Há Poder na Ressurreição

Em 1Corintios 15:1-4 está escrito o seguinte: “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”.

Uma coisa que nós temos que entender é que a nossa fé vai determinar tudo na nossa vida. ……Ela vai determinar o que nós vamos receber do Senhor (Porque a Bíblia diz que justo vive pela fé)….. e ela vai determinar também a nossa maneira de agir. a) Por que nós oramos? Porque nós cremos no poder da oração (….Porque nós cremos que o Senhor ouve e responde a nossa oração); b) ……Por que eu oferto e devolvo o dízimo? ……Porque eu creio que essa é uma direção de Deus e porque eu creio na colheita que eu vou receber depois; c) ……Por que eu oro para que os enfermos sejam curados? Porque eu creio que o Senhor pode e quer curar. ……A nossa fé (A nossa crença) vai determinar a nossa maneira de agir. ……Só que não adianta nada simplesmente ter fé….. a nossa fé tem que estar baseada em algo sólido. …..Tem que ter um fundamento para a nossa fé. E ESSE FUNDAMENTO É CRISTO JESUS.

Nos versículos 3 e 4 de 1Corintios 15 diz o seguinte: “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” ….No versículo 1 Paulo começa falando sobre o Evangelho que ele tinha pregado, que era o Evangelho da graça de Deus….. E, depois ele fala o conteúdo da mensagem verdadeira desse Evangelho: ….que Jesus morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e RESSUSCITOU ao terceiro dia….. ESSA É A BASE DA NOSSA FÉ… Toda a nossa vida cristã depende dessa verdade. CRISTO MORREU MAS ELE RESSUSCITOU. ….Nós não servimos a um Deus que está morto, pregado numa cruz….. Nós servimos a um Deus que está vivo…….Sem a ressurreição de Cristo não tem Cristianismo. ……Sem ressurreição não tem salvação… não tem perdão de pecados… não tem vitória sobre o inimigo…… não tem esperança da vida eterna…. não tem nada.

No versículo 17, Paulo continua dizendo: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”. ……Presta atenção no que Paulo disse aqui: primeiro, ele disse que se Cristo não ressuscitou a nossa fé não vale de nada (É PERDA DE TEMPO)…… Só que depois ele diz que se Cristo não ressuscitou nós permanecemos ainda nos nossos pecados…..e se nós permanecemos ainda no pecado, não tem esperança para a vida eterna…. Você consegue perceber a seriedade disso daqui?

Em Romanos 6:4-7 diz: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.” ……Eu não sei se você já parou para pensar nisso, mas o pecado foi algo que trouxe muitas consequências na vida do homem. 1) …….Por causa do pecado, a terra foi amaldiçoada. 2) ……Por causa do pecado a morte entrou no mundo. 3) ……Por causa do pecado homem foi afastado de Deus. 4) …O homem se tornou escravo do pecado. 5) ……E uma das consequências mais sérias de todas foi que a natureza humana se corrompeu.

Por que você acha que tem tanta gente perversa nesse mundo? ……Por que você acha que tem tanta gente fazendo coisa errada no mundo e eles não estão nem aí? ….Porque a natureza do homem se tornou má. ….As pessoas não se tornam más porque elas fazem coisas más…. Mas elas fazem coisas más, porque a natureza delas é má…. A pessoa não é pecadora porque ela cometeu pecados…. Mas ela comete pecados, porque a natureza dela é pecadora….

Não são os seus atos pecaminosos que condenam você ao inferno…. É a sua natureza pecaminosa….. que todo mundo nasce com ela, porque nós herdamos de Adão….É ALGO COMPLETAMENTE DIFERENTE…. Vamos supor que você ainda nasceu de novo e você conseguisse viver a vida inteira sem cometer um único pecado sequer…. ainda você estaria condenado, porque a natureza do pecado estava dentro de você!!!!!  Romanos 5:12 diz: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”…… 

Então é essa natureza do homem que tinha que ser mudada. …..A velha natureza pecaminosa que você recebeu de Adão tinha que ser removida. …..E FOI EXATAMENTE ISSO O QUE JESUS FEZ. ……A Bíblia diz que quando Jesus morreu, nós morremos junto com Ele. ….E quando Jesus ressuscitou, nós ressuscitamos junto com Ele para uma nova vida, com uma nova natureza. Uma natureza que não é dominada pelo pecado. …..Foi isso o que Paulo disse no versículo 4: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”. …..E é por isso que nós podemos dizer não para o pecado. ….Porque você já foi liberto dele.

O versículo 19 de 1Coríntios 15 continua dizendo: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”Quantas pessoas estão por aí se preocupando mais com as coisas desse mundo do que com as coisas que são eternas???  …..Quantas pessoas estão por aí correndo atrás só de acumular tesouros na terra ou invés de acumular tesouros no céu???.. …Nós precisamos ter muito cuidado com isso, porque a própria Bíblia diz que essas pessoas são as mais infelizes de todas. Elas fazem de tudo para ganhar dinheiro e comer nos melhores restaurantes, viajar pelos melhores lugares, morar na melhor casa. ……Inclusive Paulo até disse no final do versículo 32: “Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos”. …..Em outras palavras, se depois da morte não tem mais nada, acabou tudo, então vamos curtir essa vida aqui e aproveitar o máximo. …...Mas sabe o que está escrito no versículo 19? “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida [Se limita só aquilo que Ele pode te dar aqui nessa vida], somos os mais infelizes de todos os homens.”.

Sabe por que Jesus ressuscitou? ……Para mostrar para você que a morte não é o fim…… Para mostrar para você que depois da morte existe vida…… existe um propósito que vai além disso tudo que nós estamos vivendo aqui..

E por fim, a ressurreição de Jesus nos deu a vitória sobre a morte. ….1Corintios 15:55-57 diz: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”. …..Sinceramente tem alguma coisa mais difícil de vencer do que a morte? a) ……O que é uma crise financeira diante da morte? ….Nada. b) …..O que é um coronavírus diante da morte? ….Nada. c) …O que é uma conta de gás vencida para pagar diante da morte? ….Nada………Tudo o que o mundo faz, toda tecnologia, todos os estudos é para tentar atrasar a morte. E mesmo assim eles não conseguem.

Todavia, a Bíblia diz que Jesus ressuscitou e venceu a morte…… E A VITÓRIA DE JESUS TAMBÉM É A NOSSA VITÓRIA!!! ….E é por isso que nós não precisamos ter medo da morte…. Certa vez, Paulo disse: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”…. Ou seja, se eu ficar vivo é bom porque eu vou poder servir mais a Deus…. E se eu morrer vai ser bom também porque eu vou morar com o meu Jesus!!!! ….Mas, sabe por que Paulo disse isso???Porque ele sabia que Jesus tinha ressuscitado e vencido a morte!!!!

Nós precisamos muito ter revelação da verdadeira mensagem da Páscoa: …..Jesus morreu, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou. …..NÃO TEM NADA A VER COM CHOCOLATE, NÃO TEM NADA A VER COM COELHOS. ……Tem a ver com Jesus e com ressurreição…. NÓS NÃO SERVIMOS UM DEUS QUE MORREU E ESTÁ PREGADO NUMA CRUZ COMO MUITOS GOSTAM DE COLOCAR POR AÍ.Nós servimos a um Deus que está vivoE porque Ele ressuscitou e está vivo nós podemos crer no amanhã….. porque Ele vive temor não há; …porque Ele vive nós podemos ter esperança para a vida eterna; …porque Ele está vivo hoje nós temos o perdão dos nossos pecados…. nós temos salvação, nós temos paz com Deus, nós temos vitória sobre a morte, nós temos vitória sobre os nossos inimigos…… E é essa verdade que tem direcionar a sua vida….. A verdade da ressurreição!!! …..Esse tem que ser o fundamento da sua fé: Jesus morreu e ressuscitou!!!