O que o Homem Mais Sábio do Mundo Disse

Todos os dias você se depara com centenas ou talvez milhares de pessoas andando em todas as direções… cada uma vivendo a vida da sua maneira…. e no final das contas todas essas pessoas estão correndo atrás da mesma coisa: …..alegria, prazer, satisfação, realização….. E elas buscam isso de todas as maneiras possíveis: …..através do dinheiro, relacionamentos, profissão, esportes, estudos, drogas, através da própria religião….. NÓS VIVEMOS, TALVEZ, NA GERAÇÃO MAIS PERDIDA E MAIS INSATISFEITA QUE JÁ PISOU NA FACE DA TERRA….. É muita informação… é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo…. Você fica feliz hoje porque comprou um iPhone 14…. e a sua felicidade dura 3 meses, porque 3 meses depois lança o iPhone 15 e você agora quer o iPhone 15….

1) Tem gente que fica pensando “No dia em que eu casar eu vou ser feliz!!!”….. 2) Daí essa pessoa casa e depois fica pensando “No dia em que eu tiver um filho, aí sim é que eu vou ser feliz de verdade!!!”…. 3) “No dia em que meu marido mudar o jeito dele, no dia que a minha esposa mudar o jeito dela, eu vou ser feliz!!!”…. 4) “No dia em que eu conseguir me formar na faculdade e entrar naquele trabalho eu vou ser feliz!!!“.… 5) “No dia em que eu tiver o meu green card ou for cidadão americano aí sim a minha alegria vai ser completa”….. 6) “No dia em que a minha empresa estiver faturando 1 milhão de dólares por mês eu vou ser feliz”.

Muitas pessoas colocam condições, metas e expectativas surreais para viver uma vida feliz…… E o grande problema é que essas condições nunca acabam….. Sempre vai faltar alguma coisa, porque ninguém pode ter tudo!!!! ….É como se fosse um buraco sem fundo: .…você se esforça e vai tentando preencher ele de tudo quanto é jeito… só que no final das contas o vazio ainda vai estar lá dentro!!! …..E sabe por que isso acontece??? …..a) ….Porque esse vazio é tão grande que só pode ser preenchido por alguém ainda maior….. e esse Alguém é Deus!!! ….b) …Somente Deus pode preencher completamente o vazio existencial que tem dentro de todo ser humano!!! …..c) ….Somente Deus pode nos dar a verdadeira alegria, a verdadeira satisfação e realização que nós tanto buscamos!!! ….1) Por isso, em nome de Jesus, para de procurar a alegria no lugar errado!!! ….2) ….Para de ADIAR a sua felicidade colocando condições, sendo que você pode desfrutar da verdadeira alegria HOJE!!!! ….3) ….Porque essa alegria não tem nada a ver com coisas, não tem a ver com circunstâncias, tem a ver com 1 pessoa, e essa pessoa é Cristo Jesus!!!!

Certa vez, um dos homens mais sábios do mundo (Um homem chamado Salomão) disse em Eclesiastes 2:11: “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.”…… Para você entender o contexto desse versículo, você primeiro precisa saber quem era Salomão….. a) …Em 1Reis 10:14-15 diz o seguinte: “O peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, além do que entrava dos vendedores, e do tráfico dos negociantes, e de todos os reis da Arábia, e dos governadores da terra.”

A Bíblia diz que todos anos traziam até Salomão 666 talentos de ouro…. Essa palavra “talento” aqui é uma unidade de medidaE na época de Salomão, 1 talento de ouro era o equivalente a mais ou menos 30 quilos de ouro…. Trazendo para a realidade de hoje seria algo em torno de $1 bilhão de dólares todos os anos. Fora o que Salomão recebia de impostos, de presentes de outros reis e do comércio que ele fazia..….Tem gente que trabalha que nem doido, que fica correndo atrás de dinheiro e quer ser rico de tudo quanto é jeito….. Acaba com a família, acaba com o casamento, acaba com a saúde, acaba com o ministério (com o chamado de Deus na sua vida)…… porque acha que quando tiver muito dinheiro vai ser feliz!!!! …..SÓ QUE ISSO É UM ENGANO…. Ninguém jamais foi tão rico quanto Salomão e o que foi que ele disse???? ….Que tudo isso é vaidade, é correr atrás do vento!!! …Porque riqueza nenhuma no mundo pode trazer a verdadeira alegria e satisfação que você tanto deseja!!!! Não condicione a sua felicidade a quantidade de dinheiro e de coisas que você tem!!! ….NÃO ESPERE TER MUITO DINHEIRO PARA SER FELIZ, DECIDA SER FELIZ HOJE!!!!

b) …Uma outra coisa interessante que a Bíblia fala a respeito de Salomão está em 1 Reis 10:1-3: “Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor , veio prová-lo com perguntas difíceis. Chegou a Jerusalém com mui grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; compareceu perante Salomão e lhe expôs tudo quanto trazia em sua mente. Salomão lhe deu resposta a todas as perguntas, e nada lhe houve profundo demais que não pudesse explicar.”…. Além de ser muito rico, o que a Bíblia diz que Salomão era???? ….Ele era uma pessoa extremamente sábia!!! ….E essa sabedoria fez com que Salomão ficasse muito conhecido, famoso!!! ….No versículo 1 diz que a rainha de Sabá ouviu a FAMA de Salomão e saiu de muito longe (…Cerca de 2700 quilômetros) só para se encontrar com ele…. 1) …Então, além de ser bilionário, Salomão era um cara famoso que saia na capa de tudo quanto é revista…. 2) …saía na capa da Forbes…. 3) ….Salomão era o cara que tinha milhões e milhões de seguidores nas redes sociais!!!!! …..4) Era o cara que aparecia dando entrevista em tudo quanto é Podcast…. 5) ….Era o cara que fazia palestras e mais palestras…. 6) ….Era o mentor coach dos maiores empresários do mundo….. 

E isso é interessante porque têm pessoas que condicionam a sua felicidade a fama…. E fazem de tudo para aparecer… Fazem de tudo para ganhar seguidores nas redes sociais…. Esses dias a minha filha mais nova colocou um vídeo no YouTube que eu fiquei horrorizado…. tinha um jovem lá comendo um monte de tipos de pimenta e ele não podia expressar nenhuma reação…. ESSE ERA O DESAFIO… E ele misturava aquele tanto de pimenta….… Por que uma pessoa se sujeita a fazer uma coisa dessas???Porque quer ser famosa quer ter muitas views… quer ter muitos likes… muitas subscriptions… porque elas acham que a fama vai trazer a felicidade para elas…. E, o que Salomão falou a respeito disso??? ….É tudo vaidade!!! …É correr atrás do vento!!! Nem o dinheiro e nem a fama podem preencher o vazio no seu coração e trazer a alegria que você tanto procura!!!

c) 1 Reis 11:1-3 também fala assim sobre Salomão: “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.”…. Quantas mulheres a Bíblia diz que Salomão teve????!!! Ele se casou com 700 mulheres (…e não era qualquer mulher não!!! ….eram todas princesas… eram filhas de reis de outras nações… eram mulheres de tudo quanto é jeito… tudo quanto é aparência…. tudo quanto é temperamento)… e além dessas 700 esposas, Salomão ainda teve 300 concubinas (ou seja, 300 amantes)….1000 mulheres no total….. E, no final das contas o que foi que Salomão disse??? ….É TUDO VAIDADE…. É CORRER ATRÁS DO VENTO….

Às vezes eu vejo pessoas se casando e eu pergunto “Viu, por que você quer se casar???”…. “Ah, pastor! É porque eu quero ser feliz!”….. É claro que casamento é muito bom…. e em nome de Jesus você é alguém que tem um casamento abençoado e vai melhorar a cada dia…. Mas, não queira colocar nas costas do seu marido e da sua esposa uma responsabilidade tão grande…. Tão grande que é só Deus que pode te dar…. É por isso que a gente vê esse tanto de divórcio por aí..…Porque casa e o vazio não é preenchido…. “Ahhhh!!!! O problema só pode estar no marido! Casei com a pessoa errada!!!”Então, arruma outro marido…. E o outro marido também não consegue preencher o vazio…E divorcia de novo..…E casa de novo…. E a situação não muda!!!! ….Por que???? ….Porque você está tentando preencher o vazio do jeito errado… o único relacionamento que pode te preencher completamente é o seu relacionamento com Deus!!!!

….Em Eclesiastes 2:10 diz assim: “Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei […Isso daqui é Salomão falando… tudo o que ele queria ele tinha… ele comia nos melhores restaurantes… ele tinha as melhores viagens de férias….], nem privei o coração de alegria alguma, pois eu me alegrava com todas as minhas fadigas, e isso era a recompensa de todas elas.” ….Você está conseguindo perceber???Salomão foi um homem que teve de tudo na vida…. tudo o que ele desejava ele tinha… Ele teve muito dinheiro… Ele teve muita fama…. Ele teve todas as mulheres que ele queria ter…. E, no final da vida dele… depois de avaliar tudo isso… o que ele falou??? ….É tudo vaidade!!! …É correr atrás do vento!!! …É algo sem propósito!!!Vazio, que não vai te levar a lugar nenhum!!!!

Eu não estou dizendo que você nunca pode ficar triste…. Volta e meia alguma coisa ruim acontece faz parte da vida… as vezes você recebe alguma notícia ruim…. as vezes a gente fica doente… as vezes nós estamos muito cansados…. E não se sinta acusado por causa disso…. A Bíblia diz que existe tempo para se alegrar e existe tempo para se entristecer também…. SÓ QUE TEM UMA COISA QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER: ….o SER é diferente do ESTAR…. 

Em inglês é a mesma palavra… é o verbo TO BE… Mas, na Bíblia são duas coisas completamente diferentesUma coisa é o SER e outra coisa é o ESTAR…. 1) …O SER fala de quem você é…. é a sua identidade… 2) …E, o ESTAR fala de um momento apenas que você está vivendo…. é algo passageiroVocê pode ESTAR triste hoje (Porque aconteceu algo ruim, inesperado)… só que mesmo assim você pode SER feliz!!!! …O grande problema não é o ESTAR triste… o grande problema é o SER triste…

E, sabe por que têm muitas pessoas que até nasceram de novo, mas SÃO tristes??? …Vivem abatidas….??? …Nunca sentiram aquele sentimento de propósito e de realização???? ….Porque ainda não foram libertas disso que eu estou falando aqui….. Porque ainda ficam colocando um monte de expectativas e de condições (…e que na maioria das vezes são surreais)… para serem felizes…. às vezes é o dinheiro, é um casamento diferente, é o documento nesse país….

Em nome de Jesus, o meu apelo para você hoje é: DECIDA SER LIBERTO… DECIDA HOJE SER FELIZ INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA… Porque a sua felicidade não depende de coisas ou de circunstâncias… ela depende de 1 pessoa que é Jesus!!! …E você já tem Jesus na sua vida!!!! …Você já tem tudo aquilo que você precisa pra ser feliz!!! …Ele pode te dar a satisfação que você tanto busca!!!