1) Na Palavra de Deus existem dois ingredientes que são fundamentais para a vida cristã: ….1) ….O primeiro e o mais importante de todos é a fé…. 2) ….E o segundo é a sabedoria…. Por que a fé é importante??? …..a) ….Porque sem fé é impossível agradar a Deus…. b) ….Porque sem fé nós não conseguimos alcançar as bênçãos do Senhor.… Eu costumo dizer que a fé é como se fossem as nossas mãos espirituais (….Deus já liberou todas as bênçãos que nós precisamos…. e é através da nossa fé que nós agarramos essas bênçãos….)…. c) …..Sem fé você não consegue se apropriar da cura…. Você não consegue receber o milagre que precisa…. Sem fé você não consegue receber nem mesmo a salvação…. (….Porque para ser salvo você precisa crer em Jesus….)….….Então, a fé é importante porque é através dela que nós recebemos as bênçãos da parte de Deus….
2) ….Só que a sabedoria também é importante, porque é através da sabedoria que nós aplicamos a fé da maneira apropriada…… É através da sabedoria que nós usamos da maneira certa aquilo que nós recebemos da parte de Deus!!! ….. a) …..Muitas vezes nós pensamos que temos problemas financeiros e por isso temos que ganhar mais dinheiro….. Só que não adianta nada Deus te dar $1 milhão de dólares se você não tiver sabedoria para administrar esse recurso…… b) ….Muitas vezes nós achamos que temos problema no casamento, problema no trabalho…. Porém, o que falta muitas vezes é sabedoria para lidar com o casamento, …..falta sabedoria para lidar com o trabalho…. Quando você une esses dois ingredientes (fé e sabedoria)…. acredite em mim, em qualquer área da sua vida, as coisas vão acontecer!!!!
3) E olha só o que o Salmo 90:12 está dizendo para nós: .“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” …..Para alcançar um coração sábio nós temos que aprender a contar os nossos dias. …..Ou seja, nós temos que aprender a ver os nossos dias como Deus vê. ………….. Em Levíticos 25:8-9 diz assim: “…..Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta vibrante; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra.” ……Perceba que (na Bíblia) toda a vida do povo girava em torno desses ciclos de 7 anos. ……..E a mesma coisa acontece ainda hoje comigo e com você (……Para cada área da sua vida, seja trabalho, casamento, negócios, ministério…, existem ciclos de 7 anos). ……Como eu sei quando é que um ciclo começa???? ……Através de marcos….… O que são marcos???? …….São eventos importantes que marcaram a nossa vida. …..São pontos de referência em cada área da nossa vida. …….POR EXEMPLO: …..o dia do seu casamento foi um marco para você…… o dia em que você se converteu (nasceu de novo)…….. o nascimento de um filho também é um marco; ……o dia em que você abriu um negócio; …….o dia em que você se formou na faculdade; …….o dia em que você comprou uma casa; ……o dia em que você mudou de cidade; ……o dia em que você foi consagrado ao ministério. ……TUDO ISSO SÃO MARCOS…..… E, olha só o que Jeremias 31:21 fala a respeito desses marcos: ……“Põe-te marcos, finca postes que te guiem, presta atenção na vereda, no caminho por onde passaste […..OLHA SÓ: …..primeiro a Bíblia diz que nós devemos estabelecer marcos e depois diz o porquê: …..porque são esses marcos que vão nos guiar, nos conduzir…..];” ………Então, marcos são eventos importantes que impactam a nossa vida…… que começam ciclos na nossa vida……. e que vão nos conduzir…..
4) Só para você ter uma idéia, nós podemos ter ciclos diferentes em cada área. …….Você pode estar no terceiro ano do seu casamento; e no segundo ano ministerial……. Você pode estar no quarto ano dos seus negócios e no quinto ano da paternidade…….. E é importante você ter clareza disso porque cada ano vai requerer de nós uma atitude diferente. …….E É AQUI QUE ESTÁ A SABEDORIA….… Tem ano que vai ser ano de colheita, então você vai lá e colhe…….. Agora, tem ano que não é ano de colheita e você tem que ter paciência, perseverar e continuar semeando…… E quando você não entende isso, você fica frustrado, desanimado….. tem gente que até desiste….. porque está esperando colher quando na verdade é hora de semear….. está esperando ter um rendimento sobrenatural, lá em cima, quando é hora de apenas aprender!!!! …….É por isso, que eu quero te dar um alerta muito sério hoje: …..se nós queremos ver a bênção completa de Deus nós temos que ir até o fim nos ciclos….…Tem gente que muda de cidade como muda de roupa….. Tem gente que muda de profissão, muda de ramo de negócio…. muda de igreja, de relacionamentos, como se fosse uma marca de café que você decide experimentar outra diferente…… Sabe o que essas pessoas estão fazendo, na verdade???? ….Quebrando ciclos…. E todas as vezes em que elas quebram o ciclo, elas estão começando de novo….. …..A Bíblia dá muita importância aos números, mas nós não somos numerologistas….. Nós não estamos aqui para prever o futuro com base em números…… Não é isso…. Mas, eu quero te mostrar bem rapidamente o que significa cada ano dentro de um ciclo de sete….. e, principalmente, quais são as atitudes que Deus espera de nós em cada um desses anos……
5) a) O primeiro ano é o ano do APRENDIZADO. …….O primeiro ano de qualquer coisa na nossa vida é o ano de aprender….… O primeiro ano do casamento, por exemplo, é o ano de você aprender sobre o casamento, sobre o seu marido, sobre a sua esposa, conhecer o que ele ou ela gosta……..O primeiro ano de uma empresa é o ano de aprender como o negócio funciona na prática (……Você pode fazer todas as pesquisas de mercado que você quiser, você pode estudar o tanto que for……. mas só vai aprender mesmo quando o negócio começar de fato). ……É o ano de conhecer melhor o mercado, os clientes, os fornecedores, a concorrência. ……É o ano em que nós ganhamos experiência. …..E é por isso que nós não deveríamos esperar por grandes resultados logo no primeiro ano……… O que se espera do primeiro ano é a paciência….. Tem gente que fica frustrado porque não entendeu isso e quer que de cara, no primeiro ano, as coisas já sejam as mil maravilhas….. A oração que você tem que fazer no primeiro ano de qualquer área da sua vida é: “…..Senhor me ajuda a ter paciência! Guarda o meu coração da ansiedade! ……E me ajuda a aprender tudo o que eu preciso aprender!”.
6) b) ……Depois vem o segundo ano que é o ano do TRABALHO. ……No primeiro ano você aprendeu o que tinha que aprender e agora no segundo ano você vai colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu…… O segundo ano é o ano do esforço, é o ano de você suar a camisa, é o ano de você colocar a mão no arado, de quebrar o orgulho, é o ano de você começar a ganhar reconhecimento…….. …..Outro dia eu ouvi alguém dizer que o Brasil é um dos países com o maior número de empreendedores do mundo….……… Só que também é um dos que mais fecham empresas no mundo……. E a maioria fecha justamente aqui, nesse segundo ano, porque elas têm a expectativa de ter grandes resultados nesse segundo ano..… …….Então, o que nós devemos esperar no segundo ano de qualquer coisa???? …..Trabalho! ….Suar a camisa!!!!….Colocar em prática o que aprendemos no primeiro ano!!!!
7) c) O terceiro ano é o ano das ALIANÇAS. ……..Esse é o tempo da intimidade, esse é o tempo da confiança e do amor. ……..Nós só podemos dizer que nós somos realmente amigos de alguém depois de ter comido sal com essa pessoa por pelo menos três anos…….. No primeiro ano a gente estava conhecendo, no segundo a gente estava praticando, mas só no terceiro é que a aliança é firmada. ……..E foi exatamente isso o que aconteceu com o Senhor Jesus…… Ele já tinha começado o Seu ministério, Ele já tinha ali a Sua equipe de discípulos….. Porém, foi só no terceiro ano que Ele disse aos discípulos que eles não eram mais servos e sim amigos…. (João 15:15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”). …….Por isso, não seja rápido em firmar alianças, porque essas alianças vão ser checadas aqui no terceiro ano……..…..Se você parar para avaliar, muita gente saiu da nossa vida,…. saiu da igreja…. Deixou de se relacionar com a gente no terceiro ano….… E sabe por que? …….É claro que pode ter outros motivos….. mas com muito amor e carinho, muitos saíram porque não tinham aliança! ……………….
8) Um outro texto interessante que fala sobre o terceiro ano está em Levíticos 19:23, que diz o seguinte: “Quando entrardes na terra e plantardes toda sorte de árvore de comer, ser-vos-á vedado o seu fruto; três anos vos será vedado; dele não se comerá.”. ……O que a Palavra de Deus está dizendo aqui para nós???? …..Que os frutos dos três primeiros anos não devem ser comidos…….Mas, como assim, eu não posso comer os frutos dos 3 primeiros anos???? …….. ……Vamos supor que você abriu uma empresa; …..no primeiro ano você aprendeu como faz…. No segundo ano você colocou a mão na massa….. As coisas começaram a acontecer…….. e no terceiro ano você já começa a ver alguns frutos…(..…Já começa a sobrar um dinheirinho no caixa da empresa)………… O que muita gente faz com esse dinheiro que sobra??? ……Pega esse dinheiro e vai para o Havaí; …..vai fazer cruzeiro nas Bahama; …vai torrar tudo na Flórida…. Na Disney World!!!! ………A Palavra de Deus é clara aqui em Levíticos: …..os frutos do terceiro ano não podem comidos, porque eles devem ser reinvestidos para haja ainda mais produção… …..O povo deveria deixar os frutos caírem no chão para adubar o solo e como consequência produzir mais………Eu tenho certeza que vai chegar a hora de você desfrutar, só que o terceiro ano ainda não é o momento certo para você esbanjar.
9) d) O quarto é o ano da OPORTUNIDADE. ……Em Lucas 13:6-8 está escrito: “Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.” ………Nesse texto, o Senhor Jesus está contando a parábola de uma figueira plantada no meio de uma vinha ……E depois de 3 anos essa figueira ainda não tinha produzido nenhum fruto……. Então, o que foi que o dono pensou???? ……“Eu vou mandar cortar porque ela está ocupando espaço na terra. ……Ela é uma árvore inútil.” …..Todavia, alguém disse: …….“Senhor, não corta ela ainda não…… Deixa por mais um ano ela aqui. …..Eu vou adubar, eu vou regar bem direitinho, se depois disso tudo ela ainda não der frutos a gente corta. …..Mas deixa ela aqui por mais um ano”. ……Em outras palavras, o que Jesus disse que aquela figueira ganhou???? ….Uma nova oportunidade no quarto ano. …..ELA GANHOU UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA SE DESTACAR. ……POR ISSO, DEIXA EU TE DIZER UMA COISA: …..o quarto ano em qualquer área da sua vida é tempo de novas oportunidades; ……é tempo do Senhor trazer oportunidades para você crescer e avançar…..… E a nossa oração tem que ser: “……Senhor que eu enxergue essas oportunidades e que não desperdice nenhuma delas em nome de Jesus”.
10) e) …..O quinto ano é o ano da DEFINIÇÃO. ……É somente no quinto ano que as coisas são definidas…. se avançamos ou não…… É por isso que esse é o ano em que precisamos mais perseverar, é o ano da nossa perseverança ser testada…….. Porque o próximo ano é o sexto que é o ano da benção tríplice e o diabo vai fazer de tudo para você não chegar lá. …….Infelizmente muitos chegam no quinto ano, já estão tão perto da bênção, já estão tão perto de verem as coisas acontecendo de fato e perdem tudo (recomeçam o ciclo lá do começo) porque simplesmente desistem. …..Talvez você esteja no quinto ano em alguma área da sua vida, eu quero te dizer: ……por mais que o diabo se levante, por mais que as circunstâncias mostrem o contrário, renove as suas forças em Deus e continue crendo porque você já está muito perto de ver o milagre.
11) f) O sexto ano é o ano da BENÇÃO TRÍPLICE.… Em Levíticos 25:18-21 diz: “Observai os meus estatutos, guardai os meus juízos e cumpri-os; assim, habitareis seguros na terra. A terra dará o seu fruto, e comereis a fartar e nela habitareis seguros. Se disserdes: Que comeremos no ano sétimo, visto que não havemos de semear, nem colher a nossa messe? Então, eu vos darei a minha bênção no sexto ano, para que dê fruto por três anos.”. …….O povo de Israel podia semear a terra por seis anos e no sétimo ano eles deveriam descansar…..… ESSA FOI UMA DIREÇÃO DO PRÓPRIO SENHOR. ……Então eles começaram a pensar “Espera aí, se no sétimo ano nós não vamos plantar, como é que nós vamos viver? Quem é que vai nos sustentar?”. ……Daí no versículo 21 o Senhor responde: “Então, eu vos darei a minha bênção no sexto ano, para que dê fruto por três anos.” ……..Você consegue imaginar isso??? ….Se o povo tinha o costume de colher 50, no sexto ano, a Bíblia diz que eles iriam colher 150, três vezes mais….. O suficiente para eles comerem no sexto ano, no sétimo e no oitavo ano…… É por isso que nós dizemos que é o ano da benção tríplice, porque ela é suficiente para 3 anos.
12) ……E É ISSO O QUE EU QUERO DECLARAR SOBRE A SUA VIDA EM NOME DE JESUS: ……Você vai ver a bênção tríplice de Deus.…….a) …..Se você está no sexto ano de casamento, é a hora de você pedir para Deus aquela viagem dos sonhos! ……b) ……Se a sua empresa está no sexto ano, peça para Deus aumentar o faturamento 3 vezes mais! …..c) …..Se o seu ministério, a sua liderança está no sexto ano, esse vai ser o ano mais frutífero que você já experimentou! …….Mas quem é que vai desfrutar disso aqui? …….Somente aqueles que perseveram até o sexto ano! ……..Tem gente que nunca viu a benção tríplice porque vive recomeçando, vive abortando os ciclos de Deus na sua vida! ……Vive mudando de lugar! ……Vive abrindo e fechando negócios! ……Toda vez que você encontra a pessoa está num lugar diferente, fazendo uma coisa diferente!
13) e) E finalmente, o sétimo ano é o ano do DESCANSO, é o ano sabático…… É o ano de você desfrutar da colheita daquilo que você semeou nos anos anteriores….. Talvez, você está pensando ”….7 anos é tempo demais! …..Está longe demais!” ……Gênesis 29:20: ……..“Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.”. ……..A Bíblia diz que quando Jacó foi se casar com Raquel, ele teve que trabalhar para o pai dela por sete anos. …….ESSA ERA A CONDIÇÃO DO CASAMENTO……. E nessa situação ele podia ter pensado a mesma coisa: “……7 anos é tempo demais! ……Eu não vou aguentar esperar esse tempo todo! ….Eu vou é arrumar outra mulher para me casar!!!!”….. Jacó poderia muito bem ter pensado assim….. Mas o que a Palavra do Senhor diz aqui? ……..Que esses 7 anos para Jacó foram como que poucos dias, porque ele amava demais Raquel. ……Quando você está fazendo aquilo que você ama….. quando você está no centro da vontade do Senhor….. quando você está perseguindo um alvo que Deus colocou no seu coração….. sete anos é como se fossem poucos dias! …….O tempo vai passar, você não vai nem perceber! ……E EU VOU TE DIZER MAIS: …..vai valer a pena esperar! Vai valer a pena concluir os ciclos que Deus tem para você! ……Esse é o princípio de sabedoria que eu quero deixar hoje para você:…. Aprender a contar os seus dias…. Saiba em que ano você está vivendo e tenha as expectativas corretas e as atitudes corretas.