Academia Só não Basta (1 Timóteo 4:1-8)

Na Palavra de Deus nós podemos encontrar basicamente 3 tipos de pessoas: a) Os ímpios que são aqueles que ainda não conhecem a Deus (E que precisam ter a primeira experiência com Jesus… que precisam ser salvos, nascer de novo…)…. b) Nós temos os crentes carnais (Que são aqueles que já nasceram de novo…. eles já são salvos, mas como o próprio nome diz, eles vivem na carne… vivem de qualquer jeito… sem compromisso com a Igreja… eles vivem com base no que eles pensam, tomam decisões de acordo com aquilo que eles estão sentindo)… c) E nós temos os crentes espirituais (Que são os crentes mais maduros em Deus e que desejam acima de qualquer coisa fazer a vontade do Senhor)!!!! ….E, honestamente, qual desses três tipos de pessoas você acha que Deus quer que você seja? ….Um crente espiritual (Ou como nós chamamos aqui na nossa igreja, um crente vencedor)!!! ….ESSE É O ALVO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA!!!! DEIXAR DE SER CARNAL E SER ESPIRITUAL…. 

….Nessa passagem, o apóstolo Paulo está no final da vida dele e está dando algumas orientações para um discípulo chamado Timóteo…. No versículo 6, ele começa dizendo sobre a importância de sermos alimentados com palavras de fé e da boa doutrina (Ou seja, com palavras que falam sobre o Evangelho da graça de Deus)…. E no verso 7 ele faz questão de dizer para Timóteo rejeitar as fábulas profanas e de velhas caducas…. A princípio pode até parecer uma afirmação ofensiva (Ficar chamando os outros de velhas caducas)… mas o que Paulo queria ensinar para Timóteo é para ter cuidado com aquilo que nós ouvimos (….Porque existem pregações que vão gerar fé em nosso coração, no caso do Evangelho de Cristo e existem outras que vão gerar morte, incredulidade, acusação, condenação como é o caso da lei). …E, É POR ISSO QUE EU SEMPRE FALO PARA VOCÊ: cuidado com aquilo que você ouve na internet (Nem todo mundo que diz que é de Deus, realmente é de Deus)!!! 

….Depois, Paulo continua dizendo no versículo 8 (NTLH): “8 Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.”. ….Olha só, Paulo está dizendo que fazer academia tem o seu valor…. TEM A SUA UTILIDADE…. só que esse exercício físico não é o suficiente…. nós temos que fazer também exercícios espirituais!!!!Porque o exercício físico vai ser bom para o seu corpo (Serve para você ficar ali em forma, com saúde, com a barriguinha toda chapada para deixar a patroa feliz)… mas o exercício espiritual vai trazer resultados para a sua vida agora e para a eternidade!!!! 

Como nós podemos fazer isso? ….Como nós podemos ficar em forma espiritualmente? …..Como nós podemos exercitar o nosso espírito e sermos crentes espirituais? ….Normalmente quando você vai fazer musculação, você faz exercícios específicos para cada parte do corpo (POR EXEMPLO: tem dia que malha só perna… tem dia que malha só braço… tem dia que malha só costas)… são partes diferentes do corpo que você precisa exercitar!!! …..E a mesma coisa acontece com o nosso espírito…. existem áreas, existem partes diferentes que precisam ser exercitadas….

E a primeira parte que precisa ser exercitada é a nossa visão espiritual…. Mateus 6:22,23 diz o seguinte: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”…. Conta-se que certa vez tinham dois doentes dentro do quarto de um hospital. …Um estava deitado do lado da janela e conseguia ver o que tinha lá fora e o outro estava numa cama mais longe (E ele não conseguia ver pela janela)…… Então, ele ficava perguntando para o colega dele: “E aí o que você está vendo do lado de fora? Como está o dia hoje?”… E o colega sempre respondia “Ahhhhh!!!! O dia hoje está maravilhoso! O sol está brilhando! Tem um monte de crianças brincando no parquinho! As mães estão conversando!”..….. Depois de algum tempo o colega que ficava do lado da janela recebeu alta, foi embora e o outro que ficou pediu para mudar de lugar e deitar do lado da janela! ….E quando ele olhou na janela, pela primeira vez, sabe o que tinha lá? Uma parede velha de tijolos!!! 

…MORAL DA HISTÓRIA: nós decidimos ver aquilo que nós queremos ver!!!! ….Você pode decidir ver o mais óbvio (O que qualquer um consegue ver, a parede de tijolos toda velha e descascando)… ou você pode exercitar a sua visão espiritual e ver além da parede, ver o que Deus vê (Ver que por detrás daquela parede velha tem sim um sol que está brilhando, tem sim um parquinho onde as crianças estão brincando felizes….A Bíblia diz que os nossos olhos são lâmpadas para o nosso corpo!!! ….O que vai acontecer na sua vida depende da maneira como você vê as coisas!!! 

….Se os seus olhos forem bons, ou seja, se você enxerga as coisas indo bem no seu trabalho (A sua empresa prosperando), as coisas acontecendo na sua família, no seu trabalho…. o seu ministério rompendo (Frutificando)É ASSIM QUE VAI ACONTECER!!!! …. Agora, se os seus olhos forem maus, se a única coisa que você consegue ver é uma parede velha de tijolos (Problema no casamento, problema financeiro, problema na saúde)se você é assim, acredite em mim, as coisas não vão acontecer na sua vida!!! …PORQUE TUDO DEPENDE DO JEITO QUE VOCÊ VÊ!!!

(2 Reis 6:15-17) Só para você entender o que estava acontecendo aqui…. a Bíblia diz que o exército de Israel estava em guerra contra o exército dos sírios…… Só que tudo o que os sírios planejavam não dava certoPORQUE DEUS FALAVA COM O PROFETA ELISEU O QUE O REI DA SÍRIA ESTAVA PLANEJANDO E ELISEU CORRIA E AVISAVA PARA O REI DE ISRAEL!!!! Consegue visualizar a cena?

….E quando eles descobriram que o problema era Eliseu, a Bíblia diz que os inimigos cercaram a cidade para prender Eliseue na hora que o servo de Eliseu viu isso, ele ficou desesperado “Ai, meu Deus do céu! E agora, o que nós vamos fazer! Nós estamos enrolados! Eles vão matar a gente!”…. E a reposta de Eliseu no versículo 16 foi fantástica… ele disse: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.”…. Mas, como assim???Não tem lógica um negócio desses!!! …Só tinha Eliseu e 1 servo contra um exército enorme de inimigos (A MATEMÁTICA NÃO BATE)Como que Eliseu vem e fala uma coisa dessa? ….Sabe por que? Porque Eliseu tinha uma visão espiritual!!!! ….Porque ele sabia que Deus era com ele e se Deus era com ele, ele sempre estaria em maior número!!!! 

….No versículo 17 diz assim: “Orou Eliseu e disse: Senhor , peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”….. ESSA É A VISÃO ESPIRITUAL QUE NÓS PRECISAMOS TER…. Eu sei que muitas vezes nós enfrentamos lutas e dificuldades e nós até pensamos que o inimigo é mais numeroso e mais poderoso, que não tem jeito! …Eu sei que tem situações que a gente só consegue ver o problema e a parede de tijolos ….SÓ QUE MAIOR É AQUELE QUE ESTÁ EM NÓS DO QUE O INIMIGO QUE ESTÁ NO MUNDO!A Bíblia diz que se Deus é por nós, quem será contra nós (E acredite em mim, Ele é por você)… ….A Bíblia diz que Deus dá ordens aos Seus anjos para nos guardem (Então, agora mesmo tem uma milícia de anjos a serviço de Deus para guardar você)… A Bíblia diz que nós estamos assentados nas regiões celestiais em Cristo Jesus ACIMA de todo principado, potestade e poder!!!!TUDO ISSO É A VERDADE DE DEUSSó que você precisa exercitar a sua visão espiritual para poder enxergar tudo isso!!!

Ter uma visão espiritual é enxergar as coisas de acordo com a mesma ótica do Senhor, é você conseguir enxergar as promessas de Deus para a sua vida porque elas já são realidade no céu. ………É você olhar com os seus olhos naturais para a sua família que pode estar destruída hoje e enxergar com os olhos espirituais a sua família restaurada…. cada um deles salvos e servindo a Deus, porque a promessa do Senhor é que toda a sua casa seja transformada. …….…É você olhar para a sua dificuldade financeira hoje e enxergar a prosperidade do Senhor na sua vida. …..…É você olhar para a sua célula hoje com meia dúzia de irmãos e enxergar uma igreja de centenas porque essa é a promessa de Deus para nós. ….. E, NA VERDADE, ESSE É O CONCEITO DE FÉ: “1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Hebreus 11:1 Fé é você ver além da paredes de tijolos!!!! É você ver que por detrás dessa parede de problemas existe um Deus que é por você!!!!

….A segunda parte que nós temos que exercitar é a nossa boca!!!! ….Lucas 17:5,6 diz o seguinte: “Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.”…. Nessa altura do campeonato os discípulos já tinham visto Jesus fazer um monte de milagres e eles também queriam fazer. ….Então, eles chegaram no Senhor e falaram: “Senhor, nós queremos operar milagres também! Nós queremos expulsar demônios como o Senhor expulsa! Nós queremos curar os enfermos como o Senhor cura! Aumenta a nossa fé para podermos fazer isso!”. ….E, o que Jesus fez? ….Aumentou a fé deles (Eu sei que nós precisamos crescer em fé)? Mas, foi isso que Jesus fez naquela hora com os discípulos? Não foi. 

Pelo contrário, Ele disse que a fé pequena do tamanho de um grão de mostarda já era suficiente. ….O que eles tinham que aprender a fazer agora era DIZER A AMOREIRA: “Arranca-te e transplanta-te no mar;”. …EU SEI QUE MUITA GENTE DIZ QUE A FÉ REMOVE MONTANHAS. ….SÓ QUE ISSO NÃO É VERDADE. ….PORQUE A FÉ POR SI SÓ NÃO É SUFICIENTE PARA FAZER ABSOLUTAMENTE NADA NA NOSSA VIDA. ….O QUE TEM PODER DE VERDADE É QUANDO VOCÊ EXERCITA A SUA BOCA E LIBERA A PALAVRA DE FÉ! …….A NOSSA FÉ ALINHADA À PALAVRA, A NOSSA FÉ ALINHADA A UMA ATITUDE DE FÉ, ISSO SIM TEM PODER! E ERA ESSE PRINCÍPIO QUE JESUS ESTAVA MOSTRANDO ALI NESSA PASSAGEM.

….Tem gente que passa o dia inteiro declarando coisas ruins, resmungando, reclamando, falando que a enfermidade não tem cura, que o milagre não vai acontecer, dizendo que a crise vai acabar com eles, que não vai conseguir fazer isso, que não vai conseguir fazer aquilo outro. ….E, sabe o que acontece no final?A enfermidade não vai embora, o milagre não acontece e eles não conseguem tomar posse das promessas do Senhor. Tudo isso porque abriu a boca para declarar coisas ruins. …..Se você estudar um pouquinho sobre a história dos hebreus, você vai perceber que eles já sabiam qual era a promessa de Deus para eles: UMA TERRA MARAVILHOSA CHAMADA CANAÃ. ….Mas, por que será que alguns conseguiram entrar na promessa enquanto outros não conseguiram?EU VOU TE DIZER: Por causa da confissão negativa que eles fizeram. ….Quem disse que não iria conseguir entrar, não entrou; mas, quem disse que a terra já era deles, conseguiu tomar posse da promessa!

Eu sei que o tempo inteiro o diabo está lançando setas na nossa mente (Pensamentos de incredulidade, pensamentos de derrota… E até aí tudo bem… esse é o trabalho dele… não tem muito o que fazer… O grande problema é quando nós verbalizamos aquilo que ele coloca na nossa cabeça).Eu falei para você que ter uma visão espiritual é você ir além da parede de tijolos e ver como Deus vê!!!! ….E, ter uma boca espiritual é você falar aquilo que Deus fala (É você erguer a sua voz não para falar as mentiras que o diabo coloca na sua cabeça, mas erguer a sua voz para declarar as verdades da Palavra de Deusé falar não aquilo que você está vendo com os olhos naturais, é falar aquilo que você quer ver)!!! ….PRESTA BASTANTE ATENÇÃO AQUI: você acha que aquilo que tem saído da sua boca em relação a sua vida, em relação a sua família, em relação até mesmo à Igreja são coisas que você acha que Deus falaria? ….Você consegue imaginar Jesus vindo e falando as mesmas coisas que você anda falando? ….Eu não estou aqui para te acusar… nada disso… mas você precisa ter palavras espirituais saindo da sua boca, porque são essas palavras que vão liberar poder na sua vida!!!

E, por fim, nós também precisamos exercitar os nossos ouvidos!!!! ….Mateus 16:21-23: “Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.” ….Quando essa história aconteceu, Pedro já caminhava com Jesus há algum tempoentão, ele já conhecia pelo menos um pouco do coração de Jesus e mesmo assim ele falou algo que iria completamente fora do propósito de Deus. …..PRESTA ATENÇÃO AQUI: para Jesus veio? ….Para morrer em nosso lugar e ressuscitar. …Não é verdade? ….Ele veio para nos salvar (SEM A MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO NÃO TERIA SALVAÇÃO PARA NÓS). 

…..Só que na hora que Pedro ficou sabendo que Jesus tinha que morrer, ele já foi logo dizendo “Que isso, Senhor! O Senhor não vai morrer de jeito nenhum! Tenha compaixão de si mesmo!”. ….E, o mais interessante de tudo foi que quando o Senhor ouviu essa fala de Pedro, Ele imediatamente repreendeu o espírito maligno que estava por detrás dela. OU SEJA, JESUS NÃO ACEITOU AQUILO QUE O INIMIGO FALOU ATRAVÉS DA BOCA DE PEDRO.

A todo momento o diabo está falando com você!Tem gente que acha que o diabo aparece na nossa frente com chifre, com aquele rabo feio e um tridente na mão…. Mas ele fala através da boca de pessoas (Que nem fazem ideia que estão sendo usadas pelo diabo), o ….diabo fala através de pensamentos que ele lança na sua mente, e se nós queremos permanecer firmes na fé, nós precisamos aprender a tampar os nossos ouvidos para tudo isso. Nós temos que decidir quem é que nós vamos ouvir!!! SE SÃO AS MENTIRAS DO DIABO OU SE SÃO AS VERDADES DE DEUS….! Parece até aqueles desenhos animados onde fica de um lado um anjinho falando de um lado e do outro lado um diabinho…. Você precisa decidir quem você vai ouvir!!!!!e quando você tampa os seus ouvidos para as mentiras do diabo e foca nas verdades de Deus você está exercitando o seu espírito!!!! ….

O que acontece quando você exercita o seu espírito???? …..O que acontece quando alguém vai na academia todos os dias, faz todos os exercício direitinho, faz todas as séries até a falha, o que acontece?Você deixa de ser um franguinho e vira um monstrão…. E, É ISSO O QUE DEUS QUER FAZER COM VOCÊ!!!! ….Deus quer te levar a ser um “monstrão” espiritual, um gigante espiritual, um crente espiritual e vencedor!!!! Deus quer levar você a ser um Renato Cariani, um Fábio Giga, um Arnold Schwarzenegger, um bodybuilder no mundo espiritual!!!!! Aleluia!!!!!!?????