Trazendo a Memória o que Traz Esperança

Uma das coisas que a Palavra de Deus diz é que nós temos que ser ricos em esperança. ….É o que está escrito em Romanos 15:13: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”. …..MAS, A GRANDE QUESTÃO É: como é que nós podemos ser ricos em esperança com esse tanto de coisa ruim acontecendo no mundo? …..…Como é que eu posso ter o meu coração cheio de expectativas boas se todo santo dia acontece alguma coisa ruim? (…..É uma notícia ruim que você vê na Internet……. é uma ligação ruim que você recebe do Brasil…… é a cidade que está ficando mais violenta…..… é o inverno que está chegando…..… é o tanto de gente que você conhece que está sem trabalhar……… é o preço das coisas que está subindo..……)? 

….Em Lamentações 3:21-25 diz o seguinte: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor , diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.” ……Só para você ter uma ideia do que está acontecendo aqui, essa passagem de Lamentações foi escrita numa ocasião em que a cidade de Jerusalém tinha sido invadida por Nabucodonosor. …..E, Jeremias começou a escrever sobre o sofrimento do povo por causa dessa invasão. ….ELE DIZ, POR EXEMPLO QUE: a) A cidade tinha ficado deserta; b) muitos foram levados para o Cativeiro; c) os valentes já não existiam mais; d) as pessoas estavam desesperadas, passando fome, clamando por um pedaço de pão, etc (PRATICAMENTE TODO O CAPÍTULO 1 DE LAMENTAÇÕES É FALANDO SOBRE ISSO). 

……E lá no versículo 21 Jeremias disse: “21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” ….PERCEBA QUE JEREMIAS NÃO IGNOROU OS PROBLEMAS… JEREMIAS NÃO FINGIU QUE NADA ESTAVA ACONTECENDOMas, apesar de tudo, ele tomou uma decisão de rejeitar os pensamentos negativos (Os pensamentos de derrota)… e ele decidiu focar nas coisas que podiam trazer esperança para ele!!! ……….. Todo mundo aqui passa por momentos difíceis!!! ….Cada um na sua medida… cada um numa área diferente… O próprio Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições!!!! ……..Não tem como você decidir SE VAI OU NÃO passar pelo problema (O problema simplesmente aparece)!!! …Mas, nós podemos decidir COMO nós vamos passar pelo problema!!! ….E de acordo com a Palavra de Deus, COMO nós devemos passar pelo problema? …..Trazendo a memória o que me dá esperança!!! Me lembrando de coisas que vão encher o meu coração de fé e de esperança no Senhor!!!.… E que coisas são essas?

Em primeiro lugar, no momento da dificuldade, você precisa se lembrar da grandeza e do poder do Deus que você serve!!!! ….a) Jeremias 10:6 diz: “Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor ; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.” …b) Jeremias 32:17 também fala: “Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.”… c) Romanos 1:20: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas…..” ….PRESTA ATENÇÃO AQUI: ……você faz ideia do tamanho do Deus que você serve (Eu sei que muitas vezes a gente que fala que o Senhor é grande, nós cantamos que Ele é poderoso)? …Mas, você faz ideia (de verdade), do tamanho do poder e da grandeza do Deus que você serve? ……Jeremias, por exemplo, disse que não existe ninguém nem mesmo parecido com o nosso Deus (Porque Ele é grande e poderoso demais)!!! ….Paulo disse em Romanos que o poder de Deus é eterno (Ou seja, ele não tem fim) e que se nós queremos ter noção do poder de Deus nós temos que olhar para a criação!!! 

………Você já parou para pensar na grandeza do universo? ….OLHA SÓ: …se você pegar um alfinete, levantar ele e apontar para o céu… naquela região da cabeça do alfinete vai ter aproximadamente 10 MIL GALÁXIAS e cada galáxia com mais de 100 BILHÕES DE ESTRELAS… Tudo isso numa cabeça de alfinete!!!! …..Se você olhar para o céu a noite e o céu estiver bem limpo, sem nuvens, você vai conseguir enxergar no máximo 3 mil estrelas!!! ……E, sabe quantas estrelas tem só na nossa galáxia (Na Via Láctea)? ….100 BILHÕES DE ESTRELAS (Ou seja, o que você vê no céu é só 0,000003% das estrelas que existem somente dentro da nossa galáxias)…….E a Bíblia diz que Deus criou tudo isso e Ele sustenta tudo isso com o poder da Sua Palavra!!! …Todo o universo cabe na palma da mão do Senhor!!! …….E, sabe por que é importante você ter revelação disso?Porque quando você olha para o tamanho de Deus o seu problema fica pequeno demais!!!

….Eu não estou aqui querendo desvalorizar o seu sofrimento…. Mas, honestamente.a) ….O que vai ser um problema financeiro para Aquele que é o dono do ouro e da prata? b) ….O que vai ser um inverno para Aquele que criou todas as estações do ano? c) ….O que vai ser uma enfermidade para Aquele que criou a vida? d) ….O que vai ser um problema de relacionamento, na família, para Aquele que criou o homem, a mulher e a família!!!! d) ….O que vai ser um problema de governo, um problema de lei, para Aquele que governa todo o universo (Para Aquele que levanta reis e remove reis)? ….NÃO VAI SER NADA!!!!!! …..…O problema pode ser grande demais para você…. mas nenhum problema vai ser maior do que o nosso Deus!!!! ….É por isso que ao invés de ficar olhando para o quão pequeno você é, você tem que olhar para a grandeza do Deus que você servePorque isso SIM vai encher o seu coração de fé e esperança!!! 

….E Davi foi alguém que entendeu isso desde cedo…. IMAGINA AQUI COMIGO A CENA: ….o gigante de 3 metros de altura que estava metendo medo em todo mundo…. o camarada armado até os dentes… era tanta arma que ele tinha uma pessoa só para ajudar a carregar as armas dele…. e ainda por cima Golias já chegou chamando Davi de cachorro morto e dizendo que ia acabar com ele!!!! ….ALI NAQUELA HORA DAVI TINHA QUATRO OPÇÕES: a) Ele podia ter olhado para frente, para o tamanho do gigante (E, que com certeza era muito maior do que ele)!!! ….b) Davi podia ter olhado para baixo, para o tamanho dele mesmo (Para pequenez dele)…. E É EXATAMENTE AQUI QUE ENTRA O DESESPERO (Quando você olha para você mesmo e você percebe que o problema é maior do que você)!!!! 

….c) Davi também poderia ter olhado para o lado, para as pessoas que não conseguiram matar o gigante e que estavam dizendo que ele também não ia conseguir (….E, isso é engraçado porque é o que mais tem por aí… pessoas que não conseguiram matar o gigante falando que você também não vai conseguir, porque é difícil demais!!!! ); d) …..Ou Davi poderia ter olhado para cima, para o tamanho do Deus que ele servia!!! 

….E, para quem ele decidiu olhar? ….Para cima!!! Para a grandeza de Deus!!! ….Em 1 Samuel 17:45 ele disse: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”.Em outras palavras, Davi estava dizendo: “Rapaz, você é grande!!!! Mas, você não é dois não!!!! Você está todo armado aí!!! Só que tem uma coisa que você não sabe!!!! …..O meu Deus é muito maior do que você!!!! E é Ele quem vai lutar por mim!!!!”….. Sabe por que você vai vencer? Porque o seu Deus é muito maior do que o seu problema!!!! …..VOCÊ SÓ PRECISA COLOCAR AS COISAS NA PERSPECTIVA CERTA!!! …Porque tudo vai depender do referencial!!! 

Em segundo lugar nós precisamos lembrar daquilo que Deus já fez. …………É impressionante como a nossa memória funciona. ……A nossa tendência é lembrar mais facilmente das coisas ruins que aconteceram do que das coisas boas. ……Se eu chegar e perguntar para você sobre alguma coisa ruim que aconteceu há 30 anos atrás, é capaz de você se lembrar. ….Agora se eu perguntar sobre alguma coisa boa que aconteceu (Uma bênção que você recebeu) há 15 dias é capaz de você não se lembrar. …… AS VEZES O SEU DIA ESTÁ UMA MARAVILHA, ESTÁ TUDO DANDO CERTO, TUDO DENTRO DO PROGRAMADO, VOCÊ ESTÁ LÁ TRABALHANDO FELIZ DA VIDA…. E ACONTECE UMA COISA RUIMum enviado do Satanás te fecha no trânsito… ou fala alguma besteira pra você…. (Para muita gente o dia acabou ali)!!! ….…..10 coisas boas e você deixa o seu dia acabar por causa de 1 coisa ruim que aconteceu? …..…Infelizmente, essa é a nossa tendência…. focar mais nas coisas ruins do que nas coisas boas.

……Por isso, o Senhor ordenou a Moisés que escrevesse um livro com todas as obras maravilhosas que Deus havia feito e esse livro tinha ser lido para o todo o povo (inclusive para as crianças) durante todos os dias da sua vida. …..……E UM GRANDE EXEMPLO DISSO FOI O SALMISTA ASAFE. …..No Salmo 78:5-7 ele disse: “5 Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, 6 a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; 7 para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus….

Sabe por que é importante lembrar das obras maravilhosas de Deus? ……Porque o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre será o mesmo!!! ….O Deus que trouxe a provisão ontem, o Deus que curou ontem, o Deus que restaurou ontem…. é o mesmo Deus que traz a provisão hoje, que cura hoje e que restaura ainda hoje!!!! O MESMO DEUS QUE AGIU NO PASSADO NA VIDA DE TANTAS PESSOAS É O MESMO DEUS QUE ESTÁ AGINDO NA SUA VIDA AINDA HOJE!!!! 

……E por fim, nós precisamos nos lembrar do amor, da bondade e da fidelidade de Deus. …..Lamentações 3:21-23 na versão NTLH está escrito: “21 Mas a esperança volta quando penso no seguinte: 22 O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. 23 Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR!”. …..Lembra de como estava a situação de Jerusalém quando Jeremias falou isso?…. a) A cidade tinha ficado deserta; b) muitos foram levados para o Cativeiro; c) os valentes já não existiam mais; d) as pessoas estavam desesperadas, passando fome, clamando por um pedaço de pão…. A situação estava feia…. SÓ QUE NO VERSO 21 JEREMIAS FALA ALGO PODEROSO: a minha esperança volta (Isso significa que por algum momento o profeta foi tentado a perder a fé…. A ficar desanimado… E SE O PROFETA FOI TENTADO A PERDER A ESPERANÇA, NÓS TAMBÉM SOMOS)… mas a esperança dele voltou…. Sabe quando? ….quando ele começou a se lembrar de 3 coisas: do amor de Deus que não se acaba; ….da bondade de Deus que não tem fim; ….e da grande fidelidade do Senhor!!!! 

…..Certa vez, um homem chamado Viktor Frankl, que foi um prisioneiro que viveu num campo de concentração Nazista escreveu: “40 dias sem comida o ser humano consegue viver; 3 dias sem água; Alguns minutos sem ar; Mas nenhum segundo sem esperança”. …….Talvez você está hoje sem esperança… sem expectativa nenhuma… …..Talvez a sua fé está abalada por causa do tanto de tempestade, de problemas que você tem passado…. Mas, eu quero te dizer que essa é a hora do Senhor trazer o renovo no seu coração em nome de Jesus….. Essa é a hora de trazer a memória o que pode nos dar esperança:

…..É hora de lembrar que o Deus que você serve é grande e poderoso e é maior do que qualquer situação; 

…..É hora de lembrar de tudo o que Deus já fez (E se Ele fez no passado, Ele vai fazer hoje… porque Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre será o mesmo); 

…..É hora de lembrar de cada promessa que Ele fez na sua vida (Porque Ele é fiel para cumprir tudo o que prometeu); 

…..É hora de lembrar que o amor dEle não acaba, que a bondade dEle não tem fim e que grande é a Sua  fidelidade…… Lamentações 3:25 diz: “25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.”