Nessa passagem, nós encontramos parte da história de um homem chamado Mefibosete. Mefibosete era neto de Saul que foi o primeiro rei de Israel e ele era filho de Jônatas. Ou seja, ele era um príncipe de Israel. Todavia, apesar dele ser um príncipe, desde criança a vida dele foi muito sofrida. Quando ele tinha de 4 para 5 anos de idade, ele caiu e quebrou as duas pernas ficando coxo. E, só para completar o sofrimento, ele ainda perdeu o avô, o pai e os tios numa guerra, ficando praticamente sozinho. ELE TINHA UMA VIDA TÃO SOFRIDA QUE O SIGNIFICADO DO NOME DELE, EM HEBRAICO, É “VERGONHA DESTRUIDORA”. O que nós podemos aprender com a vida dele?
A primeira coisa que nós aprendemos nessa passagem é que Deus deseja usar de bondade com a nossa vida. No começo do versículo 7 nós encontramos uma cena bem interessante: “7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo…”. Davi havia perguntado se ainda tinha algum descendente de Jônatas que estivesse vivo e um antigo servo chamado Ziba disse que sim, que ainda havia um filho de Jônatas cujo nome era Mefibosete. Então, Davi mandou chamá-lo. Mas, olha só, qual foi a primeira coisa que Davi falou para Mefibosete, ele disse “Não temas!”. Esse temor aqui não é um temor de respeito simplesmente. É um temor de medo mesmo.
Naquela época, quando um novo rei assumia o trono era comum que ele mandasse matar todos os descendentes do antigo rei. Porque ele não queria que ninguém se rebelasse e tentasse tomar o trono de volta. Então, quando Mefibosete chegou diante de Davi, na cabeça dele ele estava pensando “É hoje que eu vou morrer. O rei me chamou aqui porque ele quer me matar”. Por isso, Davi fez questão de dizer para ele “Não precisa ter medo. Eu não estou aqui para fazer mal para você. Pelo contrário, eu mandei chamá-lo porque eu quero usar de bondade com a sua vida”. Esse era o coração de Davi, um coração bondoso, um coração abençoador e esse também é o coração do Deus que nós servimos. Nós não servimos a um Deus mal, vingativo, de ódio, nós servimos a um Deus que é bom, um Deus de graça, de amor, de misericórdia (Salmo 23:6). Quando o Senhor vem em direção a você, não é para te julgar, ou te condenar, ou te acusar, quando Ele vem em direção a você é para usar de bondade, para te salvar, te libertar, mudar a sua vida, a sua história, abençoar você.
Em segundo lugar, nós aprendemos com essa história que o Senhor Jesus deseja nos tirar do deserto (2Samuel 9:4-5). Nessa passagem nós encontramos mais um detalhe importante sobre a vida de Mefibosete. NO VERSÍCULO 4 ESTÁ ESCRITO QUE ELE MORAVA NUM LUGAR CHAMADO LO-DEBAR. Os nomes na Bíblia possuem significados. O nome Mefibosete significa “vergonha destruidora” e ele realmente vivia uma vida de vergonha e destruição. E Lo-Debar também possui um significado. Na verdade, a palavra Lo é um prefixo que significa “Sem” e Debar significa “Pastagem, suprimento, comida”. Juntando tudo isso, Lo-Debar quer dizer lugar que não tem comida, lugar de infertilidade. APESAR DE SER DESCENDENTE DA REALEZA, ESSE ERA O LUGAR QUE ELE VIVIA. UM PEQUENO VILAREJO NO MEIO DO DESERTO DA JUDEIA.
Agora, no versículo 5, nós encontramos uma cena maravilhosa: “5 Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel.”. Depois que Davi ficou sabendo que Mefibosete estava morando no deserto, o que ele fez? Mandou trazê-lo de volta para Jerusalém. LO-DEBAR QUER DIZER LUGAR SEM COMIDA. Mas, Jerusalém significa “Lugar de paz”. Jerusalém, naquela época era o melhor lugar de Israel para se viver; era a maior cidade, a cidade mais desenvolvida, a cidade mais rica, a cidade mais segura, a cidade que o próprio rei morava. E, DAVI FEZ QUESTÃO DE LEVAR MEFIBOSETE PARA LÁ. O desejo de Deus é tirar você do deserto e te levar para um lugar de paz. Ele deseja levar você para os pastos verdejantes; para as águas de descanso; para o lugar da abundância; para o lugar da prosperidade; da saúde; para o lugar da provisão; para um lugar seguro; para um lugar de alegria… A ÚNICA COISA QUE NÓS PRECISAMOS FAZER É CONFIAR NA BONDADE DELE!
Uma outra coisa interessante que aconteceu nessa história é o que está escrito nos versículos 7 e 8. Depois que Davi falou o que ia fazer pela vida dele, ao invés de Mefibosete se alegrar ele questionou dizendo que ele não passava de um cão morto. Se comparar a um cão já é ruim, agora se comparar a um cão morto é pior ainda. E, ESSA ATITUDE NOS FALA DE PELO MENOS DUAS COISAS:
a) Em primeiro lugar nos fala de alguém que ainda não entendeu o que é a graça de Deus. Na cabeça dele ele não merecia nada daquilo que o rei Davi estava oferecendo para ele. E esse é o problema de muita gente. Tem gente que não consegue receber as bençãos de Deus porque não se acham dignas, não se acham merecedoras. Em nenhum lugar dos Evangelhos você encontra Jesus fazendo milagres com base no merecimento. Pelo contrário, Ele sempre fez questão de dizer “Vai a tua fé te salvou! Vai a tua fé te curou!”. A Bíblia diz em Marcos 9:23 que “Tudo é possível aquele que crê”. Não diz que tudo é possível àquele que merece, diz que tudo é possível àquele que crê. Você crê que Deus pode mudar a sua vida? Então o Senhor vai mudar a sua vida. Você crê que o Senhor pode operar o milagre que você tanto precisa? Então Deus vai operar o milagre que você tanto precisa. E sabe por que Ele vai fazer isso? Por causa da sua fé, porque você crê, não é porque você merece.
b) Voltando para a história de Mefibosete, ele não tinha que merecer o favor de Davi. Na verdade, Davi mandou chamá-lo não foi porque ele merecia, mas por causa de quem ele era. E aqui nós entramos no segundo problema da afirmação de Mefibosete: ELE NÃO TINHA REVELAÇÃO DE QUEM ELE ERA. Ele era neto do rei Saul, filho de Jônatas (Que por sua vez era o melhor amigo de Davi), se o reinado de Saul tivesse continuado ele estaria na linha de sucessão real. Mas ele vem e afirma que não passa de um cão morto. Tem gente que acha que isso é humildade, que humildade é você se diminuir, e falar que você não é nada mesmo. Humildade na Bíblia não é você se diminuir, não é você se menosprezar dizendo que não passa de um cão morto; humildade é você reconhecer quem você é em Deus. E quem nós somos em Deus? Nós somos filhos amados, mais do que vencedores. E nada pode mudar essa realidade. Você não é um cão morto, você é alguém que tem muito valor para Deus.
E por fim, o que foi que aconteceu com Mefibosete? Na verdade, pelo menos 3 coisas aconteceram com ele: a) Em primeiro lugar, ele saiu de Lo-Debar e foi morar em Jerusalém. Ele saiu de um lugar de sofrimento e foi para um lugar de paz. b) Depois, a Bíblia diz que Davi fez questão de restituir a Mefibosete tudo o que pertencia a sua família. Ele pegou as terras da sua família de volta, as casas, as plantações, os servos. Em outras palavras, ele tomou posse da sua herança. c) E, por fim, a Palavra do Senhor diz que ele passou a comer na mesa do rei todos os dias da sua vida. Ou seja, a posição dele no meio da realeza foi restaurada. ASSIM COMO DAVI USOU DE BONDADE COM MEFIBOSETE, DEUS TAMBÉM DESEJA USAR DE BONDADE COM A SUA VIDA. ELE QUER TIRAR VOCÊ DO DESERTO E LEVÁ-LO PARA UM LUGAR DE PAZ. ELE DESEJA RESTAURAR A SUA VIDA E RESTITUIR TUDO O QUE O INIMIGO ROUBOU DE VOCÊ: A SUA SAÚDE, A SUA PAZ, A SUA ALEGRIA, A SUA PROSPERIDADE. APENAS CONFIE NA BONDADE DELE.
