Precisamos Pedir Perdão dos Nossos Pecados?

Se você tiver o mínimo humildade, você vai reconhecer que todos os dias você comete pecados.O único que conseguiu viver completamente sem pecado nessa terra foi o Senhor Jesus…. A Bíblia diz em Romanos 6:17-18: “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.”.Paulo está dizendo que antes de conhecer a Cristo nós éramos escravos do pecado (Ou seja, nós não conseguíamos viver sem pecar e o pecado era algo normal para nós)… Só que depois de conhecer a Cristo, nós nascemos de novo…. nós fomos libertos do pecado e nós tornamos servos da justiça….. 

1) ….ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO VAI PECAR MAIS…. SIGNIFICA QUE O PECADO JÁ NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE VOCÊ…. 2) ….VOCÊ É ALGUÉM QUE PODE DIZER NÃO SEMPRE QUE O PECADO BATER NA SUA PORTA…. 3) ….O PECADO JÁ NÃO VAI SER MAIS UMA PRÁTICA DELIBERADA, PLANEJADA NA SUA VIDA…. 4) ….PORQUE O SEU CORAÇÃO AGORA DESEJA FAZER A VONTADE DE DEUS…… Só que mesmo assim, volta e meia nós vamos errar….… Vai ter hora que você vai falar o que não deve…. Vai fazer o que não deve…. Vai ter hora que você vai ficar nervoso com a sua esposa ou com o seu marido…. com os seus filhos no domingo dentro do carro na hora de vir para o culto….. Não tem jeito…. O pecado não vai ser algo planejado…. Mas, vai ser um acidente!!! …..E, o que nós temos que fazer quando isso acontecer??? …Qual deve ser a nossa postura???? 

Têm pessoas por aí que acreditam em algo chamado transubstanciação…. O que é a transubstanciação?? …..Eles acreditam que toda semana, quando eles participam da Eucaristia o vinho e o pão se transformam literalmente no sangue e no corpo de Jesus….. É como se Jesus estivesse morrendo de novo e derramando o Seu sangue de novo…. Então, você tem que confessar para o padre os seus pecados….. O padre pode dar ou não uma penitência para você cumprir… depois você participa da eucaristia (Come a hóstia) para FINALMENTE ser perdoado…. ESSA É A MANEIRA DELES PENSAREMPara eles o sacrifício de Jesus é algo que acontece constantemente e que precisa ser repetido todas as vezes que você necessita do perdão…. Só que esse ensino vai contra a Palavra de Deus, porque o sacrifício de Jesus foi único….. …..O sacrifício de Cristo foi tão perfeito e tão completo, que foi único…. 

Se você for olhar no Velho Testamento, você vai ver que os sacerdotes viviam fazendo sempre os mesmos sacrifícios…. eles não tinham descanso Porque não era um sacrifício que resolvia o problema de verdade…. E uma vez por ano tinha o Dia da Expiação (…Até hoje os judeus têm esse dia…. no começo de Outubro)…. Era o dia que o sumo sacerdote fazia o sacrifício, entrava no Santo dos Santos, derramava o sangue sobre o propiciatório (Que era a tampa da Arca da Aliança)…. e durante 1 ano eles estavam garantidos… NÃO PRECISAVAM SE PREOCUPAR COM OS PECADOS DURANTE 365 DIAS….. Só que esse sacrifício não resolvia o problema de verdade…. Porque ele não APAGAVA os pecados do povo…. Ele apenas COBRIA os pecados durante 1 ano para que Deus não visse….

Inclusive, esse era o grande problema do povo quando eles se desviavam dos caminhos de Deus…. Sabia disso???? Porque quando eles desviavam, eles deixavam de oferecer os sacrifícios…. a) Se não tinha sacrifícios, o sangue não era derramado… b) Se o sangue não era derramado, os pecados não estavam cobertos…. c) E, se os pecados não estavam cobertos, Deus via os pecados e Ele tinha que punirPorque Ele é um Deus justo!!!

Todavia, lá em Hebreus 10:10-14 diz: “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”….. 

Por que no Velho Testamento os sacerdotes tinham que fazer os mesmos sacrifícios todos os anos???Porque esses sacrifícios não tinham o poder de remover os pecados do povo…. apenas cobria os pecadosEra apenas uma solução temporária de 1 ano…. TINHA PRAZO DE VALIDADE…. E, por que que depois que Jesus ofereceu o sacrifício, Ele pôde assentar a destra de Deus e Ele não precisou fazer mais nenhum sacrifício??? ….Porque o sacrifício de Jesus foi perfeito…. O sacrifício de Jesus não apenas COBRIU os nossos pecados…. A Bíblia diz que REMOVEU todos os nossos pecados…. Quando João Batista viu Jesus vindo em direção ao Rio Jordão, ele disse em João 1:29: “…..Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”…. João não disse “que cobre o pecado do mundo!”…. Ele disse “Que tira o pecado do mundo!”….. Você está conseguindo perceber a diferença???No Velho Testamento, os sacrifícios cobriam os pecados, por isso, eles tinham que fazer sempre os mesmos sacrifícios…. Mas, no Novo Testamento, o sacrifício de Jesus foi tão perfeito, tão poderoso que removeu de uma vez por todos os nossos pecados!!!! …É por isso que nós dizemos PERDÃO TOTAL… porque todos os seus pecados… passado, presente e futuros já foram resolvidos na Cruz do Calvário….

Um outro pensamento que normalmente as pessoas têm, é que quando você peca você tem se arrepender…. e chorar muito e pedir perdão para só assim Deus perdoar…. 1) Honestamente, eu acredito que todo homem de Deus, toda mulher de Deus tem que ter lágrimas nos olhos…. Eu não estou dizendo que você tem que ficar chorando o tempo inteiro na frente das pessoas…. NÃO É ISSO!!!Mas, eu digo chorar, no sentido de você ser sensível a presença do Senhor…. No sentido de você ter um coração quebrantado diante de Deus….. 2) E, o arrependimento também é algo que está na Bíblia….. O que significa arrependimento??? ….Essa palavra arrependimento vem do grego metanoia que quer dizer “mudança de mente”…. O arrependimento nada mais é do que você mudar de direçãoVocê antes estava indo numa direção, então, você se arrepende (Você muda de ideia)… e começa a ir numa outra direção completamente diferente…. 

Por que é importante o arrependimento??? ….Porque ele fala de humildade…. fala de você reconhecer que estava indo na direção errada…. e você decidiu agora ir na direção certa!!! ….Então, chorar diante de Deus é errado???Não éSe arrepender de algo que você fez e decidir mudar de vida é errado???Não é, você tem que fazer isso mesmo…. SÃO DUAS COISAS MUITO IMPORTANTES….. Porém, você precisa entender que o perdão de Deus não depende do tanto que você chora…. 

Em Hebreus 9:22 diz o seguinte: “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.”.Essa palavra “remissão” significa “perdão”…. E, o que a Bíblia diz que precisa acontecer para que haja o perdão? ….Ela diz que você tem chorar e implorar a Deus pelo perdão??? ….Não ….A Bíblia diz que o perdão é o resultado do derramamento de sangue…. O perdão não depende do tanto que você chora, não depende do tanto de remorso que você tem, o perdão depende do derramamento de sangue…. ESSA É A MOEDA DO PERDÃO DE DEUS…. O derramamento de sangue…. E foi exatamente isso o que o Senhor Jesus fez na Cruz do Calvário…. Ele derramou o Seu precioso sangue para que você tivesse o perdão total de Deus…. 

Tem gente que pensa que nós só temos o perdão dos pecados que nós confessamos e nos arrependemos (E, essa é mais uma herança que nós recebemos de outras religiões)…. Imagina aqui comigo, o tanto de pecados que você cometeu durante toda a sua vida e que você não lembra (….Com certeza são milhões e milhões)…. Tem pecados que você cometeu e que você nem percebeu que estava pecando….???!!! Deixou de ser pecado só por que você não lembra???Nãocontinua sendo pecado do mesmo jeito…. E, se nós formos seguir essa lógica….. que Deus só perdoa os pecados que você confessa, isso significa que tem um monte de pecados não perdoados na sua vida, porque você esqueceu de confessar….Concorda comigo??? ….

AGORA, VAMOS AVANÇAR SÓ MAIS UM POUQUINHO….. Se tem pecados não perdoados na sua vida, você não pode ser abençoado…. Deus não pode ouvir a sua oração, porque Deus só ouve a oração do justo, do inocente…. Tem gente que pensa que vai chegar no céu com duas sacolas, uma sacola de pecados e uma sacola de boas obras…. E que para entrar no céu a sacola de boas obras tem que ter mais coisas do que a sacola de pecados….. E ISSO ESTÁ ERRADO…. Porque para entrar no céu a sua sacola de pecados tem que estar vazia…. Por isso, Jesus teve que vir e resolver com todos os seus pecados de uma vez só na cruz….. Ele pagou TODA a dívida (….Ele te perdoou completamente….)!!! …Até mesmo os pecados que você ainda nem cometeu, já estavam incluídos em Cristo Jesus na cruz do Calvário….

Se o perdão depende do derramamento de sangue…. e o sacrifício de Jesus foi perfeito, removeu todos os meus pecados…….. Se eu já recebi o perdão de Deus para todos os meus pecados…. o que eu preciso fazer quando eu pecar????EU VOU TE DIZER: ……Reconheça sim o seu pecado… reconheça sim o seu erro diante de Deus…. Se arrependa sim…. decida sim mudar de vida… peça ajuda sim a Deus para você mudar o seu comportamento e viver uma vida de santidade…. FAÇA TUDO ISSO, MAS NÃO PRECISA PEDIR AQUILO QUE VOCÊ JÁ TEM…. Todas as vezes que você pecar, agradeça ao Senhor pela graça e pelo amor dEle na sua vida….. e declare que o perdão de Deus já está sobre você!!!!

Não permita que o diabo traga acusação e condenação, porque você já foi completamente perdoado pelo Senhor!!! …..Quando você faz alguma coisa errada com uma pessoa qualquer, você precisa ir até essa pessoa, pedir perdão e buscar a paz com essa pessoa…. Só que com Deus você já está em paz!!! ….Não tem nada que você possa fazer para ficar mais em paz com Deus do que você já está hoje!!! …Porque essa paz com Deus não depende de você, depende exclusivamente de Cristo…. Romanos 5:1 fala: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”

Em Efésios 4:28-32 diz assim: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”.Dá para perceber que tinham irmãos naquela igreja que estavam fazendo coisas erradas…. E, Paulo não ignora isso!!!! ….ELE ESCREVE ESSA CARTA PARA PODER TRATAR MESMO DO ASSUNTO…. Só que o mais interessante é a maneira como Paulo trata com a situação…. Porque Paulo não diz que eles tinham que pedir perdão para Deus….. 

….Paulo simplesmente disse: “Quem roubava, não roube mais!!! ….Quem vivia falando palavrão, besteira por aí, comece a falar coisas que servem para edificação…. Quem vivia com raiva e estressado com os outros, seja benigno…”…. …Em outras palavras, Paulo está falando sobre o que aqui??Arrependimento!!! …Lembra o que significa arrependimento??? ….Mudança de mentalidade…. E ele não disse: “Se arrependa para poder receber o perdão de Deus…”…. NO FINAL DO VERSO 32, ELE FINALIZA COM A CHAVE DE OURO: “como também Deus, em Cristo, vos PERDOOU.” ….Consegue perceber??? …Antes mesmo de qualquer mudança ou arrependimento, Paulo falou que aqueles irmãos já estavam perdoados….

O perdão de Deus é total na sua vida!!! ….Ninguém é 50% perdoadoOu você está em Adão e está completamente sem o perdão…. ou você está em Cristo e completamente perdoado!!!A moeda para o perdão é o sangue…. e Jesus derramou o sangue dEle para REMOVER os seus pecados….. A única coisa que você precisa fazer é declarar e desfrutar dessa verdade em nome de Jesus!!!