Posição x Estado

Existe uma grande diferença entre a sua POSIÇÃO e o seu ESTADO diante de Deus……. O que é posição? Posição é tudo aquilo que nós somos diante de Deus…. Posição é a maneira como Deus nos enxerga….. Posição é algo que não depende do nosso esforço próprio….mas depende do que Cristo fez na Cruz do Calvário….. A nossa posição diante de Deus NUNCA vai mudar!!!!

…..POR EXEMPLO: a) Lá em Romanos 5:1 diz: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”…… b) Em Romanos 8:37 está escrito: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”….. c) Romanos 8:16,17 também fala: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo”….. d) Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,”

……Tudo isso aqui é a nossa posição: a) ….Nós somos justos diante de Deus porque nós fomos justificados pela fé em Cristo Jesus…. b) Nós somos mais do que vencedores em Cristo Jesus…. c) Nós somos filhos amados de Deus e somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo…. d) Nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos…… TUDO ISSO É A SUA POSIÇÃO, É A MANEIRA COMO DEUS TE ENXERGA… E ISSO NUNCA VAI MUDAR!!!! ….Essa foi a posição que você recebeu da parte do Senhor quando você entregou a sua vida para Jesus ….

…..Agora, por outro lado, o ESTADO é a maneira como nós estamos em um determinado momento…. E o estado sim pode mudar….. a) A Bíblia diz que nós somos santos e justos (Essa é a nossa posição)só que tem dia que as nossas atitudes não estão tão santas e justas assim….. b) tem dia que você acorda super motivado, animado, disposto para trabalhar…… e tem dia que você acorda desanimado, cansado, parece que nem dormiu direito. c) ……..tem dia que você está cheio do Espírito Santo, cuspindo fogo para tudo quanto é lado…….. conectado 5G com o Senhor, ouvindo a voz de Deus toda hora. …….E tem dia que você está seco como um deserto (Você vai orar e não sente aquele arrepio). 

d) ……tem dia que você está tão cheio de fé que se aparecer um morto você vai orar para ele ressuscitar; …..e tem dia que a fé está tão pequena que você não consegue orar nem por uma dor de cabeça. e) ……tem dia que você está transbordando de alegria…… e tem dia que você está triste. ……TUDO ISSO TEM A VER COM O SEU ESTADO. …..ELE PODE MUDAR A DEPENDER DAS CIRCUNSTÂNCIAS…E ISSO É NORMAL, FAZ PARTE DO SER HUMANO…. NÃO SE SINTA ACUSADO SÓ PORQUE TEM UM DIA QUE VOCÊ NÃO ESTÁ BEM

…….Mas, uma coisa que você precisa entender é que independente do seu estado, a sua posição diante de Deus permanece sempre a mesma (……E é de acordo com a sua posição que você tem que viver)!!!! Você não é o seu estado, você é a sua posição!!!!

…….E sabe qual é a grande questão do trabalhar de Deus na nossa vida? ….Tudo o que o Senhor faz na sua vida é porque Ele quer alinhar o seu estado de acordo com a sua posição. ……Ele quer que você desfrute na prática, no seu dia a dia, daquilo que já é uma verdade no mundo espiritual. ……..Então, entenda que o seu estado não determina a sua posição; …….nós nunca deveríamos questionar a nossa posição em Deus por causa do nosso estado momentâneo. …….E isso é interessante porque as vezes a gente tem aquele pensamento “Ah, será que eu sou homem de Deus mesmo? Será que eu sou mulher de Deus mesmo? Será que eu fui mesmo chamado por Deus? ….Olha só o tanto de coisa errada que estou fazendo ultimamente….. olha só o tanto de pensamento besta que eu estou tento nos últimos dias….. ”. …..PRESTA ATENÇÃO AQUI: ……Qual é a condição básica para você ser tornar filho de Deus? ….A Bíblia diz que você precisa crer no Senhor Jesus….. Quando você crê em Jesus você é salvo e se torna filho de Deus…. Você recebe uma nova POSIÇÃO….. E Deus não se relaciona com você com base no seu estado que muda todo dia……. Deus se relaciona com você com base na sua posição que não muda. 

……Lá em Números 23:20-21 tem um exemplo disso que eu estou falando para você: Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar. Não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; o SENHOR, seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei.”. ……Depois que o povo saiu do Egito, eles tiveram que atravessar o deserto até chegar na Terra Prometida. …….E no meio do caminho eles passaram por vários territórios, por vários reinos E UM DESSES REINOS FOI O REINO DE MOABE. …….E o rei de Moabe (Um homem chamado Balaque) ficou muito assustado porque o povo de Israel era numeroso (………Eram quase 3 milhões de pessoas andando no meio do deserto). …….O que foi que ele pensou? …….Esse povo vai acabar com o meu país, vai conquistar o meu reino e eu não consigo fazer nada porque é muita gente.

…..Só que os ministros do rei tiveram uma ideia brilhante (ELES FALARAM)…..Olha, rei! Se preocupa não! Nós conhecemos um cara da Mesopotâmia, o nome dele é Balaão….… e dizem que ele é muito bom em magia…… dizem que quando ele joga uma praga, quando ele amaldiçoa alguém não tem jeito não. A praga dele é muito forte….… Então vamos fazer o seguinte: vamos contratar Balaão para poder amaldiçoar o povo de Israel! Vai ser um dinheiro bem gasto! Eles vão morrer e nós não vamos precisar nos preocupar com nada!”.

….E foi exatamente isso o que eles fizeram. …..A Bíblia diz que eles contrataram Balaão; ……..e quando Balaão subiu no monte para jogar a praga dele, ao invés dele amaldiçoar, olha só o que ele falou (Está lá em Números 23:8-9): Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso denunciar a quem o SENHOR não denunciou? Pois do cimo das penhas vejo Israel e dos outeiros o contemplo: eis que é povo que habita só e não será reputado entre as nações.”. ……Você consegue imaginar a cena? …..O rei tinha gastado uma grana para Balaao amaldiçoar Israel (…..Inclusive tinha feito todos o sacrifícios e altares que Balaao tinha pedidoe ao invés dele amaldiçoar ele disse Eu não posso amaldiçoar esse povo porque Deus não amaldiçoou!”.

………Como é que você acha que Balaque ficou na hora? ….Ele ficou indignado. …..MAS ATÉ AÍ TUDO BEM, ELES FORAM TENTAR UMA SEGUNDA VEZ. ……..A Bíblia diz que Balaao subiu no monte de novo e sabe o que foi que ele falou? …….Números 23:19-21: Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar. Não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; o SENHOR, seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei.”. 

……Você está conseguindo pegar o que está acontecendo aqui? ……Balaao tentando amaldiçoar de tudo quanto é jeito o povo de Deus, mas ele não podia, porque Deus havia abençoado o Seu povo! …….POR ISSO PRESTA ATENÇÃO AQUI: …….quem Deus abençoou praga nenhuma, macumba nenhuma, amarração nenhuma, mal olhado nenhum, inimigo nenhum pode amaldiçoar! ……E sabe o que a Bíblia diz ao nosso respeito? ……Que nós fomos abençoados com toda sorte de bençãos nas regiões celestiais em Cristo Jesus (Efesios 1:3 diz assim: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. …..Paulo não está dizendo que nós seremos abençoados. Ele afirma que NÓS JÁ SOMOS ABENÇOADOS!). …..ESSA É A NOSSA POSIÇÃO. É ALGO NÃO MUDA. …….VOCÊ É ABENÇOADO POR DEUS E PRONTO ACABOU! E NEM MESMO O SEU PECADO PODE MUDAR A SUA POSIÇÃO….

……Tem algo bem interessante lá no versículo 21: “Não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel;”. ….Esse Jacó aqui é o mesmo que Israel. …..A Bíblia está falando sobre a nação de Israel. ……Então, Deus não viu iniquidade na nação de Israel. ……E isso é interessante por que você se lembra da história? …..Você lembra de como o povo se comportava lá no deserto? …Eles eram bonzinhos? Sempre servindo a Deus? ….De jeito nenhum. ….A Bíblia diz que o povo murmurava demais, reclamava demais, direto se rebelava contra Deus…. Deus falava para eles não se misturarem com o povo da terra porque eles eram idólatras e quando pensa que não lá estavam eles se envolvendo com esse povo E MESMO ASSIM, QUANDO BALAAO TENTOU AMALDIÇOAR O POVO DE DEUS, O SENHOR DISSE QUE NÃO VIA PECADO NENHUM EM ISRAEL. ……Deus não está falando que não tinha pecado. Ele apenas disse que NÃO VIA pecado nenhum em Israel. …….E sabe por que o Senhor não via o pecado nenhum? ……Porque no meio do acampamento de Israel estava o tabernáculo….. e dentro do tabernáculo tinha o altar de bronze que aponta para a Cruz; …..e nesse altar de bronze todos os dias um cordeiro era sacrificado e o sangue era derramado.

Sabe por que o Senhor não vê pecado na sua vida? …..Não é porque você é bonzinho demais e não faz nada de errado. …..Mas é por causa da Cruz de Cristo. …..Tudo o que o Senhor vê é o sangue de Jesus na sua vida, cobrindo você! …..Quando Deus olha para você, Ele não vê pecado, Ele vê Cristo! ……E É POR ISSO QUE A NOSSA POSIÇÃO NÃO PODE MUDAR, PORQUE NÓS ESTAMOS EM CRISTO! ….

…..1Samuel 30:1-6: “Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão somente os levaram consigo e foram seu caminho. Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita. Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor , seu Deus.”

Nessa passagem, Davi tinha saído com o seu exército para a batalha e quando ele voltou a sua cidade tinha sido destruída….. Os inimigos tinham levado todas as mulheres e crianças para serem escravos e tinham colocado fogo em toda a cidade…… E quando Davi chegou e viu o que tinha acontecido, a Bíblia diz que os soldados queriam apedrejá-lo (……Porque achavam que ele era o culpado) ……e por causa dessa situação, Davi ficou tão angustiado que chorou até não ter mais forças para chorar!!!!

…..Aqui nessa passagem você pode ver de uma maneira muito clara a diferença entre POSIÇÃO e ESTADO…. Qual era a posição de Davi?? Homem de Deus, homem valente, matador de gigantes, ungido de Deus, vencedor, homem segundo o coração de Deus, guerreiro durante o dia e adorador durante a noite….. ESSA ERA A POSIÇÃO DE DAVI…..ERA DESSA MANEIRA QUE DEUS ENXERGAVA DAVI…… Mas, qual era o ESTADO de Davi ali naquele momento??? …..Um estado de fraqueza e angústia….. A Bíblia chega a dizer que ele chorou tanto até não ter mais forças para chorar…… MAS, PRESTA ATENÇÃO AQUI: foi dessa forma que a história acabou? Com Davi angustiado chorando?Não foiO versículo 6 diz que ele se reanimou no Senhor… no verso 8 diz que Davi foi buscar uma palavra de Deus…. 

E, se você continuar lendo a história, você vai descobrir que Davi foi para a batalha, venceu os inimigos, trouxe todo mundo de volta para a cidade e ainda trouxe os despojos da guerra!!!! …..E, por que isso foi possível? ….Porque Davi sabia quem ele era em Deus!!! ….Porque Davi sabia qual era a posição dele!!!!.Ele não permitiu que o estado momentâneo dele determinasse quem ele era!!! ……”Eu estou triste, abatido, mas eu sou homem de Deus, eu sou valente, eu sou guerreiro… então, eu vou me renovar no Senhor…. eu vou levantar e eu vou fazer o que tem que ser feito!!!! Eu vou com tudo para cima dos inimigos!!!!”

….Honestamente, eu não sei como está o seu estado hoje…. Eu não sei se você está se sentindo alegre, forte, em paz, animado, motivado…. Ou se você está como Davi naquele dia…. Se sentindo tão fraco que não tem mais forças nem para chorar….. EU NÃO SEI COMO ESTÁ O SEU ESTADO HOJE….. Mas, eu estou aqui para te lembrar qual é a sua POSIÇÃO: ……….1) você é filho amado de Deus…. 2) A Bíblia diz que você é mais do que vencedor… 3) você é abençoado com toda sorte de bênçãos…. 4) Você é santo… 5) Você é justo… 6) Você é forte sim para resolver qualquer situação, porque a força que tem em você é a força do Senhor…. 7) Você tem paz e alegria sim, porque você faz parte do reino de Deus.. e o reino de Deus é justiça, paz e alegria no espírito….. ESSA É A SUA POSIÇÃO E ELA NUNCA VAI MUDAR……

…..O seu estado momentâneo não determina quem você é….. 1) As crises não determinam quem você é….. 2) O dia mau não define quem você é….. 3) O seu pecado não define quem você é….. 4) As suas decisões erradas não definem quem você é….. 5) Você não é o seu pior dia….. 6) Você não é o que inimigo diz que você é…. Você é o que a Bíblia diz que você é!!!!! …….Por isso, em nome de Jesus, vamos fazer como Davi hoje…. O tempo de tristeza, de choro e lamentação passou…. É hora de renovar as nossas forças em Deus e ir para cima com tudo…. E as coisas vão acontecer em nome de Jesus…. Sabe, por que? Porque essa é a nossa POSIÇÃO!!!! ….E, você vai falar para o seu ESTADO qual é a sua POSIÇÃO