Um Deus Sem Limites

Todos nós temos áreas da nossa vida que nós temos que crescer, avançar, melhorar e que nós podemos aprender com outros. E ISSO NOS FALA DE LIMITES. O SER HUMANO É LIMITADO. O grande problema é quando nós queremos colocar limites em Deus. O grande problema é quando nós queremos determinar o que o Senhor pode ou não fazer com base na nossa própria capacidade, nas nossas limitações. E nós encontramos um monte de exemplos disso na Bíblia.

1. LIMITAÇÃO FÍSICA

O primeiro deles está em Gênesis 18:10-15 e diz assim: “Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste.”.

Eu acredito que todos nós sabemos muita coisa a respeito da vida de Abraão. Nós conhecemos a aliança que Deus fez com ele e disse que ele seria um pai de muitas nações; nós sabemos que ele seria próspero, abençoado; e que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas também. Nós sabemos que Abraão é o pai da fé e ele obedeceu a Deus quando Ele pediu para sacrificar o seu filho Isaque. Só que tem um detalhe nessa história toda que muitas vezes nós não prestamos a atenção: quando Deus fez a promessa, no começo Abraão e Sara, eles olharam para as suas limitações.

E é justamente isso o que nós encontramos nessa passagem. Alguns capítulos antes, o Senhor já havia prometido que eles teriam um filho e aqui no capítulo 18, o Senhor volta e diz que é chegado o tempo dessa promessa se cumprir. Ele diz que Sara iria ficar grávida e um ano depois ela daria a luz a um filho. Qual foi a reação deles quando eles ouviram isso? 

No versículo 11 diz assim: “Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres.”. Olha só, a Bíblia diz que Abraão e Sara já tinham uma idade avançada e inclusive Sara já havia cessado o costume das mulheres. Sara não menstruava mais. Ela não ovulava mais. Isso significa que ela não tinha apenas uma limitação pequena, na verdade, ela tinha uma impossibilidade. Naturalmente falando era impossível Sara engravidar. E eles olharam para essas limitações.

E no verso 12 ainda diz assim: “Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?”. Já aconteceu de alguém contar alguma coisa para você e ser algo tão absurdo que você sem querer riu (Você não conseguiu segurar)? Pois foi justamente isso o que aconteceu com Sara. Ela se sentia tão limitada que ela riu das palavras do Senhor. 

Muitas vezes nós nos sentimentos intimidados diante de situações por causa de limitações físicas. Talvez você tenha algum problema de saúde, talvez você já tenha uma idade um pouco avançada e acha que não tem mais jeito de ver as coisas acontecendo na sua vida. Pois eu quero te dizer que Deus vai muito além dos seus limites físicos. 

 

No versículo 14 nós ainda encontramos uma pergunta retórica que diz assim: “Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?”. Essa foi a pergunta que fizeram para Sara depois que ela riu; e a resposta é óbvia. NÓS SOMOS LIMITADOS, MAS O SENHOR NÃO É.

2. LIMITAÇÃO DE RECURSOS

Um outro exemplo que nós encontramos na Bíblia está em Juízes 6:14-16: “Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.“

Se você ler o começo do capítulo 6 você vai entender que o povo de Israel havia feito o que era mau perante o Senhor. E como consequência disso, a Bíblia diz que eles caíram nas mãos dos inimigos por sete anos. Para vocês terem uma ideia, todas as vezes em que eles plantavam alguma coisa, os inimigos vinham e saqueavam. Os rebanhos eram roubados. E o povo começou a perecer de fome. Até que um belo dia o Anjo do Senhor veio até Gideão e disse que ele seria o responsável por livrar o seu povo dessa situação.

Qual foi a reação de Gideão quando ouviu isso? Ele falou SIM logo de cara? Ele disse “Pode deixar comigo que eu resolvo a situação”? Foi isso o que aconteceu? Não foi. Pelo contrário, no versículo 15 ele disse “…Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.”. Gideão fez exatamente a mesma coisa que Abraão e Sara fizeram, ele olhou para as suas limitações.

Em outras palavras, ele virou para o Senhor e disse “Como é que eu vou fazer isso Senhor? Eu não tenho capacidade nenhuma; a minha família não tem recursos; a minha família não tem relevância nenhuma; a minha família é a mais pobre da tribo e ainda por cima eu sou o mais jovem dessa família”. Quantas vezes nós também fazemos como Gideão? Achamos que não vamos conseguir ir longe, achamos que muita coisa não pode acontecer na nossa vida simplesmente porque somos limitados, porque não temos recursos. E pensamos “Ah! Se eu tivesse a família rica que Fulano tem! Eu poderia fazer tanta coisa! Ah, se eu tivesse os mesmos recursos que Beltrano, hoje eu teria a maior empresa de construção daqui dos Estados Unidos”. 

Gideão focou nas limitações dele; só que a resposta do Senhor foi maravilhosa. Ele disse no verso 16: “Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.”. Olha só o que está escrito aqui: JÁ QUE ESTOU CONTIGO. Você pode não ter uma família abastada; você pode não ter pais ricos; você pode não ter hoje todos os recursos que você deseja. MAS você tem um Deus poderoso que está junto com você. E dinheiro para Ele não é problema. Recurso para Ele não é problema.

E sabe o que é o mais engraçado de tudo nessa história? Se você continuar lendo a passagem, você vai descobrir que Gideão não teve todos os recursos que ele queria, ele não teve um exército poderoso com centenas de milhares de soldados para lutar contra os inimigos como ele queria. Na verdade, Deus deu para ele apenas 300 soldados e com esses 300 ele venceu milhares de inimigos e se tornou um herói.

3. LIMITAÇÃO DE EXPERIÊNCIA

O terceiro exemplo está em Jeremias 1:5-7: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.“

Nas últimas semanas eu tenho ouvido e assistido muitos vídeos de pessoas que são bem sucedidas como donas do seu próprio negócio. São empresários que começaram do nada e hoje possuem milhões de dólares na conta bancária. São donos de franquias. E todos eles falam que o fator experiência é muito importanteQue se você quer ser bem sucedido no seu negócio você precisa ter experiência na área. Eles dizem que mesmo se você fracassar em alguma coisa, essa experiência do fracasso vai te ajudar a vencer lá na frente. E eu concordo 100% com eles. A experiência é importante sim. Não ignore de jeito nenhum a experiência.

Só que aqui nessa passagem nós encontramos algo que parece ir contra esse “conceito de experiência”. Nesse texto nós encontramos o momento em que Deus chama Jeremias para ser profeta nas nações e para falar da parte do Senhor para o povo. Mas lá no versículo 6, Jeremias vai e responde: “Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.”. Era como se ele tivesse dizendo “Mas Deus eu sou novo demais para isso. Eu não tenho experiência nenhuma de vida para uma missão tão importante como essa”.

Para vocês terem uma ideia, Jeremias tinha aqui entre 14 e 20 anos de idade; e por causa dessa falta de experiência ele se sentiu limitado. E isso também me faz refletir “Quantas vezes nós já deixamos de fazer coisas na nossa vida porque nos sentimos inexperientes? Achamos que ainda não estamos PRONTOS?” Não queremos falar de Jesus para outros porque não temos experiência. Não queremos liderar uma célula ou assumir qualquer compromisso diante de Deus porque não temos experiência. Nos sentimos limitados “Ah, mas eu nunca fiz isso antes; eu não sei fazer aquilo outro”.

Eu estou falando aqui de coisas relacionadas a igreja mas isso vale para tudo na nossa vida. Perceba que não foi Deus quem colocou limites em Jeremias, foi ele mesmo. POR ISSO ENTENDA ALGO: mesmo que você seja ainda jovem; mesmo que você seja inexperiente; mesmo que você não seja o melhor dos melhores; a graça de Deus está sobre você e Ele é quem vai te capacitar a tomar as decisões certas; é Ele quem vai abrir as portas que precisam ser abertas. 

Mesmo sem ter os anos de experiência que muitos tem nesse país, você pode sim ser mais bem sucedido do que os outros; você pode ter o seu negócio e ser bem sucedido; mesmo sem os 30 anos de casado que outros tem, você pode sim ser bem sucedido no seu casamento. Mesmo sem os anos de experiência no ministério você pode sim crescer e frutificar e ser usado por Deus.

4. LIMITAÇÃO DE AJUDA

E uma última limitação que nós podemos ter é aquela que diz “Eu não posso fazer porque eu não tenho ninguém para me ajudar”. Quem aqui já pensou dessa forma? Vamos ler João 5:3-8: “Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.”. 

Esses dias nós estávamos comentando na reunião de célula a respeito da Porta das Ovelhas que tinha no templo em Jerusalém. Era por essa porta que passavam os animais que seriam sacrificados a Deus. E perto dessa porta, havia o tanque de BetesdaA Bíblia diz que nesse tanque, de tempos em tempos um anjo vinha, agitava as águas e o primeiro que entrasse no tanque era curado.

O problema dessa história é que havia um paralítico que nunca conseguiu chegar a tempo de ser curado. E inclusive ele disse ao Senhor no versículo 7: “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.“. Olha só o que está escrito no começo do verso “não tenho ninguém que me ponha no tanque”. Muitas vezes é dessa forma que nós nos sentimos, limitados, desanimados, incapazes de fazer alguma coisa porque “não temos ninguém para nos levar até o tanque; porque não temos ninguém para ajudar”. Mas hoje eu quero te dizer que Jesus é suficiente. Muitas vezes será apenas você e Deus mesmo, mas acredite em mim, Ele é suficiente.

Todos nós temos limitações. Todos nós temos coisas que nós somos capazes de fazer e que não somos capazes de fazer. Mas sabe o que é o melhor de tudo? É que o mesmo Deus que deseja fazer grandes coisas na nossa vida é o mesmo Deus que realiza. Em 1Pedro 5:10 está escrito assim: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ELE MESMO vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”. Olha só o que a Bíblia está dizendo aqui, primeiro ela começa dizendo que o nosso Deus é o Deus de toda graça e depois continua dizendo que o mesmo Deus que chama é o mesmo Deus que nos aperfeiçoa, ou seja, é o mesmo Deus que nos capacita.

Em Filipenses 1:6 também está escrito: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”. E em Filipenses 2:13 diz: “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. Nesses 3 versículos nós temos algo em comum: todos eles dizem que é Deus quem faz na nossa vida.

Por isso pare de olhar para você mesmo; pare de olhar para os seus limites e comece a olhar para o Senhor. Você se sente limitado no seu trabalho? Olhe para o Senhor. Você se sente limitado com a sua vida financeira e não sabe o que fazer para melhorar? Olhe para o Senhor. Você se sente limitado no seu ministério? Olhe para Jesus. Você se sente limitado no seu casamento, na criação dos seus filhos? Olhe para Jesus. Porque Ele não tem limites e é Ele quem vai fazer por você.