A Volta de Cristo

“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.” 1Coríntios 11:26 Quando nós lemos esta passagem sobre a Ceia do Senhor, nós descobrimos que ela serve como memorial do que Jesus fez por nós na Cruz do Calvário e serve também para não nos esquecermos de que um dia Ele irá voltar. Nós temos ouvido falar muito a respeito do assunto, mas o que realmente a Bíblia fala sobre ele?

1) Quando Ele irá voltar?

A primeira coisa que nós precisamos entender é QUANDO Jesus irá voltar. “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.” Mateus 24:36-39

Um pouco mais adiante, nos versículos 42 ao 44 continua dizendo: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.” Mateus 24:42-44 A Palavra de Deus diz que Jesus virá como se fosse nos dias de Noé e diz também que Ele irá voltar como se fosse um ladrão. E isso significa pelo menos duas coisas: 

a) Primeiro, significa que existem sinais da volta de Jesus. Como é que eram nos dias de Noé? Em Mateus 24 diz que as pessoas estavam comendo, bebendo, casando-se, dando-se em casamento. Agora, se você voltar um pouquinho lá em Gênesis, você vai descobrir que a humanidade naquela época estava completamente corrompida. As pessoas não queriam saber de Deus, o povo vivia de qualquer jeito, era muito egoísmo, muito orgulho, muita soberba, muita embriaguês, as relações entre homem e mulher foram totalmente deturpadas. O negócio estava tão feio, que Deus teve que enviar o dilúvio para começar novamente a humanidade: “Então o Senhor viu que a maldade do homem era grande na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” Gênesis 6:5

E o mais interessante de tudo é que Jesus virá em dias como esses de Noé. Deixa eu te perguntar uma coisa: como é que está o mundo hoje? Será que está mais ou menos parecido com a época de Noé? Se brincar, hoje está até pior do que na época de Noé. É violência para tudo quanto é lado; o homem se corrompendo cada vez mais; ninguém está nem aí para ninguém, é filho matando pai, pai abusando dos filhos; ninguém quer saber de Deus… Esse é um dos motivos pelas quais nós cremos que a volta de Jesus está muito próxima.

b) Agora, apesar dos sinais, a Bíblia é muito clara em dizer que ninguém sabe o dia exato, nem os anjos do céu e nem mesmo o Filho senão o Pai. Como é que o ladrão chega na casa de alguém para roubar? Ele manda algum tipo de recado? O ladrão não manda recado. Ele vem quando você menos espera. E assim será a volta do Senhor. Jesus voltará como se fosse um ladrão no meio da noite e vai pegar muita gente de surpresa. Essa é a primeira coisa que nós precisamos entender.

2) Como Ele irá voltar?

Agora, além disso, nós precisamos saber DE QUE MANEIRA Jesus irá voltar. A Palavra do Senhor diz assim em Atos 1:9-11“Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco [Esses homens aqui eram anjos], que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.

Nesse texto, Jesus já havia ressuscitado e tinha passado cerca de 40 dias com os Seus discípulos. Depois desses 40 dias, o Senhor começou a ser elevado às alturas, quando de repente dois anjos apareceram para os discípulos dizendo: “Por que vocês estão olhando para o céu? Da mesma forma que Jesus subiu aos céus agora, um dia Ele irá voltar. Exatamente do mesmo jeito”. E, agora vem a grande questão: que jeito é esse? De que maneira o Senhor irá voltar?

Nós podemos dizer que a ascensão de Jesus ao céu teve duas partes. A primeira delas foi uma parte visível onde os discípulos conseguiram ver. Foi quando Jesus subiu do Monte das Oliveiras até as nuvens. E a segunda parte foi quando Jesus subiu das nuvens até o trono de Deus. Essa parte os discípulos não conseguiram ver porque as nuvens encobriram o Senhor. Então, da mesma forma que Jesus subiu aos céus em duas etapas, Ele também voltará em duas etapas. Na verdade, existem dois aspectos da volta de Cristo: o aspecto invisível e o aspecto visível.

a) “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” Mateus 24:40-44 Até aqui nós já entendemos que Jesus voltará de repente. Só que agora, nós encontramos uma outra informação, de que duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada e a outra será deixada. Essa daqui é uma ilustração de como acontecerá o arrebatamento dos crentes vencedores.

Ilustração: Eu não sei quantos aqui assistiram a um filme chamado “Deixados para trás”. Ele mostra as pessoas no meio da rua, as pessoas dentro de casa, no trabalho fazendo as atividades normais e de repente elas começam a desaparecer do nada. É o momento em que Jesus volta e arrebata os crentes vencedores até o trono de Deus. Esse é o primeiro aspecto da volta de Jesus: Ele vai voltar, os vencedores serão arrebatados e ninguém vai vê-lO.

“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” Apocalipse 3:3

“(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)” Apocalipse 16:15

b) Depois a Bíblia diz em Mateus 24:27-30“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. 28 Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. 29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”. A sequência dos fatos até agora é a seguinte:

– Primeiro, Jesus virá e arrebatará os crentes vencedores; 

– No versículo 29 diz uma coisa bem importante, ele começa dizendo “Logo em seguida à tribulação daqueles dias”. Que tribulação é essa que a Bíblia está dizendo? Essa daqui é uma referência à Grande Tribulação. Depois que os vencedores forem arrebatados, a Palavra de Deus nos mostra que começará um período muito difícil aqui na Terra (Será um tempo de perseguição religiosa, as pessoas serão levadas a servir a Satanás senão elas serão torturadas, será um tempo tão difícil que a Bíblia diz que se esse tempo não for abreviado não vai sobrar ninguém). É O QUE ESTÁ ESCRITO EM Mateus 24:21-22“21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.” Esse período de tormenta irá durar 3 anos e meio!

– Depois desse período, aí sim Jesus irá voltar com poder e glória como um relâmpago que sai do oriente até o ocidente e todas as pessoas vão ver: “Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul.” Zacarias 14:4 Esse é o segundo aspecto da volta de Cristo, o aspecto visível.

3) O que acontecerá quando Jesus voltar?

Na verdade, muitas coisas vão acontecer. Além dos sinais no céu (Como o ressoar da última trombeta, o sol escurecendo, as estrelas caindo do firmamento, as águas dos mares e rios se transformando em sangue…), além disso tudo, existem quatro eventos que são os mais importantes:

– Primeiro, todas as pessoas que morreram em Cristo, ou seja, somente aqueles que morreram salvos crendo no Senhor Jesus, elas serão ressuscitadas: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro…” ITs 4:16

– Depois, o versículo 17 continua dizendo: “17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” ITs 4:17; Muita gente fala a respeito de arrebatamento como se fosse acontecer apenas um. E, ISSO NÃO É VERDADE. Haverá o arrebatamento dos vencedores até o trono de Deus ANTES da Grande Tribulação. E, acontecerá esse arrebatamento de todos os cristãos até as nuvens para se encontrarem com Jesus nos ares. ESSA DAQUI É A SEGUNDA COISA QUE IRÁ ACONTECER;

– Terceiro, o Senhor Jesus irá estabelecer o governo dEle aqui na Terra a partir de Jerusalém.

– E, por fim, acontecerá um julgamento que nós chamamos de Tribunal de Cristo: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;” 1Coríntios 3:10-14

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” 2Coríntios 5:10

Na cabeça de muita gente, irá acontecer um único julgamento onde todas as pessoas serão julgadas juntas pelo Senhor. E, nesse dia, vai ter uma espécie de balança onde de um lado Deus vai colocar os nossos pecados e do outro lado Ele vai colocar as nossas boas obras. A depender do que pesar mais você vai para o céu ou para o inferno. Todavia, isso não existe na Bíblia. Na verdade, não existe apenas um julgamento, serão vários julgamentos. E, cada um será a respeito de uma coisa.

Por exemplo, no julgamento do Tribunal de Cristo, Jesus irá julgar as obras apenas dos cristãos. Os ímpios não irão participar desse julgamento. Apenas a Igreja do Senhor. E, o julgamento não será referente a céu e inferno, até mesmo porque todos esses já estarão salvos. O julgamento será a respeito de quem irá governar com Cristo ou não. E, o que vai determinar isso? As nossas boas obras aqui na Terra. Foi isso o que Paulo falou aos Coríntios, que o Senhor irá lançar as nossas obras no fogo e se elas forem boas, se elas permanecerem, se aquilo que nós fizermos tiver valor diante de Deus, nós iremos receber uma recompensa.

Essa é uma coisa que nós precisamos entender: nós servimos a Deus, nós trabalhamos na edificação do Reino do Senhor, não é para sermos salvos do inferno. A SALVAÇÃO É PELA FÉ, É DE GRAÇA, NÃO DEPENDE DO QUE VOCÊ FAZ. Mas, nós fazemos as obras que nós fazemos primeiro porque nós amamos a Deus e depois porque nós queremos receber um galardão, um prêmio da parte do Senhor, que é reinar com Ele.

Dia de Ceia é dia de nós olharmos para trás e nos lembrarmos de tudo o que Jesus fez por nós na Cruz do Calvário (De como Ele sofreu, de como Ele foi humilhado e morreu por nós). Mas, também é dia de olharmos para frente e nos lembrar de que Ele irá voltar cheio de poder e glória para reinar sobre toda a terra. Que nós possamos viver não como as pessoas do dia de Noé, que viviam de qualquer jeito. Mas, que nós possamos viver como um povo santo e separado pelo Senhor. Um povo que anseia pela volta do nosso Cristo. Um povo que está preparado para reinar com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.