A cada dia que passa, o Senhor tem acrescentado vidas no nosso meio; e é importante você entender o que nós fazemos e o porquê nós fazemos o que fazemos. E a primeira coisa que você precisa guardar no seu coração é a nossa visão, o nosso slogan que diz que “O nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores onde cada membro é um sacerdote e cada casa é uma extensão da igreja; conquistando assim a nossa geração para Cristo através de células que se multiplicam”. Essa é a nossa declaração de propósito. Tudo o que nós fazemos como Igreja está baseado nessa visão que o Senhor nos deu. E o que ela significa? VAMOS POR PARTES:
a) Primeiro ela diz que “O nosso encargo”. Ou seja, não é um encargo apenas de um líder ou de um pastor; mas é um encargo que todos nós temos que compartilhar. E o que significa a palavra encargo? Encargo é diferente de cargo. Cargo é a função que você desempenha dentro de uma organização (Por exemplo, tem gente é pintor, tem gente que é carpinteiro, gerente, diretor… tem gente que é diácono, presbítero, evangelista, apóstolo, patriarca, e nem sei mais os nomes que o pessoal está dando por aí. TUDO ISSO É CARGO. E NÃO TEM NADA DE ERRADO COM OS CARGOS… Nós mesmos temos algumas funções dentro da Igreja… Tem o anfitrião que é a pessoa que recebe uma célula na casa dele… tem o líder que acompanha uma célula… tem o discipulador que acompanha vários líderes de célula… tem o obreiro que é um pastor em treinamento… na verdade, é alguém que está no teste para ser pastor… você tem o pastor da igreja e você tem o supervisor que é a pessoa que acompanha vários pastores. ESSA É A NOSSA ESTRUTURA, SÃO OS NOSSOS “CARGOS”). Só que o encargo vai muito além… porque o encargo fala de uma paixão que vai no nosso coração… encargo é algo que queima no nosso coração… o encargo fala de um propósito de vida… fala da nossa motivação. Infelizmente tem muita gente por aí que até possui um cargo mas não tem o encargo. E nós fazemos as coisas na nossa Igreja não é porque alguém nos deu um título ou cargo, é porque nós temos um encargo da parte de Deus.
b) E nós como Igreja Videira temos encargo pelo que? Por edificar uma igreja de vencedores onde cada crente é um sacerdote e cada casa uma extensão da igreja, conquistando assim a nossa geração para Cristo através de células que se multiplicam. Você sabe o que significa ser um crente vencedor? A Bíblia diz lá em Romanos 8:37: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”. Olha só o que Paulo está dizendo: que nós somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Essa é a nossa posição, de vencedores. ESSA POSIÇÃO FOI CONQUISTADA POR JESUS NA CRUZ DO CALVÁRIO, ELA FOI DADA A NÓS PELA FÉ E ISSO NUNCA VAI MUDAR. Mas infelizmente nem todos vivem na prática como vencedores. Ser vencedor na prática é viver debaixo da graça de Deus… é permanecer firme na fé… é viver debaixo do propósito que o Senhor te chamou (Porque acredite em mim, todos nós fomos chamados por Deus para algo. Deus te planejou, Deus te projetou pra algo e você só vai encontrar a plena realização e satisfação quando viver debaixo desse propósito). E ESSE É O NOSSO DESEJO: que você viva uma vida de vencedor, que você viva uma vida que faça sentido, que a sua vida aqui na terra não seja apenas um tempo de você juntar dinheiro e mandar para o Brasil, mas que seja um tempo de acumular tesouros no céu. QUE NO FINAL DA SUA VIDA VOCÊ POSSA OLHAR PARA TRÁS E FALAR COMO PAULO “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. Eu fiz tudo o que tinha que ser feito! Eu fiz algo que tem valor eterno! Está consumado! Agora o que me espera é só a recompensa do Senhor!” ESSE É O NOSSO ENCARGO PARA VOCÊ E PARA SUA FAMÍLIA!
c) A nossa visão continua dizendo que cada crente é um sacerdote. O que isso quer dizer? Em 1Pedro 2:9-10 diz o seguinte: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.”. Para você entender esse texto, você precisa saber o que é clericalismo. …Durante muito tempo as pessoas achavam que somente os pastores ou alguém que tinha cargo dentro da igreja é que podiam ser usados por Deus. É O QUE NÓS CHAMAMOS DE CLERICALISMO. O clericalismo divide a igreja em dois grandes grupos: de um lado os clérigos que são pessoas que estudaram, que fizeram seminários teológicos, que possuem títulos dentro da igreja (E que só eles tem acesso a Deus) e do outro lado você tem os leigos (Que só servem para sentar na cadeira, fazer volume na reunião e bater palmas durante o louvor). Quando um leigo precisava de Deus para alguma coisa, eles não podiam ter acesso direto a Ele, eles tinham que procurar um clérigo para fazer o meio de campo. ESSE É O PENSAMENTO DO CLERICALISMO. Mas olha só o que Pedro está dizendo aqui para nós: que antes nós não fazíamos parte do povo de Deus, mas teve um dia que a misericórdia do Senhor nos alcançou, nós passamos a fazer parte do povo de Deus, hoje nós somos propriedade exclusiva do Senhor E TEM MAIS: a Bíblia diz que nós fomos feitos sacerdócio real para pregar o Evangelho e tirar as pessoas que estão nas trevas e trazer para a luz. Isso é que ser sacerdote, é você ter acesso direto a Deus, é você levar pessoas até Deus, é você ser usado pelo Senhor para trazer a salvação até elas. Hoje você pode orar que Deus vai te ouvir; você pode colocar as mãos sobre um enfermo e ele vai ser curado em nome de Jesus. Hoje você pode pegar um versículo da Bíblia e compartilhar na sua escola, no seu trabalho para os seus colegas e Deus vai falar com eles. Não é apenas o pastor ou um líder que pode fazer isso, você também pode. Em Marcos 16:17-20 fala assim: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem [Olha só, esses sinais vão acompanhar quem? Aqueles que têm títulos? Cargos? Posições na igreja? Não. Vão acompanhar aqueles que creem no nome de Jesus. Você crê no nome de Jesus? Então essa palavra é para você…]: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”
d) Depois a nossa visão conclui dizendo “conquistando assim a nossa geração PARA Cristo através de células que se multiplicam”. Tudo o que nós fazemos como Igreja não é para a glória de um pastor, mas é para glória de Deus. O que nós queremos é levar pessoas a Jesus! É Ele quem tem que aparecer! A glória é dEle! O poder é dEle! Tudo é por meio dEle e para Ele! Esse é o nosso encargo: fazer parte da conquista da nossa geração para Jesus! NÓS QUEREMOS QUE PESSOAS ENTREM NESSE LUGAR E TENHAM UMA EXPERIÊNCIA COM JESUS! Nós queremos que cada família dessa cidade seja transformada por Jesus! …E onde é que a célula entra nessa história? A célula foi a estratégia que o Senhor nos deu para alcançarmos esse alvo. E MAIS ATÉ DO QUE ISSO: as células são a nossa maneira mais básica de sermos Igreja. TUDO GIRA EM TORNO DAS CÉLULAS, NÓS SOMOS UMA IGREJA EM CÉLULAS. Célula, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é uma reunião na casa. Célula é um grupo de 5 até 15 pessoas que se reúnem uma vez por semana (Pode ser na casa, pode ser trabalho, na escola, na faculdade, no shopping center, na pracinha da esquina, numa sala do Zoom) com o objetivo de louvar a Deus, compartilhar da Palavra do Senhor e se relacionar (É na célula onde você pode compartilhar aquilo que Deus está falando no seu coração… é através da célula que você pode usar os dons que Deus te deu… é na célula onde você tem a oportunidade de ser apascentado mais de perto… é na célula onde a assistência social acontece… onde o evangelismo acontece… NO CULTO VOCÊ É TREINADO, VOCÊ RECEBE A PALAVRA DE DEUS, MAS É LÁ NA CÉLULA QUE VOCÊ VAI VIVER NA PRÁTICA O QUE VOCÊ RECEBEU)… É POR ISSO QUE É MUITO IMPORTANTE VOCÊ FAZER PARTE DE UMA CÉLULA.
E, para finalizar, de onde nós tiramos tudo isso? De Atos 2:42-47: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações [Por que você acha que eles perseveravam? Porque não era fácil ser cristão naquela época… havia muita perseguição… risco de serem presos… risco de serem mortos… e mesmo assim eles não abriam mão de estarem juntos, de orarem juntos …de compartilharem da Palavra do Senhor juntos… mesmo que isso custasse a própria vida]. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo [Às vezes as pessoas perguntam de onde é que nós tiramos a célula na Bíblia. E É DESSE TEXTO. Porque a Igreja Primitiva se reunia basicamente em dois lugares… nos templos que eram lugares públicos. E eles faziam isso basicamente para evangelizar. E eles se reuniam também nas casas… A vida da Igreja acontecia de verdade era na casa dos irmãos. Então, o nome célula não existe na Bíblia. Mas, o que princípio que está por detrás sim! E OLHA AGORA A CONSEQUÊNCIA DESSA VIDA DE PERSEVERANÇA E COMUNHÃO]. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”. Só para você entender o que está acontecendo aqui, qual é o contexto da história? No começo do capítulo 2, a Bíblia diz que os discípulos estavam orando num lugar, quando de repente o Espírito Santo veio e eles foram cheios do poder de Deus. Depois Pedro junto com os outros 11 apóstolos se levantou e começou a pregar para os judeus religiosos (Para os mesmos que tinham crucificado o Senhor). E nesse dia cerca de 3 mil se arrependeram dos pecados, se converteram a Jesus e foram batizados nas águas. E a partir do versículo 42 mostra como é que essas pessoas viviam. ESSE FOI O INÍCIO DA IGREJA. A IGREJA PRIMITIVA. A IGREJA DOS APÓSTOLOS. E tudo o que nós fazemos é com base nesse modelo de Igreja.
Que haja unidade no nosso meio, um só coração, que haja sempre o sobrenatural de Deus no nosso meio, que dia após dia vidas sejam acrescentadas pelo Senhor, que as nossas células se multipliquem, que o poder do Evangelho invada as casas da nossa cidade, que famílias inteiras sejam transformadas… E tudo isso para que? Para que o nome do Senhor Jesus seja glorificado!