Você é Filho (Romanos 8:15-17)

Como é que você chama as pessoas da igreja? …..Como é que você se refere aos irmãos da Igreja? ……tem gente que chama de irmão…… tem gente que chama de homem de Deus, mulher de Deus, varão do Senhor, servo do Deus Altíssimo……. Azulejo do céu… Espada de matar demônio………

E A GRANDE QUESTÃO É: ……qual dessas expressões é a mais correta? …..O que de fato nós somos diante de Deus? ……Na verdade, tudo isso está certo (……Você é homem de Deus, mulher de Deus, você é santo, justo, abençoado… tudo isso é verdade). …….Se você for olhar no Novo Testamento o próprio Senhor Jesus disse que Ele veio para servir (…..Em Filipenses 2:7 diz que Jesus a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo); …….os apóstolos quando iam escrever as cartas também diziam que eles eram servos de Deus. ………Então não está errado dizer que você é servo do Senhor (….Até mesmo porque todos nós servimos a Deus. Amém?).

Mas eu quero te dizer que tem algo muito superior ao servo: que é o filho. …..“E por que isso faz tanta diferença? ……Por que é tão importante entender que eu sou filho de Deus e não apenas um servo?. …..a) Porque essa revelação muda completamente a nossa maneira de relacionar com o Senhor…. b) …..A revelação de que nós somos filhos amados de Deus muda a nossa maneira de servir o Senhor…. c) …..…Jesus morreu na cruz para que você fosse feito FILHO DE DEUS e não apenas um servo qualquer “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” João 1:12 ); d) ……..E, principalmente DEUS QUER TRATAR VOCÊ COMO FILHO E NÃO APENAS COMO SERVO.

Eu quero mostrar para você a diferença entre o servo e o filho….. Em Romanos 8 a partir do versículo 15 Paulo começa dizendo assim: Porque não recebestes o espírito de escravidão [Ou de servidão a palavra aqui é a mesma], para viverdes, outra vez, atemorizados,”. ……Olha só o que Paulo está dizendo aqui: que aqueles que recebem o espírito de escravidão vivem atemorizados.….Essa daqui é a primeira grande diferença entre o servo e o filho: …..o servo faz tudo o que faz porque ele tem medo do seu senhor….. mas, o filho faz porque ele sabe que tudo também é dele. 

Nós sabemos que é desafiador ser dono da própria empresa. E uma das maiores dificuldades com certeza é conseguir bons funcionários para trabalhar. …É difícil você achar gente que trabalha duro, que tem disposição de aprender, gente de confiança….. E POR QUE ISSO ACONTECE? ……Por conta de uma mentalidade o funcionário só vai fazer aquilo que é obrigado a fazer e ele normalmente faz porque ele tem medo (……Medo de tomar uma bronca do chefe na frente de todo mundo; …..medo de ser mandado embora; …..medo de não receber o salário; ……medo de não conseguir pagar as contas no final do mês; ……medo de ser queimado e não conseguir trabalhar mais em lugar nenhum). ……Essa é a mentalidade dos funcionários e dos servos. TUDO O QUE O SERVO FAZ ELE FAZ PORQUE TEM MEDO. …..Medo de ser castigado, medo de levar chicotadas, medo de ser preso e ficar sem comer…… Então, o servo faz tudo por conta do medo. …..E ele raramente vai fazer alguma coisa a mais. …..Ele só faz aquilo que é mandado!

Agora com o filho é diferente. ..Quando o filho está trabalhando, ele faz com prazer, com encargo….. ele faz além do que é esperado porque ele sabe que aquele negócio também é dele. ……O filho entende que se o pai é bem sucedido, ele é bem sucedido também. ….Se o pai ganha, ele ganha também. …….E essas são as duas mentalidades que nós podemos ter também dentro da Igreja. …..a) …..De um lado tem os servos, que só fazem porque alguém disse que tem que fazer….. porque tem medo de ser punido de alguma forma….. tem medo de ficar mal perante as outras pessoas….. tem medo de não ser abençoado por Deus se não fizer… tem medo de ser rejeitado e mandado embora. …….b) ….E do outro lado tem aqueles que tem a mentalidade de filho, que tem revelação de que tudo isso é dele também. …..Ele entende que essa obra aqui é do Pai dele. …..E se o reino de Deus avança ele avança junto também….. E MAIS ATÉ DO QUE ISSO: ….o servo faz por causa do medo….. mas, o filho faz por causa do amor que ele tem pelo pai dele!!!! 

Nós temos sido servos ou temos sido filhos? Por que você serve a Deus? …Por causa do medo ou por causa do amor?

Romanos 8:15 continua dizendo: “… mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”. …..Primeiro então, Paulo diz que nós não precisamos ter medo porque nós não recebemos espírito de escravidão…. E agora ele diz que nós recebemos o espírito de adoção e nós podemos chamar a Deus deAba, Pai”….. Essa expressão “Aba, Pai” no original quer dizer “Paizinho”…. Essa é a maneira como as crianças chamam os pais até hoje em Israel “Aba, Pai! Paizinho!”..……ENTÃO, PRESTA ATENÇÃO AQUI: …..Você não é apenas um servo qualquer, mas você foi feito filho de Deus!!!! 

E uma outra grande diferença entre o servo e o filho….. é que o servo pode deixar de ser servo a qualquer momento, mas o filho NUNCA pode deixar de ser filho! …..Uma vez que você se tornou filho de Deus, você NUNCA MAIS pode deixar de ser filho de Deus…..Porque a mudança que aconteceu em você, quando você nasceu de novo, foi tão profunda e poderosa que a Bíblia diz que o seu velho homem morreu e você se tornou uma NOVA CRIATURA….. 

João 8:35 diz o seguinte: O escravo não fica sempre na casa […..Ou seja, se ele não é um bom servo, o Senhor dele manda embora, vende para outro lugar, se desfaz dele… agora…]; o filho, sim, [permanece na casa] para sempre.”. …..E o que isso significa? ……Significa que mesmo que você erre….. mesmo que você ache que não está conseguindo corresponder do jeito que gostaria…… você jamais vai deixar de ser filho e você jamais vai ser expulso da casa! ……Você pode até ser disciplinado (Em Hebreus 12:6 diz que Deus disciplina os Seus filhos porque ama…. O objetivo da disciplina de Deus não é afastar você da presença dEle…. É que você cresça, amadureça, avance….)……Só que por mais que você seja disciplinado, você não deixa de ser filho!!!! ………E SABER DISSO TRAZ SEGURANÇA PARA VOCÊ! …..TRAZ PAZ NO SEU CORAÇÃO!

Quem tem a mentalidade de servo vive com medo…. Medo de ser expulso da casa…. Medo de Deus não querer mais…. Medo de ser castigado…. Medo da escravidão…. Medo da maldição… Medo da lei…. O servo vive sempre com medo…. Mas, o filho vive em paz, porque ele sabe que tem um Pai de amor e que ele nunca vai deixar de ser filho!!!!….

E por fim, no versículo 17 Paulo disse assim: Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo;”. …….Herança é aquilo que você recebe do seu pai, da sua mãe ou de algum parente próximo depois que eles morrem!!!!…O que é que você precisa fazer para receber uma herança???? ….Você precisa merecer a herança??? ….Não…. Você só tem que ser filho…. É A SUA IDENTIDADE QUE DEFINE A SUA HERANÇA……Se você é filho do Silvio Santos você vai ter direito a herança do Silvio Santos….. se você é filho do Gugu você tem direito a herança do Gugu….Se você é filho de Deus você tem direito a herança do Senhor………..E aqui está a terceira grande diferença entre o servo e o filho: …..o servo depende do merecimento e o filho depende apenas da sua identidade (Para receber alguma coisa, o servo precisa fazer por merecer… precisa trabalhar duro e o senhor ainda tem que ser bom para dar alguma coisa para esse servo; …….mas o filho tem direito a toda a herança simplesmente porque ele é filho).

E ESSA NA VERDADE É MAIS UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE A VELHA ALIANÇA E A NOVA ALIANÇA! ……Porque na Velha Aliança, lá em Deuteronômio 28:2 diz “Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”  O que a pessoa tinha que fazer aqui para ser abençoado lá na Velha Aliança? ……Tinha que ouvir a voz do Senhor, ou seja, tinha que obedecer a tudo o que Deus mandava! …….O povo só recebia o que merecia porque ninguém na Velha Aliança era filho! …..Em nenhum lugar no Velho Testamento você vai ver a Bíblia chamando o homem de filho de Deus! ……..Só que na Nova Aliança, a Bíblia diz que PELA FÉ nós fomos feitos filhos de Deus….. E agora nós RECEBEMOS TUDO POR DIREITO DE HERANÇA!

Honestamente, o que você prefere? ….Você prefere ser um servo fiel e receber um pouco mais do que os outros servos (…que não são tão fiéis assim); ……ou você prefere ser filho e receber tudo? …..Eu prefiro ser filho! …..E sabe por que? ……Porque só o filho tem direito a herança! ….Servo não tem direito a herança! …Você foi feito filho de Deus pela fé em Cristo Jesus!!! ….Então, pense como um filho, viva como um filho!!!