Os Dois Montes de Deus I – Hebreus 12:18-24

Se você for ler todo o capítulo 12 de Hebreus, você vai encontrar alguns princípios poderosos da Palavra do Senhor: …..POR EXEMPLO….. a) No versículo 1 diz que nós temos que correr com perseverança a carreira que nos foi proposta b) No versículo 2 de Hebreus 12 continua falando que nós devemos olhar firmemente para Cristo que é o autor e consumador da nossa fé …. c) ….E a partir do verso 18, a Bíblia começa a falar a respeito da diferença entre a Velha Aliança do Antigo Testamento e a Nova Aliança do Novo Testamento….E, ELA FAZ ISSO, DE UMA MANEIRA BEM INTERESSANTE: …que é através da comparação entre dois montes (o monte Sinai e o monte Sião). E, QUANDO A BÍBLIA FALA SOBRE O MONTE SINAI, OLHA SÓ O QUE ELA DIZ: …..que é um lugar de escuridão, de trevas, de tempestade…. Um lugar onde a voz de Deus coloca tanto medo que se parece com o barulho ensurdecedor de uma trombeta …..a ponto do povo suplicar para Deus não falar mais. …….O monte Sinai era um lugar tão terrível que até mesmo Moisés que tinha intimidade com Deus….. que tinha o costume de falar com Deus (Face a face como se fala com um amigo) tinha medo de subir lá. 

Agora, a partir do verso 22, a Bíblia fala sobre o monte Sião: 22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia 23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, 24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.. …….Você consegue perceber a diferença? …….O monte Sinai era um lugar de morte…. era um lugar que dava medo….. só que por outro lado, o monte Sião era um lugar de coisas superiores, de coisas muito melhores

E o que nós precisamos entender é que o monte Sinai aponta para a LEI (….Foi lá que o Senhor deu as leis para Moisés) ……e o monte Sião aponta para a GRAÇA DE DEUS. ….Então, comparar o monte Sinai com o monte Sião é comparar a LEI com a GRAÇA….. Deus não quer mais mover no monte Sinai, Deus quer mover no monte Sião….. Deus não quer mais que você viva no monte Sinai, Deus quer que você viva no monte Sião….. E, por que isso????

Primeiro, porque o monte Sinai é um lugar de medo e o monte Sião é um lugar de ousadia….. Olha só o que está escrito em Hebreus 12:21: “21 Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!”. ……Êxodo 19:18-19 também diz assim: 18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. 19 E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão.”. ……Você consegue imaginar essa cena? …..Deus aparecendo para você no meio da noite, no meio da escuridão……. fogo saindo de tudo quanto é lado e Deus falando através de trovões? ……Você está conseguindo visualizar a cena???? …….Sinceramente, diante de uma cena como essa, como é que você se sentiria? ……Com certeza você sentiria medo. ……Parece mais uma cena de filme de terror.

ESSE ERA O RETRATO DO MONTE SINAI. ……A BÍBLIA DIZ QUE ATÉ MOISÉS TINHA MEDO DO MONTE SINAI. ……E, aqui nós descobrimos que o monte Sinai, então, aponta para um tipo de relacionamento com Deus baseado no medo. É isso o que a lei faz na vida das pessoas: a lei produz medo no coração delas; ……as pessoas criam uma imagem errada a respeito de Deus e elas começam a se relacionar com base no medo. ……A todo momento as pessoas estão preocupadas “Será que eu estou fazendo tudo direitinho? ……Será que hoje Deus está feliz comigo ou será que hoje Ele está zangado?”. ……E, quando a pessoa sabe que fez alguma errada, aí sim é que o terrorismo começa: …..ela se ajoelha, ela ora, ela perde perdão um milhão de vezes pelo mesmo pecado…… e não é porque ela sabe que entristeceu o Senhor, mas é porque ela morre de medo de Deus castigar e a ira de Deus vir sobre ela.

No Velho Testamento havia todo um ritual para que o povo de Israel fosse perdoado….. O sumo sacerdote pegava dois animais….. Um deles era sacrificado e o sangue derramado a tampa da Arca da Aliança; ……E o segundo animal, o sacerdote colocava as mãos sobre a cabeça dele….. transferia os pecados do povo para o animal e ele então era solto para morrer no deserto (…….ESSE ERA O BODE EXPIATÓRIO OU BODE EMISSÁRIO). …….Uma vez por ano, o sumo sacerdote tinha que entrar no Santo dos Santos e fazer isso. ……..AGORA, O QUE MUITA GENTE NÃO SABE É QUE TODO ESSE PROCESSO ENVOLVIA MUITO MEDO. ………TODO O RITUAL TINHA QUE SER FEITO EXATAMENTE COMO ORDENADO SENÃO O SUMO SACERDOTE PODERIA MORRER LÁ DENTRO. …..De acordo com alguns estudiosos (….Isso não está escrito na Bíblia) …..o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos com uma corda amarrada na cintura….. porque se por acaso ele morresse lá dentro, o povo conseguia puxá-lo para fora….. Então, imagina a aflição do povo…. Imagina a aflição do sumo sacerdote, sabendo que a qualquer momento podia morrer… ….Essa é a lei…. Um relacionamento baseado no medo. …..Medo da morte. …..Medo de Deus. …..Medo das consequências. …..Esse é o monte Sinai. ….Esse é o monte da lei. ….O monte do medo.

Agora, vamos ver o que está escrito em Hebreus 10:19: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,”. …….na Antiga Aliança, somente o sumo sacerdote podia entrar na presença de Deus….. uma vez por ano, e mesmo assim ele entrava morrendo de medo. …….Mas, agora, na Nova Aliança, por causa do sangue de Jesus, TODOS NÓS podemos entrar com ousadia, com intrepidez…… sem medo nenhum, na presença do Senhor. ……..Hoje nós podemos vir para uma reunião como essa e adorar a Deus….. e desfrutar da presença manifesta dEle……. hoje nós podemos chegar em casa, entrar no nosso quarto e orar…… e entrar na presença do Pai sem medo nenhum, porque nós estamos debaixo de uma Nova e Eterna Aliança. 

ESSA É A GRANDE DIFERENÇA ENTRE O MONTE SINAI E O MONTE SIÃO: ……o monte Sinai é o monte do medo (É o lugar onde você sente medo de Deus)…. E o monte Sião é o lugar do amor (…..É o lugar onde você se sente amado por Deus)….. NÃO TEM COMO VOCÊ TER MEDO E AMAR AO MESMO TEMPO…. Ou você ama ou você tem medo…. E, Deus quer se relacionar com você com base no amor e não com base no medo.

E o segundo motivo é porque o monte Sinai era um lugar de separação enquanto o monte Sião era um lugar de aproximação…… Êxodo 19:12-13: “12 Marcarás em redor limites ao povo, dizendo: Guardai-vos de subir ao monte, nem toqueis o seu limite; todo aquele que tocar o monte será morto. 13 Mão nenhuma tocará neste, mas será apedrejado ou flechado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá…..”. A Bíblia está dizendo que Deus mandou Moisés estabelecer um limite ao redor do monte Sinai…. e quem passasse por esse limite (SEM PERMISSÃO) seria alvejado com pedras ou com flechadas. ……ISSO VALIA INCLUSIVE PARA OS ANIMAIS. …..Passou do limite tinha que morrer. ……E, É EXATAMENTE ISSO O QUE A LEI FAZ COM A VIDA DAS PESSOAS. ……Ela produz separação de Deus. ……Ela nos afasta do Senhor. Durante 1500 anos a lei causou separação entre Deus e o homem.

A lei veio para mostrar que Deus é Santo, o homem é pecador e que Deus não se relaciona com pecadores. …….A lei veio para mostrar que existe um abismo enorme entre Deus e o homem. ……..MAS VAMOS VER O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DE SIÃO“Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas;” Mateus 27:51 ….Na época da lei, dentro do templo havia um véu enorme que dividia o Lugar Santo do Santo dos Santos (……Que era o lugar onde estava a Arca da Aliança e era o lugar onde a presença de Deus estava). ….O véu servia basicamente para separar o povo da presença de Deus. ……O POVO TINHA QUE FICAR DO LADO DE FORA E A PRESENÇA DE DEUS DO LADO DE DENTRO. …….Mas, o que aconteceu quando Jesus foi crucificado???? ….A Bíblia diz que o véu se rasgou de alto a baixo…..

Acredita-se que o véu tinha cerca de 18 metros de altura e 12 centímetros de espessura….. Alguém aqui consegue rasgar duas listas telefônicas uma cima da outra com a mão??? ….Não consegue…. Isso significa que você não consegue remover pela sua força própria aquilo que te separa de Deus…. Você não pode rasgar o véu com as suas boas obras…. Você não pode rasgar o véu com o seu bom comportamento!!!! ….Não é a sua justiça própria ou a sua força que pode te aproximar de Deus!!!!….POR ISSO, JESUS TEVE QUE VIR E MORRER NA CRUZ…. Foi exatamente nessa hora que o véu rasgou!!!! …….a) E, por causa disso, não tem mais nada que te separa de Deus…. b) O sacrifício de Jesus abriu caminho até a presença do Senhor…..  c) ….O caminho está livre….. d) ….Jesus veio para ser a ponte que supera todo abismo…. e) ….No monte Sinai, na lei, você estava separado de Deus…. Mas, no monte Sião, na graça, o véu se rasgou e agora você está conectado com Deus!!!! 

Salmo 68:15-17 NTLH:Como é alta a serra de Basã, a serra de muitos picos! 16 Por que é que vocês, montanhas tão altas, olham com inveja para o monte que Deus escolheu para nele morar? O SENHOR Deus viverá ali para sempre. 17 Com os seus milhares e milhares de carros poderosos, Deus, o Senhor, veio do monte Sinai para o seu lugar santo.”. ……O salmista está dizendo que Deus escolheu um monte para Ele morar….. Deus saiu do monte Sinai para ir para esse novo lugar….. para esse novo monte, que é o monte Sião!!!! ….Deus saiu do lugar da lei (Do lugar do medo e da separação) e veio para o lugar da graça (Para o lugar do amor e da aproximação)….. É DESSA FORMA QUE ELE DESEJA SE RELACIONAR COM VOCÊ: …..com base no amor e na intimidade….. com base na graça e não com base na lei…… Jesus não pagou um preço tão alto naquela cruz, para que você tivesse medo de Deus……. mas para provar que você é amado por Deus e que Ele quer ter intimidade com você!!!!….. E, a grande questão é: onde você quer morar??? …No monte Sinai ou no monte Sião???