O Favor Pode Ser Multiplicado

Sabedoria é uma das coisas mais importantes que nós devemos ter. Por que você acha que muitas vezes nós temos problemas no casamento? Porque tem algo sobre casamento que nós não sabemos. Está faltando sabedoria no casamento. Por que você acha que muitas vezes nós temos problemas financeiros? Porque existe algo sobre finanças que nós não sabemos.

Você já parou para pensar no tanto de coisas que você perdeu na sua vida porque faltou sabedoria? As vezes foi uma oportunidade de negócio e porque você não tinha sabedoria as coisas não aconteceram. Ou então relacionamentos foram quebrados porque faltou sabedoria nas palavras, faltou sabedoria nas atitudes. Se você parar para avaliar a maior parte dos nossos problemas hoje foram causados por falta de sabedoria. E é por isso que nós devemos orar sempre a DeusSenhor, me dê sabedoria; Senhor me dê clareza e lucidez para tomar as decisões; me permita enxergar além em cada situação em nome de Jesus.”.

Só que tem uma outra coisa que nós precisamos muito que é o favor de Deus. Porque não adianta nada eu ter toda sabedoria do mundo para fazer um negócio se eu não estiver no lugar certo e na hora certa. Ou seja, se a oportunidade não aparecer. Então, além da sabedoria, nós precisamos estar no lugar certo e na hora certa. E isso nos fala a respeito do favor de Deus.

Porque é Ele quem controla as circunstâncias; é Ele quem abre as portas; é Ele quem faz as conexões certas; quem nos coloca diante de pessoas estratégicas. Você se lembra da história de José no Egito? Por que ele foi tão longe? Por que ele chegou aonde chegou, se tornando o segundo em todo o Egito? Porque ele tinha o favor de Deus sobre ele (Deus o conectou as pessoas certas, na hora certa) e porque quando ele precisou, ele agiu com sabedoria.

Em 2Pedro 1:1-2 diz o seguinte: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.” Olha só, no versículo 1 Pedro começa se apresentando, dizendo que ele era servo e apóstolo de Jesus Cristo. Depois ele continua dizendo “graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.”. Perceba que a oração de Pedro aqui foi para que a graça (Ou seja, o favor de Deus) e a paz fossem multiplicados. E É POR ISSO QUE PODEMOS AFIRMAR QUE: o favor de Deus pode sim ser multiplicado. Nós já temos uma medida desse favor sobre nós, mas essa medida pode crescer ainda mais.

Depois ele continuou dizendo como é que esse favor pode ser multiplicado: conhecendo mais a Deus e o Senhor Jesus. Quanto mais você conhece o Senhor, quanto mais você conhece o coração de Deus, o amor que Ele tem por você, mais o favor é multiplicado na sua vida. A Palavra do Senhor diz no versículo 2:graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.”.

Tem um texto lá em Lucas 15:29-31 que diz o seguinte: “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.”.

A Bíblia diz que um dia o filho pediu ao pai a parte dele na herança e resolveu sair de casa. Fora da casa do pai ele gastou todo o seu dinheiro com farras, mulheres, amigos e chegou ao ponto de não ter mais o que comer. Então, o que foi que ele pensou? Eu vou voltar para a casa do meu pai. Porque lá pelo menos não vou passar fome. E ESSE JOVEM ENTÃO VOLTOU PARA CASA. Quando ele chegou em casa, a Bíblia diz que o pai correu, o abraçou, o beijou, deu roupas novas para ele, colocou sandálias nos pés, colocou um anel no dedo e deu uma grande festa.

Até aí tudo bem. Nós aprendemos uma das lições mais preciosas de todas: o Senhor sempre estará de braços abertos para você; se por acaso você se afastou do Senhor; se por algum motivo o seu coração se esfriou; Ele está de braços abertos para te restaurar hoje e te receber de volta. PORQUE ELE TE AMA. Essa é uma das lições mais poderosas que nós aprendemos aqui.

Mas agora indo um pouquinho além: qual foi a reação do irmão dele? O irmão ficou feliz com a volta do filho pródigo? Não ficou. Pelo contrário, ele começou a questionar o pai: “Mas como assim pai? Esse sujeito sai de casa, gasta todo o seu dinheiro, volta com a cara mais lavada do mundo como se nada tivesse acontecido e o senhor ao invés de dar uma surra nele o senhor dá uma festa?”. Aqui já começa o problema. O IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO FICOU COM INVEJA. E aqui nós aprendemos mais uma lição: sempre que alguém é favorecido por Deus, as outras pessoas vão ficar com inveja.

Porque elas vão começar a questionar “Espera aí, por que que Fulano recebeu isso e eu não recebi? O que ele tem que eu não tenho? Deus está sendo injusto comigo!”. Esse é o tipo de questionamento que as pessoas vão fazer. E sabe o que é pior? É mais fácil você achar alguém para chorar junto com você quando as coisas estão ruins; do que achar pessoas para se alegrarem quando você é abençoado. INFELIZMENTE ESSA É QUE A VERDADE. É por isso que nós temos que ter cuidado com quem compartilhamos as nossas vitórias.

Depois ele até disse mais no versículo 29: “Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” Daí no versículo 31 o pai respondeuMeu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.”. Em outras palavras, sabe o que pai estava querendo dizer? “Meu filho tudo o que tem nessa fazenda aqui também é seu. Você não é só mais um funcionário como outro qualquer. Aqui você também é o dono e se você quisesse um novilho para dar uma festa para os seus amigos era só ter pegado. Sempre esteve aí para você.”.

Imagina a frustração: você ter acesso a tantas coisas maravilhosas, você poder desfrutar de tanto favor e não fazer por falta de conhecimento, por não conhecer o coração do seu pai. As vezes nós conhecemos muito o relacionamento entre Senhor e servo. As vezes nós conhecemos muito a Deus como Senhor. Deus é o meu Senhor e eu sou o Seu servo. Eu faço tudo o que Ele mandar. E ISSO ESTÁ CERTO. Nós devemos sim ser servos de Deus e procurar fazer a vontade dEle!

O grande problema é que muitas vezes nós não conhecemos o lado de Deus como sendo o nosso Pai. Nós não conhecemos o coração do nosso Pai celestial. Esse foi o problema do irmão do filho pródigo, não conhecia o coração do próprio pai. E é por isso que Pedro fez questão de dizer: quer que a paz e a graça sejam multiplicados? Então tenha pleno conhecimento do Senhor.

Esse é o grande segredo para o favor ser multiplicado na sua vida; conhecer a Deus como Pai; conhecer a Deus como aquele que quer sim te abençoar; e mudar a sua vida; mudar o seu casamento; mudar a sua vida financeira. Tudo depende de conhecer ao Senhor da maneira certa. Porque quando você conhece a Deus como Pai, você entra na posição de filho e de herdeiro, você entra na posição de receber.

Que você veja o favor sendo multiplicado sobre a sua vida em nome de Jesus. Você vai ver portas se abrindo diante de você. Você verá Deus gerando oportunidades, colocando você no lugar certo, na hora certa. Negócios sendo fechados. Você vai conseguir perceber oportunidades no meio dos problemas. As coisas vão começar a acontecer em nome de Jesus.

A sabedoria do Senhor vai tomar conta do seu coração. E você vai agir com sabedoria na sua casa, com a sua esposa, com os seus filhos. No seu trabalho, com o seu chefe, com os seus colegas. Haverá sabedoria no seu relacionamento com os demais irmãos da igreja.

Efésios 1:17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”

Efésios 4:13 “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,”

Colossenses 1:10 “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;”

A palavra chave de todos esses versículos é conhecimento. Paulo sempre orava para que o povo tivesse pleno conhecimento de Deus. E é por isso que nós devemos orar também. Porque esse conhecimento tem o poder de multiplicar o favor sobre nós.