Diferenças Entre Salvação e Reino

Imagine se houvesse um aplicativo que fosse possível identificar quem é salvo utilizando a câmera do seu celular. Você teria coragem de apontar a câmera pra você? Para crescermos na Fé precisamos ter convicção da nossa Salvação

Mas será que podemos afirmar que somos salvo? Em 2 Tm 4:6-8 lemos que Paulo percebe que o fim da vida está próximo, mas você acha que Paulo se aproximando da morte, teve alguma dúvida se ele seria salvo? Nenhuma, Paulo demonstrou certeza com estas palavras de convicção. Ele afirmou que o Senhor estava guardando algo bom pra ser entregue a ele.

Assim como Paulo você também pode ter certeza da salvação.  A certeza de Paulo não estava baseada no quanto ele era santo. Ele afirmou em Segunda carta a Timóteo que “O Senhor é quem guarda o seu deposito…. Até aquele Dia”. A garantia e a certeza da salvação não é Paulo,  não somos nós, mas é Cristo. Ele é poderoso pra guardar.

Mas será que algo diferente acontece quando somos salvos? Uma coisa perceptível na vida que alguém que foi salvo é transformação de vida. Alguns mudam a aparência, o modo de vestir, o cabelo, sorriso, vocabulário, na forma de reagir. Porém tem uma coisa que muda e não podemos ver. A Bíblia nos afirma que RECEBEMOS O PODER DE SER FEITO FILHO DE DEUS. NINGUÉM, NEM COISA ALGUMA, NEM O PECADO, NEM O DIABO, NEM VOCÊ MESMO, PODE DESFAZER ISSO!

UMA VEZ SALVO… SALVO PARA SEMPRE!!!! Pode ser que você nunca ouviu falar da salvação desta forma e está pensando que esse ensino é muito perigoso. Talvez conclusões como estas passem pela sua cabeça: “Salvação assim vai  levar as pessoas a viver no pecado”, ou  “Já que ninguém perde a salvação, como será a santidade e a disciplina da Igreja que recebe este ensino? Não sou eu quem diz, mas em Hb 12:8 a palavra diz que “SE ESTAIS SEM DISCIPLINA É PORQUE AINDA NÃO É FILHO, É BASTARDO”. A pessoa está na Igreja, cumprimenta a todos com a paz do Senhor, até vai a sua célula, mas vive fazendo coisas erradas, porquê será? A resposta é porque não é filho.

O nosso papel não é culpar ninguém, mas sabemos que muitos recebem ensinos errados. Vamos ver alguns deles: Teologia do terrorismo dos pais: “Se você fizer coisas erradas, Papai do céu não vai gostar mais de você”; Tem o ensino dos que perdem a salvação: “Eu fui salvo pela graça, mas se eu me comportar mau , vou perder o presente que Deus me deu”; Se nós que somos maus não tomamos presente de ninguém, será que Deus sendo bom irá tomar? Claro que não! Tem quem acredita que:Deus gosta é dos bonzinhos, estes sim merecem recompensa”  (Preste atenção nisso, Deus já te amava antes mesmo de você se converter; Houve mais milagres e glória de Deus onde havia mais pecado); 

Então vamos ensinar o é certo? Efésios 2:8,9  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA.

E o Reino? O Reino é diferente, agora a Bíblia não diz que é um presente. O Reino não é pela Graça. Chegou a hora dos querem fazer pra Deus. Agora sim o adesivo DEUS É FIEL que o crente cola na geladeira faz sentido. Enquanto a Salvação se ganha pela fé, o Reino se faz por violência. A SALVAÇÃO VEIO DE GRAÇA, MAS O REINO PRECISA SER CONQUISTADO. 

Nem todos entrarão no Reino, mas quem então vai entrar no Reino? A salvação foi um presente, mas agora o Reino é para aqueles que fazem a vontade do Senhor. “A minha vontade é só ouvir o Líder da Célula falando”, mas a vontade de Deus é que você seja o Líder. “A minha vontade é só cantar no louvor”, mas a vontade de Deus é que você também lidere as crianças. “A minha vontade é não fazer nada”, mas o Reino de Deus não se ganha, se Conquista. 

Mas na prática, como eu posso conquistar o Reino? Eu sendo violento contra a minha vontade e pela força me apodero do Reino de Deus assim: Me tornando um líder em treinamento; Fazendo parte do Welcome Team; Liderando uma Célula; Servindo no Louvor; Convidando pessoas pra célula; Levando pessoas ao Impacto; Multiplicando a minha célula; Abrindo a minha casa para uma célula;

Será que é possível alguém ser salvo e não entrar para o Reino de Deus? Quem chama a Deus de Senhor ímpio ou crente? Claro que é o crente, mas a palavra diz que nem todo crente entrará no Reino, porque nem todos estão dispostos a fazer a vontade do Pai. Você já ouviu alguém irmãos falando assim: “Eu sou tímido e nem tenho frequentado muito os cultos e a célula”… ok pra estes irmãos, por isso a palavra diz que “Nem todo entrará no Reino dos Céus”.

Existem várias passagens sobre Reino e sobre Salvação, mas vamos usar a parábola das dez virgens para que você mesmo interprete o que é ensinado, se ela fala sobre o Reino ou Salvação em Mt 25:1-13. Use a sua Bíblia e acompanhe os comentários que fiz sobre alguns versos desta parábola:

v1 a Bíblia não usa a palavra VIRGENS para ímpio. (Então estamos falando aqui é para os “Crentes”);

v2 – Dentro do grupo de Crentes, percebemos que existem 2 tipos de pessoas (Prudentes e Loucos);

v3 – É citado o Azeite que a Bíblia aponta para unção, presença do Espírito Santo, sendo o combustível necessário na lamparina das VIRGENS.  

v7 – Se as loucas e as prudentes se levantaram quando o Noivo chegou temos a primeira evidência de que o comportamento dos dois tipos de crente não foi a condição para perceber a chegada do Noivo.

v9 – O azeite não podia ser compartilhado, nem doado, era algo que precisava ser “adquirido”, comprado. 

v10- Se a salvação é um presente, o que estas virgens foram comprar então? Azeite fala de algo que é adquirido com tempo, com trabalho, por conquista, por força, tanto que enquanto as loucas saíram pra adquirir a porta se fechou. 

v11- Aqui vemos que a porta se fechou para um tipo de crente.

v12-  O Senhor afirma que não conhece aqueles que não vigiaram, que estavam com as suas botijas vazias, estes não herdarão o Reino do Céus, não irão reinar com Cristo, não farão parte daqueles governarão cidades e nações, não desfrutarão do galardão de Cristo, mas voltemos ao verso 1 desta parábola. 

(V.1) Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo

O que é ensinado nesta parábola, é sobre o Reino ou Salvação? Agora você já sabe, é sobre o Reino!

Então podemos concluir que Salvação e Reino são duas coisas muito diferente e não podemos confundir isso nunca mais. Salvação é um dom de Deus, foi paga pelo Senhor Jesus, é de graça e é dada a todos que crêem naquilo o Senhor Jesus Cristo já fez na cruz. Agora Reino é pelo esforço, é fruto do meu trabalho, é uma recompensa, conquistado apenas por crentes vencedores que fazem a vontade do Pai.

E quanto tempo dura a salvação? Esta dura a vida eterna, não tem fim; Conforme comprovamos em João 6:47 e João 3:15.

E o Reino também dura pela eternidade? Não, o Reino dura mil anos (milênio) e encontramos esta resposta em Apocalipse 20:6. Nele os vencedores reinarão com Cristo e outros serão disciplinados.  Imagine viver mil anos sem doenças, nem contas pra pagar, sem governos corruptos, com o corpo glorificado, governando cidades, nações tudo isso junto do Senhor Jesus.

Se você nunca fez a oração de confissão ou ainda tem dúvida sobre a sua salvação, faça isso agora. Para ser salvo abra em Romanos 10:9  e comprove quais são as duas condições para ser salvo. As condição são confessar com a boca e crer com o coração que Jesus morreu e ressuscitou, é o único e suficiente Senhor e Salvador da sua vida.

Mas se você já é salvo e agora quer se tornar um crente vencedor, você precisa começar hoje, decidindo colocar um ponto final na sua vida de ficar parado. Chegou a sua hora de agir e começar a fazer a vontade de Deus, dizendo “SIM” para os desafios e convites que recebemos como Igreja. SEJA UM CRENTE VENCEDOR A PARTIR DE HOJE.