Radicais Kids

Radicais-Kids-P

As crianças e juvenis são alvo do nosso trabalho. Nosso propósito é levá-los a ter um encontro com Cristo, torná-los discípulos de Jesus e treiná-los para se tornarem líderes no tempo certo. Porque crianças não dão trabalho, elas geram frutos.

“Nossa visão é formar discípulos desde a infância. Será que é algo ousado demais? Penso que sim, mas é exatamente para esse propósito que nascemos. Quando vemos uma declaração como a do profeta Isaías, afirmando que seu chamado ao ministério profético foi desde o ventre, nossa atitude em relação às crianças precisa mudar. Precisamos trabalhar com Deus para fazer cumprir aquilo que Ele já planejou para cada um daqueles que Ele nos tem confiado. Quando Deus nos dá uma visão, é para nos levar a agir de acordo com ela. Em Êxodo 25.40, Deus diz exatamente isso a Moisés: “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo do tabernáculo que te foi mostrado no monte”. A benção de Deus é sobre nós quando fazemos conforme Ele nos manda fazer.” Pra. Márcia Silva

 

Processo Espiritual na Infância

 

EVANGELISMO

Por que precisamos evangelizar as crianças? – Porque elas também necessitam nascer de novo. A primeira coisa que precisamos entender no ministério com crianças é que elas precisam de salvação. A segunda é que elas estão abertas a receber Jesus em suas vidas. Por isso precisamos pregar a Palavra a elas.

Isso acontece nas células, no domingo kids, no encontro. Há uma urgência no coração de Deus para alcançá-las durante a infância, pois assim pode se evitar toda uma adolescência e juventude de pecado, feridas e incredulidade. Salvando as crianças nesse período, elas entregarão literalmente toda a sua vida a Jesus, e serão os adultos que vão compor a igreja do amanhã. “Existem muitas ferramentas que podem ajudar você a evangelizar uma criança de forma criativa, tais como: Folder da cruz, régua com o plano de salvação, pulseira com os símbolos e livro sem palavras.”

ENSINO

Depois da salvação, o que mais deve merecer a nossa atenção é a consolidação. Por muitos anos, as igrejas têm realizado um trabalho com crianças sem propósito, sem excelência, sem visão e sem pessoas qualificadas. Na verdade, sem se preocupar se as crianças estão se convertendo ou não. Contudo, além da conversão, precisamos voltar também para um assunto que muitos ignoram: a consolidação dessas crianças e juvenis dentro da igreja.

Hoje, precisamos trabalhar de maneira mais prática para que as crianças e juvenis sejam consolidados e permaneçam na igreja, do contrário nosso fruto poderá se perder. Temos que crer, mas temos também que trabalhar para que as crianças que ganhamos e ensinamos possam crescer e se firmar na igreja.
O fato de não batizarmos crianças não significa que não podemos trabalhar para consolidá-las, ainda que não seja o mesmo que a consolidação daqueles que estão acima dos 12 anos.

Consideramos como consolidação das crianças o Encontro com Deus, a célula e o culto da igreja. Nosso objetivo é que elas participem dos três e tenham uma experiência de novo nascimento ainda na infância, conheçam a Palavra de Deus e saibam que Deus tem um propósito para elas. Esse propósito começa com a compreensão de que são ministros, o que significa que, quando crescerem, se tornarão líderes na casa de Deus. Tudo isso é muito ousado para um ministério com crianças, mas cremos que é para isso que Deus nos chamou: para prepará-las.

TREINAMENTO

A base da igreja em células é o discipulado, e o alvo do discipulado é a formação de líderes. Discipulado não é apenas andar junto com alguém, ou fazer reuniões semanalmente, não é amizade, não é apenas manter comunhão com um irmão, tudo isso existe dentro do discipulado, mas esse não é o alvo principal. O alvo do nosso ministério com crianças e juvenis é formar discípulos desde a infância. A ênfase no ensino é a primeira parte. O ensino está presente na célula e nos cultos, mas precisamos avançar para a segunda etapa: treinar. Investimos um tempo específico para treinar. As crianças e os juvenis são mobilizados para ministrar nos cultos e em suas respectivas células, através de testemunhos, ministrando o louvor e também a palavra para os demais.

À medida que os treinamos, cremos que estaremos atingindo estes três objetivos importantes na formação de um discípulo:

1) Formar a mentalidade de discípulo – Pensar de acordo com a Palavra de Deus. Para ministrar, as crianças e juvenis terão que ler e estudar a Palavra de Deus. Serão estimulados a pensar naquilo que ouviram de seus líderes;

2) Formar a identidade de discípulo – Identidade é a maneira como eles se veem. Queremos levá-los a se verem como alguém chamado e separado por Deus. Ao colocarmos as crianças e juvenis à frente da célula, nas salas e nos cultos, eles assumirão o papel de um líder. Queremos que eles se vejam como líderes, mesmo que ainda não consigam fazer o que um líder faz;

3) Ensinar a fazer – Treiná-los a desenvolver seu potencial de líderes. Um líder é alguém que sabe falar em público e expressar aquilo em que crê. E isso é só o começo. No tempo certo, eles farão o que deve ser feito.

 

Domingo Kids

 

O culto de crianças não é um entretenimento ou algo que fazemos apenas para elas não atrapalharem o culto dos adultos. Entendemos que as crianças podem cultuar e se relacionar com Deus de forma espontânea e verdadeira.

No domingo elas participam de um culto com histórias, teatros, que também tem louvor, palavra, oração e até mesmo dízimos e ofertas. No momento do culto elas têm a oportunidade de participar e aprender esses elementos da vida cristã, e elas realmente praticam tudo isso! O culto é um grande treinamento para o dia-a-dia da criança, que volta pra casa contagiada para aplicar aquilo que viu no domingo. Com o exemplo de oração no culto, ela já sabe como orar em casa, principalmente com o auxílio do Disco de Oração. Ela já sabe louvar e adorar através das músicas, já entende a necessidade de contribuir na obra do Senhor e sabe também compartilhar a Palavra de Deus, com versículos e princípios decorados e histórias bíblicas encenadas.