Os Pensamentos Elevados de Deus

Na Palavra do Senhor nós podemos encontrar várias aparentes contradições. …..POR EXEMPLO: a Bíblia diz que os últimos serão os primeiros; …..ela diz que quem perde a vida, acha; ……que maior é aquele que serve do que aquele que é servido; ……….a Bíblia também diz que os humilhados serão exaltados; que felizes são os que choram. ……..As pessoas ouvem esse tipo de coisa e elas não conseguem entender. ……..E sabe por que elas não entendem? ……..Porque a Palavra de Deus fala de coisas sobrenaturais e a nossa mente é natural. ……A nossa mente está nesse nível e a Palavra do Senhor está lá em cima.

……..Certa vez o apóstolo Paulo disse que o Evangelho é loucura para muitas pessoas, justamente por causa disso. Porque a mensagem do Evangelho é sobrenatural, não faz sentido para mente humana. ……UM DEUS TÃO PODEROSO ABRINDO MÃO DA SUA GLÓRIA E SE FAZENDO HOMEM PARA SALVAR PESSOAS QUE NÃO MERECEM SER SALVAS, POR AMOR….

…..As coisas de Deus são sobrenaturais e é por isso que nós devemos recebê-las pela fé. ….Em Isaías 55:8-9 está escrito assim: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”. …..Isaías está dizendo que existe uma distância muito grande entre a nossa maneira de pensar e a maneira do Senhor pensar….. ….E essa distância é tão grande como se fosse a distância entre a terra e o céu. 

…..E A QUESTÃO É: ……de que maneira nós queremos viver? ……De acordo com os nossos pensamentos naturais ou de acordo com os pensamentos sobrenaturais do Senhor? …..No começo do capítulo 55, Isaías faz questão de mencionar alguns dos pensamentos elevados de Deus:

…….No versículo 1, por exemplo, diz o seguinte: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” …….Nos versículos 8 e 9, Isaías fala que existe uma grande diferença entre os nossos pensamentos e os pensamentos de Deus. …….SÓ QUE ANTES DISSO, ELE MENCIONA QUAIS SÃO OS PENSAMENTOS DO SENHOR. …….E aqui no verso 1, ele fala que é possível COMPRAR SEM DINHEIRO E SEM PREÇO. 

……….Alguém consegue comprar sem dinheiro? …….Você consegue chegar no Walmart, encher o seu carrinho de compras e sair sem pagar? …….É claro que não. ……..Porque tudo na vida tem um preço; e se você quiser levar, você vai ter que pagar. ……ESSA É A LÓGICA NATURAL DO MUNDO. ……..Mas aqui no versículo 1 a Bíblia diz que mesmo sem ter dinheiro você pode vir e comprar. …Essa é a lógica do céu. 

…….E o que isso significa? …….Eu vou te explicar: ……uma das grandes diferenças entre a Velha Aliança (Do Antigo Testamento) e a Nova Aliança (Do Novo Testamento) é a respeito de como nós recebemos as bênçãos de Deus. ………Na Velha Aliança tudo dependia do merecimento das pessoas; das boas obras das pessoas; dependia do povo obedecer a Deus. …….Se eles obedecessem o Senhor eles seriam abençoados. Caso contrário, eles seriam amaldiçoados. ……Essa era a maneira como as coisas funcionavam NAQUELA época. …..Havia uma moeda de troca.

…..Se você ler o capítulo 28 de Deuteronômio você vai ver isso de uma maneira muito clara….. Deuteronômio 28:1,2 diz o seguinte: “Se atentamente ouvires a voz do Senhor , teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor , teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor , teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”……. A partir do versículo 3, o Senhor começa a falar um monte de bênçãos que o povo iria receber!!!! …..Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo….. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra….. Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres….. ……Só que tem um detalhe importante no versículo 1 que é a palavrinha SE….. Ou seja, o povo só seria abençoado SE…. SE o que? …SE guardasse todos os mandamentos!!!! …..ISSO É VELHA ALIANÇA……Havia uma troca com Deus!!!!! …..O povo tinha que pagar com boas obras!!!!!

……Mas, sabe o que acontece na Nova Aliança??? Você pode receber tudo sem preço e sem dinheiro….…… Você pode receber tudo de graça, porque não tem mais nada ver com as suas obras…….. na Nova Aliança tudo depende da nossa fé!!!! ……Na Nova Aliança o justo não vive por obras, o justo vive pela fé!!!!……..Eu sei que muita gente tem dificuldade de aceitar isso, porque a lógica natural do mundo é a meritocracia….. no mundo você vai receber aquilo que você merece (…..no mundo você vai ser promovido na empresa se você trabalhar muito e fizer por onde…. no mundo você vai passar de ano na escola se você estudar muito….)….. no mundo não existe nada de graça…..ESSE É O PENSAMENTO NATURAL DO MUNDO….. Mas, no pensamento elevado de Deus é diferente…… você pode receber tudo sem preço e sem dinheiro!!!!

…….nós temos acesso às bênçãos do Senhor de graça (Sem preço e sem dinheiro) porque nós não tínhamos condições de pagar por elas……o preço para ser abençoado era tão alto que você não tinha condição de pagar… e então Jesus teve que vir pagar no seu lugar……Lá em cima daquela cruz Jesus estava pagando a sua dívida com o preço de sangue….  João 14:13,14 diz: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” 

…….Por isso, chega de tentar merecer ser abençoado Não chegue diante de Deus tentando convencê-lo de que você merece ser abençoado…. Simplesmente peça aquilo que você precisa no nome de Jesus!!!!  ….Porque é sem preço e sem dinheiro!!!! É JESUS QUEM ESTÁ PAGANDO A CONTA….. O pensamento natural do mundo é o merecimento… mas o pensamento elevado de Deus é a graça!!!!…….É isso o que Isaías 55:1 está dizendo para nós

……..No versículo 3, a Bíblia fala de um segundo pensamento elevado de Deus…….: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.”. …..A Bíblia está mencionando duas coisas aqui para nós: a) ……A primeira delas é sobre uma aliança perpétua, que não vai ter fim. …….E que aliança é essa? ……A Nova Aliança que Jesus firmou na Cruz do Calvário.…….A Nova Aliança é eterna e depois dela não vai ter outra.

b) …….Depois Isaías continua dizendo que essa aliança seria baseada nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. …….Se você for olhar na Bíblia, você vai ver que o Senhor fez várias alianças. …….Por exemplo, nós temos a aliança que Ele fez com Noé e o símbolo dessa aliança é o arco-íris; ……..Deus fez aliança com Moisés (Que foi feita no monte Sinai e resultou na Lei); ……Deus fez aliança com Abraão. ……E Ele fez também uma aliança com Davi.

……No Salmo 89 verso 28 nós temos parte dessa aliança: “Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança.”……No verso 33 continua dizendo “33 Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.”…….Esses dias um amigo me ligou querendo saber a minha opinião…. Ele tem uma empresa na Flórida e ele contratou uma empresa do Brasil para prestar serviço para ele….. Só que essa empresa do Brasil não está dando o resultado que ele esperava….. 3 funcionários trabalhando 8 horas por dia para ele não estão conseguindo render a metade que ele estava esperando….. E ele me perguntou: “E aí, o que você acha?? Continuo com eles ou não??”…… ESSE É O PENSAMENTO DO MUNDO…. É dessa forma que a empresa trabalha: …..enquanto você está rendendo o que eles esperam, eles vão te manter…. Na hora que você não estiver mais rendendo, eles vão te mandar embora!!!! …..ESSE É O PENSAMENTO PADRÃO E NATURAL DO MUNDO!!!!

……E, o pior é que tem gente que pensa que Deus também trabalha dessa forma…. COM BASE NA SUA PERFORMANCE…. Enquanto você estiver fazendo o que Ele espera, Ele vai ser favorável a você….. Na hora que você parar de “render”, Ele vai te mandar embora!!!! …..Só que entenda uma coisa: ….o caráter de Deus não muda!!!! ….Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre será o mesmo!!! …. No versículo 28 diz que Deus sempre vai ser gracioso e que Ele sempre vai manter a Sua aliança!!!! ….E no verso 33 diz que Deus jamais vai retirar de você a bondade dEle!!!! ……Todos os dias quando você levanta Deus quer agir com graça…. Não importa aquilo que você fez ou deixou de fazer…. Deus sempre quer ser gracioso com você!!!!

…..O seu pecado não tem poder de anular a aliança de Deus. …..O seu pecado não tem poder de te separar mais do Senhor…….Mas, não faz sentido isso??? …..Não faz, porque essa é a lógica sobrenatural…. Em Romanos 8:38,39 está escrito: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

…..Jesus foi batizado no Rio Jordão…. E para quem não sabe, aquela região onde o Senhor estava é uma das regiões mais baixas da terra (São cerca de 420 metros abaixo do nível do mar)…. E naquele dia o Pai virou para Ele e disse: “Você é o Meu Filho amado!”…… Tempos mais tarde, Jesus subiu para um monte junto com Pedro, Tiago e João….. A BÍBLIA NÃO DIZ QUE MONTE ERA….. Muitos teólogos acreditam que era o monte Hermon (O mais alto de Israel com cerca de 2 mil metros de altura)…. E, naquele dia, Jesus se transfigurou diante dos discípulos…. E, sabe o que o Pai disse para Ele? …..“Você é o Meu Filho amado”!!! 

……PRESTA ATENÇÃO AQUI: …..não importa se você está no mais profundo abismo…. se você está na mais profunda depressão, se você caiu e está lá embaixo afundado na lama do pecado… ou se você está bem, lá em cima…. A Palavra de Deus para você sempre vai ser a mesma: “Você é o Meu filho amado e a minha graça e a minha bondade sempre vão estar na sua vida!” ……O mundo não consegue entender isso, porque o mundo vive com o pensamento natural…. Só que os pensamentos do Senhor são mais elevados e com base neles que nós devemos viver!

……E o terceiro pensamento elevado do Senhor é a respeito do perdão. …..Isaías 55:7 diz: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.”……Certa vez, Jesus estava conversando com os discípulos (Lá em Mateus 18), quando de repente Pedro veio e perguntou: “Senhor até quantas vezes nós devemos perdoar o nosso nosso próximo??? Até 7 vezes???”…… Pedro colocou o número de 7 vezes, porque o normal para um judeu era apenas 3 vezes….. Você errou 1 vez era perdoado, errou duas vezes era perdoado… até 3 vezes ok…. PASSOU DISSO NÃO TINHA MAIS PERDÃO……. Então, quando Pedro perguntou sobre 7 vezes, na cabeça dele, ele estava sendo muito mais generoso do que os religiosos que perdoavam apenas 3 vezes….. Mas, o que foi que Jesus respondeu??? ….7 vezes não, Pedro…. 70×7…. 

……É claro que Jesus não estava falando para ficar  contando até 490 vezes…. Mas, Ele estava falando para ser rico em perdoar!!!! …..E, aqui a gente vê a grande diferença entre o pensamento natural do mundo e o pensamento elevado de Deus….. No mundo existe um limite para o perdão (ISSO QUANDO EXISTE O PERDÃO)…. Mas, o nosso Deus, a Bíblia diz que Ele é rico em perdoar!!!! …….Têm pessoas que não entendem isso e vivem hoje debaixo de acusação e condenação….. porque acreditam que não tem perdão para o pecado delas…. Porque acham que pecaram demais ou que fizeram algo tão grave que Deus não pode perdoar!!! 

…..Mas, deixa eu te dizer uma coisa: o nosso Deus é rico em perdoar……Ele não te perdoa 3 vezes, 7 vezes ou 70×7….. O perdão dEle está sempre disponível para você!!!! …..O preço que Jesus pagou na cruz do Calvário para te perdoar foi muito maior do que o seu pior pecado!!! …..Por isso, em nome de Jesus, rejeite toda acusação da sua vida….. rejeite toda condenação …..tome posse do perdão de Deus e seja livre em nome de Jesus!!!!!

…….Muitas pessoas não estão desfrutando do melhor de Deus porque a maneira de pensar está errada…. Porque ainda estão vivendo de acordo com os pensamentos naturais e mundanos…. Mas, a Palavra que eu tenho para você hoje é que os pensamentos do Senhor são muito mais elevados do que os nossos!!!!

…….a) Enquanto você está aí tentando merecer alguma coisa, Deus está dizendo para você: “Ei!!! Só desfruta!!! Porque já está tudo pago!!! Não é por obras, é pela fé!!! Somente creia!!!”…… b) Enquanto você está achando que a bondade de Deus só está na sua vida quando você está fazendo tudo certo…. Ele está falando “Não se preocupe!!! Você é o meu filho amado!!! Nada e nem ninguém poderá te separar do Meu amor!!! A minha graça e a minha bondade JAMAIS sairão da sua vida!!!”…….c) Enquanto você está aí pensando que não tem perdão para você…. Deus está te falando agora: “Eu sou rico em perdoar!!! Jesus já pagou a sua dívida!!! O preço que Jesus pagou foi mais alto do que o seu pior pecado!!!”

……Eu sei que muitas vezes nós não conseguimos entender porque a nossa mente é natural…… E o Senhor age no sobrenatural!!!! ….… É por isso que você só tem que apenas crer e receber como uma verdade na sua vida!!!