Hábitos Para a Bênção Financeira

Eu tenho certeza que todo mundo quer ser próspero e abençoado….. mas não é só uma questão de querer….. é uma questão de ter hábitos que vão nos levar em direção a essa prosperidade…. Tem pessoas que têm hábitos bons e têm pessoas que têm hábitos ruins….. E, sabe o que são hábitos?São coisas que nós fazemos todos os dias… são coisas que nós perseveramos… são coisas que nós fazemos com frequência (Conscientemente ou inconscientemente)… POR EXEMPLO: a) tem gente que tem o hábito de tomar um copo de água morna com limão todo dia na hora que levanta (É a primeira coisa que faz)… b) tem gente que tem o hábito de sempre ir no banheiro antes de sair de casa (Pode ter acabado de ir no banheiro, se alguém falar “Vamos sair”, a pessoa tem que ir de novo)…. c) tem gente que tem o hábito de dormir ouvindo som de chuva ou de floresta no YouTube… d) tem jogador de futebol que tem o hábito de sempre entrar no campo com o pé direito….

…..Em 3João 1:1-2 diz algo bem interessante: “O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade. Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”….. Olha só, aqui João está orando por Gaio para que ele tenha saúde e para que ele seja próspero assim como a alma dele é próspera!!!! ….PERCEBA QUE JOÃO, DE CERTA FORMA, COLOCOU UMA CONDIÇÃO (UM LIMITE) AQUI: você vai prosperar na medida em que a sua alma for próspera….

…..E, o que significa isso, uma alma ser próspera? ….Só para você entender melhor, a Bíblia diz que o ser humano é formado de 3 partes: corpo, alma e espírito… 1) O corpo é a parte externa (Que tem contato com mundo físico)… 2) o nosso espírito é a parte que tem contato com as coisas espirituais 3) …e a nossa alma é a sede na nossa personalidade (E a principal função da nossa alma é a MENTE…)….. Conseguiu se lembrar aí das aulas do Cursão? ….Então, …. em outras palavras, João estava dizendo o seguinte: ….você vai prosperar na medida em que a sua MENTE for próspera!!! 

…….…TUDO COMEÇA NA NOSSA MENTE……… TUDO COMEÇA COM UMA MUDANÇA DE MENTE Mudar a maneira de enxergar e de pensar sobre o dinheiro… mudar os hábitos que você tem com as suas finanças…. Porque uma mente próspera vai ter levar a ter uma vida próspera… e hábitos saudáveis vão te levar a ter uma vida financeira saudável!!!! E que hábitos saudáveis são esses?

E, o primeiro deles é: consagre ao Senhor o seu dinheiro…. Reconheça que tudo o que chega nas suas mãos provém de Deus.. Em João 6:8-13 nós encontramos uma situação bem interessante: “Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido”.

Nessa passagem,  Jesus já estava a várias horas ministrando para uma multidão de pessoas no meio do deserto. …..Quando de repente o povo começou a ficar com fome e eles não tinham dinheiro suficiente para alimentar aquele tanto de gente (….E ainda que tivesse dinheiro, não tinha nenhum lugar com tanta comida assim para vender). …..Foi quando no versículo 9 um dos discípulos chegou no Senhor e entregou para Ele cinco pães de cevada e dois peixinhos. ….…E no verso 11, o que foi que Jesus fez? …..A Bíblia diz que Ele ergueu os pães e deu graças ao Pai. ……E quando Ele fez isso, sabe o que Jesus estava mostrando para nós? Que aqueles cinco pães e dois peixinhos tinham sido dados por Deus.

…E isso é algo que nós temos que ter revelação…. Porque tudo vem de Deus. Ele é a fonte de todo suprimento na sua vida. ….Mesmo que o recurso venha pelas mãos de um discípulo ou de um rapazinho que tinha levado a marmita dele…. mesmo que o recurso venha através do seu chefe ou dos seus clientes…. é Deus quem abre as portas para nós, é Deus quem traz os clientes, é que Deus quem usa o seu chefe para pagar o seu salário. ….E, é importante você entender isso, porque Deus não é limitado. ELE É A FONTE DE TUDO, MAS ELE USA O CANAL QUE ELE QUISER PARA FAZER O RECURSO CHEGAR ATÉ VOCÊ!!!! 

…..Certa vez, Elias estava fugindo do rei Acabe e Deus mandou ele ir para o Riacho de Querite….. e nesse lugar ele ia beber da água do riacho e ia comer da comida que os corvos iam trazer para ele (….Consegue visualizar a cena? Todo santo dia – de manhã e à tarde – o corvo trazendo pão e carne para Elias?)…. 1Reis 17:4 diz assim: “Beba água do riacho e coma o que os corvos lhe trouxerem, pois eu dei ordem para levarem alimento até você.” PRESTA ATENÇÃO AQUI: Quem foi que deu ordem aos corvos para alimentar Elias?Deus!!!! ….…Só que depois de um tempo, a Bíblia diz que o riacho secou… E Elias foi parar na casa de uma viúva e foi alimentado por essa viúva1Reis 17:8 fala: Então o Senhor disse a Elias: Vá morar em Sarepta, perto da cidade de Sidom. Dei ordem a uma viúva que mora ali para lhe dar alimento.”Mais uma vez, quem foi que deu ordem para a viúva alimentar Elias? …Deus……… Você está conseguindo perceber?O corvo foi só o canala viúva foi só o canalo discípulo que entregou os pães e peixes foi só o canal…. o seu chefe hoje é o só canalos seus clientes são apenas o canalMAS A FONTE DE TUDO É DEUSE fique em paz…. porque hoje Ele pode usar o corvo e amanhã Ele pode usar a viúva!!! …Hoje Ele pode estar usando um chefe para abençoar você… amanhã Ele pode levantar outro na sua vida!!!! Mas, lembre-se que tudo vem de Deus e é Ele quem vai fazer na sua vida!!!!

……Uma vez que nós entendemos que tudo procede de Deus, agora nós temos que trabalhar duro e honestamente. …….Tem coisas que o Senhor faz por nós, Ele abre as portas que nós precisamos, Ele mostra para nós as oportunidades, Ele nos conduz com sabedoria, Ele nos ajuda a tomar as decisões certas. ……ENTÃO, QUANDO SE TRATA DE PROSPERIDADE DEUS FAZ A PARTE DELESó que nós também precisamos fazer a nossa parte, que é trabalhar.

…..Em Gênesis 39:2-3 tem um exemplo disso:O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos,”. ….Esse para mim é um dos maiores exemplos de sucesso na Palavra de Deus. …..Porque José (Mesmo sendo escravo) foi tão bem sucedido, ele prosperou tanto que as pessoas que estavam ao redor dele conseguiam ver o favor de Deus na vida dele

…….Só que no final do verso 3 tem uma palavrinha chave que é a palavra “fazia”. ……..Deus abençoava José… sim ou não? ….É claro que sim. ……Mas o que é que Deus abençoava? ….Aquilo que José fazia. ….À medida em que José trabalhava, a medida em que José fazia as coisas, ele era abençoado por Deus. ……

…..Essa conversa de dinheiro fácil, sem ter que trabalhar, não existe….. Mas, tem uma promessa poderosa na Palavra de Deus…. em Provérbios 10:4 diz: O que trabalha com mão remissa (Ou seja, aquele que trabalha de qualquer jeito, com negligência) empobrece, mas a mão dos diligentes  vem a enriquecer-se..”. ….Em Provérbios 13:11 também está escrito: Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.”. …..De acordo com esses versículos quem é que vai ser bem sucedido? …….Aquele que trabalha duro, com diligência. 

…….EU CREIO MUITO EM UMA COISA: não importa aquilo que você faça, não importa se você trabalha no house cleaning, ou na construção, se você é motorista, lava carros, se você cuida de criança ou se você vende gelo para esquimó. ……Se você é alguém que reconhece Deus na sua vida e trabalha duro e honestamente, você tem tudo para ser bem sucedido em nome de Jesus. ……A BÍBLIA DIZ QUE JOSÉ ERA ABENÇOADO NAS COISAS QUE ELE FAZIA PORQUE DEUS ERA COM ELE. E o Senhor também está com você. 

Em terceiro lugar, tenha o hábito de planejar os seus gastos…. A Palavra de Deus diz em Provérbios 21:5: Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.” ….A Bíblia diz que quem trabalha duro vai prosperar mas a Bíblia também diz que quem tem planos (Quem planeja as coisas) é que vai prosperar!!!! ….É o que está escrito aqui em Provérbios 21:5: Os planos do diligente tendem à abundância…. PRESTA ATENÇÃO AQUI: adianta alguma coisa você trabalhar duro e não ter planejamento nenhum (….Sair gastando de tudo quanto é jeito com tudo quanto é coisa como se não houvesse amanhã)? …….Não adianta nada!!!! ….Tem gente que tem problema financeiro porque realmente está ganhando pouco (Se esse é o seu caso, em nome de Jesus, Deus vai multiplicar a sua renda)…. Só que tem gente que tem problema financeiro não é porque está ganhando pouco, mas é porque está gastando muito, está gastando mais do que entra, está fazendo compromissos com coisas que não consegue pagar…. por pura falta de planejamento!!!! TEM GENTE QUE PODE GANHAR $10 MIL DÓLARES POR MÊS QUE NÃO VAI RESOLVER PORQUE NÃO TEM PLANEJAMENTO!!!

……Certa vez, eu ouvi um consultor financeiro dizendo que “Finanças é 100% razão e 0% emoção”. ……Você jamais deve colocar a emoção na hora de gastar. …..E esse mesmo consultor disse que se nós formos avaliar bem, cerca de 20% a 30% dos gastos que nós temos por mês poderiam ser evitados. …..As vezes é aquela tv a cabo que você paga e nunca assiste; …é aquele Wawa que você pode evitar levando um café de casa…..ou então é aquela academia que já tem 6 meses que você não vai e mesmo assim continua pagando …É o seguro do carro que você deixa renovando automaticamente sendo que muitas vezes se você der uma pesquisada rápida consegue abaixar o valor. ….É a compra de supermercado que você não leva a lista de acaba pegando coisas que não era essenciais….. ISSO É SABEDORIA DA PARTE DE DEUS… Tenha planos… planeje os seus gastos… planeje as suas finanças… planeje o seu futuro… a sua aposentadoria… tenha planos!!!!!

E mais até do que planejar os seus gastos (E gastar menos do que você ganha), aprenda a poupar… Em Provérbios 13:11 diz: “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem (Olha só o que Salomão está dizendo aqui, que o dinheiro que vem fácil, que vem de um trabalho desonesto, ele vai fácil), mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.”. ….De novo a Bíblia está falando sobre trabalhar duro. Só que agora ela diz que aquele que trabalha duro E AJUNTA (E poupa) verá o aumento.

……E por fim, seja fiel no dízimo e generoso nas ofertas. ….Uma coisa que nós precisamos entender é que o dinheiro não é algo natural, o dinheiro é algo espiritual. …..Para vocês terem uma ideia, a Bíblia fala mais de dinheiro do que salvação. ….Sabia disso? ……E  JESUS FEZ UMA COMPARAÇÃO BEM INTERESSANTE EM Mateus 6:24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”. …..Esse é o único lugar em que a Bíblia compara servir a Deus com servir qualquer outra coisa. …..E ELA FAZ ESSA COMPARAÇÃO JUSTAMENTE COM AS RIQUEZAS. …..Não tem como servir a Deus e as riquezas ao mesmo. ….Tudo isso por que? …..Porque a riqueza não é algo natural simplesmente, ela é espiritual. ….Ela pode se tornar um deus na vida das pessoas e nós precisamos lidar com ela espiritualmente. 

….Provérbios 3:9-10 diz: Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”. …..2Coríntios 9:6-8 diz: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”. ….Não tem jeito…. a prosperidade de um homem de Deus, de uma mulher de Deus vai passar pelo princípio do dízimo e das ofertas. Por isso, não abra mão da sua oferta… não negocie o seu dízimoTENHA O HÁBITO DE OFERTAR E DE DIZIMAR….