Uma coisa que tem que ficar clara para nós é que o Senhor nos criou com o livre arbítrio (Nós temos liberdade de escolha e podemos decidir o que quiser da nossa vida, inclusive se queremos ser abençoados ou não). O Senhor não vai te obrigar a ser abençoado. E é por isso que Ele já tem disponível toda sorte de bençãos (Saúde, prosperidade, sucesso, salvação, libertação, perdão, sabedoria…). TUDO QUANTO É TIPO DE BENÇÃO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR O SENHOR JÁ TEM DISPONÍVEL PARA VOCÊ. É isso o que Paulo diz em Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. …Mas a grande questão é que Deus nunca vai te obrigar a receber aquilo que você não quer receber. Deus não faz nada a não ser que nós oremos. Quando você ora, você está autorizando Deus agir na sua vida.
Existe um conceito bíblico que as vezes as pessoas não conseguem entender, que é a questão da vontade permissiva de Deus e a vontade perfeita de Deus. …Como o próprio nome diz, a vontade perfeita de Deus é aquilo que Deus realmente quer que aconteça (Deus realmente quer abençoar você! A Bíblia diz que Ele tem pensamentos bons ao nosso respeito)! E a vontade permissiva é quando o Senhor permite que coisas aconteçam, mas que não eram realmente a vontade dEle. ……As vezes as pessoas acham que tudo o que acontece no mundo é a vontade perfeita de Deus (“Foi porque Deus quis que acontecesse”). SÓ QUE NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA. E a maior prova disso foi o que Jesus disse na oração do Pai Nosso……Um belo dia os discípulos estavam querendo aprender a orar e o Senhor disse para eles lá em Mateus 6:9: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;”.).
Por que Jesus disse para orar para que a vontade do Pai seja feita na terra assim como ela é feita no céu? Porque nem tudo o que acontece na terra é a vontade de Deus! …você quer ver a vontade do Senhor se cumprindo perfeitamente na sua vida? Então fale isso para Ele! Ore! Dê liberdade a Ele! Autorize o Senhor a abençoar a sua vida! Hoje vamos continuar falando sobre oração e eu vou mencionar aqui três níveis da oração.
Em Mateus 7:7 diz o seguinte: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Se você for ler alguns versículos antes você vai descobrir que o Senhor Jesus está com os Seus discípulos no monte e Ele estava ensinando princípios básicos da vida cristã (Como a questão da oferta, a questão de jejum e a questão da oração). …E Ele disse duas coisas importantes a respeito da oração: a) Primeiro, Ele disse que não era para orar como os fariseus religiosos que oravam no meio das praças só para mostrar para os outros que estavam orando… b) E aqui no versículo 7 Ele faz uma promessa maravilhosa para nós. Ele disse que “todo o que pede, recebe; todo o que busca, acha; e todo que bate, a porta vai se abrir para ele”. E esses, na verdade, são os 3 níveis básicos da oração: pedir, buscar e bater.
O que faz a diferença entre esses 3 níveis? É a intensidade (Nós começamos pedindo, depois nós buscamos e por fim nós batemos). ISSO NÃO SIGNIFICA QUE SEMPRE VAI SER ASSIM. Porque vai ter momentos em que você vai pedir e você já vai receber. Outras vezes você vai partir para o nível da busca e vai ser o suficiente. E outras vezes você vai ter que bater até que a porta se abra. É ASSIM QUE A ORAÇÃO FUNCIONA. …E o que a Bíblia fala sobre o primeiro nível (sobre pedir)? Tiago 4:2-3 diz assim: “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”. Olha só o que Tiago está dizendo aqui para nós: que tem pessoas que não tem simplesmente porque não pedem, e tem pessoas que não tem porque pedem mal.
Em 1Joao 5:14-15 diz o seguinte: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”
O primeiro nível, então, que nós temos da oração é o pedir. Mas, tem hora que pedir não basta e nós temos que entrar no nível da busca, que é um nível ainda mais profundo e intenso. …Você sabe, no Velho Testamento o templo era divido em três ambientes diferentes: tinha o átrio (Que era a parte mais externa e todo mundo podia entrar); tinha o lugar santo (Que era uma parte mais interior e só os sacerdotes podiam entrar); e tinha o santo dos Santos (Que era a parte mais interna de todas; onde ficava a arca da aliança e somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano). E A ORAÇÃO FUNCIONA MAIS OU MENOS ASSIM TAMBÉM: você tem o nível do átrio (Que é o nível mais básico; o nível do pedir). E depois você entra no lugar santo (Que já é o nível da busca). …Em Hebreus 11:6 está escrito o seguinte: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”.
No meio do versículo o autor de Hebreus disse que é “necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe”. Essa daqui não é a melhor tradução, porque no original grego a expressão não é ‘creia que Deus existe’; a expressão no original é ‘creia que Deus é’… essa é uma menção de um dos nomes de Deus, Ele é o Grande Eu Sou (É EXATAMENTE O MESMO NOME QUE DEUS USOU COM MOISÉS QUANDO FOI ENVIAR ELE PARA LIBERTAR O POVO NO EGITO. …Moisés todo preocupado perguntando “Mas Senhor e quando as pessoas perguntarem quem foi que me enviou o que eu falo para elas?”. E Deus respondeu “Fala para eles que o Eu Sou te enviou”…)… então, não é uma questão de você crer que Deus existe simplesmente… é uma questão de ter uma convicção no seu coração de quem Deus é (Ele é tudo o que você precisa; Ele é a fonte de toda provisão que você precisa; Ele é a cura que você precisa; Ele é a restauração que você precisa; Ele é a alegria que você precisa; Ele é a salvação que você precisa; Ele é a vitória que você precisa… ELE É).
E o que o autor de Hebreus está dizendo aqui para nós? Que quando nós temos essa certeza no nosso coração, nós começamos a buscar esse Grande Eu Sou, num nível ainda mais profundo… e o resultado é que você vai ser recompensado com a resposta da sua oração. É ISSO O QUE O TEXTO DIZ: “é necessário que aquele que se aproxima de Deus [O que é necessário que você faça? Se aproxime de Deus…] creia que ele existe e que se torna galardoador [Ou seja, recompensador] dos que o buscam.” …Lá em Jeremias 29:13 também diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte;”. Perceba que Jeremias não está falando de buscar uma benção qualquer… Ele está falando sobre buscar o Senhor… E quando é que nós vamos achar o Senhor? Quando buscarmos de todo o nosso coração… e o que vai acontecer quando encontrar? A sua sorte vai ser mudada. Você quer ver a sua sorte sendo mudada? Você quer ver a sua vida sendo transformada? …De verdade? Então, não fique só no nível da petição… entre no nível da busca… busque ao Senhor de todo coração e Ele vai fazer na sua vida. Essa é uma promessa de Deus para nós!
E por fim, o último nível de todos é o nível do bater na porta. Em 1Samuel 1:10-13 diz o seguinte: “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma”. Nessa passagem, nós temos a história de uma mulher chamada Ana. A Bíblia diz que Ana era estéril e ela queria muito ter um filho. Então, o que ela fez? Ela foi orar… só que a oração dela não ficou só no nível da petição… ela passou pelo nível da busca e chegou no nível do bater na porta!
A Palavra do Senhor inclusive diz que ela chorava abundantemente e já não saia mais voz da boca dela! Alguém já chegou nesse nível? De orar tanto que não sabe nem mais o que falar e a única coisa que sobra é só o choro, o gemido? ……Quem lê o texto rápido pode achar que ela fez isso uma vez só… mas nós percebemos pelo texto que sempre que Ana ia para Jerusalém ela fazia isso… ela orava pedindo a Deus um filho! ISSO É BATER NA PORTA! É perseverar em oração! É falar para o Senhor “Deus, daqui eu não saio e daqui ninguém me tira! Se tiver que ficar batendo na porta o dia inteiro eu vou ficar! Mas uma hora a porta vai ter que abrir!”.
Nem sempre é fácil permanecer em oração; permanecer pedindo, buscando, batendo na porta… A Bíblia diz que o povo de Deus estava em guerra. Josué pegou os soldados e foi para o campo de batalha e Moisés (Junto com Arão e Hur) foram para o monte orar… Enquanto Moisés estava com os braços erguidos o povo de Deus prevalecia contra os inimigos; e quando ele abaixava os braços os inimigos prevaleciam. …Só que não é fácil ficar o tempo inteiro com os braços erguidos. E o que foi que eles fizeram? Eles colocaram Moisés sentado numa pedra e Hur e Arão seguravam os braços dele. Moisés não conseguia sozinho, mas junto com Hur e Arão eles conseguiram e o povo prevaleceu!
Os seus braços estão erguidos ou abaixados? Você tem um Hur e um Arão na sua vida para te ajudar a ficar com os braços erguidos? Para te ajudar a pedir, a buscar, a bater na porta até ela se abrir?