Na Palavra de Deus nós podemos encontrar várias aparentes contradições. POR EXEMPLO: a Bíblia diz que os últimos serão os primeiros; ela diz que quem perde a vida, acha; maior é aquele que serve do que aquele que é servido; ela diz que os humilhados serão exaltados; que felizes são os que choram. As pessoas ouvem esse tipo de coisa e elas não conseguem entender. E sabe por que elas não entendem? Porque a Palavra de Deus nos fala de coisas sobrenaturais e a nossa mente é natural. A nossa mente está nesse nível e a Palavra do Senhor está lá em cima.
Certa vez o apóstolo Paulo disse aos Coríntios que o Evangelho é loucura para muitas pessoas, justamente por causa disso. Porque a mensagem do Evangelho é sobrenatural. O que é algo natural? É quando alguém vem e diz “Faça o melhor para agradar a Deus e aí sim você será abençoado”. ISSO É NATURAL. Mas o que é sobrenatural? É quando Deus vem e diz que nós já somos abençoados com toda sorte de bençãos. O que é natural? É quando alguém diz “Se esforce para mudar de vida; se esforce para não pecar mais e aí sim você será aceito por Deus”. ISSO É NATURAL. Mas o sobrenatural é quando a Palavra diz que nós já somos justos em Cristo Jesus; ainda que eu não veja justiça em mim. Sobrenatural é quando o Senhor diz que nós somos santos, que nós somos nova criatura mesmo quando ainda não vemos transformação nenhuma na nossa vida.
Então entenda que as coisas de Deus são sobrenaturais e é por isso que nós devemos recebê-las pela fé. Em Isaías 55:8-9 está escrito assim: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”. Olha só a comparação que Isaías está fazendo aqui: ele disse que existe uma distância muito grande entre a nossa maneira de pensar e a maneira do Senhor pensar. Que é como se fosse a distância entre a terra e o céu. E A GRANDE QUESTÃO DE HOJE É: de que maneira nós queremos viver? De acordo com os pensamentos e caminhos terrenos ou de acordo com os pensamentos e caminhos celestiais do Senhor? Nesse capítulo 55, a Bíblia faz questão de mencionar alguns dos pensamentos elevados de Deus:
1) COMPRE SEM DINHEIRO E SEM PREÇO
No versículo 1 diz o seguinte: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Então nos versículos 8 e 9, Isaías diz que existe diferença entre os nossos pensamentos e os pensamentos de Deus. SÓ QUE ANTES DISSO, ELE MENCIONA QUAIS SÃO OS PENSAMENTOS DO SENHOR. Aqui no verso 1, por exemplo, ele fala algo sobre COMPRAR SEM DINHEIRO E SEM PREÇO. Alguém aqui consegue comprar sem dinheiro? Você consegue chegar no Walmart, encher o seu carrinho de compras e sair sem pagar? É claro que não. Porque tudo na vida tem um custo; tudo tem um preço; e se você quiser levar, você vai ter que pagar. ESSE É O PENSAMENTO NATURAL E TERRENO DAS COISAS. Mas aqui no versículo 1 Isaías diz que mesmo sem ter dinheiro você pode vir e comprar. Esse é o pensamento celestial.
E o que isso significa? Uma das grandes diferenças entre a Velha Aliança (Do Antigo Testamento) e a Nova Aliança (Do Novo Testamento) é a respeito de como nós recebemos as coisas de Deus. Na Velha Aliança tudo dependia do merecimento do povo; tudo dependia das boas obras das pessoas; tudo dependia do povo obedecer a Deus. Se eles obedecessem, se eles permanecessem no caminho do Senhor eles seriam abençoados. Caso contrário, eles seriam amaldiçoados. Essa era a maneira como as coisas funcionavam naquela época. Ou seja, havia uma moeda de troca.
Todavia, na Nova Aliança nós somos convidados pelo Senhor a receber tudo de graça, pela fé. Em Gálatas 3:2-14 está escrito assim: “Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão. Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.”.
Nessa passagem o apóstolo Paulo estava tentando explicar esse princípio da graça de Deus para os irmãos. Então, ele começa a fazer uma série de questionamentos. No versículo 2, Paulo pergunta se eles receberam o Espírito Santo pelas obras da Lei ou se foi pela pregação da fé. Qual é a resposta dessa pergunta? Pela pregação da fé. Depois, no versículo 5, ele faz uma outra pergunta: os milagres que Deus opera entre vocês é por causa da Lei ou é por causa da pregação da fé? Por causa da pregação da fé. Você consegue perceber a diferença aqui? Antes tudo dependia da Lei; antes tudo dependia das nossas obras; antes havia a barganha, a troca com Deus (Eu faço algo para o Senhor e Ele me ajuda. Eu faço um sacrifício aqui e Ele me abençoa). MAS HOJE TUDO DEPENDE DA NOSSA FÉ.
O pensamento natural do mundo é a meritocracia, eu tenho que merecer para receber as coisas. Só que o pensamento elevado de Deus não é o mérito, é a graça. Ele não quer fazer barganha com você, Ele não quer trocar a bênção com você, Ele quer te dar de graça, pela fé. Isaías fez questão de dizer que nós podemos comprar sem preço e sem dinheiro. E, o que isso significa? Esses dias um irmão estava falando para mim “Pastor, não existe nada de graça nesse país, você pode até não pagar, mas alguém está pagando por você”. E ESSA É A MAIS PURA VERDADE. Por exemplo, você vai no hospital e não paga nada. Mas, não significa que não tenha um preço. O preço existe, e é tão alto que você não pode pagar; por isso alguém está pagando por você. Pode ser uma empresa, pode ser alguma organização sem fins lucrativos ou até mesmo o governo. Mas, o fato é que alguém está pagando no seu lugar. E, É JUSTAMENTE ISSO O QUE ISAÍAS ESTÁ QUERENDO MOSTRAR AQUI PARA NÓS.
Hoje, nós temos acesso às bênçãos do Senhor de graça, porque nós não tínhamos condições suficientes de pagar por elas. Elas tinham um preço sim e era tão alto que Jesus teve que vir e pagar no nosso lugar. AS SUAS BOAS OBRAS SÃO CENTAVOS DIANTE DE UMA CONTA DE BILHÕES. POR ISSO, JESUS TEVE QUE VIR. É isso o que Isaías 55:1 está dizendo para nós: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite (Em outras palavras, vocês que tem qualquer tipo de necessidade, pode vir; não precisa pagar nada. Pode vir e você será suprido)”. ISSO É LOUCURA PARA O MUNDO, MAS ESSE É O PENSAMENTO ELEVADO DE DEUS. De que maneira você quer caminhar? Eu quero caminhar pelos caminhos elevados do Senhor. Eu quero comprar sem dinheiro mesmo. Mesmo sem merecer eu quero tudo o que Ele tem para minha vida.
2) DESFRUTE DAS FIÉIS MISERICÓRDIAS
O segundo pensamento elevado de Deus está no versículo 3 e diz assim: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.”. Olha só, aqui o Senhor menciona duas coisas importantes: a) A primeira delas é sobre uma aliança perpétua, uma aliança eterna, que não vai ter fim. E que aliança é essa? A Nova Aliança que Jesus firmou na Cruz do Calvário. Ela é eterna e depois dela não haverá outra.
b) Depois Isaías continua dizendo que essa aliança seria baseada nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. No Velho Testamento o Senhor fez várias alianças. Por exemplo, nós temos a aliança que Ele fez com Noé e o símbolo dessa aliança é o arco-íris; Deus fez aliança com Moisés (Que foi feita no monte Sinai e resultou na Lei); Deus fez aliança com Abraão. E Ele fez também uma aliança com Davi.
Em 2Samuel 7, a Bíblia diz que um belo dia Davi estava andando no seu palácio quando de repente ele percebeu uma coisa “Espera aí, eu moro num palácio tão maravilhoso, cheio de luxo, feito com cedros e a Arca do Senhor está dentro de uma tenda!?! Eu vou construir uma Casa para Deus.”. Até aí tudo bem, mas o que me surpreende é que Deus não havia falado nada sobre o desejo de ter uma casa. Ele não falou nada para Moisés, ou para Abraão, ou para os profetas. E mesmo assim Davi conseguiu perceber isso. Tem gente que não consegue entender nem o que está escrito na Palavra. Mas Davi conseguiu entender o que o Senhor nem tinha falado ainda. Era muita intimidade.
Só que dai, Deus virou e disse: “Olha, Davi! Você não vai construir casa para Mim. Eu vou construir uma casa para você. Eu vou fazer uma aliança com você e o seu trono nunca terá fim. De você virá o Descendente e o reino dEle será eterno. A sua dinastia Davi será eterna”. É por causa dessa aliança que Jesus é chamado de Filho de Davi nos Evangelhos. Lembra do cego Bartimeu? Ele gritou “Filho de Davi tem compaixão de mim”, porque ele entendeu quem era Jesus.
No ano 70 depois de Cristo, quando o templo foi queimado e destruído não sobrou nenhum registro das genealogias. Não tem como alguém chegar hoje e reivindicar o trono de Davi, porque não tem como comprovar a sua descendência. Mas sobraram dois registros da genealogia de Davi, um em Mateus e outro em Lucas. E ambas provam que Jesus é o Filho de Davi, Ele é o herdeiro legítimo do trono; e, a Bíblia diz que Jesus vai voltar para assumir esse trono. Esse é o primeiro aspecto da aliança de Deus com Davi: o reino dEle não terá fim.
Mas também tem um segundo aspecto. No Salmo 89 nós encontramos uma descrição dessa aliança. A partir do verso 28 diz assim: “Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança.”. Olha só o que está dizendo aqui, que a graça de Deus é para sempre. Tem gente que acha que a graça de Deus tem fim, é momentânea, é passageira ou que depende de como nós nos comportamos. MAS, A PALAVRA DE DEUS É CLARA AQUI PARA NÓS: A GRAÇA DE DEUS NÃO TEM FIM SOBRE A NOSSA VIDA.
“29 Farei durar para sempre a sua descendência; e, o seu trono, como os dias do céu. Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniqüidade.”. Davi tinha muitos filhos e está bem claro aqui que caso eles pecassem eles seriam disciplinados. ESSA É UMA OUTRA VERDADE QUE NÓS TEMOS QUE ENTENDER. Muitos pensam que na graça não tem disciplina e que você pode fazer tudo o que você quiser e vai ficar por isso mesmo. Mas, na graça não existe mais castigo. Castigo é punição. Castigo é algo sem propósito. Só que mesmo assim existe a disciplina, com o objetivo de nos ensinar. Apocalipse 3:19 diz que Deus disciplina a todos que ama.
Só que não para por aí não. Apesar da disciplina no verso 33 continua “33 Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.”. Como é que funciona os relacionamentos no mundo? Normalmente você se relaciona com pessoas que fazem bem para você. É ou não é? Se por acaso alguém fizer algo que você não goste, você não quer nem saber, é cada um para o seu lado. VOCÊ CORTA O RELACIONAMENTO COM AQUELA PESSOA. Esse é o pensamento natural e terreno.
Mas eu louvo a Deus porque com Ele é diferente. Em outras palavras, o verso 33 está dizendo que por mais que você erre, por mais que você peque e seja disciplinado, a garantia de Deus é que a bondade dEle, a graça e a misericórdia dEle jamais sairão da sua vida. O SENHOR DISSE “jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade.”. Isso significa que o seu pecado não anula a aliança do Senhor com você. O seu pecado não tem poder de mudar a aliança. O mundo não consegue entender isso, mas esse é o pensamento celestial e é nisso que nós devemos crer.
3) EXPERIMENTE A RIQUEZA DO PERDÃO
E o terceiro pensamento elevado do Senhor é a respeito do perdão. Isaías 55:7 diz: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.”. Sinceramente, quando você passa por uma situação de injustiça, a vontade que você tem é de perdoar, é de abençoar a vida da pessoa? De jeito nenhum. Você está lá ouvindo essas coisas e você começa a pensar 1001 maneiras de se vingar; 1001 maneiras de pagar o mal com o mal; 1001 maneiras de fazer essa pessoa sofrer. Esse é o pensamento terreno e natural. O ser humano só pensa em justiça.
E o grande problema é quando nós achamos que o pensamento de Deus também é esse “Nossa, eu pequei agora o Senhor vai me punir. Agora Deus está irado comigo e não quer saber mais de mim”. Nós temos dificuldade de crer que Deus perdoa livremente porque nós achamos que Ele é como nós. Por isso muitos vivem debaixo de acusação, de condenação e medo. Mas sabe qual é a boa nova de hoje? Os pensamentos do Senhor são mais altos do que os nossos e Ele é um Deus que se compadece e é rico em perdoar. ISAÍAS 55:7 DIZ: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.”. É isso o que nós encontramos no Senhor: compaixão e perdão.
E você sabe o porque disso? Porque Ele nos ama incondicionalmente. Jesus foi batizado no Rio Jordão, num lugar próximo ao Mar Morto. Quase desaguando no Mar Morto. Que é a região mais profunda da terra; são cerca de 420 metros abaixo do nível do mar. Não existe nenhum outro lugar no planeta tão profundo. E naquele dia a Bíblia diz que o céu se abriu e o Pai disse “Este é o meu Filho amado”. No lugar mais baixo da terra Jesus ouviu que era amado.
Depois o Senhor subiu no monte para ser transfigurado. A Bíblia não menciona que monte era, muitos teólogos dizem que era o monte Hermon, o mais alto de Israel com mais de 2 mil metros de altitude. E naquele dia, sabe o que aconteceu? Jesus ouviu mais uma vez “Este é o meu filho amado”. O que isso nos ensina? Que não importa onde você esteja, não importa qual o momento você está na sua vida, se você está lá em cima, fazendo tudo certo, ou se você está lá embaixo, fazendo tudo errado, Deus continua te amando. E o perdão dEle está disponível para você.
As pessoas não conseguem entender isso porque esse é um pensamento celestial. Mas a minha oração hoje é que você possa entender pelo Espírito esses caminhos e pensamentos elevados do Senhor. E não somente entender, mas que você possa viver por Eles em nome de Jesus. Que haja revelação de que tudo o que recebemos de Deus é de graça (Não temos que barganhar mais, apenas receber pela fé); que haja revelação que o Senhor é rico em misericórdia, é rico em perdoar, que a graça dEle jamais vai mudar na nossa vida e que Ele nos ama incondicionalmente.
