Jogue Fora a Justiça Própria

Gálatas 5:4-5: “4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. 5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.”……Nós estamos no meio de uma mudança de estação…. O inverno está acabando e a primavera está começando….  E, eu acho interessante que é normal nessa mudança de estação as pessoas fazerem faxina nas casas….. Elas abrem as janelas para entrar um pouco de sol…. elas abrem as portas para poder circular um pouco de ar….. AFINAL DE CONTAS FORAM TANTOS MESES COM TUDO FECHADO E O AQUECEDOR LIGADO….. E, é muito comum também as pessoas jogarem fora tudo aquilo que não presta mais…. roupas, brinquedos, utensílios de cozinha…. elas literalmente fazem uma deep cleaning na casa….. 

……E EU QUERO TE DIZER QUE VOCÊ TAMBÉM PRECISA FAZER A MESMA COISA….. Chegou o tempo de você fazer uma deep cleaning na sua vida…. Chegou o tempo de você abrir a porta do seu coração, abrir a janela da sua mente….. deixar a luz de Deus entrar…… deixar o vento do Espírito soprar e jogar fora da sua vida tudo aquilo que não é do Senhor…… Jogar fora todo desânimo, jogar fora toda tristeza, toda ansiedade, toda incredulidade…… jogar fora todo pensamento de derrota que quer levar você a desistir, em nome de Jesus….. E, principalmente, chegou a hora de você jogar fora todo pensamento, todo sentimento de justiça própria da sua vida!!!! …….Porque a justiça própria é algo que impede você de desfrutar do favor de Deus!!!! ….A justiça própria tira você da posição do favor do Senhor!!!!

Uma das coisas mais importantes na nossa vida é o favor de Deus….. Tudo o que Jesus fez na Cruz do Calvário foi para que você tivesse acesso ao favor do Pai…. Eu costumo dizer que a diferença entre quem vive debaixo do favor e quem não vive é como se fossem duas pessoas andando de bicicleta….. IMAGINA AQUI COMIGO, DUAS PESSOAS ANDANDO DE BICICLETA…...Agora, imagina que uma dessas pessoas está subindo a ladeira e a outra está descendo a ladeira…… …..As duas vão conseguir chegar no destino final…. Mas, quem está descendo a ladeira vai conseguir chegar muito mais rápido e com menos esforço…. 

Essa é a vida de quem vive debaixo da graça e do favor de Deus……. Eu não estou dizendo que não vai ter dificuldade ou não vai ter esforço…… Nós vivemos num mundo caído e as dificuldades vem sim….. Só que as coisas podem acontecer na sua vida de maneira diferenciada, numa velocidade diferenciada…… E É ISSO O QUE EU QUERO DECLARAR, EM NOME DE JESUS: ….Você é alguém que está descendo a ladeira de bicicleta…. Você é alguém que tem o favor de Deus na sua vida!!!! …..As pessoas vão olhar para você e não vão entender como é possível….. E você vai poder dizer “Eu não sei explicar! Não tem nada a ver comigo! É Deus na minha vida!” ….Mas, o que nós precisamos fazer para desfrutar desse favor????!!!! …..Fazer uma deep cleaning!!! Jogar fora a justiça própria!!!!

É isso o que Paulo está dizendo aqui em Gálatas 5:4: “4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.”…… Eu acho interessante essa expressão “da graça decaístes”……. Porque se quando você sai da graça e volta para lei, você está decaindo….. significa que a graça está numa posição SUPERIOR a lei…..Concorda comigo??? a graça está acima da lei….. a graça é mais elevada do que a lei….. Tem gente que pensa que o cristão Bambambam é aquele que religioso que segue a risca as leis de Moisés…. que tem aquela imagem dos santos dos últimos dias e te olham até por cima….. mas, sabe quem é o cristão top de verdade??? ….É aquele que tem revelação da graça…. É aquele que vive na graça….. Porque para você entender a lei (…para você entender que quando você faz tudo certo você é recompensado e quando faz coisa errada você é punido), qualquer criança de 3 anos consegue entender…. AGORA, ENTENDER A GRAÇA, ENTENDER QUE EXISTE UM DEUS QUE TE AMA E QUER TE ABENÇOAR MESMO SEM VOCÊ MERECER, PORQUE ELE É BOM…. É SÓ PELA REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, porque isso é algo que vai contra toda lógica do mundo….  

Tem gente também que lê esse versículo isolado de Gálatas 5:4 e pensa que a Bíblia está falando sobre perder a salvação…. Mas, se você ler todo o contexto, você vai ver que Paulo não está falando sobre perder a salvação aqui…. Ele está falando que você, mesmo sendo filho de Deus, pode sair de debaixo da posição do favor do Senhor!!! ….E, quando é que isso acontece??? ….Quando eu peco??? ….Quando eu faço alguma coisa errada????…. “Daí, Deus vai ficar zangado comigo e vai deixar de me abençoar!!!”???Não!!! ….Quando você decide viver com base na lei, com base na justiça própria!!!! ……Quando você tenta se relacionar com o Senhor com base naquilo que você faz ou deixa de fazer!!!!

Só para você ter uma ideia, Paulo escreveu essa carta aos Gálatas porque eles estavam com um problema muito sério….. Eles acreditavam que tinham sido salvos pela graça, mediante a fé em Cristo Jesus…. Só que na cabeça deles, para ser abençoado eles tinham que continuar seguindo a lei!!! …..Se eles cumprissem os mandamentos eles eram abençoados…. Se não cumprissem, eram amaldiçoados!!! ….ERA NISSO QUE ELES ESTAVAM ACREDITANDO…. Por isso, Paulo escreveu uma carta explicando para eles que não tem nada a ver!!! ….Eles foram salvos pela fé e a bênção de Deus também é pela fé!!!! ….Não tem nada a ver com as nossas obras!!! ….Não tem nada a ver com a nossa justiça própria!!! …Tem a ver com a obra de Cristo e com a justiça de Cristo!!! ….Quando você acha que tem a ver com você, você volta para a Velha Aliança…. e quando você volta para a Velha Aliança, você sai da posição do favor de Deus!!!!

Lucas 15:17-19;25-30: “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. 25 Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.”

Esse é um texto bastante conhecido nosso que é a parábola do filho pródigo….. A Bíblia diz que um pai tinha dois filhos…. E um desses filhos (O filho mais novo), um belo dia, resolveu pedir a herança adiantada e saiu de casa…. Ele foi morar na cidade e gastou todo o dinheiro da herança com festas, bebedeiras, prostitutas, amigos…. Até que não sobrou mais nada e ele começou a passar fome….. Só que no versículo 17 a Bíblia diz que ele resolveu voltar para casa…. e na cabeça dele era o seguinte: “O meu pai é um bom patrão!!! Ele trata bem os seus funcionários!!! Não falta nada para eles!!!! Eu vou pedir trabalho para o meu pai!!!”….. O filho pródigo estava confiando em que quando decidiu voltar para casa???Na bondade do pai…. Ele sabia que tinha pisado na bola e ele sabia também que o pai dele era bom com os funcionários.

E isso é poderoso, porque sempre que nós confiamos na bondade de Deus, nós somos surpreendidos!!!! ….O filho pródigo chegou querendo apenas um emprego para não passar fome, mas o pai foi lá e surpreendeu…. A Bíblia diz que ele correu em direção filho, abraçou, beijou, deu roupas novas para ele…. deu sandálias novas…. colocou um anel no dedo e fez uma grande festa!!!! ……E quando o filho mais velho viu o que estava acontecendo, ele ficou indignado: “Mas, como assim???!!!! Esse camarada pega a herança adiantada, traz vergonha para a família…. gasta o dinheiro todo com farra e quando volta o senhor faz uma festa para ele???? …..Eu estou aqui a tantos anos, servindo, fazendo tudo certo e eu nunca tive um cabrito sequer!!!!” …….. E no verso 31 o pai respondeu para ele: “…..Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.”…. Em outras palavras, ele estava dizendo “Meu filho, você ainda não entendeu que tudo isso daqui é seu também????!!! Está a sua disposição!!! Se você quisesse fazer um churrasco com os amigos era só ter pegado o cabrito!!!”

Os dois eram filhos do mesmo pai….. O FILHO PRÓDIGO NÃO DEIXOU DE SER FILHO SÓ PORQUE PISOU NA BOLA….. a) ….Só que um confiou na bondade do pai e recebeu muito mais do que poderia imaginar…. b) E outro que confiava na bondade dele, que confiava na justiça própria… mesmo sendo dono de tudo, nunca desfrutou de nada!!! ……Talvez, você não tem visto tanto o favor de Deus na sua vida por causa disso…… porque você tem sido como esse irmão do filho pródigo!!! ….Você tem perdido tempo tentando merecer, ao invés de simplesmente confiar na bondade do pai e pedir!!!

E hoje eu estou aqui para te dizer isso: 1) ….não confie na sua justiça própria, confie na bondade do seu Pai!!!! 2) …..Não confie no seu próprio merecimento, confie na graça de Deus…. 3) Não confie na sua justiça própria, confie na justiça que vem de Cristo…. 4) Não confie no seu amor por Deus, confie no amor de Deus por você…. 5) Não confie naquilo que você faz para Deus, confie naquilo que Cristo fez na Cruz por você….. E, sabe qual vai ser o resultado isso??? ….Você vai descer a ladeira de bicicleta!!! ….Você vai ver o favor de Deus na sua vida!!!!