Por que Deus Permite Atrasos?

A nossa vida está nas mãos de Deus e tudo vai acontecer do jeito certo e na hora certa…… O grande problema é o teste do tempo…. É quando o tempo vai passando e parece que nada está acontecendo…. E, é nessa hora que o diabo vem colocando coisas na nossa cabeça: Ah, será que Deus quer me abençoar mesmo? Será que foi alguma coisa errada que eu fiz? Será que o problema é a minha fé? Será que o problema é que eu não estou sabendo como orar?”. …..Eu sei que esse tipo de coisa vem na nossa mente, mas permaneça firme, porque NO TEMPO CERTO Deus vai fazer na sua vida. ….Têm situações que nós passamos e não conseguimos entender, mas que são situações necessárias para o seu próprio crescimento. Na Bíblia nós temos alguns exemplos de pessoas que também tiveram que esperar.

O primeiro deles está em João 11:1: “Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas.”. ……Olha só que detalhe interessante….. Marta e Maria poderiam simplesmente ter falado “Senhor, vem nos ajudar porque Lázaro está doente…”….. Mas, elas fizeram questão de dizer “Senhor, está enfermo aquele a QUEM AMAS”. ….E sabe, por que elas fizeram isso??? ……Porque elas não tinham dúvida nenhuma do amor de Jesus por eles!!!! ……NO MEIO DA DIFICULDADE NUNCA SE ESQUEÇA DO AMOR DE DEUS POR VOCÊ!!!!! …..As circunstâncias não podem definir o amor de Deus na sua vida!!!!….

Continuando no verso 4: “Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro [Mais uma vez a Bíblia diz que Jesus amava Lázaro]. Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.”. …..O que foi que Jesus fez depois que ficou sabendo que Lázaro (A QUEM ELE AMAVA) estava doente? …..Ele saiu correndo, vamos lá, arruma as malas aí Pedro, …..Judas você é o cara do dinheiro, vai lá e compra as passagens no primeiro voo direto para Betânia? …Foi isso o que Jesus fez? ….Não foi. …..A Bíblia diz que Jesus ainda demorou 2 dias no lugar que Ele estava. ……E É AQUI QUE DÁ CURTO CIRCUITO NA NOSSA CABEÇA: ………Jesus demorou porque Ele amava Lázaro. ……Eu sei que quando a situação está complicada, um monte de coisa passa pela nossa cabeça… do porquê Deus está “demorando” para agir. …….Mas, sabe por que o Senhor está demorando? ….EU VOU TE DIZER: Porque Ele te ama. …..VOCÊ PODE NÃO ENTENDER AGORA, MAS VAI TER UM DIA EM QUE TODO O CENÁRIO VAI ESTAR COMPLETO E AÍ SIM VOCÊ VAI ENTENDER O PORQUÊ DE CADA SITUAÇÃO..… 

E no caso específico de Lázaro, por que Jesus demorou? …..O texto coloca pelo menos 2 motivos para isso: a) ….O primeiro é para que o nome do Senhor fosse glorificado (….Está escrito isso no verso 4 Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.”). ……Sinceramente o que é maior: a cura ou a ressurreição? ……Tudo é sobrenatural. …..Se Jesus tivesse curado Lázaro, já seria maravilhoso, glória a Deus por isso! …..Mas, a ressurreição tem uma glória ainda maior. ……Se fosse só mais uma cura, provavelmente nem estaria registrado nos Evangelhos, porque Jesus curou tantas pessoas. ……..Mas porque foi uma ressurreição, até hoje nós estamos dando glória a Deus por causa disso.

b) E um segundo motivo do porque Jesus demorou está no versículo 25: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;”. ……Você consegue imaginar a cena? ……Jesus chegando na cidade…… Marta desesperada correndo para se encontrar com Ele no meio do caminho “Ah, Jesus se o Senhor estivesse aqui meu irmão não teria morrido!”. …..E de repente Jesus vem e diz “Olha Marta se preocupa não porque seu irmão vai ressuscitar!”. ……Na hora, ela não entendeu o que Jesus quis dizer… Ela pensou que Jesus estava falando sobre o final dos tempos… Que Lázaro iria ressuscitar depois, quando Jesus voltasseDaí no versículo 25 Ele explica: “Não Marta, você não está entendendo! ….Eu não estou falando do último dia! ….Eu estou falando de hoje! Seu irmão vai ressuscitar hoje! E sabe por que? Porque Eu sou a ressurreição e a vida!”. 

Marta já tinha uma medida de revelação a respeito de Jesus…. Ela já sabia que Jesus tinha poder para curar Lázaro….Por isso, ela disse “Se o Senhor tivesse aqui, Lázaro não teria morrido”….. Só que agora Jesus queria que Marta tivesse revelação de uma coisa ainda mais poderosa:que Ele é a ressurreição e a vida….… E, como Jesus ia fazer isso, se Ele mesmo ainda nem tinha morrido e ressuscitado???? …..Ressuscitando um morto de 4 dias! ……Então, para que serviu a morte e ressurreição de Lázaro? ……a) …….Para glorificar o nome do Senhor…. b) E também para ensinar algo novo para eles! …..Para que a medida de fé e de revelação deles fosse aumentada.

Sabe por que às vezes Deus parece demorar a agir na sua vida? ….Sabe por que às vezes Deus permite que certas coisas aconteçam na nossa vida???? ……Não é porque Deus não te ama…. Lembra do que Marta disse “Lázaro a quem amas”….. 1) Mas, é para que o nome dEle seja glorificado…. 2) ….E para que você possa conhecê-lO ainda mais….. a) Você só pode conhecer um Deus que faz milagres no dia em que você precisa do milagre…. b) ….Você só pode conhecer um Deus que muda as circunstâncias quando alguém vem e diz que não tem mais jeito…. E MESMO ASSIM DEUS VEM E FAZ ACONTECER….. Eu não estou dizendo que Deus sempre vai gerar uma situação difícil para conhecê-Lo…. Não é isso!!! ….Mas, se por acaso a situação difícil chegar, lembre-se “É para a glória de Deus…. E para que a minha fé seja fortalecida”!!!

E um outro exemplo é o do próprio Senhor Jesus. JESUS TAMBÉM TEVE QUE ESPERAR PARA CUMPRIR O PROPÓSITO DELE…… Sabia disso????? ……Em Gálatas 4:3-5 diz o seguinte: “Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei; para que recebêssemos a adoção de filhos”. …..Olha só o que Paulo está dizendo aqui para nós: ….que Jesus veio na plenitude dos tempos. …..E o que isso significa? ……Que Ele veio no tempo certo; ….nem antes e nem depois. As coisas aconteceram no exato momento que tinha que acontecer. …….Só para você ter uma ideia, por várias vezes os religiosos pegaram em pedras para poder matar o Senhor….. e nessa hora Ele sempre dava um jeito de sair, de fugir daquele lugar….… 

E, por que Ele fazia isso? …..Será que Jesus estava com medo? …..Será que Ele não queria ser apedrejado? ….Não era…. É porque Jesus sabia que ainda não tinha chegado o tempo certo. ……E na verdade nem o tempo certo e nem a maneira certa. …….Porque milhares de anos já estava escrito que o Messias teria que morrer crucificado. …..Está escrito em Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;”. …..Então, perceba que não era só uma questão de morrer…….. tinha que morrer no madeiro, para poder levar todas as nossas maldições…… Só que os judeus não matavam por crucificação, eles matavam por apedrejamento. 

Lembra da mulher que foi pega em adultério? …..O que eles queriam fazer com ela? …..Apedrejar (…..Tanto é que Jesus disse “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”). …..Lembra de Estêvão? ….De que jeito ele foi morto? …..Por apedrejamento. …..Porque essa era a maneira dos judeus fazerem. …..Só que Jesus não podia ser apedrejado, Ele tinha que morrer crucificado. …..E AGORA, COMO VAI FAZER? ……O tempo vai passando e Deus permite que os romanos dominem aquela região. ……E advinha de que maneira os romanos matavam os inimigos? …..Pela crucificação. 

POR ISSO, PRESTA ATENÇÃO AQUI: …..tudo foi milimetricamente planejado e calculado pelo Senhor. ……Jesus nasceu no tempo certo, no lugar certo, para poder morrer do jeito certo e na hora certa. ……E assim é com a sua vida também……. Você entregou a sua vida nas mãos do Senhor….. ….TUDO O QUE ELE FAZ NA SUA VIDA, É NO LUGAR CERTO, DO JEITO CERTO E NA HORA CERTA…… Às vezes pode parecer que não, mas Deus está no controle (……Ele está coordenando tudo nos bastidores) e no tempo certo dEle as coisas vão acontecer! 

Eu não tenho a resposta para tudo. ……Eu não sei o porque algumas coisas parecem demorar a acontecer na nossa vida. ……Eu não sei o porque parece que alguns recebem mais rápido do que outros. ……MAS EU SEI DE UMA COISA: …..Deus não é injusto; ….Deus é gracioso; Ele te ama; …..a sua oração não é em vão; ….a sua fé não é vão; o seu clamor, o seu gemido, não é em vão, a sua perseverança não é em vão….… No tempo certo você vai ver o milagre em nome de Jesus. 

Hebreus 6:12: “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” …..Longanimidade é a mesma coisa que paciência. ….Então de que maneira nós herdamos as promessas do Senhor? ……Pela fé e paciência. ….POR ISSO, GUARDE ESSAS DUAS COISAS NO SEU CORAÇÃO, FÉ E PACIÊNCIA.