Quem é Jesus para Você?

1) A Bíblia diz que certa vez Jesus estava reunido com os discípulos e perguntou para eles: “….Quem as pessoas estão dizendo que Eu sou???”….. Os discípulos falaram “…Ah, Jesus!!! ….Tem gente dizendo que o Senhor é só mais um profeta…. Tem gente dizendo que o Senhor é só mais um mestre em Israel…. Tem gente dizendo até que o Senhor é Elias ou João Batista que voltou dos mortos…..”….. Então, Jesus vira para os discípulos e diz: “….E vocês: ….quem vocês acham que Eu sou????”….. A pergunta que você responde em cima do altar no dia do seu casamento é muito importante porque ela muda a sua vida aqui na terra…. Mas quando você declara quem é Jesus, a sua vida muda por toda a eternidade….. E eu vou te dizer mais: ….a maneira como você enxerga a Deus determina o tipo de relacionamento que você vai ter com Deus e determina também o que você vai receber da parte de Deus!!! ….a) …..Se você enxerga a Deus como um Deus distante que está lá no céu…. É dessa forma que você vai se relacionar com Ele, como um Deus distante….. Agora se você enxerga Deus como um Deus de perto, que está dentro de você, você vai se relacionar com Ele com intimidade…… b) ….Se você enxerga a Deus como sendo um Deus irado que tem prazer em te castigar…. Você vai ficar com medo de Deus e vai correr DELE….. Agora, se você enxerga a Deus como um Pai de amor que tem prazer em te abençoar, você vai correr PRA ELE…. c) …..Se você enxerga Jesus como sendo apenas um bom exemplo, uma pessoa boazinha que passou pela terra…. É isso o que Ele vai ser pra você, apenas um bom exemplo…. Mas, se você O enxerga como Deus que se fez gente, que morreu numa cruz para nos perdoar e salvar, é isso o que Ele vai ser na sua vida: ….o seu Salvador…… Você está conseguindo perceber??? …..Tem tudo a ver com a maneira como você enxerga o Senhor!!!

2) Em Marcos 6:3 conta que certa vez Jesus estava numa sinagoga em Nazaré (Que era a cidade onde Ele tinha sido criado)….. Quando de repente alguém falou: “….…..Esse daqui não é o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs?”….. Honestamente, Jesus estava na cidade dEle, no meio de pessoas que Ele conhecia…. Que Ele tinha sido criado junto…. Com certeza o que Ele mais queria era abençoar aquelas pessoas e fazer muitos milagres…. Mas, por que Ele não pode??? ….Por causa da maneira errada como aquelas pessoas O enxergavam!!!! …E, é por isso que falo pra você…. que tem tudo a ver com a maneira como você enxerga o Senhor!!!

3) Se você for estudar os Evangelhos você vai perceber que Jesus foi chamado de várias formas diferentes…. E as mais comuns de todas eram MESTRE e SENHOR. E isso se torna ainda mais interessante quando você entende o significado dessas palavras no original grego….. POR EXEMPLO: ….a) ….Em grego existem 3 palavras diferentes que foram traduzidas para o português como “mestre”….. 1) ….Você tem a palavra “Didaskalos” que é a forma mais simples e mais inferior de mestre (….Qualquer pessoa que é qualificada para ensinar pode ser considerada um didaskalos…. Um professor da escola é um didaskalos…)…. Essa era a forma que os religiosos fariseus se referiam a Jesus (….De mestre, porém, nesse sentido mais inferior da palavra….). 2)…. Tem também a palavra “epistates” que foi traduzida como “mestre”, mas que na verdade quer dizer “supervisor, superintendente”….. 3) ….E tem a palavra “rabi” que é o nível mais elevado de mestre (….É o mestre dos mestres…)…. Lá em João 3, quando Nicodemos foi falar com Jesus, essa foi a palavra que ele usou “rabi”….. b)…….. E, Jesus também era chamado de Senhor…. A palavra grega para “senhor” era a palavra “Kurios” que quer dizer “autoridade máxima…. Autoridade suprema…. É aquela pessoa que tem tanta autoridade que acima dela não existe mais ninguém…”…. Era dessa forma que dos discípulos costumavam chamar Jesus (…De Senhor…)…. Lembra de quando Pedro estava andando por sobre as águas e ele começou a afundar??? ….Foi essa a palavra que ele usou “…Senhor, salva-me”…..….”E por que isso é importante???”…..  Porque somente aqueles que chamaram Jesus de Senhor é que receberam o milagre….. Aqueles que chamavam Jesus de mestre não receberam nada….. Eu te mostrar alguns exemplos disso na Bíblia….

4) O primeiro exemplo está em Mateus 8:1-3: Ora, descendo ele do monte […Está falando a respeito de Jesus….], grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.”….. Nesse texto, Jesus tinha acabado de ministrar o sermão do monte….. E na hora que Ele estava descendo do monte, a Bíblia diz que um leproso se aproximou dEle e disse “Senhor, se quiseres, podes purificar-me.”….. a) ….A vida de um leproso naquela época era terrível (….Porque a lepra era uma doença cruel…. Incurável…. que vai te comendo vivo….… Os leprosos eram isolados do restante da sociedade, afastados da sua própria família….. e não podiam se aproximar de ninguém, porque era uma doença contagiosa…. Se por acaso  ele se aproximasse de alguém, DE ACORDO COM A RELIGIÃO, ele poderia ser morto apedrejado)…. E a Bíblia diz que ele se aproximou de Jesus….… Se o leproso se aproximou de Jesus, é porque Jesus permitiu que ele se aproximasse!!!!! ….E, Jesus não apenas permitiu que o leproso se aproximasse…. No versículo 3 diz que o Senhor se aproximou dele também e o tocou……

5) Está conseguindo perceber a diferença entre a religião e o Senhor Jesus???? …..1) …..A religião quer condenar os leprosos…. 2) …..A lepra na Palavra de Deus é sinônimo de pecado…. A religião quer condenar o pecador…. 3) ….A religião quer afastar o pecador de Deus e dizer “….Você não pode ser aceito aqui, porque você está leproso… Você é pecador…. Na hora que você se purificar, mudar de vida, você volta e a gente conversa…..”…. É ISSO O QUE A RELIGIÃO FAZ NA VIDA DAS PESSOAS….. Mas, Jesus permite que leproso se aproxime…. Jesus se aproxima do leproso, toca nele e o liberta da sua lepra!!!! …. b) ….Depois, Mateus diz que quando o leproso se aproximou de Jesus, ele se prostrou e ADOROU …..Qual era o primeiro mandamento da lei de Moisés??? ….Não terás outros deuses diante de mim (….Está escrito em Êxodo 20:3….)….. Então, para um judeu era inadmissível adorar outros deuses e principalmente, receber qualquer tipo de adoração…. Porque só havia um Deus digno de ser adorado….. Só que aquele leproso adorou Jesus…. E JESUS PERMITIU QUE ELE ADORASSE…. Jesus não repreendeu!!! ….E tudo isso por que??? ….Porque Jesus é Deus!!!!! c) ….E agora vem o detalhe mais importante para nós hoje: ….de que maneira o leproso chamou Jesus???? …. De Senhor…. De “Kurios”……. Por isso, ele pôde receber o milagre…. Porque ele reconheceu quem de fato era Jesus…..Ele reconheceu que Jesus era muito mais do que um mestre…. Ele era o Senhor!!!

6) .Continuando em Mateus 8:5-10: “Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta”…..…..A Bíblia diz que um homem veio até Jesus clamando por um milagre para o servo dele (….Ele tinha um funcionário em casa, nós não sabemos exatamente o que aconteceu…. Talvez ele sofreu algum acidente, ficou paralítico, estava muito mal) …..Então, esse homem foi até Jesus pedir para que o servo dele fosse curado………………. No versículo 5 também diz que esse homem era um centurião romano…. ….Centurião era um oficial do exército romano responsável por comandar um pelotão de 100 soldados….. ENTÃO, JÁ COMEÇA POR AQUI: …..esse homem não era um homem qualquer (….Ele era alguém que tinha autoridade no exército mais poderoso da época)….

7) …..Depois, ainda no versículo 5 diz que esse homem chegou implorando…. Isso mostra que apesar dele ser autoridade, ele tinha um coração humilde….. …. E no verso 6 vem a parte mais importante: “Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.”….. PRESTA ATENÇÃO NISSO: ….De que maneira que o centurião chamou Jesus???? ….De Senhor… De Kurios….. ….….Ele poderia ter chamado Jesus de qualquer outra coisa (….De mestre como os religiosos faziam…) …..……Ele era um militar comandante do império romano…. Para os romanos o imperador era a autoridade máxima…. (….Não tinha ninguém acima dele)….. …..Mas esse homem aqui reconheceu: ….Cesar é importante sim, César tem autoridade sim….. Só que tem alguém que é maior do que César: …..Jesus Cristo de Nazaré….. Por isso, ele chamou Jesus de Senhor!!!!

8) E depois ele ainda disse no versículo 8: “…..Senhor nem precisa se preocupar em ir na minha casa…. Basta liberar uma palavra daqui mesmo que o meu servo vai ser curado”…. Esse centurião reconheceu de verdade qual era o nível de autoridade que Jesus tinha…. Ele reconheceu que Jesus era muito mais do que um simples mestre em Israel….. Por isso o milagre aconteceu….. E, para fechar com chave de ouro, no versículo 10, Jesus vira para os discípulos, para as pessoas que estavam seguindo Ele e diz ….”Está vendo isso daqui??? …Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta….”….. Jesus falou para os discípulos que a fé deles era pequena…. Jesus falou para a mulher Cananéia que a fé dela era grande…. Mas, em relação a esse homem (…que nem judeu era…) Jesus disse que nunca tinha visto uma fé como a dele…. E tudo isso por que??? ….Porque ele reconheceu Jesus como Senhor!!!!

9) …..Mateus 9:27-29: “Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi [….Essa expressão filho de Davi era usada pelos judeus para se referirem ao Messias…. Quando esses dois cegos chamaram Jesus de filho de Davi, eles estavam reconhecendo que Jesus era o Messias….]! Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor [….De que maneira os cegos chamaram Jesus aqui??? ….De Senhor….]! Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.”….

10) ….Marcos 10:17-22: “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.”…. Você conhece a história do jovem rico…. Ele perguntou para Jesus o que ele poderia fazer para ser salvo…. E de que maneira ele chamou Jesus??? ….De Senhor??? ….Não…. Ele chamou Jesus de bom mestre….. Essa palavra mestre que ele usou é a palavra “didaskalos” que era a maneira mais simples de chamar um professor…. Está certo que ele ainda acrescentou o bom…..… E, no final da história, o jovem rico conseguiu o que ele queria??? ….Não…. Por que??? ….Porque não reconheceu que Jesus era o Senhor!!! ….PARA O JOVEM RICO, JESUS ERA UM BOM PROFESSOR….

11) ….Mateus 26:21-25: “E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido! Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre [……Vocês estão conseguindo perceber a diferença entre Judas e os demais discípulos????….. Jesus tinha acabado de falar que alguém iria trai-Lo…. A Bíblia diz que todo mundo fica triste e começa a perguntar ‘Acaso sou eu Senhor??? ….Acaso sou eu Senhor??’…. Todo mundo chamando Jesus de Senhor…. E Judas chama de que??? ….Mestre…. Jucas NUNCA reconheceu Jesus como Senhor….]?“…..

12)…. Mateus 22:15-16: “Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra. E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para dizer-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens.”….. Olha só, o que os fariseus religiosos falaram a respeito de Jesus aqui??? …..1) ….Primeiro, eles começaram chamando Jesus de mestre (…. no sentido mais simples da palavra….)…. 2) ….Depois eles falam que Jesus era verdadeiro…. Sinceramente, se alguém falasse isso de você, que você é alguém verdadeiro, você iria gostar??? ….é claro que sim…. Uma pessoa verdadeira é aquela que só fala a verdade, que não gosta de mentira….. Mas, qual era o problema aqui??? ….Jesus não é verdadeiroJesus é mais do que verdadeiro…. A Bíblia diz que Ele é a PRÓPRIA Verdade….  3) ….E por fim, os religiosos falaram que Jesus ensinava o caminho de Deus…. Se alguém fala isso para mim (….que eu sou alguém que ensina o caminho de Deus…)…. Com certeza eu vou ficar muito feliz…. É um elogioMas, qual era o problema aqui no texto??? ….Jesus não apenas ensina o caminho de Deus…. JESUS É O PRÓPRIO  CAMINHO ATÉ DEUS…. Ele é o caminho que nos leva até o Pai…. Ele é a porta das ovelhas que nós entramos e encontramos descanso e suprimento!!!! …..….Você está conseguindo perceber???? ….Tem tudo a ver com reconhecer Jesus como Senhor….

13) Romanos 10:9-10: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”….. …..Esses dias eu fiquei sabendo de um documentário que fala sobre misticismo e religiões….. E eles entrevistam várias pessoas, de várias religiões para falar sobre a crença delas…. E eles perguntaram para uma mulherQuem é Jesus pra você”….. E ela respondeu “….Jesus foi um grande homem…. Fez coisas boas…. Ajudou as pessoas…. Ele é um bom exemplo para ser seguido…. Foi um bom mestre”….. ….Tudo isso é verdade…. Jesus ajudou muita gente e continua ajudando…. Jesus é bom…. Jesus foi o maior mestre que Israel teve…. Jesus deixou para nós um bom exemplo para ser seguido….. TUDO ISSO É VERDADE…. Mas, ainda não é toda verdade!!! ….Ainda não é a verdade principal que muda a vida das pessoas!!! …..Sabe qual é a verdade que muda a sua vida???? …..Reconhecê-lo como Senhor!!!! …É isso o que Paulo está dizendo para nós aqui em Romanos 10:9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor ” …..Eu quero encerrar fazendo a mesma pergunta que eu fiz no começo da ministração: “….Quem é Jesus para você???”