Como é que você chama as pessoas da igreja? Como é que você se refere aos irmãos da Igreja? POR EXEMPLO: tem gente que chama de irmão, tem gente que chama de homem de Deus, mulher de Deus, varão do Senhor, servo do Deus Altíssimo… Qual dessas expressões é a mais correta? O que de fato nós somos diante de Deus? Na verdade, tudo isso está certo (Você é homem de Deus, mulher de Deus, você é santo, justo, abençoado… tudo isso é verdade). Se você for olhar no Novo Testamento o próprio Senhor Jesus disse que era servo (Em Filipenses 2:7 diz que Jesus a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo); os apóstolos quando iam escrever as cartas também diziam que eles eram servos de Deus. Então não está errado dizer que você é servo do Senhor. Mas tem algo muito superior ao servo: que é o filho. Jesus era servo, mas antes dEle ser servo Ele era filho (Antes de Jesus começar o ministério dEle o que foi que Ele ouviu do Pai? Você é o meu filho amado em quem tenho prazer). Os apóstolos eram servos, mas antes de serem servos eles também eram filhos.
E aí você pode estar pensando: “Por que que isso faz tanta diferença? Por que é tão importante entender que eu sou filho de Deus e não apenas um servo?”. Porque essa revelação muda a nossa maneira de relacionar com o Senhor, muda a nossa maneira de servir a Deus, porque Jesus morreu na cruz para que você fosse feito FILHO DE DEUS e não apenas um servo qualquer e principalmente PORQUE DEUS QUER TRATAR VOCÊ COMO FILHO E NÃO COMO SERVO. Em João 1:12 está escrito: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”. Para que Jesus veio (Para que você se tornasse servo)? Não; para que (PELA FÉ) você fosse feito filho de Deus. Em Romanos 8 a partir do versículo 15 diz assim: “Porque não recebestes o espírito de escravidão [A palavra escravidão aqui no original é a palavra grega “douleia” que pode ser traduzida como escravidão ou como servidão. O significado é o mesmo. Então, nós não recebemos o espírito de servidão...], para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”.
Nesse texto o apóstolo Paulo está fazendo uma comparação entre ser servo e ser filho. E por que ele faz isso?Porque na época da lei o homem era feito servo de Deus; mas na nova aliança o homem foi feito filho de Deus. Então Paulo escreve esse texto para mostrar para nós qual é a diferença entre ser servo na lei e ser filho na graça (na nova aliança). E o interessante é que ele começa dizendo “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados,”. Essa daqui é a primeira diferença entre o servo e o filho: o servo faz tudo o que faz porque ele tem medo do seu senhor e o filho faz porque ele sabe que tudo também é dele. TUDO O QUE O SERVO FAZ ELE FAZ PORQUE TEM MEDO. Tem medo de ser castigado, tem medo de levar chicotadas, tem medo de ser preso e ficar sem comer…
Agora com o filho é diferente. Quando o filho está trabalhando, ele faz com prazer, ele faz com encargo, ele faz além do que é esperado porque ele sabe que aquele negócio também é dele. O filho entende que se o pai é bem sucedido, ele é bem sucedido também. Se o pai ganha, ele ganha também. Ele sabe que um dia ele vai controlar tudo ali. E essas são as duas mentalidades que a gente encontra também dentro da Igreja. De um lado a gente tem os servos, que só fazem porque alguém disse que tem que fazer, porque tem medo de ser punido de alguma forma, tem medo de ficar mal perante as outras pessoas (Porque tem medo de não ser abençoado por Deus se não fizer… porque tem medo de ser rejeitado e mandado embora). E a gente tem aqueles que são filhos, que tem revelação que tudo isso é dele também. Que entende que essa obra aqui é do Pai dele. E se o reino de Deus avança ele avança junto também. Mas a grande questão é: nós temos sido servos ou temos sido filhos? A nossa mentalidade quando a gente vem para uma reunião como essa (Quando a gente decide se envolver na vida da Igreja) é de servo ou é de filho?
Deixa o Espírito Santo mudar essa chavinha no seu coração hoje em nome de Jesus: você não é apenas um servo, você é filho! O servo pode deixar de ser servo, mas o filho nunca pode deixar de ser filho! O filho pode até tomar umas cintadas de vez em quando, o filho pode até ser disciplinado uma hora ou outra, mas ele NUNCA vai deixar de ser filho! A Bíblia diz em João 8:35 que: “O escravo não fica sempre na casa [Ou seja, se ele não é um bom servo, o Senhor dele manda embora, vende para outro lugar, se desfaz dele… agora…]; o filho, sim, [permanece na casa] para sempre.”. E o que isso significa? Significa que mesmo que você erre, mesmo que você ache que não está conseguindo corresponder do jeito que gostaria, você jamais vai deixar de ser filho e você jamais vai ser expulso da casa! E SABER DISSO TRAZ SEGURANÇA PARA VOCÊ! TRAZ PAZ NO SEU CORAÇÃO! Quem tem a mentalidade de servo vive com medo (Vive inseguro); mas quem entendeu que é filho vive em paz!Foi por isso que Paulo disse que nós não recebemos espírito de escravidão para viermos OUTRA VEZ ATEMORIZADOS. Porque antes nós vivíamos cheio de medo, debaixo de escravidão… escravidão do diabo, escravidão da lei, escravidão da religião… mas nós fomos livres de tudo isso e hoje você não precisa ter mais medo nenhum em nome de Jesus porque você é filho!
Depois Paulo continua dizendo em Romanos 8:15: “… mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”. Olha só, primeiro Paulo disse que nós não recebemos espírito de escravidão; e depois ele disse que o espírito que nós recebemos foi o de adoção. Como é que funciona a adoção? Basicamente é você pegar alguém que não é seu filho e fazer dele o seu filho (É dar para ele o seu sobrenome, é dar para ele amor, carinho, atenção…). Só que nós temos que entender que em relação a Deus é muito mais do que isso, sabe por que? Porque por mais que você ame o seu filho que foi adotado, por mais que você dê o seu nome para ele, mude o RG, o passaporte, dê os melhores brinquedos para ele, coloque na melhor escola… não tem como você mudar o DNA dele, o sangue dele, a natureza dele vai permanecer a mesma. SÓ QUE COM DEUS É DIFERENTE: Ele não somente veio e nos deu um novo nome, e nos deu amor, e uma nova casa… você não é um filho do diabo que foi trazido para dentro da casa de Deus… (É ALGO MUITO MAIS PROFUNDO) a Bíblia diz que o Senhor veio e Ele mudou completamente a nossa natureza, Ele nos deu um novo DNA (Nós recebemos uma nova vida. Nós morremos junto com Cristo na cruz, o filho do diabo morreu na cruz e nós nascemos de novo com uma nova vida).E hoje nós temos dentro de nós a natureza do próprio Deus. E é por isso que Paulo disse que nós podemos chamar a Deus de “Aba, Pai”.
Sabe o que quer dizer “Aba, Pai”? Essa é a maneira que as criancinhas lá em Israel chamam os seus pais “Aba, Pai”, que quer dizer “Papaizinho”. Você consegue chamar a Deus de paizinho? Você consegue entender que Deus escolheu você para ser filho dEle e mudou a sua natureza, te deu uma nova vida, colocou a vida dEle dentro de você e hoje você pode chama-lO com essa intimidade toda de paizinho? Então essa é mais uma diferença entre o servo e o filho: o filho tem a mesma natureza do seu pai. O FILHO CONSEGUE CHAMAR A DEUS DE PAI! O SERVO NÃO CONSEGUE!
E por fim, no versículo 17 Paulo disse assim: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo;”. Olha a lógica de Paulo aqui: primeiro ele disse que não recebemos espírito de escravidão (E por isso você não precisa ter mais medo), depois ele disse que nós recebemos espírito de adoção. E agora ele finaliza dizendo que se nós somos filhos, nós também somos herdeiros de Deus juntamente com Cristo Jesus. E aqui está a terceira diferença entre o servo e o filho: o servo depende do merecimento e o filho depende apenas da sua identidade (Para receber alguma coisa, o servo precisa fazer por merecer; mas o filho tem o direito de receber tudo, ele tem direito a toda a herança simplesmente porque ele é filho).
E É JUSTAMENTE ISSO O QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI PARA NÓS: que nós temos acesso a tudo de Deus porque nós somos filhos. E ESSA NA VERDADE É UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE A VELHA ALIANÇA E A NOVA ALIANÇA! Porque na Velha Aliança Deuteronômio 28:2 diz “Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:” O que a pessoa tinha que fazer aqui para ser abençoado? Tinha que ouvir a voz do Senhor, ou seja, tinha que obedecer a tudo o que Deus mandava! O povo só recebia o que merecia porque ninguém ali era filho! Em nenhum lugar no Velho Testamento você vai ver a Bíblia chamando o homem de filho de Deus! Só que na Nova Aliança a Bíblia diz que nós fomos feitos filhos de Deus e nós RECEBEMOS TUDO POR DIREITO DE HERANÇA! E agora eu te pergunto: o que você prefere? Você prefere ser um servo fiel e receber um pouco mais do que os outros servos; ou você prefere ser filho e receber tudo? Eu prefiro ser filho! E sabe por que? Porque só o filho tem direito a herança! Porque só o filho come o cabrito! Só filho como o novilho!
Como assim? … Você lembra da história do filho pródigo? Em Lucas 15:29-30 está escrito assim: “Mas ele respondeu a seu pai [Esse daqui era o irmão do filho pródigo dizendo para o pai dele]: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado”. O que está acontecendo aqui? A Bíblia diz que depois que o filho pródigo voltou para casa(Depois de ter torrado a herança dele na farra), o pai mandou trazer roupas novas para ele, colocou sandálias nos seus pés, colocou um anel no dedo e mandou matar um novilho cevado para fazer uma grande festa. O pai ficou todo feliz porque o filho tinha voltado para casa. Mas o irmão dele ficou? Não. Na verdade, ele ficou indignado com o que o pai estava fazendo e disse no versículo 29 “Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos”. E o que o pai respondeu? No verso 31 ele disse “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.”. Por que o filho pródigo recebeu roupas novas, anel no dedo, sandália nos pés e comeu o novilho cevado e o irmão dele não? Porque o filho pródigo entendeu que ele era filho (Ele até veio no começo com aquela historinha de ser funcionário do pai, mas quando ele viu que o pai queria tratar ele como filho e não como servo, ele aceitou tudo). E o irmão dele (Apesar de ser filho) nunca tinha desfrutado de nada porque ele tinha uma mentalidade de servo (“Há tantos anos que te sirvo”).
E sabe por que muita gente ainda não comeu o novilho cevado (Por que muita gente ainda não viu toda a herança de Deus)? Porque a cabeça ainda é de servo. Porque ainda estão tentando merecer alguma coisa ao invés de simplesmente pegar porque ele é filho. Eu gosto muito do finalzinho do versículo 31 porque o pai disse “Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” Em outras palavras o pai estava dizendo “Mas como assim, filho? Era um novilho que você sempre quis por que você não pegou? Era um Danone na geladeira, por que você não abriu a geladeira e pegou? Tudo é seu! Porque você é filho!”. Qual é o novilho que você está precisando hoje? É uma cura? Vem no Pai e tome posse da cura pela fé (Ele não vai te negar não)! É um milagre financeiro? Vem e pega, porque o seu Pai é o dono do ouro e da prata! É de um vinho novo que você precisa?Pode vir porque o Pai transforma água em vinho e restaura tudo o que precisa ser restaurado na sua vida!
Hoje tem um banquete maravilhoso que o Pai colocou diante de nós cheio de promessas e bênçãos! Mas sabe quem é que pode sentar nessa mesa e desfrutar de tudo isso? Somente os filhos! Porque os servos não podem se assentar na mesa junto com o Senhor!
