Nessa passagem, o apóstolo Paulo está dando algumas orientações ao seu amado discípulo Timóteo. No versículo 6, ele começa falando sobre a importância de sermos alimentados com palavras de fé e da boa doutrina. Inclusive, no versículo seguinte, ele faz questão de dizer para Timóteo rejeitar as fábulas profanas e de velhas caducas. A princípio pode parecer uma afirmação ofensiva, mas o que Paulo queria ensinar para Timóteo é o cuidado com aquilo que nós ouvimos. Porque existem pregações que vão gerar fé em nosso coração, no caso do Evangelho de Cristo e existem outras que vão gerar morte e incredulidade, no caso da lei. Depois, ele continua dizendo nos versos 7 e 8: “7 Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais. 8 Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.” NTLH. Paulo não anula de tudo o exercício físico. Ele disse que tem algum proveito. Só que mais importante do que exercitar o nosso físico é exercitar o nosso espírito. Porque o resultado é vida, tanto para agora quanto para o futuro. E, como nós podemos fazer isso?
1) EXERCITANDO A VISÃO ESPIRITUAL (Gênesis 15:1-6)
Nessa passagem nós encontramos o momento exato em que Deus faz uma promessa para Abraão de que ele seria pai de muitas nações e que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Na verdade, no capítulo 12, o Senhor já havia feito essa promessa e aqui no capítulo 15, Deus aparece e reafirma a promessa. SÓ QUE DESSA VEZ, DE UMA MANEIRA DIFERENTE: dessa vez o Senhor fez questão de levar Abraão a ter um olhar espiritual da situação. No começo do texto Abraão diz para o Senhor que continua sem filhos e que o único herdeiro que tem é um servo (OU SEJA, ATÉ AQUI ABRAÃO ESTAVA TENDO UMA VISÃO NATURAL DA PROMESSA). Então, o Senhor tirou Abraão da tenda onde ele estava e mandou que ele olhasse para as estrelas do céu. Olha só o que diz o verso 5: “5 Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”. O que Deus estava fazendo aqui? Estava levando Abraão a ter um olhar espiritual, uma visão de fé, estava levando Abraão a enxergar além do natural e, principalmente, estava levando Abraão a enxergar a promessa já cumprida.
Ter uma visão espiritual é enxergar as coisas de acordo com a mesma ótica do Senhor, é você conseguir enxergar as promessas de Deus para a sua vida e que já são realidade no céu. É você olhar com os seus olhos naturais para a sua família que pode estar destruída hoje e enxergar com os olhos espirituais cada um deles salvos e servindo a Deus, porque a promessa do Senhor é que toda a sua casa seja transformada. É você olhar para a sua dificuldade financeira hoje e enxergar a prosperidade do Senhor na sua vida. É você olhar para a sua célula hoje com meia dúzia de irmãos e enxergar uma igreja de centenas porque essa é a promessa de Deus para nós. TUDO O QUE DEUS PRECISAVA FAZER EM RELAÇÃO A NÓS ELE JÁ FEZ. AGORA, O QUE PRECISAMOS FAZER PARA TOMAR POSSE É ENXERGAR ESSAS PROMESSAS JÁ CUMPRIDAS NA NOSSA VIDA. NA VERDADE, ESSE É O CONCEITO DE FÉ: “1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Hebreus 11:1
2) EXERCITANDO OS NOSSOS LÁBIOS (Lucas 17:5-6)
Nessa altura do campeonato, os discípulos já tinham visto Jesus fazer um monte de coisas e eles também queriam fazer. Então, eles chegaram no Senhor e falaram: “Senhor, nós queremos operar milagres também! Nós queremos expulsar demônios como o Senhor expulsa! Nós queremos curar os enfermos como o Senhor cura! Aumenta a nossa fé para podermos fazer isso!”. E, o que Jesus fez? Aumentou a fé deles? De jeito nenhum. Pelo contrário, Ele disse que a fé pequena do tamanho de um grão de mostarda já era suficiente. O que eles tinham que aprender a fazer agora era DIZER A AMOREIRA: “Arranca-te e transplanta-te no mar;”. MUITA GENTE DIZ QUE A FÉ REMOVE MONTANHAS. SÓ QUE ISSO NÃO É VERDADE. A FÉ POR SI SÓ NÃO É SUFICIENTE PARA FAZER ABSOLUTAMENTE NADA NA NOSSA VIDA. O QUE TEM PODER DE VERDADE É QUANDO VOCÊ LIBERA A PALAVRA DE FÉ! A NOSSA FÉ ALINHADA À PALAVRA, A NOSSA FÉ ALINHADA A UMA ATITUDE DE FÉ, ISSO SIM TEM PODER! ERA ESSE PRINCÍPIO QUE JESUS ESTAVA MOSTRANDO ALI NESSA PASSAGEM.
Tem gente que passa o dia inteiro declarando coisas ruins, que a enfermidade não tem cura, que o milagre não vai acontecer, dizendo que a crise vai acabar com eles, que não vai conseguir fazer isso, que não vai conseguir fazer aquilo outro. E, sabe o que acontece? A enfermidade não vai embora, o milagre não acontece e eles não conseguem tomar posse das promessas do Senhor. Tudo isso porque abriu a boca para declarar coisas ruins. Uma coisa que nós precisamos entender é que as nossas palavras negativas têm o poder de atrair coisas ruins na nossa vida, da mesma forma que as palavras de fé nos leva a tomar posse das promessas do Senhor. Se você estudar um pouquinho sobre a história dos hebreus, você vai perceber que eles já sabiam qual era a promessa de Deus para eles: UMA TERRA MARAVILHOSA CHAMADA CANAÃ. Mas, por que será que alguns conseguiram entrar na promessa enquanto outros não conseguiram? Por causa da confissão negativa que eles fizeram. Quem disse que não iria conseguir entrar, não entrou; mas, quem disse que a terra já era deles, conseguiu tomar posse da promessa!
3) EXERCITANDO OS OUVIDOS (Mateus 16:21-23)
Aqui nesse texto, Pedro já era discípulo de Jesus há algum tempo, ele já conhecia pelo menos um pouco do coração de Jesus e mesmo assim ele falou algo que iria completamente fora do propósito de Deus. Jesus veio para que? Para morrer em nosso lugar e ressuscitar. Ele veio para nos salvar (SEM A MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO NÃO HAVERIA SALVAÇÃO PARA NÓS). Só que na hora em que Pedro ficou sabendo que Jesus tinha que morrer, ele já foi logo dizendo “Que isso, Senhor! O Senhor não vai morrer de jeito nenhum! Tenha compaixão de si mesmo!”. E, o mais interessante de tudo foi que quando o Senhor ouviu essa fala de Pedro, Ele imediatamente repreendeu o espírito maligno que estava por detrás dela. OU SEJA, JESUS NÃO ACEITOU AQUILO QUE O INIMIGO FALOU ATRAVÉS DA BOCA DE PEDRO.
Uma das coisas mais importantes que nós como cristãos precisamos aprender a fazer é discernir o mundo espiritual. Paulo disse que a nossa luta não é contra carne e sangue e sim contra principados, potestades, dominadores e hostes do mal. Isso significa que os nossos inimigos não são as pessoas, é o diabo que muitas vezes usa essas pessoas – sem elas nem perceberem – para nos atingir. E, sabe como ele faz isso muitas vezes? Através de palavras! A todo momento o inimigo está falando com você! Seja através da boca de pessoas, seja através de pensamentos que ele lança na sua mente, e se nós queremos permanecer firmes na fé, nós precisamos aprender a tampar os nossos ouvidos para tudo isso. Nós precisamos aprender a rejeitar tudo isso assim como Jesus fez!
Existe um grande depósito de bênçãos nos céus. Paulo disse que lá existem tanto promessas para a sua vida terrena como promessas para a sua eternidade. E, a maneira bíblica de tomarmos posse dessas promessas é exercitando o nosso espírito. Em 1Timóteo 4:8, nós lemos que o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro. Em outras palavras, QUANDO VOCÊ EXERCITA O SEU ESPÍRITO VOCÊ VAI EXPERIMENTAR AS PROMESSAS DE DEUS. E, essas promessas de Deus são tanto para a nossa vida agora aqui na terra (Para a sua família, negócios, finanças, saúde, ministério, relacionamentos, etc.) quanto para a nossa vida futura que vai ser quando Jesus voltar.
COMPARTILHAMENTO
1) Por que é tão importante exercitarmos o nosso espírito?
2) Como nós podemos exercitar o nosso espírito?
