Ouvir é a Melhor Parte (IReis 3:3-12)

Nessa passagem de 1Reis capítulo 3 nós encontramos parte da história de Salomão, filho de Davi. Quando Salomão começou o seu reinado, a primeira coisa que ele fez foi ir à Gibeão, onde estava armado o Tabernáculo de Deus, para poder oferecer sacrifícios. Só que nessa mesma noite em que ele ofereceu os sacrifícios, a Bíblia diz no versículo 5 que o Senhor apareceu para ele em sonho e disse: “Pede-me o que queres que eu te dê” (1Rs 3:5). Sinceramente, se Deus aparecesse para você e te perguntasse o que é que você quer, o que você pediria? Talvez, você pediria um bom emprego, uma casa grande, um carro novo, a tão sonhada cidadania americana… Salomão poderia ter pedido qualquer coisa, ele poderia ter pedido um reino abençoado, mais riquezas, vitória sobre os inimigos, muitos anos de vida; só que ele não pediu nada disso. No começo do versículo 9 nós lemos que Salomão pediu um coração compreensivo para poder julgar o seu povo.

ESSA PALAVRA COMPREENSIVO NO ORIGINAL HEBRAICO É A PALAVRA SHAMA QUE SIGNIFICA OUVIR. Ou seja, o que Salomão estava pedindo para Deus na verdade era um coração que tem disposição para ouvir. E, qual foi o resultado desse pedido de Salomão? No versículo 12, a Bíblia diz: “12 eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente”. SALOMÃO PEDIU UM CORAÇÃO QUE OUVE E DEUS DEU A ELE SABEDORIA. E, é aqui que entra o segredo: a sabedoria está intimamente ligada a um coração que ouve; um coração sábio, na verdade, é um coração que ouve. É claro que não estamos falando sobre ouvir qualquer coisa por aí, estamos falando sobre ouvir a Palavra de Deus. Por que é tão importante assim ouvir a Palavra de Deus?

a) Em primeiro lugar, nós precisamos ouvir a Palavra porque ela tem poder para gerar fé no nosso coração. O crescimento espiritual envolve pelo menos três áreas: o caráter, o conhecimento e a fé. Todos nós precisamos crescer nessas três áreas. Não adianta nada, por exemplo, você ter uma cabeça enorme cheia de conhecimento bíblico se você ainda tem um caráter defeituoso ou se você não possui fé. Por que afinal de contas como é que nós recebemos as coisas de Deus? É por causa do nosso conhecimento de Bíblia? É por causa do nosso caráter lindo e maravilhoso? Tudo isso é muito importante, todavia, o critério para recebermos as bênçãos de Deus é a fé. A FÉ É COMO SE FOSSE O NOSSO MÚSCULO ESPIRITUAL E PRECISA SER DESENVOLVIDA (Romanos 10:12-17). Nesse texto, Paulo primeiro começa afirmando como é que nós somos salvos, que é invocando o nome do Senhor. Todavia, ele continua dizendo no verso 17 que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo. Quanto mais contato nós temos com a Palavra de Deus, com o verdadeiro Evangelho da Graça, mais o nosso coração se enche de fé (Atos 14:8-1).

b) Em segundo lugar, nós precisamos ouvir a Palavra de Deus porque ela é alimento para nós (Mateus 3:16-17 e Mateus 4:1-7). No capítulo 3 de Mateus nós encontramos o dia em que Jesus foi batizado nas águas. E, três coisas aconteceram nesse dia: os céus se abriram, o Espírito Santo veio sobre Ele na forma de pomba e ouviu-se uma voz no céu que dizia “Este é o Meu Filho amado em quem Me comprazo”. Depois disso, o Senhor foi levado para o deserto para ser tentado pelo diabo. E, o que mais chama a atenção foi a forma como essa tentação aconteceu: antes de falar qualquer coisa, Satanás sempre dizia “Se és Filho de Deus…”. Ou seja, a todo momento ele estava questionando a identidade de Jesus. E, como é que Ele conseguiu permanecer firme? Por causa da Palavra do Pai. Porque antes dEle ir para o deserto Ele ouviu o Pai dizendo “Este é o Meu Filho amado”. Quando nós ouvimos a voz de Deus nós somos alimentados e fortalecidos. Muitos cristãos hoje em dia vivem fracos espiritualmente justamente porque não têm investido tempo para ouvir a voz do Senhor (Mateus 4:4).

c) Em terceiro lugar, nós devemos ouvir a Palavra porque à medida em que nós ouvimos o nosso coração se enche da sabedoria de Deus. Certa vez compartilharam uma frase que dizia: “Inteligência é você saber que tomate é uma fruta. Sabedoria é você saber que apesar do tomate ser uma fruta, você não deve colocá-lo numa salada de frutas”. Em outras palavras, sabedoria é saber aplicar o conhecimento da maneira certa, é você ter as palavras certas, na hora certa. É a esposa ter uma palavra certa de motivação na hora em que o marido está debaixo de pressão. É o marido ter a palavra certa para falar para esposa quando ela está sofrendo. É O LÍDER TER O CONSELHO CERTO NA HORA CERTA PARA O SEU DISCÍPULO QUANDO ELE NÃO SABE O QUE FAZER. E como é que nós chegamos nesse nível? Isaías 50:4 tem a resposta. TER UMA LÍNGUA DE ERUDITO É VOCÊ SABER O QUE DIZER NA HORA CERTA. E, ISAÍAS DISSE COMO ELE FAZIA PARA TER ESSA LÍNGUA DE ERUDITO: ELE DESPERTAVA TODAS AS MANHÃS PARA OUVIR! Isso significa, que se queremos ter um coração cheio de sabedoria, nós precisamos ter um coração humilde e disposto para ouvir a Palavra de Deus, seja através de uma pregação no culto ou de um compartilhamento na reunião de célula.

d) E, por fim, nós precisamos ouvir a Palavra de Deus porque nós somos transformados (Romanos 12:2). Todos nós desejamos desfrutar da boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E, aqui nesse texto o apóstolo Paulo nos ensina como é que nós podemos ver isso acontecendo: ele disse que nós não podemos nos conformar com esse século e que nós precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente. Não conformar com este século é não viver como vivem as pessoas desse mundo que não conhecem a Deus. E, como nós podemos ter a nossa mente renovada? Através da Palavra de Deus. Quanto mais ouvimos a Palavra do Senhor mais a nossa mente é renovada, mais nós somos transformados e o resultado é que nós desfrutaremos do melhor de Deus nas nossas vidas.

(Lucas 10:38-42) Nessa passagem nós encontramos Jesus na casa de três irmãos chamados Lázaro, Marta e Maria. Lázaro não aparece nessa história, mas a Bíblia diz que Marta estava agitada de um lado para o outro, ansiosa, preocupada com muitos afazeres enquanto Maria estava aos pés do Senhor Jesus ouvindo os Seus ensinamentos. Foi quando Marta ficou indignada com a situação e questionou o Senhor “Jesus, o Senhor não fica incomodado de ver que estou trabalhando aqui sozinha. Manda a minha irmã vir me ajudar!”. E, qual foi a resposta de Jesus? “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa (ouvir); Maria, pois, escolheu a boa parte [Em outra versão dessa mesma história, Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte], e esta não lhe será tirada.” Na cabeça de Marta, Maria não estava fazendo nada. Para Marta era mais importante fazer as coisas do que parar para ouvir os ensinamentos de Jesus. E, aqui nós aprendemos uma lição muito preciosa: ouvir é a melhor parte. Não existe nada mais importante, não existe atividade mais importante dentro da igreja, do que parar para ouvir o Senhor falando.