Nessa passagem, nós encontramos a primeira vez em que Jesus usou a palavra igreja no Novo Testamento. E, no original, quando o Senhor disse que o desejo dEle era edificar a Sua igreja, Ele estava usando a palavra grega Ekklesia. Ou seja, o que Ele estava dizendo era o seguinte “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Ekklesia”. Para nós entendermos melhor o que estava acontecendo aqui, nós precisamos entender como é que o Império Romano fazia para conquistar outros povos.
O Império Romano foi um dos maiores impérios que já existiu na história. Eles conseguiram conquistar praticamente todo o mundo conhecido na época (Eles conquistaram a Ásia, a Europa, o Norte da África). E, a grande questão aqui é: como é que eles fizeram isso? ELES TINHAM BASICAMENTE DUAS ESTRATÉGIAS: a) A primeira e mais óbvia era através da força do seu exército. Eles chegavam destruindo tudo com as suas armas e soldados. Essa era a primeira etapa do processo. b) Só que uma vez que eles conquistavam pela força, o governo enviava cidadãos romanos para o meio desses povos com o objetivo de influenciá-los com a cultura romana. Então, aos poucos eles iam introduzindo a culinária romana, o estilo de arquitetura romano, as leis romanas, a educação romana. E o alvo final deles era fazer com que essas pessoas recém conquistadas desejassem se tornar cidadãos romanos também.
E, É JUSTAMENTE AQUI QUE ENTRA A PALAVRA EKKLESIA QUE JESUS USOU. A Ekklesia era o nome do grupo desses cidadãos romanos que eram enviados pelo governo para “romanizar” os povos conquistados. Então, quando Jesus disse para os Seus discípulos que queria edificar a Sua Igreja, Ele não estava falando sobre construir um prédio grande e bonito com uma placa na porta ou sobre estabelecer algum tipo de ritual religioso. O Senhor estava falando sobre ter um grupo de pessoas que iria influenciar o mundo, não com a cultura romana é claro, mas com a cultura do Reino de Deus. É PARA ISSO QUE A IGREJA EXISTE, PARA INFLUENCIAR ESSE MUNDO QUE JAZ NO MALIGNO. E, essa Ekklesia romana possuía algumas características que nós como igreja do Senhor também precisamos ter:
1) AGENTES SECRETOS
Eles não chegavam na cidade fazendo barulho e dizendo quem eles eram. Eles chegavam e se infiltravam nos vários setores da sociedade. Eles estabeleciam negócios, abriam comércios, começavam a prestar serviços, entravam na educação e ELES TINHAM DOIS OBJETIVOS PRINCIPAIS COM ISSO: a) O primeiro era repassar informações importantes para o governo romano (Tudo o que acontecia de importante na cidade eles passavam o relatório para Roma). b) E, o segundo objetivo era influenciar as pessoas daquela cidade com a cultura romana. Eles chegavam e falavam “Aqui vocês têm casas muito boas, mas eu conheço umas casas lá em Roma que são maravilhosas! A comida aqui é boa, mas você precisa experimentar a comida romana, não tem igual. E, a educação de lá? É fantástica, vocês precisam ver!”. ERA MAIS OU MENOS DESSE JEITO QUE ELES FAZIAM E NO FINAL AS PESSOAS CHEGAVAM A PAGAR VERDADEIRAS FORTUNAS PARA SE TORNAREM CIDADÃOS ROMANOS TAMBÉM.
Perceba, então, que Roma tinha duas maneiras de conquistar, eles conquistavam pela força, fazendo barulho com o seu exército, batendo no escudo, marchando bem forte, tocando cornetas, colocando medo em todo mundo. Só que eles também conquistavam o coração das pessoas através da Ekklesia que agia em silêncio. A CONQUISTA DA IGREJA TAMBÉM TEM ESSES DOIS ASPECTOS: existe uma hora em que nós precisamos fazer barulho e existe uma hora em que nós precisamos trabalhar em silêncio. Vai ter momentos em que nós iremos fazer barulho com campanhas, conferências, eventos; mas, nós precisamos agir também em silêncio influenciando as pessoas ao nosso derredor com a nossa própria vida.
É claro que nós temos que pregar, é claro que nós precisamos testemunhar. Só que o maior testemunho que temos é a nossa própria vida. Se eu falar muito sobre santidade, mas eu não for santo, quem vai me ouvir? Se eu falar muito de amor, e não amar, quem vai dar crédito a minha palavra? Se eu falar muito de servir, mas se eu mesmo não sirvo, que tipo de influência que eu vou ter? As pessoas precisam ver mudança na nossa vida (A sua vida é a única Bíblia que muitas pessoas vão ler). Santo Agostinho certa vez disse “Pregue em todo tempo e se necessário use as palavras”. Deus plantou você na sua família, no meio dos seus parentes, amigos, no seu trabalho, na sua vizinhança para que você possa influenciá-los com a cultura do céu.
2) AGENTES NEUTRALIZADORES
Em segundo lugar, os membros da Ekklesia funcionavam como agentes neutralizadores. No meio desse processo todo de conquista, era comum que algumas pessoas se revoltassem contra o Império Romano, porque eles não queriam obedecer as ordens que vinham de lá. E, ERA NESSA HORA QUE A EKKLESIA ENTRAVA EM AÇÃO. Eles se identificavam como enviados do governo e se posicionavam a favor de Roma. Por isso era importante que houvesse membros da Ekklesia infiltrados em todas as áreas da sociedade. Por exemplo, se um grupo de estudantes se rebelasse contra Roma, como membro da Ekklesia, o diretor da escola se levantava e neutralizava a reação dos estudantes. O industrial neutralizava a reação dos seus operários. E a assim a vontade do imperador era estabelecida. E o que isso tem a ver com a igreja hoje? Tem tudo a ver. Sabe por que? Porque nós também somos agentes neutralizadores. Nós fomos chamados por Deus para neutralizar os planos do diabo e fazer com que a vontade do Senhor prevaleça aqui na terra.
(Mateus 5:13-16) Nesse texto, o Senhor Jesus está falando sobre a missão que os filhos de Deus têm aqui na terra. Ele disse que nós precisamos ser a luz do mundo. Ou seja, nós precisamos fazer a diferença no meio das trevas. E, Ele disse também que nós precisamos ser o sal da terra. Nos tempos de Jesus não existiam banheiros como nós temos hoje em dia. Se uma pessoa quisesse fazer as suas necessidades, ela tinha que cavar um buraco no chão, fazer as suas necessidades ali, depois ele jogava sal em cima e cobria o buraco com terra novamente. ERA ASSIM QUE ACONTECIA DESDE OS TEMPOS DE MOISÉS. Imagina aqui comigo, aquele tanto de gente viajando pelo deserto, sem banheiro e o povo precisando fazer o número 2. Essa foi a forma que Deus encontrou para que o povo não ficasse doente. PORQUE O SAL TEM ESSE PODER DE ASSEPSIA, ELE CONSEGUE MATAR OS GERMES. Por isso, quando Jesus disse que nós devemos ser o sal da terra, Ele estava querendo dizer: “Vocês foram enviados para matar os germes, as bactérias desse mundo. Vocês foram enviados para transformar a sociedade!“.
Nós fomos chamados para sermos luz do mundo e sal da terra nessa nação. Nós fomos chamados por Deus para influenciarmos esse mundo e não para sermos influenciados por ele. Nós fomos chamados para trazer luz onde tem trevas e destruir as obras do inferno. E tem gente que está invertendo isso. Ao invés das pessoas do mundo ficarem parecidas com ele, ele está ficando parecido com as pessoas do mundo.
3) AGENTES FINANCIADOS PELO GOVERNO
E, a última característica que nós encontramos sobre a Ekklesia é que eles eram agentes financiados pelo próprio governo romano. Na verdade, tanto os soldados quanto os membros da Ekklesia eram financiados pelo governo. A comida que eles comiam, as armas que os soldados usavam, as roupas, as casas que eles moravam, o dinheiro que eles precisavam para se sustentar. Tudo o que eles precisavam para poder exercer a sua função eles recebiam do governo. E, ISSO É ALGO QUE NÓS PRECISAMOS TER REVELAÇÃO: como Ekklesia do Senhor, nós também somos financiados por Ele. Tudo o que nós precisamos para cumprir o propósito de Deus na nossa vida nós vamos receber do Senhor. Se para cumprir o propósito de Deus você precisa de um carro grande Deus vai te dar um carro grande; se para cumprir o propósito de Deus você precisa de um salário melhor, Deus vai te dar um salário melhor. Se para cumprir o propósito de Deus você precisa saber falar inglês, Deus vai te ajudar a aprender o bendito desse inglês. Enquanto você tiver cumprindo os propósitos do reino de Deus, Ele te dará a provisão que você precisa para fazer o que ELE mandou (Mateus 6.25-33). Muitas vezes nós não estamos tendo o financiamento do reino porque não estamos cumprindo os propósitos do reino.
A vontade de Deus é estabelecer o Seu reino aqui na terra através da Sua Igreja. Nós fomos chamados pelo Senhor para isso, para influenciarmos a nossa geração com os valores e princípios do Reino de Deus. Nós fomos chamados pelo Senhor para fazermos a diferença onde nós estivermos.
COMPARTILHAMENTO
1) Qual era o desejo de Jesus quando disse que queria edificar a Sua Igreja?
2) O que significa sermos agentes secretos?
3) O que significa sermos agentes neutralizadores?
4) O que significa sermos agentes financiados pelo governo?
