Seja Cheio do Espírito Santo

Há duas semanas, nós começamos a falar sobre a volta de Jesus….. e nós aprendemos algumas coisas bem interessantes…..

– Nós aprendemos que o Senhor virá como nos dias de Noé (…..Quando a humanidade estiver completamente corrompida……);

– Jesus virá como um ladrão no meio da noite (…..Num dia e numa hora que ninguém espera…..). 

– Nós também aprendemos que a volta do Senhor possui dois aspectos: ….a) ……Um aspecto invisível (……Que será o arrebatamento dos crentes vencedores ANTES da Grande Tribulação…..)….. b) …..E um aspecto visível (…..Onde Jesus virá como um relâmpago que sai do Oriente até o Ocidente, cheio de poder e glória para estabelecer o Seu governo sobre toda a terra)……

– E, por fim, nós vimos que todos nós iremos comparecer diante de Deus no Tribunal de Cristo para sermos julgados…..……..Paulo disse assim em 1Coríntios 3:11-14: “11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;”….. Olha só o que Paulo está dizendo para nós aqui: ….a) …..Que nós seremos julgados de acordo com as nossas obras…. b) …..E esse julgamento não vai ser para definir quem vai para o céu ou para o inferno (….Até mesmo porque a salvação não depende de obras e sim da nossa fé….. A Bíblia diz que quem crê é salvo…..)….. Então, o Tribunal de Cristo vai ser para definir quem vai receber recompensa e quem não vai receber quando Jesus voltar…… Por isso, Paulo disse: ………cada um veja como edifica…..…… cada um edifique obras que tenham valor diante do Senhor…….obras que sejam de ouro, prata e pedras preciosas….... Porque são esses que serão recompensados!!!!

……..Essa é uma maneira de preparar para a volta de Jesus…… Fazer a vontade de Deus….. Servir a Deus de todo o nosso coração…….. Só que tão importante quanto ter boas obras…… é ser cheio do Espírito Santo…….……PORQUE SOMENTE AQUELES QUE SÃO CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO É QUE ESTÃO REALMENTE PREPARADOS PARA A VOLTA DO SENHOR……. Mateus 25:1-13: “1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. 2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. 10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”

Cada evangelho serve para mostrar um aspecto diferente do Senhor Jesus….. a) …..Mateus mostra Jesus como Rei….. Ele até começa com a genealogia de Jesus provando que Ele era descendente do rei Davi….. ….b) …..Marcos mostra Jesus como sendo servo…… Ele não se preocupa em contar os detalhes dos milagres, mas é o tempo inteiro narrando os milagres do Senhor…. Mostrando que Jesus, de fato, veio para servir, e não para ser servido…….. c) …..Lucas se preocupa em mostrar Jesus como filho do homem….. Só para você ter uma ideia, é o único evangelho que fala sobre a infância do Senhor…. d) …..E João mostra Jesus como filho de Deus..… Ele até começa falando que Jesus “Era o Verbo….. E no princípio o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”……. Então, cada um dos evangelhos enfatiza uma característica específica de Cristo…..

Só que tem algo interessante no Evangelho de Mateus: ….porque Mateus dá uma ênfase muito grande na volta do Senhor e no Reino de Deus (…..Ele fala muito sobre como se preparar para a volta dEle… Sobre o que é que nós temos que fazer para sermos recompensados….)…..Inclusive, nos capítulos 24 e 25 de Mateus nós encontramos as famosas Parábolas do Reino….. que são textos específicos que falam sobre a volta do Senhor……

E, uma dessas parábolas do Reino que Jesus contou foi essa de Mateus 25:1, que é a Parábola das 10 Virgens…… Então, para você não ter dúvida nenhuma, sobre o que essa parábola das 10 virgens está falando???? ….Ela está falando sobre como ser abençoado??? ….NãoEla está falando sobre como é que nós podemos ser salvos do inferno??? ….Não…. Ela fala sobre como nos preparar para a volta de Jesus, porque é uma parábola do reino!!!

E, para você entender qualquer parábola na Bíblia, você precisa identificar quais são os personagens que estão envolvidos na estória….. E, você precisa também identificar qual é a moral da estória….. No caso dessa parábola, o texto fala sobre 10 virgens e fala sobre um Noivo……. TUDO GIRA EM TORNO DELES….. ESSES SÃO OS PERSONAGENS…… a) …..O versículo 1 começa dizendo: “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens…”. …..…A primeira coisa que nós precisamos entender é quem são essas 10 virgens…… …….Olha só o que Paulo disse em 2Coríntios 11:2: ………”Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo que é Cristo.”. ……Para quem Paulo escreveu esse versículo???? …..Para os crentes (….Convertidos, salvos….) da Igreja de Corinto…. E, de que maneira Paulo se refere à esses irmãos??? ….Como virgens que estão sendo preparadas para a volta do Senhor….. Então, quando a Bíblia fala sobre virgens, ela SEMPRE vai estar se referindo à nós cristãos, ao povo de Deus, àqueles que já foram salvos……

b) ……Depois, o versículo 2 continua dizendo que 5 dessas virgens eram NÉSCIAS e 5 eram PRUDENTES. ……A palavra néscia significa “tola, desajuizada, estúpida, ignorante, sem discernimento”. …….E a palavra prudente quer dizer “sábio… uma pessoa prudente é uma pessoa que tem sabedoria….”……. Jesus está dividindo aqui o povo de Deus em dois grandes grupos: …..a) ….De um lado, o grupo daqueles cristãos que são sábios e prudentes…… b) ….E, do outro lado, o grupo daqueles crentes que são néscios e tolos….. 

c) …….No final do versículo 1, nós vemos um outro personagem muito importante que é o Noivo…… A Bíblia diz que as dez virgens saíram para se encontrar com o Noivo…… “Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo”. …….Quem é esse Noivo??? ….É o Senhor Jesus…… Nós somos as virgens que estão sendo preparadas para nos encontrar com o Noivo que é Cristo……

d) …..Uma outra coisa interessante nessa estória é que as dez virgens dormiram esperando o Noivo..… 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.”. …..Na Palavra de Deus, dormir pode significar duas coisas:……1) ….Primeiro, pode significar “desviar do caminho do Senhor”. ……. ……2) …..E, pode significar também alguém que morreu……. No caso dessa parábola está falando sobre a morte física…… Tanto as virgens néscias quanto as virgens prudentes morreram antes do Noivo voltar…… Então, o que nós temos de informação até agora????? …..1)…. As 10 virgens representam os cristãos que morreram antes de Jesus voltar…. 2) ….O Noivo representa Jesus…. 3) ….E têm cristão que faz parte do grupo dos néscio e têm cristão que faz parte do grupo dos prudentes….

e) …..No versículo 6, a Bíblia continua falando: “mas, a meia noite, ouviu um grito: eis o noivo! Sai ao seu encontro! 7 então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas”. …… Logo depois da Grande Tribulação, em 1Tessalonicenses 4, Paulo disse que aqueles que morreram em Cristo irão ressuscitar…… e depois serão arrebatados para se encontrarem com Jesus nas nuvens….. 1Tessalonicenses 4:16-17: ”Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”….. Por que eu estou falando isso para você???? …..Porque em Mateus 25:6 Jesus está falando exatamente sobre isso….. 1) …..Quando a parábola diz que a meia noite, ouviu um grito: eis o noivo”, ela está falando do momento em que Jesus voltar….. 2) ….E, quando fala que as virgens que estavam dormindo vão se levantar, está se referindo aos mortos em Cristo que irão ressuscitar quando Jesus voltar….. 

f) Continuando no versículo 8, a Bíblia diz: “e as néscias disseram as prudentes: dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: não, para que não nos falte a nos e a vos outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; fechou-se a porta” …….Nesse trecho têm mais duas palavrinhas que nós precisamos conhecer o significado. ……A PALAVRA AZEITE E A PALAVRA LÂMPADA….. TUDO ISSO É SIMBÓLICO… ……..1) ….”Azeite” na Bíblia simboliza o Espírito Santo……. 2) ……E a “lâmpada” aponta para o espírito do homem…… Portanto, ter o azeite na lâmpada é você ter o Espírito Santo habitando dentro de você.

Quando nós abrimos o nosso coração para Jesus, a Bíblia diz que nós recebemos o Espírito Santo de Deus dentro de nós como vida……. E nós nos tornamos a habitação de Deus…… Essa é uma medida que todos nós que somos salvos temos….. É A MEDIDA DO AZEITE NA LÂMPADA…… Todas as 10 virgens tinham azeite na lâmpada…. Porém, de acordo com a parábola, basta apenas ter o azeite na lâmpada???? ….Não…. Quando Jesus voltar, Ele vai procurar aqueles que têm azeite sobrando nas vasilhas…… Todas as 10 virgens tinham azeite nas lâmpadas, mas só as 5 prudentes tinham azeite de sobra nas vasilhas…….. E, ter azeite sobrando na vasilha fala de uma medida a mais, fala de sermos cheios do Espirito Santo até transbordar…… Se você quer estar preparado para volta do Senhor, é disso o que você precisa: …..ser cheio do Espírito Santo!!!!

g) Agora, olha só o que aconteceu quando Jesus voltou: …..no versículo 8 diz que as 5 virgens néscias perceberam que não tinham azeite sobrando e elas foram pedir para as 5 virgens prudentes……. E, elas deram???? ……Não..… Pelo contrário, elas falaram para as néscias comprarem o seu próprio azeite…….. Por que será que elas fizeram isso? …..Por que elas eram más, egoístas e não queriam compartilhar o azeite???? …..1) ….Elas mandaram comprar porque existem coisas que só você pode fazer…… Ninguém pode crer em Jesus no seu lugar…. Se você quer ser salvo, VOCÊ precisa crer, VOCÊ precisa abrir o seu coração e VOCÊ precisa falar para Jesus “….Eu creio que o Senhor é o meu único e suficiente salvador”….. Ninguém pode fazer isso por você…… 2) ….E, a mesma coisa acontece em relação a ser cheio do Espírito Santo…. Ninguém pode ser cheio por você….. Isso é algo que VOCÊ precisa buscar!!!!

….Efésios 5:18-20 Paulo disse: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,”….. Paulo está falando como é que nós podemos ser cheios do Espírito: ….louvando a Deus…. Declarando a Palavra do Senhor…. Dando sempre graças a Deus por tudo….. Isso é algo que VOCÊ precisa fazer….. E, todas as semanas, nos nossos cultos de celebração, nas nossas reuniões de célula você tem a oportunidade de ser cheio do Espírito…. E encher a sua vasilha de azeite!!!!

h) Depois que as virgens prudentes falaram para as néscias que não tinha como dar o azeite, o que as virgens néscias foram fazer???? …….No versículo 10 diz que elas saíram desesperadas para tentar comprar o azeite. …….Só que já era tarde demais….… Enquanto elas estavam comprando o azeite, o Noivo chegou e porque elas não estavam preparadas, elas ficaram de fora da festa (….Ou seja, elas não receberam a recompensa….)…..… HOJE é o dia de acumularmos azeite, HOJE é o dia de sermos cheios do Espírito Santo. ….Porque Jesus está voltando e quando Ele voltar vai ser tarde demais…..

i) ……E, o versículo 12 conclui dizendo: “mas ele respondeu [….Isso daqui é Jesus falando para as virgens néscias….]: em verdade vos digo que não vos conheço.”. …….Por que Jesus disse que não conhecia as virgens néscias???? ……Se você for olhar no original grego, existem duas palavras que são traduzidas como “conhecer” em português. …….A palavra “gnosko” e a palavra “oida”…….  A palavra “gnosko” tem o significado comum de conhecer que todos nós sabemos. ……Agora, a palavra “oida”, que é a palavra que está aqui nesse versículo, pode ser usada em duas situações: ………1) …..pode ser usada no sentido de conhecer com intimidade, quando você conhece de fato o coração de alguém…… 2) …..E, pode ser usada no sentido de aprovação…….O que Jesus estava dizendo para aquelas virgens néscias era que Ele não tinha aprovado a atitude delas…… Ele não tinha aprovado a maneira imprudente pela qual elas tinham levado a vida…… Por isso, elas não podiam receber a recompensa….. VEJA QUE NÃO TEM NADA A VER COM SALVAÇÃO…. Elas foram salvas, mas não foram recompensadas!!!!

Então, o que definiu a recompensa aqui??? …..O que definiu que as virgens estavam preparadas ou não para a volta do Senhor???? O azeite sobrando na vasilha….. O ser cheio do Espírito Santo….

Ser cheio do Espírito não é algo que acontece apenas uma vez…. Nós temos que ser constantemente cheios do Espírito…..…..É como se fosse um carro: ….você vai no posto de gasolina e enche o tanque…. Depois de um tempo você precisa ser cheio novamente!!! ….Tem gente que se contenta com um louvor bonitinho, bem tocado, todo mundo afinadinho….. Tem gente que se contenta em ouvir uma boa palestra motivacional……. ISSO NÃO É SUFICIENTE PARA NÓS…… ISSO O MUNDO OFERECER PARA AS PESSOAS….. Música sendo bem tocada e uma “boa palestra motivacional”……. Nós queremos mais…. Nós queremos ser cheios do Espírito Santo até transbordar…. Nós queremos ter azeite sobrando na vasilha….. Porque são esses que vão estar preparados para a volta do Senhor!!!!!