Os Quatro Lados do Altar

Salmo 26:6-8: “⁶ Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, Senhor, ao redor do teu altar, ⁷ para entoar, com voz alta, os louvores e proclamar as tuas maravilhas todas. ⁸ Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.” ….No verso 6, Davi começa dizendo “Lavo as mãos na inocência”……..Essa palavrinha “inocência” é interessante, porque no Novo Testamento existe uma outra palavra que tem exatamente o mesmo sentido, que é a palavra “justificado”.…… Em Romanos 5:1, Paulo disse que nós fomos justificados mediante a fé em Cristo Jesus….. É EXATAMENTE A MESMA COISA…. Quem foi justificado, foi inocentado de um crime….. Significa que o juiz analisou o caso (…Viu todas as provas que tinham contra você….) e mesmo assim declarou que você não tem culpa (…..Você é inocente de todas as acusações…..)…….Você precisa ter revelação disso, porque SER JUSTIFICADO É MUITO MAIS PODEROSO DO QUE SER PERDOADO…..

Vamos supor que você roubou $10000 de uma pessoa…. Você foi pego pela polícia e levado diante do juiz…. O juiz tem todas as provas do crime (….Tem vídeos de segurança, tem testemunhas que viram você roubando….)…. O juiz tem tudo para mandar prender você.…. Só que de repente a vítima que foi roubada muda de ideia e fala para o juiz “……Olha, seu juiz, não precisa mandar prender o Joazinho não…. Ele me roubou, mas sabe de uma coisa??? ….Eu perdoo ele….”.….. O que é o perdão nesse caso???? ….É você não ir para a cadeia…. Perdão significa ser livre da punição…. O que já é algo muito bom!!!! ….. Mas, qual é a grande questão??? ….O perdão não muda quem você é.…. Nesse caso, você é um ladrão que foi perdoado…. Um ladrão que não vai ser preso…. Só que não deixa de ser ladrão…. Agora, o que acontece quando um juiz declara que você foi justificado ou inocentado???? ….Ele está dizendo que você não cometeu crime nenhum…..

Deus não fez de você um ladrão perdoado, Deus fez de você um inocente, alguém que nunca roubou!!! ……“Mas, como assim??? ….Como isso é possível??? …Eu roubei mesmo…. Eu pequei mesmo…. Como que Deus pode olhar para mim e ver alguém inocente????”….. É porque na cruz do Calvário aconteceu algo muito mais poderoso do que você imagina…… a) ….Na cruz do Calvário Jesus morreu no seu lugar para te perdoar….. “Ele foi preso para que você não tivesse que ser preso”….. Ele te livrou da punição…. ISSO É PERDÃO.… b) ….Todavia, na cruz, Jesus também morreu para providenciar uma morte para você!!!! …..1) ….A Bíblia diz que quando Cristo morreu, nós morremos junto com Ele…. 2) …..E, quando Cristo ressuscitou, nós ressuscitamos junto com Ele…. 3) …..E, hoje nós somos uma nova criatura….. 4) …..Você agora é uma nova pessoa na presença de Deus…. 5) ….Você é um novo homem, uma nova mulher….. 6) …..E essa nova criatura é completamente justificada…. QUANDO DEUS OLHA PARA VOCÊ HOJE, ELE VÊ ALGUÉM COMPLETAMENTE INOCENTE, POR CAUSA DA OBRA DE CRISTO!!!!

Continuando no Salmo 26:6: “Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, Senhor, ao redor do teu altar”…..….A Bíblia diz que o tabernáculo deveria sempre ser levantado com a entrada virada para o nascer do sol.…. Qual é a posição que o sol nasce pela manhã??? ….Ele nasce no leste….. O tabernáculo deveria estar sempre virado para o leste, para o nascer do sol….Se a frente do tabernáculo está virada para o leste, significa que o lado oposto (….onde o tabernáculo está propriamente dito…..) é o oeste….. ….A minha frente é o norte …. ….E, atrás é o sul.…. Mas, o que eu quero te mostrar é o que havia ao redor do altar, porque a Bíblia diz que Davi andava ao redor do altar…..

PRIMEIRO, vamos falar o que tinha do lado NORTE….. Se você for estudar a Palavra de Deus, você vai descobrir que o norte era o lugar de onde vinha o mal….. O norte era o lugar onde Deus levantava o juízo quando o povo pecava….. (….Era dessa forma que funcionava na Velha Aliança: ….sempre que o povo pecava, Deus levantava juízo e os inimigos vinham do norte….).Por isso, lá em Jeremias 1:14 diz: “¹⁴ Disse-me o Senhor: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra.”…. Então, do norte vinha o mal, do norte vinha o juízo de Deus, do norte vinha a condenação de Deus…. Mas, o que tinha também no norte???? …..Quando o povo entrava no átrio para trazer o sacrifício (…eles entravam pelo leste….) ….e era no norte que eles colocavam o cordeiro para ser sacrificado….. Esse cordeiro que era morto estava representando quem???Cristo…. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!!! …..Do norte estava decretado o mal sobre você, mas foi lá no norte onde Deus colocou o Cordeiro na frente….. …..É por isso que hoje você não precisa viver mais debaixo de condenação e de juízo…… é por isso que o mal não pode mais alcançar você, porque o sangue do Cordeiro foi derramado no norte….. É o sangue do Cordeiro que guarda a sua vida…..

Depois, nós temos o lado LESTE…. ….Levítico 1:16 diz o seguinte: “¹⁶ tirará o papo com suas penas e o lançará junto ao altar, para o lado oriental, no lugar da cinza;”….. Lado oriental é a mesma que o lado leste…. Então, o que a Bíblia diz que tinha do lado leste??? ….Tinha o lugar da cinza…. Para você entender esse versículo, você precisa entender como era que funcionava os sacrifícios naquela época…. a)…. Primeiro, a pessoa apresentava o animal para ser avaliado pelo sacerdote…. Se o animal fosse perfeito e não tivesse defeito nenhum, ele era aceito…. b) ….Depois disso, a pessoa era orientada a colocar a mão sobre a cabeça do animal e confessar os seus pecados…. Quando ela fazia isso, os pecados daquela pessoa passavam para o cordeiro….. E a inocência do cordeiro passava para ela.c) ….Na sequência, o animal era imolado… d) ….O sacerdote pegava um pouco do sangue, aspergia sobre a pessoa, ela ia em paz para casa….. e) ….E, por fim, o animal era queimado até ficar apenas as cinzas…..

….E, por que o cordeiro tinha que ser queimado até sobrar as cinzas e essas cinzas eram colocadas bem na entrada para todo mundo ver??? ….Porque as cinzas nos falam de algo completo….. 1) …..Cinzas é o que sobra depois que o fogo já queimou tudo e não tem mais o que queimar…. 2) ….Aquelas cinzas serviam pra mostrar que a obra foi completa…. 3) …..Que o sacrifício foi feito até o fim…. Por isso, Jesus disse na cruz do Calvário “Está consumado!!!”…. Em outras palavras, Ele estava dizendo que tudo o que precisava ser feito foi feito….. Você não pode acrescentar absolutamente nada na obra de Cristo…. Porque a obra foi perfeita e completa…. A única coisa que nós precisamos fazer hoje é desfrutar, pela fé, da obra consumada!!!! .

….Vamos continuar dando a volta no altar…. ….Lado norte, depois o leste, agora vem o SUL…. O que tem do lado sul???? ….Vamos ler Ezequiel 47:1: “¹ Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar.”…. O que tem do lado sul do altar???? ….Águas que fluem…..…..Na Bíblia as águas sempre apontam para o Espírito Santo…. Para o fluir da unção de Deus na nossa vida…..

….Talvez você não saiba disso, mas normalmente a palavra “unção” no Velho Testamento é “mashach” …….Porém, em alguns lugares você também vai encontrar a palavra “deshen” para se referir a “unção”…. Só que “deshen” também significa “cinzas”….. Ou seja, a mesma palavra que é usada para definir “unção” é a mesma palavra usada para definir “cinza”….. ESSAS DUAS COISAS ESTÃO CONECTADAS…..

….E sabe o que isso significa???? …..a) …..Que a unção de Deus só pode fluir na sua vida quando você passa pelo norte (…..Quando você entende que Jesus é o Cordeiro que foi colocado entre você e o juízo de Deus…..) …..b) E quando você passa pelo leste, pelo lugar da cinza (….E entende que a obra de Cristo foi perfeita e completa na sua vida)……….Quando você entende isso, você é livre de toda condenação, acusação, você fica em paz e a unção pode fluir na sua vida…….

E, por fim, tem o lado OESTE….. O que está do lado oeste???  O tabernáculo, que é a Casa de Deus….. O Salmo 26 verso 6 diz que Davi deu a volta completa no altar…. E a volta só se completa quando você chega no lado oeste e entende o que é a Casa de Deus….. No Velho Testamento, a Casa de Deus era esse lugar (…..Era uma tenda, um tabernáculo feito por mãos humanas) …..Só que hoje a Bíblia diz que nós somos a Casa de Deus……. A Igreja é a Casa de Deus….. 

A Igreja é algo muito muito poderoso….. a) ….Jesus disse “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja”….. O que Jesus está fazendo hoje???? ….Edificando a Sua Igreja….. Eu sei que tem pessoas que querem mudar o Brasil, pessoas que querem resolver o problema da fome no mundo….. Ok… Tudo isso é bom…. Mas, o que Jesus está fazendo hoje???? …..Edificando a Sua Igreja….. b) ….Nessa mesma ocasião, Jesus também disse que a Igreja é tão poderosa que “As portas do inferno não irão prevalecer contra a Igreja”…… c) ….Jesus morreu para que a Igreja pudesse existir….. d) …….É a Igreja que Jesus vai vir buscar!!!!! ………Foi por isso que você passou por tudo isso: …..pelo lado norte, leste, sul…. Para que você pudesse fazer parte da Casa de Deus!!!! ….Para que você pudesse viver e desfrutar da vida da Igreja!!!!

1) ….A vida da igreja atrai a presença de Deus (….Quando você está junto com a sua célula, pode ser 2 ou 3, o Senhor está ali presente… A unção é maior quando você está junto….. O mel não pode ser produzido por uma abelha sozinha….. precisa de uma colmeia inteira….. A abelha sai e porque ela é pequenininha, ela traz um pouco de néctar…. Só que quando ela chega na colmeia algo poderoso acontece: …..ela junta aquele néctar com o néctar de outras abelhas. …..E isso produz o mel….. O MEL É RESULTADO DA VIDA CORPORATIVA…… Assim é a vida da igreja…. Sozinho você tem uma medida de unção, de revelação, de fé…. Mas quando você está junto com a Igreja, e se une com a fé do irmão, com o pouquinho da revelação do outro irmão, com unção do outro, isso se torna grande e poderoso!!!!!)….. 2) ….A vida da igreja também te protege (…..Quando tem irmão perto de você, você para de fazer bagunça….)….. 3) ….Há sabedoria na vida da igreja (….Quem anda sozinho faz besteira mais fácil…. Mas quem anda acompanhado sempre tem alguém para te falar “Para com isso, rapaz!!!…. Para de ficar arrumando confusão….. Isso daí vai dar ruim para o seu casamento!!!”)….. VOCÊ SÓ PODE DAR A VOLTA COMPLETA NO ALTAR, SE VOCÊ ESTIVER CONECTADO NA IGREJA…..

Salmo 26:6-8: “Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar [….Davi deu a volta completa…. E como consequência disso…. Como consequência de entender os quatro lados do altar…. Olha só o que aconteceu….], para entoar, com voz alta, os louvores e proclamar as tuas maravilhas todas. Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.”……. Quantos amam a Casa de Deus??? ….Quantos desejam ver a glória que assiste na Casa de Deus???? …..Quantos querem proclamar as maravilhas de Deus???? ….Então, dê a volta completa no altar…..