Deus Pode Fazer

Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, (2Co 9.8)

É verdade que nosso Deus é grandioso, poderoso, amoroso, misericordioso, gracioso, bondoso, maravilhoso…Mas a forma como Deus é revelado é pelo que ele fez e faz hoje. 

Ó SENHOR Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos? (Dt 3.24)

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. (Sl 19.1)

19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; (Rm 1.19-20)

Sabendo que Deus é revelado por aquilo que ele faz, a serpente tentou o homem a fazer o que Deus tinha dito para não fazer. A queda aconteceu porque o homem fez. E hoje vivemos a consequência dessa queda. Estamos sempre tentando fazer algo para ser alguma coisa, ou mesmo para tentar agradar a Deus. Infelizmente essa é a mentalidade mundana que foi implantada em nós.     

Não se iluda, a mentalidade do mundo é contra Deus. Até mesmo a religião é contrária a mentalidade de Deus. No mundo o homem perfeito é o que faz as coisas acontecerem, mas na vida cristã a maturidade está em deixar aquele que é Perfeito fazer por nós. Na religião somos ensinados a fazer algo para sermos aceitos por Deus enquanto que no verdadeiro cristianismo é aceitar o que Jesus fez naquela cruz por nós.

Você se lembra da história do jovem rico? Olha a primeira pergunta que ele faz para Jesus: E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? (Mt 19.16).  Jesus sabiamente fala de alguns mandamentos que ele deveria cumprir. Ele responde que guarda a todos. E faz a segunda pergunta:  Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? (Mt 19.20). Em outras palavras, ou que eu preciso fazer mais porque eu faço. 

Foi nesse momento em que Jesus toca num ponto em que ele não teve saída. Jesus diz para ele vender tudo que tinha, dar para os pobres para ter um tesouro no céu e depois seguir Jesus. Ele saiu triste porque ser muito rico. 

Todo homem precisa chegar num dia em que ele realmente reconhece o que Jesus em João 15.5 diz: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quantos ainda estão tentando viver a mentalidade do mundo dentro da igreja. 

Com todo amor e carinho eu digo que a igreja é o lugar daqueles que não conseguem, não são capazes, não merecessem, mas que um dia conheceu um Deus que simplesmente fez o que eles nunca poderiam fazer. 

Um dia Jesus disse aos discípulos que todos o abandonariam na noite que seria preso. Pedro se levanta e diz que Jesus nunca seria uma pedra de tropeço. Jesus diz então que Pedro o negaria três vez. E olha qual foi a resposta de Pedro: Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. (Mt 26.35). E todos sabem que por três vezes Pedro negou conhecer Jesus. 

Esse tropeço de Pedro fez com que ele ficasse muito triste. Mas depois da ressurreição vemos que Aquele que faz revela quem ele é. Jesus chama Pedro a parte e diz para ele apascentar as ovelhas. Talvez Pedro não queria fazer mais nada. Se sentia totalmente desqualificado. Mas Jesus o constrange com amor e Pedro se torna um poderoso homem nas mãos de Deus.

E veja o que Deus fez através de Pedro depois dele reconhecer que ele nada tem em si mesmo. Depois que ousadamente ele diz para um paralítico andar e o mesmo anda olha o que ele diz:

12 À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?… 16  Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós. (At 3.12 e 16)

O mesmo Deus que fez é o mesmo Deus que faz hoje. Podemos também viver a realidade dos milagres. Deus não mudou. Ele continua movendo através do seu corpo. Que sejamos aqueles que creem que Deus quer revelar Jesus por meio de milagres que acontecem no meio da igreja. Eu creio no Deus que faz impossíveis: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. (Lc 18.26). Em Efésios 3.20 ainda diz a nós: Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. 

Precisamos viver os milagres de Deus nas nossas vidas. Temos que ver também aqueles que estão ao nosso redor recebendo os seus milagres porque temos um Deus que fez e faz. Jesus pode curar, libertar, salvar, transformar. E no nome de Jesus milagres vão acontecer. 

Somos gratos porque um dia Jesus nos alcançou nos trazendo tão grande salvação. Mas Jesus é revelado hoje através de nós pelo que Ele fez e faz em nós e através de nós. Temos que crer mais de Jesus no nosso meio.

O ministério de Jesus foi a prova maior de um Deus que deseja fazer nessa terra. Esses milagres estão ali descritos para nunca perdermos a esperança num Deus que faz. Vamos ver o que esses milagres tem a nos ensinar:

1. Deus pode fazer mesmo que você já tenha tentado fazer de tudo mas não resolveu (mulher hemorrágica) 

Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder. (Lc 8.46)

2. Deus pode fazer mesmo que você tenha falta de fé (pai de um jovem endemoniado)

Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! (Mc 9.23-24)

3. Deus pode fazer mesmo que pareça improvável (a pescaria de Pedro)

Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. (Lc 5.5)

LANÇAREI

PALAVRA

Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. (Mt 14.28-29)

Concluindo, não duvide que Deus pode fazer mesmo quando parece não haver saída:

Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria. 2 Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás. (2Rs 7.1-2)

Essa é a história do pode de Israel que estavam cercados pelos Siros. Havia uma extrema fome na cidade de Samaria. O rei manda seu capitão falar com o profeta Elizeu para acusar que tudo isso estava acontecendo por causa de Deus. 

Ele então libera uma palavra que Deus faria algo sobrenatural. Mas o capitão duvidou que Deus faria. 

Entretanto Deus fez de forma sobrenatural fazendo o exército inimigo sair fugido com um som de exército vindo contra eles. E a batalha é vencida e eles tomam os despojos do que os sírios deixaram ao sair correndo.  

Talvez você esteja cercado de problemas, incertezas, cobranças, tentações, lutas emocionais, dívidas…Deus pode expulsar todo mal que te cerca hoje.

Creia que Deus faz e quer fazer muitos milagres na sua vida e através de você. E quando acontecer o nome do Senhor Jesus será glorificado. 

Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. (Tg 4.2-3)