Somos uma igreja em células que fomos desafiados por Deus a Edificar uma igreja de vencedores e aguardar a volta do Cordeiro de Deus. Nos últimos anos o Espírito do Senhor tem acrescentado revelação sobre a graça de Deus e somos privilegiados de fazermos partes de uma obra com clareza de propósito. Todavia, um momento de aflição chegou sobre a Terra onde todos estão afetados e isso provocará mudanças profunda na forma da vida da humana. Se avaliarmos as profecias bíblicas já estamos no tempo do fim e no contexto atual podemos perder de vista o nosso desafio dado por Deus (ser vencedores). O mundo mudou, a educação será alterada para sempre, a forma de vivermos a igreja foi alterada (online), os direitos das pessoas foram alterados.
Devido a este contexto, o Espírito me conduziu a uma pergunta: Como ser vencedor no tempo do Fim? Será que devemos mudar o que fazemos? Será que nossos princípios devem ser influenciados por todas essas mudanças?
O fato é que por conhecimento bíblico e empírico sabemos em que todas as eras Deus executa um plano na terra e que Ele nunca perde o controle. Em todos os tempos existiram pessoas que foram vencedores e outra que foram derrotas por não realizarem a vontade de Deus. Hoje se desejamos não receber “a Graça de Deus em Vão” precisamos estar atentos para não sermos levados pela correnteza de mudanças e acabarmos negociando a vontade de Deus.
Como ser um vencedor no tempo do Fim?
Segundo a teologia da igreja reformada o tempo do fim iniciou-se no nascimento, na morte e na ressurreição de Cristo. Hoje temos em vista que há uma sensação de uma eminente volta de Cristo esperada pela igreja e por isso precisamos compreender como seremos vencedores. A primeira coisa que um vencedor possui é uma resolução de quem realmente vai agradar. Em termos contemporâneos, os vencedores decidem ser relevantes para o Senhor. Vivemos tempos onde a palavra relevância está em alta, há uma grande busca para ser relevante nas redes sociais e ser alguém importante na sociedade.
Os vencedores são relevantes para Deus
Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. 1 Reis 19:18
Elias não sabia dos Sete. A bíblia não relata nada sobre a origem ou classe social, pois eram irrelevantes para os homens. O grande destaque desse texto está na postura e no coração. A postura de não se dobrar significa que não confiavam ou reconheciam outros deuses. O fato de não beijar fala de um coração guardado da idolatria e das imundas.
Ser relevante em Deus é a primeira grande resolução de um verdadeiro ministro. Jesus não aceitou a glória dos homens. Decida viver para agradar a Deus e não dependa dos homens para cumprir seu chamado. Quero te convidar a meditar em três grandezas para um ministério relevante em Cristo.
- O grande desafio (andar no Espírito)
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. Gálatas 5:25-26
Quando somos iluminados pela graça passamos a viver no Espírito e a partir desse ponto somos desafiados andar no Espirito. Em outras palavras, ter uma postura ou um estilo de Vida natural.
A vida no Espírito fala de viver um relacionamento íntimo com o Espirito Santo e forma sobrenatural. Há fluir da vida de Deus, paz, alegria e muitas experiências com Deus.
Andar no espírito é andar pela fé, pela cruz e no sobrenatural. Esse estilo de vida é o grande desafio dos filhos de Deus para serem vencedores no tempo do fim. Somente pela palavra e pela adoração seremos transformados e andaremos no Espírito resplandecente Cristo.
Se hoje está sendo vencido por alguma dificuldade com certeza está faltando andar no espírito, pois a e ensino apostólico é que quando andamos no espírito não nos rendemos aos desejos carnais. Renuncie a vida natural e assuma sua identidade de Vencedor ande pela fé, pela cruz e pelo sobrenatural.
- A grande importância (Ser achado fiel)
São tempos de inovações, a globalização e a tecnologia foram potencializadas durante pandemia e isso tem mudado os estilos de vida das pessoas. Em um passado próximo, ter o conhecimento era uma grande dificuldade, porém em nossos dias saber selecionar o conhecimento é uma crise muito maior. Nesse contexto, é fácil se perder em meio a tanto conteúdo e propostas.
Hoje, somos assediados e disputados o tempo todo. Viramos um produto nas mãos do Marketing. A sociedade está sempre cobrando uma performance superior, inovadora e relevante. Quando avaliamos tudo isso é necessário nos perguntar: o que realmente é importante? O que será requerido de nós?
O mundo requer ter coisa e resultados, porém o Senhor requer os seus filhos/ministros sejam fieis.
Então, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele diante do meu ungido para sempre 1 Samuel 2:35
Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. 1 Coríntios 4:1-2
Os verdadeiros vencedores sabem ouvir a voz do Senhor e obedece-la, pois, isso será fundamental no Grande Dia do Senhor. O Pai deseja que seus filhos sejam achados fieis fazendo o que ele mandou fazer. Essa perspectiva vai na contramão do que está sendo ensinado e esperado pela sociedade. O que importa não é o que eu tenho, é quem eu sou dentro propósito de Deus. O que será requerido dos vencedores é fidelidade no que ele mandou fazer.
Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2 Timóteo 4:1
Que nessa noite o Senhor renove no seu coração a vontade dele para sua Vida! E se você ainda não sabe claramente o plano de Deus para sua vida eu profetizo que chegou o tempo de uma profunda experiência com o Espirito Santo onde ficará claro o seu chamado.
- A grande promessa (expectativa na vinda dos Senhor)
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. 2 Timóteo 4:7-8
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. Apocalipse 2:10-11
Não permita seu coração se embriagar com as coisas mundanas, sejam boas ou ruins. Que sua expectativa e confiança seja na segunda vinda de Jesus quando receberemos o galardão e a verdadeira justiça reinará. A morte será vencida, a tristeza será extirpada, a dor será exterminada. “MARANATA” que esse seja o seu grito do seu coração todas as manhãs. Renove o seu coração constantemente adorando o Senhor sem importar com circunstância ou provação. Há uma promessa de reino de alegria para sua vida.
Conclusão
Hoje vivemos tempos de transição e podemos perder de vista o nosso chamado para sermos vencedores. Tornou-se fundamental renovar nossos princípios e termos clareza do chamado de Deus para nossas vidas. Fomos escolhidos para sermos vencedores em meio a uma geração corrompida. Os vencedores decidiram ser relevantes para Deus. Dessa feita, eles são conscientes do grande desafio de andar no Espírito. Estão empenhados em serem achados fieis e acima de tudo aguardam a grande promessa da vinda de Cristo.
O meu desejo é que o Senhor possa avivar nossos corações e nos conduzir a um estilo de vida piedosa e vencedora segundo o Espírito Santo. Que a graça de nosso Jesus Cristo, o Amor de Deus e a comunhão do Espírito esteja com todos. AMÉM
Pr. Abel Rodrigo