Lugar, Posição e Condição da Oração

Na semana passada nós começamos a falar a respeito de oração. E, PARA ACELERAR, NÓS TEMOS QUE ORAR. A Palavra já foi liberada, a promessa já foi feita, mas chegou o tempo de fazer como Daniel fez e dizer “Senhor, essa é a hora da colheita! Senhor, essa é a hora da Palavra se cumprir! Então, vem, cumpre a Sua Palavra em nome de Jesus! Acelera! Acelera a minha vida financeira! Acelera o meu casamento! Acelera a minha vida espiritual! Acelera o meu ministério! Acelera a minha saúde!”……

João 14:12-14 diz assim: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”. Se agora você tem 100% de certeza de que vai ser ouvido por Deus, você vai orar mais ou vai orar menos? É claro que vai orar mais!!! Porque você sabe que vai receber!!!

O próprio Senhor Jesus foi um exemplo de oração para nós. POR EXEMPLO, LÁ EM LUCAS 6:12-16 ESTÁ ESCRITO O SEGUINTE: “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.”. Aqui nessa passagem nós encontramos o momento exato em que Jesus escolheu os 12 apóstolos. …Nessa altura do campeonato Jesus já era conhecido, Ele já tinha operado vários milagres, já tinham pessoas caminhando com Ele… Mas o Senhor precisava definir a Sua equipe ministerial (Os homens que iriam caminhar mais próximo, lado a lado). 

…E A GRANDE QUESTÃO É: de que maneira que Jesus fez isso? Ele escolheu de acordo com a preferência dEle? “Ah Eu vou escolher Fulano porque eu gosto do jeito que ele fala! Eu vou escolher Beltrano porque ele tem um cabelo bem estiloso! Ciclano não pode ficar de fora de jeito nenhum porque ele cozinha que é uma beleza e nós vamos precisar de um cozinheiro para as viagens!”. Foi desse jeito que Jesus fez? Não foi. Jesus precisava tomar uma das decisões mais importantes do ministério dEle, porque aqueles seriam os homens à frente da Igreja (Eles iriam dar continuidade no que Jesus começou). ……Então era uma decisão extremamente importante. NÃO PODIA SER QUALQUER UM. ……E por isso a Bíblia diz que Jesus foi orar. No versículo 12 está escrito: “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.”.sabe por que muitas vezes nós tomamos decisões erradas e fazemos coisas que não deveria? Porque nós somos naturais demais! Porque nós fazemos escolhas com base na lógica, naquilo que faz mais sentido, naquilo que nós julgamos ser o melhor! E esquecemos de perguntar para Deus qual é a direção dEle!

Marcos 1:35 diz: “Tendo-se levantado alta madrugada [Quem é que levantou de madrugada? Jesus], saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.”. Em Hebreus 5:7 também está escrito: “Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade”. Então, perceba que Jesus orava e nós também precisamos orar…… Mas, a grande questão é: de que maneira nós temos que orar? Será que basta orar de qualquer jeito que vai dar certo? Vamos mencionar  3 coisas sobre a oração: que é o lugar da oração, a posição da oração e a condição da oração. Existe um lugar certo para orar, existe uma posição correta para orar, e existe uma condição apropriada para orar!

a) Primeiro, então, entenda que existe um lugar certo da oração. Mateus 6:5-6 diz: “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”. Nesse texto o Senhor Jesus está no meio do sermão do monte ensinando os discípulos como é que eles deveriam orar. E O INTERESSANTE É QUE ELE FAZ UMA COMPARAÇÃO. …Ele disse “Olha, está vendo os fariseus religiosos? Pois é, eles oram na frente de todo mundo só para mostrar que estão orando! Mas, quando vocês forem orar, entra no teu quarto, vai orar em secreto, Deus vai ouvir a sua oração, Ele vai te responder e vai te recompensar!”. 

…Existe um poder quando nós estamos juntos aqui orando como Igreja (A Bíblia diz que nós juntos aqui como Igreja temos o poder de ligar e desligar coisas no céu. Sabia disso?)… E É POR ISSO QUE NÓS TEMOS QUE NOS POSICIONAR AQUI… mas você também tem que ter o seu momento a sós com o Senhor. …O quarto que Jesus está falando aqui não é o lugar físico (Ele não está dizendo que a sua oração só vai funcionar se você tiver dentro do quarto)… Ele está falando de um lugar onde você pode ter INTIMIDADE com o Paium lugar onde ninguém vai te atrapalhar… um lugar onde você pode ser você diante do Senhor e que você pode rasgar o seu coração e contar os seus medos, as suas fraquezas, as suas lutas... UMA COISA É DEUS CONHECER VOCÊ PORQUE ELE É DEUS E ELE SABE DE TUDO… E outra coisa bem diferente é Ele conhecer você porque você falou, porque você se abriu para Ele (Isso produz intimidade)… Então, qual é o lugar certo da oração? É O LUGAR DA INTIMIDADE… Você precisa ter uma vida secreta e íntima de oração com o Senhor!

b) Em segundo lugar, existe uma posição correta da oração. Mas, como assim? Quer dizer que agora eu vou ter que orar de pé ou de joelhos? Não é nada disso! …Qual é a posição correta que eu tenho que orar? EU VOU TE DIZER: a posição correta da oração é debaixo do sangue do Cordeiro. …Sabe por que muitas vezes as nossas orações não são respondidas? Porque está faltando fé. …E, sabe por que falta fé? Porque você está olhando para a pessoa errada (Você está olhando para você mesmo ao invés de olhar para Jesus. …Quando você olha para a sua vida, sempre vai faltar alguma coisa, sempre tem alguma coisa para melhorar e você vai pensar que Deus não vai te ouvir por causa disso.Mas, quando você olha para Cristo, você descobre que não tem nada a ver com você, tem tudo a ver com Ele) ……Se você for ler sobre os rituais do Velho Testamento, você vai descobrir que para o povo ser perdoado e abençoado por Deus, eles tinham que levar um animal para ser sacrificado. E, não podia ser qualquer animal. TINHA QUE SER UM ANIMAL PERFEITO (Às vezes os sacerdotes passavam dias avaliando o cordeiro para ver se não tinha nenhum tipo de problema, porque Deus só aceitava o cordeiro perfeito). 

…Então, perceba que não era a pessoa que tinha que ser perfeita… era o cordeiro que tinha que ser perfeito. E aquele cordeiro que era sacrificado no Velho Testamento apontava para quem? EXATAMENTE: para o Senhor Jesus (Ele foi o nosso sacrifício perfeito. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado).É por isso que sempre que você for orar, não olhe para você mesmo (Não olhe para a sua imperfeição, não olhe para aquilo que você fez de errado), mas chegue em Deus com o seu sacrifício perfeito, chegue em Deus no nome de Jesus, na posição de alguém que foi lavado, perdoado, santificado, justificado por causa do sangue de Jesus que foi derramado na cruz do Calvário. A SUA ORAÇÃO NÃO É OUVIDA PORQUE VOCÊ É PERFEITO, MAS PORQUE CRISTO FOI O SACRIFÍCIO PERFEITO. 

Em Hebreus 10:17-19 diz: “acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,” Martinho Lutero foi um grande homem de Deus (Pai da Reforma Protestante). E a história conta que certa vez ele estava dormindo num retiro espiritual, quando de repente ele acordou com uma visão: no pé da cama dele tinha um demônio com uma lista enorme de pecados que ele tinha cometido (E era tudo verdade mesmo)… Mas, sabe o que ele fez? Ele virou para o demônio e disse “Agora escreve no final dessa lista ‘Lavado e perdoado pelo sangue do Cordeiro'”. E a história conta que na hora o demônio foi embora. ……TEM GENTE QUE PENSA QUE DOMINGO DE SANTA CEIA É DIA DE FAZER INTROSPECÇÕES E LEMBRAR DOS SEUS PECADOS…… Mas, deixa eu te dizer uma coisa: hoje não é dia de lembrar de pecado; hoje é dia de lembrar de perdão; hoje não é dia de lembrar o quão pecador você é; hoje é dia de lembrar o quão perdoado você foi! PORQUE ESSA É A SUA POSIÇÃO: lavado e perdoado pelo sangue do Cordeiro!

c) E, por fim, além do lugar certo (Que é na intimidade), além da posição correta (Que é debaixo do sangue do Cordeiro), também existe uma condição apropriada para você orar, que é o quebrantamento. No Salmo 51:15-17 diz assim: “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” Muitas vezes nós achamos que a coisa mais importante para Deus é o tanto de obras que nós fazemos para Ele (Na cabeça de muitas pessoas elas vão ser ouvidas pelo Senhor porque elas têm trabalhado muito, elas têm servido muito na Casa de Deus…) …….É claro que é importante servir o Senhor e nós estamos aqui para isso… Mas, olha só o que o salmista diz aqui para nós: “Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”. 

Em outras palavras, ele está dizendo “Se fosse só uma questão de ficar fazendo sacrifícios para Deus eu faria o tempo todo. Mas, o que realmente agrada o Senhor é um espírito quebrantado; é um coração sem reservas; um coração sincero que reconhece que precisa dEle; que reconhece que Ele é tudo na sua vida!”. O salmista diz que quem tem esse coração jamais será desprezado por Deus.

Mateus 3:13-17: “Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”. Nessa passagem, o Senhor Jesus está sendo batizado nas águas do rio Jordão por João Batista.E nesse dia, aconteceram algumas coisas: a Bíblia diz que os céus se abriram, o Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de pomba e ouviu-se uma voz no céu dizendo que Ele era o Filho Amado em quem o Pai tinha prazer. É ISSO O QUE MATEUS NARRA AQUI PARA NÓS. 

……Só que quando Lucas vai falar sobre o batismo de Jesus, ele coloca um detalhe a mais que Mateus não colocou. Em Lucas 3:21,22 diz o seguinte: “E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.”. OLHA SÓ: o que Jesus estava fazendo quando o céu abriu sobre Ele e quando o Espírito Santo veio? Jesus estava orando… ……você quer ver o céu abrindo sobre você, sobre a sua casa, sobre a sua família? Você quer ser cheio do Espírito Santo? Então, faça como Jesus: tenha disposição de orar.

Então, por um lado nós aprendemos que a oração nos enche do Espírito Santo. …MAS, POR OUTRO LADO, EU QUERO TE DIZER QUE É O PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO QUEM NOS LEVA A ORAR… Se você continuar lendo o texto de Mateus você vai ver que o Espírito Santo levou Jesus para o deserto para orar e jejuar... É o Espírito Santo quem gera o encargo no nosso coração pela oração. O diabo nunca vai mandar você orar. Pelo contrário, ele vai querer resistir a sua oração porque ele sabe do poder no mundo espiritual que a sua oração tem. 

…E nesses dias, o Senhor tem nos impelido a orar e a jejuar como nunca antes… ESSA É A CONVICÇÃO QUE NÓS TEMOS NO NOSSO CORAÇÃO PARA ESSE ANO: nós estamos diante de coisas grandes e sobrenaturais (Tem algo poderoso que Deus vai fazer no nosso meio; a Palavra já foi liberada), mas sempre antes de um grande mover do Senhor, tem que ter um grande mover de oração. Por isso, como igreja é tempo de tomarmos uma posição, é tempo de orar… é tempo de liberar as promessas do Senhor… é tempo de declarar a aceleração