Os Nobres de Deus (Isaías 31:1-8)

Nessa passagem nós encontramos uma das muitas profecias acerca do Senhor Jesus. ….NA VERDADE ELA MOSTRA PARA NÓS COMO VAI SER O GOVERNO DELE AQUI NA TERRA. a) ……A Bíblia diz por exemplo que Ele vai governar com retidão e com justiça. b) O governo dEle vai ser como um esconderijo contra o vento; vai ser como refúgio no meio das tempestades; como torrentes de águas no meio do deserto. …. Só que a partir do versículo 7 diz o seguinte: Também as armas do fraudulento são más; ele maquina intrigas para arruinar os desvalidos, com palavras falsas, ainda quando a causa do pobre é justa. Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará.”. ….Aqui Isaías já está fazendo uma comparação entre dois tipos de pessoas: ……a) de um lado ele coloca as pessoas fraudulentas (Que falam todo tipo de mentira, que vivem fazendo intrigas por aí, arrumando confusão, que são injustas)…….. b) e do outro lado Isaías coloca as pessoas nobres (Ele diz que os nobres projetam coisas nobres). ………….Deus te chamou para ser um nobre, Deus te chamou para viver como um nobre e para ter atitudes de nobres….Mas, o que significa ser um nobre? O que eu tenho que fazer para ser como esse nobre?  Seguem algumas características de um nobre segundo a Palavra de Deus:

A primeira delas que nós precisamos entender é que o nobre pertence à realeza, ele é descendente da realeza. ……Infelizmente uma das coisas que as pessoas mais confundem por aí é sobre ser criatura de Deus e ser filho de Deus. ….SÓ QUE TEM UMA GRANDE DIFERENÇA. ……Porque tudo o que existe faz parte da criação do Senhor….. foi Ele quem fez todas as coisas (Os planetas fazem parte da criação do Senhor; as estrelas; os animais, as plantas; tudo o que existe no universo faz parte da criação de Deus porque foi Ele quem criou tudo isso). ….TODAVIA, SER FILHO DE DEUS É UMA OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE. ……Inclusive, a Bíblia faz questão de dizer que existem pessoas que são filhas de Deus e existem pessoas que são filhas do diaboSabia disso?

Em 1João 3:10 está escrito assim: “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.”. .…E em João 1:12 também diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;. …Você conseguiu entender o que João disse aqui? …..No primeiro versículo ele fala sobre os filhos de Deus e os filhos do diabo (ELE MOSTRA QUE DE FATO EXISTE ESSA DIFERENÇA); e ele fala também algo interessante sobre o amor: …..ele disse que quem não ama o seu irmão não procede de Deus!!! ….ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DOS FILHOS DE DEUS… O AMOR… ELES AMAM O SEU PRÓXIMO!!!Porque os filhos se parecem com os pais!!! E o nosso Pai celestial é um Deus de Amor!!! …….Só que em João 1:12 a Bíblia diz o que é que nós precisamos fazer para nos tornar filhos de Deus…. QUE É CRER E RECEBER O SENHOR JESUS NA NOSSA VIDA!!!!  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;.….E ESSA É A VERDADEIRA MENSAGEM DO EVANGELHO QUE NÓS PRECISAMOS PREGAR!!!! 

A única condição para sermos filhos de Deus é crer no Senhor Jesus. ….O único ingrediente necessário é a fé. ….Se você crê que Jesus é Deus que se fez gente e veio habitar entre nós cheio de graça e verdade; se você crê que Jesus morreu numa cruz para nos perdoar e salvar e ressuscitou ao terceiro dia; se você crê nessa verdade e abrir o seu coração para Cristo Jesus e reconhecê-lo como único e suficiente Salvador, você se torna filho de Deus. ….E como filho de Deus você faz parte da realeza, você é um nobre porque o seu Pai é o Rei dos Reis e Senhores. …..Em Colossenses 1:13-14 está escrito assim: “Ele [Isso daqui está falando a respeito do Senhor. Ele…] nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”. PRESTA ATENÇÃO NO QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI PARA NÓS: ….antes nós éramos escravos do diabo…. antes nós pertencíamos ao império das trevas…….. mas teve um dia que o Senhor Jesus nos perdoou, nos salvou e nos libertou do império das trevas e nos levou para o Reino de Deus!!! ……É POR ISSO QUE FALO PARA VOCÊ QUE VOCÊ É UM NOBRE E VOCÊ PERTENCE A REALEZA!!!! Porque você é filho do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!!!! Você não é qualquer um!!! Você não é qualquer uma!!! Você é príncipe de Deus!!! Você é princesa do Senhor!!!

A segunda característica de um nobre é que eles recebem a Palavra de Deus com avidez. ….Em Atos 17:10-11 diz assim: “E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”. …..O apóstolo Paulo foi um dos maiores plantadores de igreja na história do Cristianismo. ….ELE FEZ VÁRIAS VIAGENS MISSIONÁRIAS COM ESSE OBJETIVO. ….…..E no meio de todas essas viagens, ele conheceu pessoas de tudo quanto é jeitoele conheceu pessoas incrédulas, pessoas religiosas, pessoas que tinham FOME pelas coisas de Deus….. pessoas que não estavam nem aí para as coisas do Senhor….. pessoas que o abençoaram, pessoas que passaram a perna nele e que falaram mal dele….. pessoas que causaram muito dano para ele e para a igreja. …..Paulo teve que lidar com tudo quanto é tipo de gente

…..Mas aqui em Atos 17, Paulo e Silas são enviados até um lugar chamado Bereia e o versículo 11 diz algo bem interessante a respeito do povo de lá: ….primeiro a Bíblia diz que o povo de Bereia era mais nobre do que o povo de Tessalônica; ….e depois ela fala o motivo: porque o povo de Bereia era ávido para receber a Palavra de Deus. ….Você sabe o que significa essa palavra avidez? …..Avidez quer dizer “entusiasmo, vida, zelo, inclinação e disposição de mente”. ……Em outras palavras, o povo de Bereia era considerado um povo nobre porque eles recebiam os ensinamentos de Paulo (Que era a Palavra de Deus) com amor, com paixão, com fome, com desejo de aprender mais. ….Tudo o que Paulo falava, esses irmãos procuravam nas Escrituras para ver se estava certo e para aprender mais.

E, eu vou te dizer mais: é esse daí quem vai receber do Senhor!!! ….No Salmo 119:97-98 Davi disse assim: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.”. Presta atenção aqui: quem é que vai receber mais sabedoria de Deus (Que Davi está dizendo aqui)? ….Aqueles que amam a Palavra do Senhor e que meditam nela todos os dias!!!! ESSES SÃO OS NOBRES DE DEUS… são os crentes de Bereia, são aqueles que amam a Palavra do Senhor e que recebem com avidez!!!

E, por fim, os nobres são ricos na Palavra e na Fé…. Colossenses 3:16: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.”Tiago 2:5 também diz assim: Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?”. …..Quando a gente fala sobre nobreza, realeza qual é a primeira coisa que vem na nossa cabeça? Esse povo tudo é rico…. É tudo cheio do dinheiro. ….Não é verdade? 

……Só que tem um detalhe muito importante nos versículos que nós acabamos de ler. …..Em Colossenses 3:16, Paulo diz que a PALAVRA de Deus deve habitar ricamente em nós; e em Tiago 2:5 diz que nós fomos escolhidos por Deus para sermos RICOS EM FÉ. ….Eu não tenho dúvida nenhuma, irmãos, de que o Senhor tem a prosperidade para todos nós. …..Essa é uma promessa de Deus para o Seu povo. …..Se você vai ser milionário um dia eu não sei. ….Mas com certeza a prosperidade já pertence a você. ….Inclusive a palavra nobreza significa “qualidade ou caráter de nobre; sujeito que têm títulos e certos privilégios concedidos pelo soberano”. ….Foi isso o que aconteceu com cada um de nós. ….Nós fomos tirados do império das trevas, nós fomos levados para o reino de Deus e nós recebemos um monte de privilégios! …..Você é um privilegiado de Deus! …..Você é alguém que é abençoado sim por Deus! …..Você é mais do que vencedor em Cristo Jesus! ….A BÍBLIA DIZ QUE DEUS FAZ SIM DISTINÇÃO ENTRE VOCÊ QUE É FILHO DELE E UM ÍMPIO!!!! 

…..Todavia, algo que nós precisamos entender é que mais importante do que ser rico em dinheiro, nós precisamos ser ricos na Palavra e na fé. ….Na verdade, o nobre de Deus é aquele que é rico na Palavra e na fé. ……Alguém certa vez escreveu a seguinte frase: “Têm pessoas tão pobres, tão pobres, que a única coisa que elas têm é dinheiro”. ……Se você é cheio da Palavra do Senhor no seu coração, se você é cheio de fé você já tem os bens valiosos que alguém poderia ter. …..E sabe por que? ….Porque o dinheiro pode mudar a sua vida apenas aqui na terra. Mas a Palavra de Deus e a fé elas podem mudar a sua vida aqui na terra e também na eternidade.

Eu não sei quantos aqui já tiveram a curiosidade de pesquisar sobre como funciona os casamentos reais…..Normalmente os príncipes não podem se casar com qualquer pessoa. Eles são orientados a se casar com princesas ou com pessoas que tenham algum título de nobreza. ……..E quando eles querem se casar com uma plebéia, aí é que a situação fica difícil mesmo. ……..Porque essa pessoa é investigada de tudo quanto é jeito; a família dela é investigada; e CASO ela seja aprovada para o casamento ela tem que passar por um treinamento muito rigoroso, porque ela tem que aprender a se comportar como uma nobre. …..Ela tem que aprender a se vestir como uma nobre, a falar como uma nobre, a comer como uma nobre, a andar como uma nobre, a agir e pensar como uma nobre. OU SEJA, ELA TEM QUE ASSUMIR A IDENTIDADE DE UMA NOBRE!!!!

O Senhor Jesus é esse príncipe que decidiu se casar com uma plebéia!!!! …..Ele nos chamou para sermos nobres. …..Deus nos tirou do império das trevas e nos levou para o Seu reino, para sermos os Seus filhos. ……Para nos assentarmos junto com Ele na Sua mesa e para desfrutarmos de tudo o que Ele possui.……..Hoje você tem uma nova identidade. …..Você é filho do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. …..Você não é qualquer uma, está me entendendo? Você é uma princesa do Senhor! ….Você não é qualquer, você é um príncipe de Deus!!!! …..Por isso viva de acordo com essa nova identidade. Viva como um nobre. 

a) Você não precisa mais viver como escravo do pecado porque agora você já foi liberto. 

b) Você não tem que viver mais como derrotado porque agora você é mais do que vencedor em Cristo Jesus. 

c) Você não tem mais que viver na escassez e na miséria porque os nobres têm acesso a mesa do Rei. Você agora tem acesso a toda provisão de Deus. Tanto natural quanto espiritual. 

d) Você não tem mais que viver debaixo do julgo do diabo porque os nobres tem autoridade para governar sobre a terra. Foi isso o que Deus deu para você. Autoridade para pisar em serpentes e escorpiões

e) Você não tem que viver mais de cabeça baixa como se fosse um pobre coitado para todo mundo ter pena de você; você tem que viver com a cabeça erguida (Não porque você é melhor do que ninguém), mas porque você sabe quem você é em Cristo Jesus. Você é filho dos Reis dos Reis e Senhores dos Senhores.