Não Pare no Meio do Caminho (Números 32:1-5)

Se você voltar um pouco na sua Bíblia, lá em Êxodo capítulo 3, você vai encontrar o momento em que Deus chama Moisés para libertar o povo da escravidão no Egito….. A Bíblia diz que Deus ouviu o clamor deles (Deus viu a aflição deles) e fez uma promessa poderosa…….. de que tiraria o povo do Egito e os levaria para uma terra abençoada, um lugar de paz, descanso, suprimento, prosperidade. ….Então, essa era a vontade do Senhor para o Seu povo: que eles entrassem na Terra Prometida!!!!

…..Só que no meio do caminho (Quando eles chegaram na fronteira com Canaã) aconteceu algo bem interessante: …..em Números 32 diz que a tribo de Ruben, a tribo de Gade e meia tribo de Manassés viram que a terra de Jazer e de Gileade (Que ficavam do lado de cá do Jordão…… ANTES de chegar em Canaã) eram terras de gado….. O que significa ser uma terra de gado? …….É uma terra que tem muito pasto, muita comida para o rebanho.

……Então eles pensaram o seguinte “Nós somos um povo que cuida de gado, nós temos muito gado e aqui é um lugar que tem muito pasto.”. ……Eles somaram 1+1 e chegaram à conclusão de que aquele seria o lugar perfeito para eles morarem. ……Mas, será que aquele era realmente o lugar de Deus para eles? Será que aquela era realmente a vontade do Senhor? …..Não era. …..Em Êxodo 3 diz que a vontade de Deus era que todos eles cruzassem o rio e fossem para o lado de lá (Que era onde ficava Canaã). …….E essa também é a vontade do Senhor para a sua vida: que você vá além do rio. ….…Que você cruze o Rio Jordão, que você entre na terra prometida……. que você vá até o fim, que você não desista no meio do caminho!!!! ……..Você foi criado por Deus para perseverar e não para desistir!!!!! 

…..“E por que as pessoas desistem???” …..Eu sei que existem vários motivos (E eu não estou aqui para condenar ou para julgar ninguém!!!)…. Mas, dentro dessa história nós encontramos pelo menos 3 motivos:

…..O primeiro deles é o conformismo….… As pessoas simplesmente se conformam com a situação e desistem de lutar pelo melhor de Deus…..….…O ser humano tem uma capacidade incrível de se adaptar e de se acostumar com as coisas….… E foi Deus quem fez assim…..… É por causa dessa capacidade que a gente tem pessoas morando no meio do gelo no Alasca…. Pessoas morando no meio do deserto do Saara….… O SER HUMANO SE ADAPTA E SE ACOSTUMA COM QUALQUER COISA..…… Mas, uma coisa que nós não podemos nos acostumar e nos conformar é com aquilo que Deus não tem para a nossa vida!!!! ….…Nós temos que ter um coração grato por tudo, só que você não pode desistir de lutar pelo melhor que Deus tem para você!!!! …….É como se fosse aquela mulher hemorrágica…. 12 anos sofrendo de uma hemorragia…..… ela poderia muito bem ter se conformado com a situação!!! Só que ela não desistiu até tocar em Jesus e ser curada!!!!

…….No versículo 1 de Número 32 está escrito o seguinte: “Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.”. ………Sinceramente, se fosse você numa situação dessa, o que é que você faria? ……..Você é um criador de gados e de repente está diante de uma terra que é perfeita para a criação de gados, o que você faria? ……Muito provavelmente você permaneceria lá também, porque teoricamente é um lugar bom para você. …..…É um lugar que vai te trazer lucro. …..…É um lugar que vai ser possível você multiplicar o seu rebanho. 

……..A grande questão é que Deus tinha algo ainda melhor para eles do outro lado do rio. .….…Só para vocês terem uma ideia, todas as grandes vitórias que o povo teve foi do outro lado. …..Todo grande mover de Deus aconteceu do outro lado.

……E É POR ISSO QUE EU DIGO PARA VOCÊ: não fique do lado de cá do rio;……. cruze o Jordão; …….não se contente com aquilo que Deus não tem para a sua vida. a) …..As vezes nós nos conformamos com um casamento mais ou menos quando Deus quer que o nosso casamento seja abençoado…… cheio de amor, de paixão, de honra, de alegria, de aliança para nos dar (….…Eu não estou falando que você tem que procurar outro casamento…. Mas dentro do seu casamento se posicionar e decidir viver o melhor de Deus). b) …..Às vezes nos conformamos com aquele trabalho onde você ganha por hora quando o Senhor talvez quer prosperar você ainda mais e colocar uma companhia nas nossas mãos; c) …..Às vezes nos acostumamos a viver debaixo de enfermidade quando Deus tem a cura e a saúde para nós. d) …..As vezes nos acostumamos com uma vida cristã mais ou menos, que não é quente nem fria, quando Jesus tem uma vida poderosa e cheia do fogo para nos dar. e) …..As vezes nós acostumamos com um ministério medíocre quando Deus tem um ministério frutífero e poderoso para colocar nas nossas mãos……. O ser humano é assim, ele se acostuma com tudo…….. Mas nós não podemos nos acostumar com o ruim ou até mesmo com o bom, quando Deus tem o melhor para nós. …..…Então, tem gente que desiste porque simplesmente se conforma com a situação!!!! 

….Em segundo lugar, têm pessoas que desistem no meio caminho porque têm uma visão natural das coisas (……Elas vivem de acordo com as circunstâncias, de acordo com aquilo que elas estão vendo ali na hora…. E muitas vezes aquilo que elas estão vendo não está de acordo com aquilo que Deus falou….… por isso elas desanimam e desistem)……No finalzinho do versículo 1 de Números 32 diz assim: “Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e VIRAM a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado.”…. PRESTA ATENÇÃO AQUI: ……por que eles desistiram no meio do caminho?? …….Porque eles VIRAM……. porque eles decidiram andar de acordo com a visão natural das coisas…. 

….Na última sexta-feira eu liguei para um amigo meu lá no Brasil e eu fiquei muito feliz com o testemunho que ele contou……. Como vocês sabem, as coisas não estão muito boas no Brasil… e infelizmente a tendência é só piorar….… E esse amigo tem 3 filhos e não sabia o que fazer porque ele não tinha mais condições de pagar escola particular para os filhos.…… Então, ele foi orar. …..… E na semana passada, quando ele estava indo fazer a matrícula dos filhos numa escola pública, ele passou de frente da melhor escola particular da cidade e Deus falou com ele “Vai lá!!!”..……Tem lógica um negócio desses? …Ele estava indo fazer a matrícula numa escola pública porque não tinha dinheiro para pagar nem a escola particular mais barata…. E Deus manda ele ir na melhor escola, na mais cara da cidade…. Tem lógica????Não tem!!!! ….Só que ele foi mesmo assim!!!! 

….…E no final das contas, sabe o que aconteceu??? Foi tanto mover de Deus…. a) Que ele recebeu desconto de 70% nas matrículas…. b) De repente uma pessoa ligou para ele  dizendo que Deus mandou pagar a escola de um dos filhos….. c) …….o dono da casa que ele mora ligou dizendo que Deus mandou dar desconto de 50% no aluguel…..… Foi tanto mover que hoje os 3 filhos estão estudando na melhor escola da cidade!!!!! ……..ELE CONTA QUE DEPOIS QUE OS FILHOS RECEBERAM A NOTÍCIA, O MAIS VELHO SAIU GRITANDO “Glória a Deus!!!! Glória a Deus!!!! Glória a Deus!!!”

…..Quem estava olhando aquela situação de maneira natural, qual era a conclusão??? ……..Não tem jeito!!! Não tem o que fazer!!!! É escola pública mesmo!!! …..…E, as vezes nós desistimos porque somos naturais demais com as coisas…. ……Achamos que Deus não pode fazer mais nada naquela situação… Quando na verdade, Deus age é no sobrenatural!!!! ……… Foi por isso que Paulo disse em Efésios 3:20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”…… às vezes você está aí pensando que é só isso, pensando que não como ser diferente, pensando que não adianta mais lutar, perseverar….. e Deus vem e diz para você: “Ei!!!! Não desanima não!!! Não desiste não!!! Porque Eu sou poderoso para fazer muito mais do que você está pensando!!!!”

………“Ah,!!!! Mas, eu já tentei de tudo quanto é jeito!!!! Como é que eu vou fazer???”VOCÊ já tentou!!!!….… Deus não tenta, Ele vai lá e faz!!!! ….O ser humano gosta de estar no controle das coisas… E Deus vem e tira o controle da sua mão!!!! ……..O COMO não é com você!!!!! ….…Você não tem que entender COMO vai acontecer!!! ….Isso é problema de Deus!!! ….…A única coisa que nós temos que fazer é continuar crendo e não desistir!!!!

…..E, por fim, as pessoas também desistem no meio do caminho por causa do medo……..Conta-se que havia um rato que vivia desesperado com medo de gatos (E a vida dele não tinha sossego); ……até que um belo dia ele encontrou um gênio e o gênio perguntou para ele “…..Escuta, seu rato!!! E aí, como está a sua vida?”. …..E o rato respondeu “A minha vida não está muito boa não! Eu não tenho sossego! Eu não consigo fazer nada porque eu tenho muito medo de gatos!”. …….E o gênio, querendo ajudar, falou “Então, eu vou resolver o seu problema! Eu vou te transformar num gato!”. ..……Depois de algum tempo, o rato (Que já tinha virado um gato) se encontrou novamente com o gênio e o gênio perguntou “E agora, como é que está a sua vida? Ficou livre do medo?”. …….E o gato disse “Fiquei nada, rapaz! Porque agora eu descobri que eu tenho medo de cachorro!”. 

……..E o gênio, querendo ajudar, transformou o gato em um cachorro. …….Depois de mais um tempo, o cachorro viu o gênio de novo e pediu a ajuda dele “Olha, será que tem como você me transformar num tigre? Porque depois que eu virei cachorro eu descobri que eu morro de medo de tigres!”. E o gênio foi lá e transformou o cachorro em tigre. ……..Passados mais alguns dias, o tigre vê o gênio e o gênio pergunta “E agora como está a sua vida?”, e o tigre responde “Está difícil demais! Eu descobri que eu tenho medo dos caçadores!”. ……E no final das contas o gênio transforma o tigre novamente num rato e diz “Não adianta nada eu ficar transformando você. Porque você é um tigre, mas permanece com a mentalidade de um rato!”.

…….Por que eu estou dizendo isso para você? ….Porque o medo impede você de chegar do outro lado do Jordão! O medo faz você desistir no meio do caminho!! ……E foi exatamente isso o que aconteceu com a as tribos de Ruben, de Gade e meia tribo de Manassés. ….…A Bíblia diz que eles não quiseram ir para o outro lado do rio porque eles também estavam com medo!!!!….. A partir do verso 6, Moisés disse o seguinte“Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui? Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o SENHOR lhes deu? Assim fizeram vossos pais

Em Hebreus 10:35,36 está escrito: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.”….. Olha só o que o versículo 35 está dizendo aqui para nós:que a nossa confiança, ou seja, a nossa fé, tem grande galardão, tem grande recompensa….. PRESTA ATENÇÃO AQUI: Deus vai honrar a sua fé!!!! Você vai ser recompensado por causa da sua fé!!!! …..Depois o texto continua dizendo que nós temos que perseverar para poder alcançar a promessa!!!!

…….Talvez você está pensando em desistir…….. eu tenho uma Palavra de Deus para você: ……não desista em nome de Jesus…. a) Não desista da visão que Deus te deu…. b) ……Não desista dos sonhos que Ele plantou no seu coração… c) …..Não pare no meio do caminho…. d) …..Não deixe o medo dominar você…. e) ……Não deixe as circunstâncias (as dificuldades) dominarem você…. f) Não se conforme com menos do que a perfeita vontade do Senhor na sua vida!!!! ……DEUS QUE LEVAR VOCÊ PARA O OUTRO LADO DO RIO……