A Chave de Davi – Pr. Marcos Nogueira

Você já chegou em casa e descobriu que não tinha a chave para entrar? E para piorar, não tinha ninguém em casa? Já aconteceu comigo. Estava cansado, com fome, querendo apenas chegar em casa, mas estava sem a chave. Não adianta você ter tudo na casa a sua disposição, mas você não ter a chave para abrir a porta e desfrutar. É uma sensação muito ruim. Assim também na vida cristã. Você pode ter tudo a sua disposição, mas ainda não ter a chave que abre a porta para usufruir do que já é seu. Por isso quero te apresentar a chave de Davi que abre e fecha portas. 

Em Apocalipse 3.7 diz sobre a chave de Davi: Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá. Nada na Bíblia está por acaso. Se Jesus tem a chave de Davi, então, em primeiro lugar, foi uma chave usada por Davi. Em segundo lugar, com certeza essa chave tem a ver com a vida de Davi.

E se está aqui sendo mencionada em uma das cartas as sete igrejas de Apocalipse, então, é porque Jesus tem usado essa chave ainda hoje na vida da igreja. Jesus é aquele que abre portas para nós, como também fecha portas que ele não tem para nós. Mas temos apenas que aprender a usar essa chave como também Davi usou. 

Eu quero, portanto, te mostrar na Bíblia o que de fato significa a chave de Davi. E como você deve usá-la assim como ele usou e abriu portas para ele. Davi foi ungido rei, venceu gigantes, levantou valentes, estabeleceu o tabernáculo de adoração a Deus, planejou edificar uma casa para Deus, trouxe a arca da aliança para Jerusalém, venceu batalhas. Tudo isso foram portas abertas dadas a Davi porque ele descobriu a chave para abri-las. E essa chave é um coração totalmente rendido a Deus. Não é por acaso que ele é chamado de um homem segundo o coração de Deus.  

Em Atos 13.22 diz: E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. Antes de Davi, houve o rei Saul, que não atentou em fazer a vontade de Deus. Em dois momentos vemos que Saul não fez o que Deus mandou fazer, e por isso perdeu o reino.

No primeiro momento foi quando desobedeceu a Deus oferecendo holocaustos a Deus. Ele deveria ter esperado a vinda do profeta Samuel para ser realizado a oferta. Mas levado pelas circunstâncias fez o que não era a vontade de Deus. Veja o resultado dessa desobediência:

Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. 14 Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (1Sm 13.13-14)

 Se Saul tivesse guardado o mandamento, o seu reino sobre Israel seria para sempre. Ou seja, aquele cego Bartimeu iria clamar: Jesus, filho de Saul, tem compaixão de mim. Até soa estranho a nós essa expressão porque sempre ouvimos: Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim, que é o que realmente está escrito na Palavra de Deus. Saul perdeu o reino porque não se preocupou em fazer a vontade de Deus. E foi por isso que Deus foi procurar alguém que lhe agradaria, ou seja, que faria a vontade de Deus. A desobediência fecha portas enquanto a obediência abre portas. 

Mas houve um segundo momento que também Saul não fez por completo o que Deus havia falado para fazer. O Senhor havia dito para ele ir contra os amalequitas e destruir totalmente o povo que tivesse ali, e nem mesmo os animais deveriam ser polpados, todos também deveriam ser mortos. 

Entretanto, Saul poupou o rei e o melhor das ovelhas, dos bois, dos cordeiros e dos animais gordos com o intuito de sacrificar a Deus. Ele pensou que assim estaria agradando a Deus. Mas olha que o profeta Samuel diz diante disso: 

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei… 28 Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu. (1Sm 15.22-23 e 28)

O que Deus esperava de Saul era apenas que ele obedecesse. Deus não estava esperando sacrifícios de animais naquele momento. Ele esperava que sua vontade fosse feita. Agora, muitos usam esse texto fora do contexto para dizer que Deus não quer sacrifício hoje. De fato, Jesus foi o sacrifício perfeito na cruz nos dando a redenção dos nossos pecados. Porém não quer dizer que não há sacrifícios que fazemos hoje em jejum, oração, até mesmo por obediência.

Em Romanos 12.1 diz: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. O nosso culto a Deus envolve sacrifício. Em Filipenses 4.18 diz que a oferta dada ao apóstolo Paulo foi um sacrifício agradável a Deus: Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Em Hebreus 13.15 diz: Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Vemos aqui o sacrifício de louvor, o preço pago por aqueles que confessam o nome de Jesus. Ainda diz no versículo 16 desse mesmo capítulo 13 de Hebreus se diz: Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. Deus se agrada quando praticamos o bem e ajudamos uns aos outros. Tudo isso é contado como sacrifício diante de Deus.   

Sabemos sim que o sacrifício é importante para Deus, mas a obediência é ainda mais. Obedecer é seguir o está escrito na Palavra de Deus, é também ser dirigido pela convicção interior dada pelo Espírito Santo. Sabemos que Deus fala conosco no nosso espírito, ele nos dá a paz interior para tomar decisões que não estão necessariamente escritas na palavra de Deus. Por exemplo, saber a vontade de Deus quanto a mudar ou não de emprego, de fazer uma ou outra universidade, mudar ou não de cidade e assim por diante. Precisamos estar dispostos a ouvir a voz de Deus no12 nosso coração e obedecer as suas direções.

Infelizmente Saul não obedeceu por completo e perdeu o reino. Deus deu a Davi, porque encontrou nele um coração disposto a obedecer seguindo a vontade do Senhor. Não pense que Deus não espera a sua obediência hoje. Jesus mesmo estando nessa terra disse: Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. (Jo 4.34).  Olha o grau de importância que Jesus dava a vontade de Deus. Ele compara a algo mais essencial para vida humana, que é o comer. A comida de Jesus era fazer a vontade de Deus e realizar a sua obra.

Se queremos portas abertas diante de nós, devemos entender a chave que abre portas está ligada com fazer a vontade de Deus. Busque como máxima prioridade da sua vida fazer a vontade de Deus. Porque a vontade de Deus abre portas maravilhosas diante de nós.