A Lembrança da Páscoa

 Tradicionalmente chamam esse domingo do ano como “Domingo de Páscoa”….. Porém, biblicamente falando, a Páscoa aconteceu na sexta-feira (….Que é conhecida como “Sexta-feira santa” ou “sexta-feira da paixão”)…. Hoje, na verdade, é o Domingo da Ressurreição….. Há dois mil anos atrás, num dia como esse, o Filho de Deus ressuscitou dentre os mortos…. E, isso é algo poderoso porque a ressurreição significa que: …..a) …O sacrifício foi aceito por Deus….. b) ….Significa que não foi encontrado pecado nenhum em Jesus….. c) ….A Bíblia diz em Romanos 6:23 que o salário do pecado é a morte….. E, porque não foi encontrado pecado nenhum no Senhor, a morte não pôde não detê-lO….. Paulo até questiona em 1 Coríntios 15:55-56: ⁵⁵ “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” ⁵⁶ O que dá à morte o poder de ferir é o pecado”

ESSA É A MENSAGEM COMPLETA DO EVANGELHO….. 1) ….Jesus é Deus que se fez gente e veio habitar entre nós cheio de graça e de verdade… 2) ….Viveu sem pecado….. 3) …..Derramou o Seu sangue….. 4) ….Morreu numa cruz para nos perdoar e nos salvar.… 5) ….E, RESSUSCITOU no terceiro dia……….….. Sem a ressurreição não haveria nem Evangelho e nem cristianismo…… Sem a ressurreição não existiria esperança para a humanidade……

….Eu acho interessante que muitas pessoas gostam de guardar imagens de Jesus morto em cima de uma cruz… e gostam de se lembrar com tristeza da crucificação…. …..Porém, essa imagem, ela está errada……. Sabe por que???Porque não é aí que a história termina…. 1) ….A história não termina numa cruz cheia….. A história termina no túmulo vazio.…. 2) …..A história não termina com MORTE e TRISTEZA…. A história termina com RESSURREIÇÃO e ALEGRIA!!! ...3) ……Nós não servimos a um Deus que está morto…. Nós servimos a um Deus que está vivo e que está entre nós!!! MAS, A GRANDE QUESTÃO É: …..Qual que é a mensagem que nós devemos guardar no nosso coração sobre a Páscoa???? ….Do que é que nós devemos nos lembrar num dia como esse????

….Vamos ler Êxodo 11:1-6: “Disse o SENHOR a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Então, vos deixará ir daqui; quando vos deixar, é certo que vos expulsará totalmente. 2 Fala, agora, aos ouvidos do povo que todo homem peça ao seu vizinho, e toda mulher, à sua vizinha objetos de prata e de ouro. 3 E o SENHOR fez que o seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios; também o homem Moisés era mui famoso na terra do Egito, aos olhos dos oficiais de Faraó e aos olhos do povo. 4 Moisés disse: Assim diz o SENHOR: Cerca da meia-noite passarei pelo meio do Egito. 5 E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até ao primogênito da serva que está junto à mó, e todo primogênito dos animais. 6 Haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve, nem haverá jamais;”…… Só para você entender o que está acontecendo aqui, a Bíblia diz que o povo de Deus foi escravizado por cerca de 400 anos no Egito….. Até que um belo dia, o Senhor enviou Moisés para falar com Faraó (….que era o rei do Egito….) para que deixasse o povo ir.…. Obviamente, faraó não permitiu……..

Então, o que Deus fez???? ….Ele começou a enviar uma série de pragas para convencer faraó…. E, na verdade, se você for estudar um pouco mais sobre o assunto, você vai descobrir que cada uma dessas pragas era uma espécie de condenação aos deuses egípcios…… POR EXEMPLO: ….a) ….A primeira praga que Deus enviou foi transformar as águas do Rio Nilo em sangue…. E, o Rio Nilo era considerado um deus para os egípcios…. Era o deus Hapi (…o deus do Nilo e da fertilidade)….. b) …………A Bíblia diz que houveram trevas e escuridão sobre o Egito…. E, um dos deuses que os egípcios adoravam era o deus Rá (…que era o deus-sol)….. c) ……Também teve uma infestação de rãs….. E, uma outra deusa que os egípcios adoravam era a deusa Heqet (….que tinha cabeça de rã)…….. Você está conseguindo perceber???? ….Quando Deus enviou as pragas, Ele estava querendo convencer faraó a libertar o povo, mas Ele também estava mostrando para os egípcios quem era o único Deus Verdadeiro, que era o Deus de Israel…..

E, nos versículos 4 e 5, nós temos a descrição da décima praga: “Moisés disse: Assim diz o SENHOR: Cerca da meia-noite passarei pelo meio do Egito. 5 E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até ao primogênito da serva que está junto à mó, e todo primogênito dos animais.”….. …….Qual era a décima praga???.A Bíblia diz que o anjo da morte iria passar à meia noite e todos os filhos primogênitos seriam mortos….

Em Êxodo 12:3-5 continua dizendo: “3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. 4 Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro. 5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; 12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. 13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue [….PRESTA ATENÇÃO NESSE DETALHE: …..O que Deus ia ver??? ….As boas obras do povo dentro de casa???? ….O arrependimento do povo dentro de casa??? ….Não…. Deus iria olhar o sangue…. É o sangue do Cordeiro que importa……], passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.”……

O anjo da morte iria passar à meia-noite e para que o anjo da morte não entrasse na casa, o pai de família tinha que…..a) ….Matar um cordeiro sem defeito……; b) ….O sangue desse cordeiro deveria ser colocado nos umbrais das portas..… c) ….E quando o anjo da morte visse aquele sangue…… ao invés dele entrar na casa e matar o primogênito, ele iria passar por cima (….Inclusive, esse é o significado da palavra páscoa em hebraico “passar por cima”)…………. Então,……: ….Para que serviu a morte do cordeiro e o sangue na porta???? …...Para trazer salvação da morte!!!!”A MATEMÁTICA É MUITO SIMPLES AQUI: ……Onde tem o sangue tem salvação…. Onde não tem o sangue tem morte!!!! .

“E por que é tão importante você entender isso????…..”…. Porque esse é o retrato da nossa redenção:….. a) …..A Bíblia diz que todos nós estávamos sujeitos à morte eterna…. Todos nós éramos escravos do diabo no mundo…… b) …..Havia condenação sobre toda a humanidade…. c) …..Porém, Deus (…..por causa do Seu infinito amor….), Ele proveu uma solução para o problema: ….MATAR O CORDEIRO e PASSAR O SANGUE……. E, quem é esse Cordeiro????….. Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.” 1 Coríntios 5:7……..“² No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29 d) ……Jesus é o Cordeiro Pascal…. E quando nós cremos na obra de Cristo Jesus na cruz do Calvário, o sangue do Cordeiro é derramado sobre nós…. nós somos salvos….. e a morte não tem mais poder!!!! …….É disso que você precisa se lembrar num dia como esse: …..“…..O sangue do Cordeiro está sobre nós e, por isso, nós somos salvos da morte eterna!!!!”……

.Só que tem um detalhe muito importante nessa história, porque em todas as outras pragas o homem não precisou fazer nada…… a) ….As rãs vinham, entravam na casa de todo mundo (….entravam no banheiro das pessoas quando elas estavam tomando banho….), menos na casa do povo de Deus….. b) ….A praga vinha e matava os animais de todo mundo, porém, os animais do povo de Deus permaneciam saudáveis….. c) ….A ENEL cortava a energia de todo mundo (….todo mundo na escuridão total….), mas no meio do povo de Deus tinha luz….. Em todas as outras pragas, o homem não precisou fazer nada…. Só que nessa daqui, o homem precisou tomar uma decisão…… Deus mostrou para eles que tinha um problema e Deus também falou qual seria a solução…. E, no final, cada um decidia se iria fazer ou não!!! ….Cada um decidia se iria matar ou não o cordeiro…. Se iria passar ou não o sangue na porta!!!! ….Deus não obrigou ninguém a fazer!!!!

Essa é a história da humanidade: ….a) ….A Bíblia diz que o mundo está debaixo de condenação…. Infelizmente, têm muitas pessoas morrendo agora mesmo e indo para o inferno….. b) ….Só que não precisa ser desse jeito….. existe uma solução: ….que é o sangue do Cordeiro. E, a grande questão é: ….você vai passar o sangue na porta ou não??? …Você vai crer na obra de Cristo Jesus na cruz do Calvário ou não??? ….Você vai entregar a sua vida ao Senhor ou não???? …..A nossa vida é feita de escolhas…. E, essa é a escolha mais importante que você pode fazer!!!

Então, Páscoa é tempo lembrar da sua salvação, mas também é tempo de você se lembrar da nova vida que você recebeu em Cristo Jesus….. Em Êxodo 3….. no finalzinho do versículo 8, está escrito assim: “e para fazê-lo subir daquela terra [….Que era a terra do Egito….] a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.”. …..Aqui nesse versículo você percebe que o desejo de Deus não era apenas trazer salvação para o Seu povo (….O que já era algo muito bom….)….. Mas, Deus queria levá-los para uma nova terra…. Para uma terra boa (….Que mana leite e mel.…) e DAR PARA ELES UMA NOVA VIDA…… Por que como é que era a vida que eles tinham no Egito??? ….a) ….Eles eram escravos…. b) ….Eles eram oprimidos…. c) ….Eles estavam sujeitos a trabalhos forçados…. d) ….Muitas e muitas vezes eles eram agredidos…. e) ….Eles eram governados por um rei tirano que mandava matar os recém-nascidos.….. Era uma vida de muito sofrimento…. E Deus queria dar para eles uma vida totalmente diferente da vida que eles estavam vivendo!!!!

E a maior prova disso é o que está escrito em Êxodo 12:1-2: “Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito: 2 Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.”. …..Olha só o que está acontecendo aqui: …….Quando a Páscoa aconteceu, eles estavam no mês de Abibe que NÃO era o primeiro mês do ano….. E, aqui nesse texto, a Bíblia diz que o Senhor mudou a contagem dos meses e fez com o mês da Páscoa fosse o primeiro mês do ano e o mais importante de todos.…. Inclusive, o nome Abibe no original hebraico significa “…..Desabrochar, florescer, um broto, algo que acabou de nascer”.E, tudo isso para que??? …..Para que eles entendessem que a partir daquele momento era uma vida nova!!!! …..Era como se o Senhor estivesse dizendo para eles: “…..Olha, não importa o seu passado…. Não importa o que ficou para trás….. A vida de vocês está começando agora….. Esse é um novo começo…. E a partir de hoje, tudo vai ser diferente!!!”……

ESSE ERA O RECADO QUE DEUS ESTAVA DANDO PARA O SEU POVO….. E, é isso o que acontece quando nós temos um encontro com a verdadeira Páscoa, quando nós aplicamos o sangue do Cordeiro na nossa vida: ….nós nascemos de novo…. nós recebemos uma nova vida…. No dia em que você entregou a sua vida a Jesus, aquele dia se tornou o primeiro dia do resto da sua vida. …….É disso que nós precisamos nos lembrar numa manhã como essa de Páscoa “……Eu tenho uma nova vida em Cristo Jesus! ……O Egito ficou para trás, o mundo ficou para trás! ……O pecado ficou para trás! ……A morte eterna ficou para trás! ……A escravidão ficou para trás!”

E, têm pelo menos 3 coisas maravilhosas nessa nova vida que nós descobrimos com a Páscoa: a) …..Em primeiro lugar, nessa nova vida, nós somos livres das mãos do diabo….. Você sabe, o Egito na Bíblia simboliza o mundo, faraó simboliza Satanás (….Que é o príncipe desse mundo….) e Moisés simboliza Cristo (…que veio para ser o nosso libertador…).Depois da Páscoa, faraó não tinha mais poder de escravizar o povo de Deus.…… E, da mesma forma, depois que você nasceu de novo, o diabo não tem mais poder de escravizar você!!!!

“Ah!!! …..Mas, então, por que tem gente que ainda vive escravo do pecado??? ….Escravo dos vícios????” …..Porque ainda não entenderam a Páscoa... ….É como se fossem um elefante num circo…. Dentro do circo, o elefante é amarrado com uma corda à uma estaca no chão…. O elefante tem força para arrebentar a corda na hora que ele quiser (….É só virar a pata para o lado….).Mas, por que ele não sai do lugar e continua preso???? ….Porque ele ainda não entendeu a força que tem…..

Você não precisa mais aceitar escravidão na sua vida, porque maior é Aquele que está em você do que aquele que está no mundo!!! Você recebeu uma nova vida e nessa nova vida, você é livre do pecado, você é livre da tirania do diabo, você é livre da condenação..

b) ….Em segundo lugar, nessa nova vida há provisão e prosperidade….. ANTES da Páscoa, o povo era escravo…. E, o que escravo tem??? ….Praticamente nada…. Porém, o que aconteceu DEPOIS da Páscoa??? ….Êxodo 12:35,36 diz: “³ Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas. ³ E o Senhor fez que seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egípcios.”….. Antes da Páscoa o povo não tinha praticamente nada…. Mas, depois da Páscoa, a Bíblia diz que eles encontraram favor dos egípcios, e eles receberam como presentes objetos de ouro, objetos de prata, roupas……

….E, isso é algo que você precisa entender também: ….há favor de Deus sobre a sua vida… você não precisa mais viver uma vida de miséria e escassez…. porque a provisão e a prosperidade do Senhor estão sobre você!!! ….Aleluia???!!! ….Paulo disse em 2 Coríntios 8:9: pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.”

c) ….E, em terceiro lugar, nessa nova vida há provisão de cura para você…... No Salmos 105:36,37 tem um detalhe interessante: “³ Também feriu de morte a todos os primogênitos da sua terra, as primícias do seu vigor [….Esse texto está falando sobre o dia da Páscoa….]. ³ Então, fez sair o seu povo, com prata e ouro […Assim como nós já mencionamos….], e entre as suas tribos não havia um só inválido.”.…. Então, olha só: ….no dia da Páscoa, o povo recebeu provisão de ouro, de prata, de roupas…. Mas, também, recebeu provisão de cura de maneira que não havia um só inválido!!!

Nós vivemos num mundo caído…. E, enquanto estivermos nesse mundo, estamos sujeitos a muitas coisas…. Estamos sujeitos a doenças, a enfermidadesPorém, entenda, que na nova vida há provisão de cura para nós!!!! ….A Bíblia diz em Isaías 53:4,5: Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”