A Oração de Jabez (1Crônicas 4:1-10)

Nos primeiros 9 capítulos de 1Crônicas nós encontramos vários nomes de pessoas (Para vocês terem uma ideia, são cerca de 500 nomes). E, no meio de tantos nomes, está escrito o nome de um homem chamado Jabez. Jabez não aparece na Bíblia de uma forma triunfal como Abraão, como Moisés ou Davi (Não existe um capítulo inteiro dedicado a ele)NA VERDADE, O NOME DELE APARECE UMA ÚNICA VEZ NO MEIO DESSA GENEALOGIASó que por algum motivo o narrador fez uma pausa para escrever um comentário sobre ele. NO VERSÍCULO 9, DIZ QUE JABEZ FOI MAIS ILUSTRE, OU SEJA, MAIS RESPEITADO DO QUE SEUS IRMÃOS. O que o fez ser uma pessoa tão ilustre? O que foi que levou Jabez a ser tão diferente dos outros 500 nomes? No versículo 10 nós encontramos a resposta (A Bíblia diz que): ele invocou o Deus de Israel. Ele decidiu crer na bondade e misericórdia do Senhor e fez uma oração. FOI UMA ORAÇÃO SIMPLES, MAS QUE TEVE O PODER DE MUDAR COMPLETAMENTE A VIDA DELE. E ESSA É A MESMA ORAÇÃO QUE NÓS TAMBÉM DEVEMOS FAZER…

1. “Oh! Tomara que me abençoes”

O versículo 10 pode ser dividido em PELO MENOS quatro partes; e logo no começo Jabez pede para ser abençoado por Deus (Ele disse “Oh! Tomara que me abençoes”). Na Bíblia, os nomes possuem significado (Abraão, por exemplo significa “Pai de Multidões”, Sara significa “Princesa”, Jesus significa “Javé é Salvador”, Salomão significa “Paz”). ENTÃO, NOS TEMPOS BÍBLICOS, OS NOMES ERAM IMPORTANTES PORQUE FALAVAM A RESPEITO DA VIDA DAS PESSOAS. E, ERA COMO UMA ESPÉCIE DE PROFECIA (Por exemplo, Salomão significa “Paz” e o reinado dele foi marcado pela paz; Jesus significa “Javé é Salvador” e foi justamente isso o que Ele veio fazer, Ele veio para nos salvar). E, você sabe o que significa essa palavra “Jabez”? Jabez significa “Dor” ou “Aquele que causa sofrimento”. Olha só o que diz o versículo 9: “9 Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.”Perceba que Jabez recebeu esse nome, por causa do sofrimento que ele causou à sua mãe durante o parto.

A Palavra de Deus não entra em detalhes, mas os teólogos concordam que Jabez era aquele que tipo de gente que as pessoas olhavam e diziam “Esse daí não ver ser nada na vida! Esse daí não tem nada para oferecer! Esse daí é um fracasso total! Só serve para dá trabalho para os pais desde o dia que nasceu!”. As pessoas olhavam para ele e não esperavam nada de bom, porque ele era alguém destinado ao fracasso. E A PRÓPRIA MÃE HAVIA LIBERADO ESSA PALAVRA SOBRE A VIDA DO FILHO.

Só que apesar de tudo isso, tem uma coisa que me chamou a atenção: a Bíblia não diz que ele ficou reclamando da vida ou se lamentando (“Ah, eu nasci assim, eu vou morrer assim!). NÓS NÃO VEMOS ISSO ACONTECENDO. PELO CONTRÁRIO, ELE NÃO SE CONFORMOU COM A SITUAÇÃO E POR ISSO, ELE OROU A DEUS PEDINDO QUE O ABENÇOASSE! “Oh, Deus! Tomara que me abençoes!”. Em outras palavras “Senhor! Eu preciso da Tua bênção! A minha vida tem sido amaldiçoada até agora! As coisas não tem dado certo! Mas, eu creio que isso pode mudar! Somente se o Senhor me abençoar!”Essa é uma lição que nós precisamos aprender: JAMAIS ABRA A SUA BOCA PARA RECLAMAR DE NADA, PRINCIPALMENTE PARA RECLAMAR DE COISAS QUE VOCÊ MESMO PERMITE! MAS, TAMBÉM, NUNCA SE CONFORME COM AQUILO QUE DEUS NÃO TEM PARA VOCÊ! NUNCA SE CONFORME COM MENOS DO QUE A VIDA ABUNDANTE QUE CRISTO MORREU PARA TE DAR! CONFIE NA BONDADE E MISERICÓRDIA DO SENHOR PORQUE ELE PODE MUDAR QUALQUER SITUAÇÃO! E, PRINCIPALMENTE, VOCÊ NÃO É AQUILO QUE AS PESSOAS DIZEM QUE VOCÊ É, VOCÊ É AQUILO QUE DEUS DIZ QUE VOCÊ É!

2. “E me alargues as fronteiras”

O segundo pedido que Jabez fez durante a sua oração foi para que o Senhor alargasse as suas fronteiras. Só para vocês terem uma ideia do que está acontecendo aqui, na época de Jabez, a terra de Canaã ainda estava sendo conquistada (Ainda tinha muita terra para tomar posse. O Senhor já havia dado a terra por herança, só que Ele também disse que o povo deveria conquistar a terra e expulsar os antigos moradores). Então, era normal o povo de Israel buscar EXPANDIR AS SUAS FRONTEIRAS (Buscar conquistar mais territórios). E, TEM MAIS: Naquela época, ter muitas terras era sinônimo de prosperidade (Ou seja, quanto mais terra você tinha, mais próspero você era considerado pelas pessoas).

Quando Jabez fez esse pedido, eu fico imaginando ele olhando para o pedaço de terra que pertencia à sua família (Para o “terreninho” que ele tinha conquistado) e falando para Deus: “Deus, não pode ser apenas isso! Senhor, eu creio que o Senhor tem mais para mim e para minha família! Por isso, vem alargar as minhas fronteiras!. E, isso é algo que nós também precisamos ter revelaçãoHÁ MUITO MAIS DE DEUS RESERVADO PARA NÓS! HÁ UM DEPÓSITO CELESTIAL CHEIO DE BÊNÇÃOS PARA SEREM DERRAMADAS! E, EU NÃO DIGO ISSO APENAS NA SUA VIDA FINANCEIRA NÃO! HÁ MUITO MAIS DE DEUS PARA A SUA CASA, HÁ MUITO MAIS DE DEUS PARA A SUA FAMÍLIA, HÁ MUITO MAIS DE DEUS PARA OS SEUS RELACIONAMENTOS, HÁ MUITO MAIS DE DEUS PARA O SEU MINISTÉRIO, HÁ MUITO MAIS DE DEUS PARA A NOSSA IGREJA! A grande questão é: você tem fé para pedir isso para o Senhor? Senhor vem alargar as minhas fronteiras?

Népoca de Jabez os inimigos eram de carne e osso. O povo de Deus precisava lutar contra os inimigos para terem as fronteiras alargadas. HOJE ISSO MUDOU UM POUCO. O que era natural naquela época, hoje é espiritual. Hoje nós não lutamos contra carne e sangue. A nossa luta é contra principados, potestades e dominadores do mal. Mas o propósito continua o mesmo: alargar as fronteiras. As fronteiras que antes eram naturais, hoje são espirituais. Hoje alargar as fronteiras nos fala de expandir o Reino de Deus. Nos fala de expandirmos a influencia da igreja.

3. “Que seja comigo a tua mão”

O terceiro pedido foi para que A MÃO DO SENHOR ESTIVESSE COM ELE. Na Bíblia, a mão do Senhor pode significar pelo menos 3 coisas: a) Em primeiro lugar, pode significar castigo ou maldição: 1Samuel 5:6 diz: “6 Porém a mão do SENHOR castigou duramente os de Asdode…”Olha só, a mão do Senhor foi usada para que aqui em 1Samuel? Para castigar; se você ler alguns versículos antes, você vai ver que os filisteus haviam roubado a Arca da Aliança e então o Senhor usou a mão dEle para trazer maldição. 

b) Em segundo lugar, a mão do Senhor também pode ser usada para liberar bênçãos. Em Esdras 7:6 está escrito assim“6 Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira.” Nesse versículo a Bíblia diz que Esdras conseguiu tudo o que tinha pedido ao rei porque a boa mão do Senhor estava SOBRE ele. ENTÃO, A MÃO DO SENHOR ERA USADA TANTO PARA CASTIGAR QUANTO PARA ABENÇOAR.

Só que a mão do Senhor também pode significar a presença de Deus! Atos 11:21 diz: “21 A mão do Senhor estava COM ELES, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.”. Aqui está o grande segredo do sucesso da Igreja de Atos. A Igreja crescia, avançava, havia sinais e prodígios no meio do povo, pessoas estavam se convertendo a Cristo, porque a mão do Senhor estava COM ELES; porque A PRESENÇA DE DEUS ESTAVA COM ELES. Eles não tinham nada, naturalmente falando; eles não tinham estrutura, eles não tinham equipamento de som de primeira, eles não tinham os melhores lugares de reunião, e só para piorar um pouquinho, eles ainda eram perseguidos e ameaçados de morte. Naturalmente falando, eles não tinham nada, só que eles tinham o principal que era a PRESENÇA DE DEUS! A MÃO DO SENHOR ESTAVA COM ELES!

Voltando para a oração de Jabez, ele pediu para que a mão do Senhor estivesse SOBRE ELE ou COM ELE (A versão NTLH diz o seguinte “Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: “Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo…” 1Crônicas 4:10)? Jabez pediu que a mão do Senhor estivesse com ele. Porque para ele não importava apenas as bênçãos naturais que Deus poderia dar. Ele queria muito mais do que isso, ele queria a presença do próprio Senhor com ele. E, eu quero te dizer que é isso o que realmente importa: se nós temos a presença de Deus nós temos tudo!

4. “E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”

O último pedido de Jabez foi “E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”. O que eu gosto nessa oração é que Jabez fez uma das orações mais completas de toda a Palavra de Deus. EM POUCAS PALAVRAS, ELE CONSEGUIU FALAR MUITA COISA. Ele orou por coisas materiais, ele orou por coisas espirituais, ele orou pela presença do Senhor com ele e ele conclui orando pelas aflições da sua alma. Depois de tanto tempo de sofrimento, como é que você acha que Jabez estava? Como você acha que estava o coração dele? Muito provavelmente amargurado, machucado com as pessoas, talvez ele tivesse uma mágoa enorme dos pais, que lhe deram esse nome terrível… A BÍBLIA NÃO MENCIONA EXATAMENTE QUAIS ERAM ESSAS AFLIÇÕES, MAS UMA COISA NÓS SABEMOS: JABEZ RECONHECIA QUE PRECISAVA RESOLVER ESSA QUESTÃO NA VIDA DELE! ELE NÃO QUERIA SOFRER MAIS! E, cá entre nós, não adianta nada você ter todas as bênçãos materiais do mundo, se a sua vida é só aflição!

Do que adianta você mandar milhares de dólares todos os meses para o Brasil, fazer uma verdadeira fortuna lá, se você não tem paz no seu coração? Se dentro da sua casa é só sofrimento, angústia e aflição? Do que adianta ter um business de sucesso aqui se no final do dia você não tem vontade nem de voltar para casa, se você não consegue dormir a noite? Do que adianta tudo isso se o seu coração está sempre pesado?

POR ISSO, DEIXA EU TE DIZER UMA COISA: a obra que o Senhor deseja fazer na sua vida, é uma obra completa. Essa obra vai alcançar a sua vida natural, material; vai alcançar a sua vida espiritual; e vai alcançar também o seu coração (O vinho novo do Senhor será derramado sobre você e você será liberto de toda aflição em nome de Jesus). 

Agora, o melhor de tudo é que está escrito no final do versículo 10. A Bíblia diz: “E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. Uma das características que eu mais amo no Senhor é que Ele é o Deus das novas oportunidades, dos novos começos. Ele está sempre de braços abertos para nos abençoar. E, aqui nós vemos isso acontecendo! Jabez era um exemplo de sofrimento, de vida destruída, de alguém que não tinha futuro. Mas, a Bíblia diz que mesmo assim ele foi mais ilustre do que os seus irmãos! Não se fala nada dos irmãos de Jabez, mas de Jabez o Senhor diz que ele foi ilustre! E, sabe por que? PORQUE ELE OUSOU ACREDITAR NO DEUS DE ISRAEL. PORQUE ELE OUSOU COLOCAR A FÉ DELE NO SENHOR, A PONTO DELE ORAR E PEDIR UMA MUDANÇA DE VIDA! E, sabe o que aconteceu? DEUS OUVIU E RESPONDEU A SUA ORAÇÃO!

Deus ouviu e respondeu a oração de Jabez e Deus quer responder as nossas orações também. Jeremias 33:3 diz: “3 Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”. 1João 5:14 também diz: “14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.”