Em português existem palavras que podem significar várias coisas (Ex.: “manga” pode significar a fruta “manga” ou pode significar também a “manga” da sua camisa.). E no hebraico também é assim. A palavra esperança em hebraico é “Tiqvah” que pode significar esperança e pode significar também “corda”. TUDO VAI DEPENDER DO CONTEXTO. E lá em Zacarias 9:11 diz o seguinte: “Quanto a ti, Sião, por causa do sangue da tua aliança tirei os teus cativos da cova em que não havia água [Por que os cativos foram tirados da cova? Por causa do sangue da aliança. …E ISSO É ALGO QUE NÓS PRECISAMOS ENTENDER: nós estamos debaixo do sangue da nova aliança. E é por causa desse sangue que nós fomos tirados da cova do pecado, da cova do desespero, da cova da escravidão. PELO SANGUE, VOCÊ RECEBEU A BOA NOTÍCIA DE QUE OS SEUS PECADOS FORAM PERDOADOS, CANCELADOS… Não há mais memória diante de Deus… ]. Voltai à fortaleza, ó presos de esperança [Tem uma outra versão que ao invés de dizer presos de esperança diz “prisioneiros da esperança”. E É EXATAMENTE ISSO O QUE NÓS SOMOS… PRISIONEIROS DA ESPERANÇA… Porque Deus não apenas fez uma promessa. Mas, Ele assinou um documento, Ele se comprometeu, Ele fez uma aliança… e por causa dessa aliança nós podemos ter a esperança de um futuro bom.
……SE VOCÊ FOR ANALISAR A PALAVRA DE DEUS, PRINCIPALMENTE NO VELHO TESTAMENTO, VOCÊ VAI ENTENDER PORQUE TINHA MALDIÇÃO NO MEIO DO POVO. Enquanto o povo estava servindo a Deus, oferecendo os sacrifícios, enquanto os sacerdotes estavam derramando o sangue do Cordeiro, esse sangue cobria os pecados do povo e não havia maldição. Só que quando eles deixavam de servir o Senhor eles paravam também com os sacrifícios, não tinha mais sangue… e como consequência, a maldição vinha. …Então, qual era a grande questão ali? ERA O SANGUE. E, sabe o que o Senhor Jesus fez comigo e com você? Ele veio e derramou o sangue dEle de uma vez por todas na cruz do Calvário. POR ISSO, VOCÊ PODE SER PRISIONEIRO DA ESPERANÇA E TER EXPECTATIVAS DA BÊNÇÃO DO SENHOR NA SUA VIDA. Não é porque você é bom, mas é porque o sangue de Jesus está sobre nós!]
…Na Bíblia nós encontramos a história de um homem chamado Acã. Depois que Josué atravessou o rio Jordão, a primeira cidade que eles tinham que conquistar era Jericó. E O SENHOR HAVIA DADO UMA DIREÇÃO MUITO CLARA PARA O SEU POVO ALI: Ele disse que como Jericó era a primeira cidade a ser conquistada (Ou seja, era as primícias da Terra de Canaã) tudo o que estava em Jericó (Todo o despojo de guerra) deveria ser levado para a Casa de Deus e consagrado ao Senhor… Só que quando Acã viu o tanto de tesouro que tinha naquela cidade, ele ficou tão maravilhado que ele foi lá e pegou escondido uma capa babilônica, duzentos ciclos de prata e uma barra de ouro. Ou seja, ele roubou o que pertencia a Deus e isso trouxe consequências (NÃO SOMENTE PARA ELE, MAS PARA TODO O POVO): a) Primeiro a Bíblia diz que o povo perdeu a batalha (Quando eles foram tentar conquistar a cidade de Ai, que era a cidade depois de Jericó); b) E segundo que o próprio Acã depois foi apedrejado num lugar que ficou conhecido como vale de Acor ou vale de Acã…
Só que o Senhor é tão maravilhoso, que lá no livro de Oseias 2:15 diz assim: “E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor [Acor é a mesma coisa de Acã. É a mesma palavra no original…] por porta de esperança; será ela obsequiosa [O que é obsequiosa? É algo que chama a atenção…] como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito.”. A palavra Acor significa “problema, perturbação”. E qual foi a promessa que Deus fez aqui? Que quando você tiver passando pelo vale de Acor (Quando você estiver passando por um problema, por uma situação difícil, mesmo que a culpa seja sua, como foi o caso de Acã) ainda assim tem esperança para você. A BÍBLIA DIZ QUE NO MEIO DO PROBLEMA, NO MEIO DO VALE DA SOMBRA DA MORTE, DEUS VAI COLOCAR UMA PORTA DE ESPERANÇA.
O Silvio Santos é judeu. E muitos anos atrás ele criou um programa chamado “Porta da Esperança “. Como é que funcionava esse programa? As pessoas escreviam cartas para o SBT contando o sonho delas e o programa tentava achar alguém disposto a realizar esse sonho. …Às vezes a pessoa tinha um sonho de conhecer a Disney. O SBT tentava achar alguém disposto a pagar a viagem. …Alguém tinha o sonho de ter um carro. O SBT ia lá e tentava achar um empresário (Talvez dono de uma concessionária) para dar um carro para essa pessoa. …E o interessante é que a pessoa não sabia se ia conseguir ou não. Ela ia lá no programa, tinha uma porta enorme (Que era a porta da esperança) e a pessoa ficava na expectativa “Será que a porta vai abrir com alguém lá dentro para realizar o meu sonho? Será que a porta vai abrir com o meu carro lá dentro? Será que eu vou conseguir?”. POR MAIS QUE ESSA PESSOA FOSSE OTIMISTA, ELA NÃO TINHA GARANTIA NENHUMA SE IA OU NÃO ACONTECER…
Mas eu quero te dizer que o Senhor é diferente do Silvio Santos. O Senhor é aquele que coloca uma porta de esperança diante de você; e quando essa porta abre sempre tem algo bom lá dentro (Sempre tem o milagre que você precisa; sempre tem a restauração que você precisa…). Eu não sei qual é o vale de Acor que você está passando… Eu não sei qual é a sua expectativa… mas espere sempre coisas boas PORQUE O NOSSO DEUS É O DEUS DA ESPERANÇA. O NOSSO DEUS É O DEUS DAS MONTANHAS, MAS ELE TAMBÉM É O DEUS DOS VALES… E essa é a promessa dEle: “Você acha que acabou! Você acha que não tem mais jeito! Mas, Eu vou abrir uma porta para você no meio do vale!”. Por isso, Davi disse no Salmo 23:4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.
…Existe um princípio de interpretação bíblico que é conhecido como o “princípio da primeira menção”. O que esse princípio diz? Que a primeira menção de qualquer coisa na Bíblia vai determinar o seu significado em toda a Palavra de Deus. E a primeira menção da palavra esperança (Ou Tiqvah no original hebraico) está lá no livro de Josué 2:18 “se, vindo nós à terra, não atares este cordão [Essa palavra cordão é o Tiqvah, a mesma que esperança] de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai…….”. Para você entender melhor o que está acontecendo aqui, antes de conquistar a cidade de Jericó, Josué enviou dois espias para ver como que era a cidade.
E A CIDADE DE JERICÓ ERA CERCADA POR MURALHAS TÃO GRANDES, TÃO LARGAS, QUE TINHA A CAPACIDADE DE PASSAR DOIS CARROS UM DO LADO DO OUTRO (ERA COMO SE FOSSE UMA RODOVIA DE MÃO DUPLA) E HAVIA APARTAMENTOS (PESSOAS MORAVAM) DENTRO DESSAS MURALHAS. E uma das pessoas que moravam nessas muralhas era uma prostituta chamada Raabe. ……Continuando a história, a Bíblia diz que os dois espias foram descobertos e eles foram se esconder justamente na casa dessa prostituta (Na casa de Raabe). E Josué 2 a partir do versículo 10 diz assim: “Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.”. Isso tinha acontecido 40 anos antes. A primeira coisa que Raabe falou para os espias foi algo que ela tinha ouvido provavelmente da sua mãe ou da sua avó. Que tinham contado para ela o que o Deus de Israel tinha feito, tinha aberto o Mar Vermelho. Então, Raabe já tinha noção de quem era o Deus de Israel.
…E a Bíblia diz que por onde o povo passava sempre havia uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. …Eu fico imaginando Raabe olhando pela janela do apartamento dela e talvez vendo de longe essas colunas e só esperando o dia em que o povo de Israel ia chegar lá (Porque era algo inevitável). …E sinceramente, qual era a expectativa que ela tinha? Era de destruição. “Espera aí, o Deus desse povo abriu o Mar Vermelho; por onde eles passaram eles destruíram todos os inimigos. Imagina o que eles vão fazer com a gente aqui! Não tem jeito, nós estamos perdidos! Não tem esperança!”. Então, a expectativa dela era ruim. Continuando no versículo 12: “Agora, pois, jurai-me, vos peço [Isso daqui é Raabe falando para os espias dentro da casa dela], pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.”. E o que foi que os espias responderam para ela? Verso 17: “Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai.”.
Raabe fez um trato com os espias: “Olha, eu vou ajudar vocês a fugir, mas quando vocês forem invadir a cidade, eu quero que vocês salvem a minha família”. E, os espias responderam “Tudo bem, a única coisa que você precisa fazer, é pegar um cordão (Um Tiqvah) na cor escarlate (Ou seja, vermelho), amarrar na janela e nós vamos salvar a sua família (NADA VAI ACONTECER COM VOCÊS).” …A história começou com Raabe sem esperança (Com uma expectativa de destruição e morte); mas terminou com a salvação de toda uma família (E não somente isso, Raabe foi salva, sua família foi salva, Raabe foi morar junto com o povo de Israel e ela entrou para a genealogia do próprio Senhor Jesus – se você for ler Mateus 1 você vai encontrar o nome dela lá). E tudo isso por que? Por causa de um cordão escarlate. ……Você sabe por que você pode ter esperança mesmo no meio de um vale? Você sabe por que você pode ser um prisioneiro da esperança? Porque tem um cordão escarlate na sua casa (Porque o vermelho do sangue de Jesus está cobrindo você) e a promessa de Deus é que no meio do problema Ele vai abrir uma porta de esperança! ESSA É A PALAVRA QUE EU TENHO PARA VOCÊ HOJE: uma palavra de esperança! Não desanime! Não desista! O Senhor é contigo! Em nome de Jesus!