O Deus da Esperança (Romanos 15:13)

Na Bíblia o Senhor se revela a nós de várias maneiras diferentes. Ele se revela como o Deus Todo Poderoso. Ele se revela como o Deus da Paz, o Senhor dos Exércitos, como o Deus de amor, como o Conselheiro. E o mais interessante de tudo é que a cada dia nós podemos conhecer e desfrutar desses nomes. POR EXEMPLO: Se você precisa de um milagre o Deus Todo Poderoso pode fazer o milagre na sua vida. Se você precisa de paz no seu coração o nosso Deus é aquele que pode trazer paz no seu coração. Se você precisa de amor nEle você vai encontrar amor porque Deus é amor. Se você precisa de direção na sua vida, o Deus Conselheiro é aquele que vai mostrar para você o caminho certo. ENTÃO, SÃO VÁRIAS AS CARACTERÍSTICAS DE DEUS. Agora aqui em Romanos 15 o apóstolo Paulo menciona mais uma característica: o nosso Deus, além de tudo isso que nós já mencionamos, Ele também é o Deus da esperança.

Existe uma diferença básica entre fé e esperança. A fé é para o momento, é para o agora. É você crer que algo já é realidade (Marcos 11:12-15a;20-24). Nessa passagem, nós vemos a única palavra de maldição que Jesus liberou em todo o Seu ministério. Ele sempre abriu a boca para abençoar as pessoas, para liberar cura, milagres, mas aqui Ele libera uma palavra de maldição contra uma figueira. Ele disse “Nunca jamais coma alguém fruto de ti”. E, o que foi que aconteceu depois? No dia seguinte a figueira tinha secado desde raiz. Foi nessa ocasião que o Senhor aproveitou para ensinar sobre fé aos Seus discípulos: Ele começou dizendo para eles terem fé em Deus e depois Ele concluiu dizendo no verso 24: “24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.” REPARE NO TEMPO DO VERBO AQUI: está no passado, ou seja, primeiro você crê que já recebeu e depois você vê com os seus olhos naturais o resultado. Portanto, a fé é para o presente. Agora, por outro lado, a esperança é algo que tem a ver com o futuro. Ter esperança é você simplesmente esperar por algo. E no nosso caso é você esperar por coisas boas.

O que você espera? Você espera ter saúde para poder trabalhar, é ou não é? Você espera prosperar nesse país e ser bem sucedido. Você espera ter condições de pagar as contas no final do mês. Você que é pai ou mãe espera que os seus filhos tenham um futuro abençoado. Os nossos filhos esperam ganhar presentes no aniversário. Então, de um lado nós precisamos ter fé para o presente, só que por outro lado nós também precisamos ter esperança para futuro. PORQUE O NOSSO DEUS É O DEUS DA ESPERANÇA. E sabe o que é o melhor nisso tudo? É o que está escrito lá em Isaías 64:4 que diz assim: “4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.”. Olha só o que a Palavra do Senhor está dizendo aqui: que Deus trabalha em favor de alguém. E de quem? Daqueles que esperam nEle. Você quer que Deus trabalhe em seu favor? Então, aprenda a esperar nEle.

Na Bíblia nós encontramos a história de uma mulher chamada Raquel. Raquel era esposa de Jacó. E, a maneira como eles se conheceram foi bem interessante. A Bíblia faz questão de mencionar que ela era uma mulher muito formosa e na primeira vez que Jacó a viu ele ficou apaixonado. Foi amor a primeira vista. Então, o que foi que ele fez? Ele foi até o pai da moça para pedi-la em casamento. SÓ QUE O PAI DE RAQUEL, UM HOMEM CHAMADO LABÃO, ERA ESPERTO DEMAIS E FEZ UM COMBINADO COM JACÓ: ele disse “Olha, você vai trabalhar para mim durante 7 anos em troca da mão da minha filha em casamento”. No final da história Jacó foi enrolado por Labão e ele acabou tendo que trabalhar 14 anos para poder se casar com Raquel. Isso que é amor. Mas olha só o que a Bíblia diz em Gênesis 30:22-24: “22 Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. 23 Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. 24 E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho.”. AQUI NÓS ENCONTRAMOS UM DETALHE IMPORTANTE SOBRE A VIDA DE RAQUEL. Apesar dela ser muito formosa e amada, ela tinha um problema, ela era estéril. Foram anos tentando ter filhos e nada. Até que no versículo 22, a Bíblia diz que Deus se lembrou dela. No versículo 23, Raquel dá a luz a um filho e sabe qual é o nome desse filho? José. Na Bíblia os nomes possuem significados e José pode significar duas coisas: “Adquirido do Senhor” ou “Que o Senhor adicione mais um”. INCLUSIVE NO VERSO 24 ESTÁ ESCRITO “24 E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho.”. Você percebe o que está acontecendo aqui? Na cabeça de Raquel era o seguinte: “Se Deus já operou o milagre de me dar um filho uma vez por que Ele não pode me dar mais um? Então, Senhor, eu quero mais um”. E, o resultado é que Raquel teve mais um filho chamado de Benjamim, simplesmente porque ela ousou crer. Nós devemos ter um coração grato por tudo o que Deus tem dado para nós. Todavia, nós também devemos ter o coração de Raquel e esperar sempre mais do Senhor. Porque Ele é o Deus da esperança e Ele trabalha para aqueles que nEle esperam.

Muitas vezes nós somos tímidos em pedir coisas para Deus como se fosse difícil para Ele fazer ou como se existisse algum tipo de limite: “Eu já pedi demais. Eu já excedi a minha cota anual de pedidos. Ano que vem eu peço mais”. Tem gente que olha para Deus como se Ele fosse um plano de celular, atingiu a cota de internet de 20Gb mensais agora só no mês que vem. Mas sabe de uma coisa: o nosso Deus é infinito. NEle nós encontramos riquezas e provisão e milagres e curas e experiências sem fim. Inclusive o próprio apóstolo Paulo fez questão de dizer em Efésios 3:20: “20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”. Muitas vezes nós não temos mais não é porque Deus não quer dar mais, é porque nós não esperamos por mais.

Qual é a primeira coisa que você pensa quando acorda pela manhã? Quando você sai para trabalhar qual é o seu pensamento? Muitas vezes nós temos a mania de começar o dia com pensamentos ruins, com expectativas ruins “Nossa, hoje vai ser mais um dia difícil no trabalho vou ter que refazer um monte de coisa. Nossa, hoje eu vou ter que limpar não sei quantas casas e aposto que vai estar uma sujeira só.”. Essa é uma tendência que nós temos, mas levante pela manhã cheio de expectativas boas em Deus “Hoje vai ser uma benção no meu trabalho. Hoje a minha família vai ser abençoada pelo Senhor. Hoje eu vou ver o favor de Deus como nunca antes sobre a minha vida. Hoje eu serei surpreendido com a bondade de Deus. Hoje a porta vai se abrir. Hoje eu vou ver milagres de Deus na minha vida.”.

Em Romanos 15:13, primeiro, então Paulo fala sobre o Deus da esperança. Depois ele continua dizendo que o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer. Aqui nós encontramos a consequência de alguém que espera no Senhor, que confia nEle. Paulo diz em outras palavras que o coração dessas pessoas é cheio de alegria e de paz. E é impressionante como isso acontece porque muitas vezes aquilo que nós pedimos a Deus ainda nem aconteceu mas quando nós cremos o nosso coração se enche de alegria porque nós já sabemos do resultado. Olha só o que a Bíblia diz no Salmo 146:5: “5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,”. Em Provérbios 10:28 também diz: “28 A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.”. Se você deseja essa alegria e essa paz que vem do Senhor, então, coloque a sua vida, coloque os seus sonhos, coloque as suas expectativas, a sua fé, a sua esperança nEle, porque DEUS TRABALHA PARA AQUELES QUE NELE ESPERAM. O que você tem esperado dEle? O que você espera do Senhor nesse país? O que você espera do Senhor para os próximos anos da sua vida?