Na semana passada nós tivemos a oportunidade de receber o nosso supervisor, o pastor Márcio Alves. E um princípio poderoso que nós aprendemos foi que quando Deus nos pede algo é porque Ele deseja nos abençoar. Nós podemos encontrar vários exemplos disso na Bíblia:
a) A viúva de Sarepta (1Reis 17:8-14). Nessa passagem o profeta Elias pede a uma viúva pobre algo para comer e ela responde que não tem nada senão um resto de farinha e um pouco de óleo para fazer uma última refeição com o seu filho e morrer. Muitos podem ler essa passagem e achar que o profeta era egoísta, insensível a situação daquela mulher. Só que não foi nada disso. O próprio Deus foi quem o enviou até aquela mulher e Ele pediu algo para poder abençoá-la. O que foi que ela recebeu depois? Ela foi sustentada até que a crise fosse embora e voltasse a chover sobre a terra. Ou seja, Deus trouxe o suprimento na vida dela. Por isso não se engane, todas as vezes em que Deus nos pede algo é porque Ele quer nos abençoar ainda mais.
b) Um segundo exemplo foi a mulher samaritana (João 4:1-7). Perceba que a história também começa com um pedido. O Senhor Jesus chegou e pediu água para aquela mulher. Mas a grande questão é: será que o Senhor estava realmente interessada na água? É claro que não. Tanto é que no final Ele vai embora e nem bebe a água. O que queria fazer naquele dia era abençoar a vida dela. Se você continuar lendo o texto você vai ver que a vida dela é completamente transformada, ela bebe da água da vida e leva tanta outras pessoas até o Senhor com o seu testemunho. E tudo começou com um pedido: “me dá um copo de água”.
c) O terceiro exemplo foi o pedido do barco (Lucas 5:1-7). O que foi que Jesus pediu agora? O barco. A Bíblia diz que o Senhor estava cercado por uma multidão quando Simão chegou e Ele pediu o barco para poder ministrar para aquele povo. Mas qual era o alvo final de Jesus com aquele pedido? Deixar Simão sem o barco? De jeito nenhum. Ele queria abençoar aqueles pescadores; Ele queria abençoar as pessoas que estavam ali. A partir do versículo 4 revela para nós o que aconteceu depois: Jesus liberou a palavra e eles conseguiram ter uma pesca maravilhosa.
Todas as vezes em que Deus te pede algo Ele quer te abençoar. Por isso não perca a oportunidade de responder ao Senhor. E tem mais, nos três cenários a resposta de Deus foi rápida. Ele não demorou em abençoar. Isso significa que Ele tem um senso de urgência para agir na sua vida. O que Deus tem pedido para você? As vezes nós relutamos em dar por vários motivos:
a) Porque nós não acreditamos que Deus é bom. Achamos que Deus ter tirar algo de nós e que vai fazer falta. Mas é justamente o contrário. As vezes Ele precisa tirar algo de nós para nos dar algo ainda melhor. É isso o que a Palavra do Senhor diz, que Ele tem pensamentos bons ao nosso respeito. Muitas vezes não tem acontecido multiplicação na sua vida porque você não conhece quem tem pede. Porque se conhecesse de fato o Senhor você entregaria tudo.
b) Porque nós somos egoístas. Porque muitas vezes nós pensamos apenas em nós mesmos e não conseguimos enxergar além. Porque nós temos dificuldade em abençoar outros. Quando nós entendemos que o Senhor muitas pede que você abençoe a outros porque Ele mesmo quer te abençoar a sua atitude de agora em diante será completamente diferente.
c) Porque nós achamos que o temos já está bom. Deus quer te levar muito além. Ele pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. E é isso o que Ele deseja fazer com você. Por isso não se contente com menos. Se Ele te pede algo é porque Ele quer te dar ainda mais.
Não perca a oportunidade de responder a Deus nesses dias. O que você acha que Ele tem pedido de você? As vezes é algo físico, natural. Mas as vezes pode ser mais consagração, mais santidade, mais compromisso com a obra dEle.
