grande Tribulação.

E, vai acontecer também esse arrebatamento (QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI) de todos os cristãos (De todas as épocas) até as nuvens para se encontrarem com Jesus DEPOIS da Grande Tribulação. Consegue perceber a diferença aqui? Um será antes da Tribulação e somente os vencedores serão arrebatados até o trono de Deuse o segundo vai ser depois da Tribulação e todos os cristãos serão arrebatados até as nuvens. ESSA DAQUI É A SEGUNDA COISA QUE IRÁ ACONTECER;

c) Em terceiro lugar, a Bíblia diz que o Senhor irá estabelecer o governo dEle aqui na Terra a partir de Jerusalém. E ESSE GOVERNO VAI DURAR CERCA DE MIL ANOS. É o que a Bíblia chama de Milênio ou Reino Milenar.Apocalipse 20:6: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” Quantos anos Jesus irá reinar? 1000 anos.

Em Ezequiel 37:21-22 está escrito o seguinte: “Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei para a sua própria terra. Farei deles uma só nação na terra, nos montes de Israel, e um só rei será rei de todos eles. Nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.”Se tem um lugar que nós devemos sempre olhar é para Israel. TUDO O QUE ACONTECE EM ISRAEL É ESPIRITUAL.

As guerras, as nações se levantando contra Israel, o apoio dos Estados Unidos, o reconhecimento de Israel como nação, o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel. TUDO O QUE ACONTECE LÁ É ESPIRITUAL E SERVE DE SINAL DA VOLTA DO SENHOR. Inclusive Ezequiel disse algo bem interessante aqui: ele disse que o Senhor vai trazer de volta os judeus (Os filhos de Israel) que foram espalhados pelas nações.

E sabe o que tem acontecido nos últimos anos? Uma quantidade enorme de judeus tem voltado para Israel (SÃO MILHARES E MILHARES VOLTANDO TODOS OS ANOS. Para vocês terem uma ideia, em 1947 apenas 6% dos judeus no mundo viviam na região que hoje é Israel. Eles foram voltando e hoje eles já são cerca de 43%). E É POR ISSO QUE NÓS DEVEMOS FICAR ATENTOS. JESUS ESTÁ VOLTANDO. PROFECIAS ESTÃO SE CUMPRINDO NOS NOSSOS DIAS.

d) E, por fim, acontecerá um julgamento que nós chamamos de Tribunal de Cristo: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;” 1Coríntios 3:10-14

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” 2Coríntios 5:10

Eu me lembro que antes de conhecer a Palavra de Deus eu achava que um dia todos nós iríamos nos encontrar com o Senhor Jesus. E naquele dia, Ele iria pegar uma balança enorme e colocar de um lado todos os meus pecados e do outro lado todas as minhas boas obras. E EU ACHAVA QUE ISSO IA DETERMINAR A MINHA SALVAÇÃO. Se os meus pecados fossem mais pesados do que as minhas boas obras eu iria para o inferno; e se as minhas boas obras fossem mais pesadas do que os meus pecados eu iria para o céu. Quantos aqui já pensaram dessa forma?

Mas isso não tem nada a ver com o que a Palavra de Deus diz para nós. Na verdade, não vai existir apenas um julgamento; serão pelo menos três julgamentos e cada um deles vai tratar de um assunto específico. POR EXEMPLO: nesse julgamento que Paulo chamou de Tribunal de Cristo apenas os cristãos, apenas aqueles que já são salvos serão julgados pelo SenhorE, esse julgamento não será referente a céu e inferno, até mesmo porque todos esses já estarão salvosO julgamento do Tribunal de Cristo será a respeito de quem vai receber recompensa ou não.

E, o que vai determinar isso? O que vai determinar se nós seremos recompensados ou não? Em 1Corintios 3:10-14 nós encontramos a resposta: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica [Olha só o que Paulo está dizendo aqui, cada um veja como edifica. Isso significa que cada um de nós somos responsáveis pelas obras que nós fazemos diante de Deus. Eu sei que tem gente que gosta de ficar dando desculpas, do porque não faz as coisas, do porque não serve a Deus como deveria, vive querendo achar culpados disso e daquilo, mas a Bíblia é clara, ESSA É UMA RESPONSABILIDADE DE CADA UMNão vai existir desculpa quando você estiver diante de Deus]. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;”

Em outras palavras o que Paulo está dizendo aqui é que nós seremos julgados de acordo com as nossas obras. Deus vai provar com fogo tudo o que nós fizermos para Ele aqui na terraE no versículo 14 diz que se essas obras permanecerem nós iremos receber uma recompensa.

E isso é algo que nós precisamos muito ter revelação: nós servimos a Deus, nós trabalhamos na edificação do Reino do Senhor, nós servimos na Igreja, não é para sermos salvos do inferno (Igual muita gente pensa por aí). A SALVAÇÃO É PELA FÉ, É DE GRAÇA, NÃO DEPENDE DO QUE VOCÊ FAZ OU DEIXA DE FAZER. Mas, nós fazemos boas obras primeiro porque nós amamos a Deus e depois porque nós queremos receber um galardão, um prêmio da parte do Senhor. E É POR ISSO QUE NÓS DEVEMOS ESTAR PREPARADOS.

Paulo fala a respeito do tipo de material que as nossas obras podem ser. Elas podem ser de ouro, prata, pedras preciosas ou podem ser de madeira, palha e feno. E qual a diferença entre elas? O valor que elas tem diante de Deus. Paulo disse que o Senhor vai vir com fogo e se as nossas obras forem sem valor, ou seja, forem de madeira, palha e feno, elas vão se queimar. NÃO VAI SOBRAR NADA. Agora se forem de ouro, prata e pedras preciosas, elas vão permanecer.

Mas, qual é o tipo de obra que vai permanecer? Como eu sei se a obra que eu estou fazendo é ouro, prata e pedras preciosas?”. De uma maneira muito simples: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne [Ou seja, os desejos pecaminosos da carne], a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência [Olha só, até aqui você já sabe que as coisas desse mundo vão passar, nada disso vai permanecer]; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” 1Joao 2:15-17

De acordo com João quem é que vai permanecer eternamente? Aquele que faz a vontade de Deus. Tudo aquilo que está dentro da vontade do Senhor vai permanecer mesmo se provado pelo fogo.

Tem gente que vive fazendo coisas para Deus; e quando chegar o grande Dia, ele vai trazer um caminhão, um bi trem carregado de obras… O problema é que vai ser tudo madeira, palha e feno. NÃO VAI ADIANTAR NADA PORQUE NÃO ERA A VONTADE DE DEUS. Tem gente que é assim, faz o que quer, do jeito que quer, e ainda diz “Ah! É para Deus mesmo! Liga não!”. Como se para Deus pudesse ser qualquer coisa. Você quer servir a Deus mesmo? Você quer edificar com o material certo? Você quer estar preparado para a volta de Cristo? Então faça a vontade do SenhorPermita que o seu coração seja cheio com a vontade de Deus e decida caminhar em direção a essa vontade.

Em 1Corintios 9:24-27 está escrito assim: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” Paulo menciona duas coisas interessantes aqui: a) ele começa dizendo que ele tem um alvo que é receber a recompensa do Senhor JesusEle chama de coroa incorruptível. 

b) E depois ele continua dizendo que ele esmurra o corpo dele e reduz a escravidão. Tem gente que lê essa passagem e não entende o que está escrito. ACHA QUE PAULO SE AUTO FLAGELAVA. Mas o que Paulo está querendo dizer aqui, é que ele abria mão da vontade dele, ele deixava de lado a carne dele, para se qualificar fazendo a vontade de Deus.

Qual é o tipo de obra que você tem feito para o Senhor? Com o que você tem edificado? Com ouro, prata e pedras preciosas; ou com madeira, palha e feno? 

Nós precisamos ter clareza dessa realidade: a realidade de que nós estamos vivendo nos últimos dias (Eu não tenho dúvida nenhuma disso. Jesus está as portas. Os sinais estão por todos os lados. As profecias estão se cumprindo). E é por isso que mais do que nunca nós devemos ter o foco da nossa visão naquilo que é celestial; naquilo que é eterno; naquilo que tem valor diante de Deus.