Honra e Generosidade

 Rute 1:1-6: “¹ Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. ² Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. ³ Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido. Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.” ……..Nessa passagem, a Bíblia diz que o povo de Israel estava passando por um período muito difícil de fome. ……E por conta disso um homem chamado Elimeleque decidiu pegar a sua esposa (…..Cujo nome era Noemi) e seus dois filhos e levá-los para uma terra estrangeira (….Que era a terra de Moabe….). ……Quando eles chegaram lá….. depois de um tempo….. a Palavra do Senhor diz que….. a) …..Elimeleque (….O marido….) morreu….. b) ….Os dois filhos cresceram….. c) …..Se casaram com mulheres daquela região….. d) ….Cerca de 10 anos mais tarde os filhos também morreram. ……E, NO VERSÍCULO 5 DIZ QUE NOEMI FICOU DESAMPARADA DO SEU MARIDO E DOS SEUS DOIS FILHOS.

….E, se você continuar lendo a história, você vai ver que Noemi decidiu voltar para a terra dela (…Que era Belém de Judá….)…..… E, ela chamou as suas noras para poder se despedir delas. ……..E é justamente aqui, que nós encontramos uma das cenas mais belas de amizade e de honra em toda a Palavra de Deus: ……depois de muito choro, uma das noras decidiu voltar para a terra dela, para a terra de Moabe; …….só que a outra (Que era Rute) decidiu permanecer com Noemi até o fim……. OLHA SÓ O QUE ESTÁ ESCRITO NOS VERSÍCULOS 16 E 17:Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”. …..Você consegue imaginar o que está acontecendo aqui? …….Noemi tinha explicado toda a situação para Rute. a) …..Noemi já não tinha mais nenhum filho para Rute se casar. b) ……Noemi já era velha demais e não tinha um marido para gerar outros filhos. c) ……E ainda por cima Rute estava indo para uma terra estrangeira  (…..para uma terra que ela não conhecia, com costumes diferentes….. com pensamentos diferentes…. cultura diferente…. até mesmo os deuses da terra de Moabe não era o mesmo Deus que o povo de Israel servia). ……Estava tudo cooperando contra Rute (……..O preço era alto demais…….) …..Só que mesmo assim ela fez questão de permanecer ao lado de Noemi até o fim. …….E, AS PALAVRAS QUE ELA FALOU FORAM PODEROSAS DEMAIS. …..ELA DISSE: …..1) ….para onde quer que você for (….Noemi….) eu irei; ….2) ……onde quer que você pousar pousarei eu; ………3) …..onde você for sepultada eu também serei; …….4) …..o teu povo agora é o meu povo; ……5) ….o teu Deus agora é o meu Deus. 

…..Sinceramente, o que Noemi poderia dar para Rute? ……Absolutamente nada. ……Então, por que mesmo assim Rute decidiu ficar com ela? ……..EU VOU TE DIZER: …….porque Rute queria honrar a vida de Noemi…… E, essa atitude de honra mudou completamente a história de Rute e da descendência dela…… A outra nora, chamada Orfa, voltou para a terra dela e não se ouve mais nada ao seu respeito (….Nós não sabemos se ela se casou novamente, se ela ficou viúva….); …..Porém, Rute, que permaneceu até o fim, que honrou até o fim….. ela se tornou participante da genealogia do próprio Cristo Jesus. ….Vamos ler Mateus 1:1-6: “¹ Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. ² Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; ³ Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias;”……

…..Conseguiu fazer as contas aí??? ….Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; e Jessé gerou ao rei Davi…. O que Rute era de Davi??? ….Bisavó…. ….Num dia, Rute era só mais uma viúva estrangeira sem expectativa nenhuma de se casar…. sem saber onde morar…. o que comer…. E, no outro dia, ela foi tão abençoada que ela se casou com um homem de Deus, prosperou e entrou para a genealogia de Jesus….. Tudo isso, porque ela decidiu caminhar por um caminho de honra…… E, é por isso que eu falo para você que: ….a honra atrai a bênção de Deus…. A honra multiplica o favor de Deus na sua vida…. A honra abre portas para você……

1) ….Decida honrar o Senhor com o seu coração, com as suas atitudes, com os seus bens, servindo com o seu melhor….. (….” Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; ¹ e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” Provérbios 3:9,10)….. 2) ….Decida honrar os seus pais da melhor maneira possível (….“¹ Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. ² Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), ³ para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” Efésios 6:1-3)….. 3) ….Decida honrar as autoridades, os líderes que Deus levantou na sua vida….. 4) ….Decida honrar a Igreja que você faz parte….. 5) ….Decida honrar o seu chefe, o seu patrão…… 6) ….Decida honrar os seus professores na escola……

Vamos avançar para o versículo 1 de Rute 2:Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz. Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha! Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.”. ……Depois que Noemi e Rute chegaram na terra de Judá, a Bíblia diz que Rute foi até o campo colher espigas. ……E AQUI NÓS ENCONTRAMOS ALGO BEM INTERESSANTE: ……naquela época, havia uma lei entre o povo de Deus… que dizia que os fazendeiros não deveriam colher os frutos que ficavam nos cantos do campo …..e nem mesmo pegar os frutos que por ventura caíssem no chão durante a colheita……. Porque esses frutos deveriam ser deixados para os pobres e para os estrangeiros…….. E ERA EXATAMENTE ISSO O QUE RUTE ESTAVA FAZENDO. ….Ela estava colhendo as espigas que sobravam nos campos, porque era pobre e estrangeira. 

……Depois nos versos 4 ao 7 continua dizendo assim:Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe! Depois, perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça? Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe. Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim, ela veio; desde pela manhã até agora está aqui, menos um pouco que esteve na choça.”. ……Aqui nessa passagem entra em cena um outro personagem muito importante chamado Boaz…….a) …..Boaz era parente de Elimeleque (…..O falecido marido de Noemi) ……b) ….E ele era o dono do campo que Rute estava colhendo as espigas….……E tem 2 atitudes de Boaz que chama a atenção:

……A) No versículo 4 diz assim: Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores [Ou seja aos seus trabalhadores]: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe!. …..Visualiza a cena aqui comigo:.1) ….Boaz era o dono da fazenda ….2) ….Ele estava chegando da cidade para ver como é que as coisas estavam indo….. 3) ….E, de que maneira que falou com os seus funcionários???? ….Ele chegou humilhando os funcionários???? ….Ele chegou chamando todo mundo de preguiçoso e dizendo que precisavam produzir mais???? …..Não…. A Bíblia diz que ele chegou abençoando os funcionários e declarando “Que o Senhor esteja com vocês”…. E, EU VOU TE DIZER UMA COISA: ….com certeza esse foi um dos grandes segredos do sucesso de Boaz…. A maneira como ele tratava os funcionários…. Porque olha só o que os funcionários responderam para ele no final do verso 4: “…O SENHOR te abençoe!”. …….Boaz abençoou os trabalhadores e os trabalhadores abençoaram Boaz de volta…..Esse é o princípio da semeadura e colheita funcionando…..

Você, que é patrão, quer que seus funcionários abençoem você e a sua empresa??? ….Seja um canal de bênção na vida deles…. Você, que é funcionário, quer que o seu patrão abençoe você???.Seja um canal de bênção da vida do seu patrão….

……B) ….E, a segunda atitude de Boaz que chama a atenção está a partir do versículo 5: Depois, perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça?   Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe. Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim, ela veio; desde pela manhã até agora está aqui, menos um pouco que esteve na choça. Então, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas. Estarás atenta ao campo que segarem e irás após elas. Não dei ordem aos servos, que te não toquem? Quando tiveres sede, vai às vasilhas e bebe do que os servos tiraram. ¹ Então, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira? ¹¹ Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias. ¹² O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio. ¹³ Disse ela: Tu me favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas. ¹ À hora de comer, Boaz lhe disse: Achega-te para aqui, e come do pão, e molha no vinho o teu bocado. Ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu grãos tostados de cereais; ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou. ¹ Levantando-se ela para rebuscar, Boaz deu ordem aos seus servos, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher e não a censureis. ¹ Tirai também dos molhos algumas espigas, e deixai-as, para que as apanhe, e não a repreendais. ¹ Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada.”

….A segunda característica que chama a atenção sobre Boaz era a generosidade que ele tinha. …….A Bíblia diz que quando ele chegou para ver o campo, ele percebeu que tinha uma moça diferente colhendo….. e ele perguntou quem era. ……Depois que ele ficou sabendo que era Rute (….nora de Noemi e que tinha ficado viúva), ele se compadeceu da situação e olha só o que ele fez: a) ……Primeiro, ele disse para Rute ficar colhendo apenas no seu campo, que não tinha necessidade de ir para outro lugar;  b) ………Depois, Ele deu ordens aos seus trabalhadores que não tocassem nela, que deixassem ela colher as espigas em paz; c) ……..Ele também disse para Rute que quando tivesse sede que ela podia beber água das vasilhas dos funcionários (….Ela não ia ter trabalho nem de pegar água no poço); d) ……No verso 12 Boaz liberou a bênção de Deus sobre a vida de Rute pelo fato dela ter honrado Noemi; e) …..No verso 14 Boaz chamou Rute para comer e a Bíblia diz que ela comeu tanto que até sobejou; f) ……E por fim, para fechar com chave de ouro, Boaz ainda deu ordens aos seus servos que deixassem cair de propósito espigas no chão só para Rute poder colher mais. …..Era muita graça….. era muita generosidade…… E, com certeza esse também foi um dos segredos do sucesso de Boaz…. A generosidade que ele tinha no coração…..

A Palavra do Senhor diz assim em Lucas 6:38: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”. ……. Em Provérbios 11:25 também diz que: A alma generosa prosperará,”  …..Essas são duas chaves que abrem portas na sua vida: …..a honra e a generosidade!!!! ………a) …..Rute semeou HONRA na vida de Noemi e colheu GENEROSIDADE através de Boaz. …..b) …..Boaz semeou GENEROSIDADE na vida dos seus funcionários e de Rute…. e colheu grande prosperidade mesmo quando todo o povo estava em crise.