“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele.”. Só para você entender o que está acontecendo aqui, no capítulo 21 a Bíblia diz que Davi estava fugindo do rei Saul e a situação estava tão complicada que ele foi parar na cidade de Gate. Você se lembra de onde é que Golias era? Da cidade de Gate. Golias era o herói de guerra deles. Golias era idolatrado naquele lugar. Aquele povo era inimigo mortal de Davi e a situação estava tão feia que ele teve que se esconder dentro da cidade do inimigo. E TEVE UMA HORA QUE O POVO RECONHECEU ELE “Espera aí! Não é esse Davi, aquele matou Golias e que as mulheres cantavam dizendo ‘Saul matou os seus milhares e Davi matou os seus dez milhares’?!”. E então eles pegaram Davi e levaram para o rei.
(1Samuel 21:11) Quando o pessoal descobriu que era Davi o que foi que ele fez? A Bíblia diz que ele se fingiu de doido (Ele começou a deixar escorrer saliva pelos cantos da boca, pela barba; ele começou a arranhar as portas da cidade)… e quando chegaram no rei de Gate, ele disse “Vocês não estão vendo que Davi está doido? Não vamos fazer nada com ele não.”. Alguns historiadores inclusive dizem que naquela época, segundo a cultura dos filisteus, eles não podiam matar pessoas doidas porque senão atraiam maldição (Por isso Davi se fingiu de doido porque ele sabia disso). Agora se é verdade isso eu não sei; MAS EU SEI DE UMA COISA: pouco tempo antes Davi tinha vivido um dos momentos de maior glória dele (Matando o gigante); e depois ele estava vivendo um dos momentos mais difíceis da sua vida (Correndo risco de morte e tendo que se humilhar se fingindo de doido).
E a história continua no capítulo 22 versículo 1: “Davi retirou-se dali [Da cidade de Gate] e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.”. Eu fico imaginando a situação de Davi aqui. Porque ele já estava vivendo um momento muito difícil, sendo perseguido, quase foi morto lá em Gate. TUDO O QUE ELE QUERIA ERA UM DESCANSO. E quando ele acha um lugar que ele pensa “Uau, agora eu vou ter um pouco de sossego na minha cabeça” a Bíblia diz que tudo quanto é gente (Em torno de 400 homens…) começaram a se juntar a ele. E, tem duas maneiras de você enxergar esse texto: você pode ler como se fosse só mais uma história qualquer ou você pode ler observando os princípios espirituais. Porque Davi na Bíblia é um dos símbolos do Senhor Jesus. E a caverna de Adulão, nesse contexto, representa a Igreja.
E que tipo de gente que se juntou a Davi? Foram só as pessoas cheias do dinheiro? Pessoas bem resolvidas na vida (Sem nenhum tipo de problema)? Não foi. Pelo contrário, a Palavra do Senhor faz questão de mencionar 3 tipos de pessoas que vieram: os que estavam em aperto; os que estavam endividados; e homens amargurados de espírito. E isso é interessante porque logo de cara a gente já quebra uma mentira que o diabo fica colocando na cabeça de muita gente: de ter que mudar primeiro e só depois vir para Igreja. Tem gente que é assim: “Ah eu preciso resolver a minha vida primeiro antes de buscar o Senhor! Eu não estou bem, eu preciso resolver uns problemas antes de vir para Igreja!”. Essa é uma das maiores mentiras que o diabo conta porque aqui é o lugar de gente que tem problema mesmo (Aqui é o lugar daqueles que tem estão em aperto, dos endividados, dos amargurados de espírito)… É COMO SE ALGUÉM DISSESSE QUE NÃO VAI PARA O HOSPITAL PORQUE ESTÁ DOENTE… e eu vou te dizer mais: Deus está usando essas situações de aperto justamente para você se aproximar ainda mais dEle.
A caverna de Adulão (ou seja, a igreja) não é o lugar de pessoas perfeitas; a Igreja é o lugar de pessoas imperfeitas que reconhecem que precisam de Jesus; a Igreja não é o lugar de pessoas que não pecam; a Igreja é o lugar de pecadores arrependidos; a Igreja é o lugar de pessoas que reconhecem que sem a graça de Deus elas estão perdidas; a Igreja é o lugar de pessoas que estão no fundo do poço porque lá no fundo do poço só tem um lugar que elas podem olhar que é para cima, para o céu… E SABE POR QUE A IGREJA É O SEU LUGAR? Porque é nesse lugar que Deus vai te restaurar, vai te curar, vai te libertar, vai tirar toda amargura do seu coração, vai te dar um propósito de vida e vai transformar você num valente matador de gigantes!
Lá no Salmo 34 a partir do verso 1 diz o seguinte (Antes de ler o salmo, o que está escrito no título desse salmo? “Salmo de Davi, quando se fingiu amalucado na presença de Abimeleque e, por este expulso…”. Quando é que Davi escreveu esse salmo? Depois que ele fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Esse salmo na verdade foi escrito para aqueles 400 homens em aperto, endividados, amargurados de espírito…): “Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. [Olha só a primeira coisa que Davi fala é para que eles aprendam a louvar a Deus! Estava todo mundo ali no fundo do poço, sem esperança, sem expectativa mais nenhuma e Davi dizendo: a situação está difícil? Louve a Deus! Está endividado? Louve a Deus! Está amargurado? Louve a Deus. Porque o louvor tem poder de quebrar cadeias espirituais na sua vida. Lembra de Paulo e Silas na prisão? Eles estavam louvando ao Senhor quando eles foram libertos. Por isso, ao invés de ficar reclamando da esposa, do marido, dos filhos, do chefe, dos irmãos da igreja… erga os seus braços e louve!]
“Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão [Quem é que vai ouvir a Deus e vai se alegrar? Aqueles que são humildes o suficiente para reconhecer que precisam de Jesus] Engrandecei o SENHOR comigo, e todos [Esses todos aqui são os 400 homens…], à uma, lhe exaltemos o nome. Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame. Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.”. Eu acho engraçado que quando a gente está passando por dificuldade, a nossa tendência é procurar pessoas que também estão passando por dificuldade (E não é para orar não. Acredite em mim). Muitas vezes nós queremos é ficar lambendo ferida “Nossa Fulano! O negócio está feio, não está?!”. “Pois é! A pandemia está acabando com tudo!”. “Eu estou com essa dificuldade lá em casa!”. “Ah nem me fala! Eu estou com essa, essa, e aquela outra”. Vira até uma competição de quem tem mais problemas! É ou não é?! Essa é a nossa tendência.
Só que essa atitude não vai resolver a situação. Sabe o que resolve? É fazer o que Davi falou aqui: comece a louvar o Senhor, comece a buscar a Deus porque Ele vai te ouvir, Ele vai te acolher, Ele vai te livrar de todas as suas aflições, Ele vai trazer a alegria de volta no seu coração… e inclusive no verso 5 Davi falou “Contemplai-o e sereis iluminados” Você quer ser transformado de verdade? Você quer mudar de vida de verdade? Então, contemple o Senhor… porque a medida que você O contempla a Bíblia diz que você é iluminado, as trevas vão embora da sua vida (Paulo também disse em 2Corintios 3:18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”. Tem gente que acha que para ser transformado tem que ter lei. Alguém tem que ficar toda semana no pé dele dizendo o que pode ou não pode fazer. Mas Paulo deixa claro que a transformação vem de glória em glória quando nós contemplamos a Jesus. Quanto mais você contempla o Senhor, mais a sua vida é mudada). E ESSES 400 HOMENS ENTENDERAM ISSO E ELES COMEÇARAM A CAMINHAR COM DAVI, A LOUVAR JUNTO COM DAVI, A CLAMAR JUNTO COM DAVI, ELES COMEÇARAM A CONTEMPLAR A DEUS JUNTO COM DAVI… E o resultado foi que eles receberam a mesma unção que estava em Davi (Eles se tornaram matadores de gigantes)……
Se você continuar lendo a história, em 2Samuel 23 você vai encontrar uma relação desses valentes (Com o nome deles, o que foi que eles fizeram…). E nós podemos separar esses nomes em 3 grandes grupos: a) Os que trabalham para o reino (Isso já é bom; quando você faz alguma coisa visando o reino de Deus); b) Segundo grupo: os que fazem para o rei (É melhor ainda). Quem é o rei que eu estou me referindo aqui? É o Senhor Jesus; 3) E tem um terceiro grupo (Que na verdade o nome deles nem aparece na lista) que não fazem nem para o reino e nem para o rei (Eles fazem tudo buscando o seu próprio interesse). ESSES TRÊS GRUPOS EXISTEM ATÉ HOJE: tem líderes de célula que fazem para o reino, tem líderes que fazem para o rei e tem líderes que fazem para eles mesmo. Tem pastor que faz para o reino, tem pastor que faz para o rei e, acredite tem pastor que faz por interesse próprio. Qual grupo você quer estar?….
1) Primeiro grupo, então… (Os que fazem em prol do reino, em prol da visão… com o objetivo de ver o reino de Deus crescer…): 2Samuel 23:8: “São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez [Quantos inimigos ele feriu de uma só vez? 800. Um incrédulo lê isso daqui e não acredita porque parece até coisa de herói da Marvel. É humanamente impossível. Mas eu quero te dizer que alguém debaixo do poder de Deus é capaz de fazer. Por isso, presta atenção aqui: se você é alguém que tem o coração para o reino, para ver a obra do Senhor avançar, não olhe para as suas limitações, porque é Deus quem vai te capacitar; o favor dEle está sobre a sua vida e você vai fazer coisas que nunca imaginou que podia fazer. Porque não é você, é o poder de Deus através de você! Amém? …vamos lá, quem mais fez pelo reino?…]. Depois dele, Eleazar, filho de Dodô [Esse nome Dodô é a mesma raiz que Davi no hebraico; e significa amado. Então, Eleazar era filho do amado.]
filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus ali reunidos para a peleja. Quando já se haviam retirado os filhos de Israel [Olha só, quando foi que esses valentes lutaram? Quando todo mundo já tinha ido embora. A Bíblia diz que os filhos de Israel já tinham se retirado. …Os valentes são assim, todo mundo vai embora, os outros desistem, mas os valentes permanecem firme lutando], ele se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada [Você conseguiu entender isso daqui? Ele lutou tanto que a mão dele ficou pregada na espada. Ele não conseguia mais soltar. POR ISSO ELE VENCEU. …..e aqui tem um princípio poderoso: na Bíblia, a espada simboliza a Palavra de Deus. Sabe quando é que você vai ver vitórias grandes na sua vida? Quando você se agarrar a espada, quando você se agarrar a Palavra e não se soltar mais dela. O mundo inteiro pode estar falando o contrário; o diabo pode estar te mostrando o contrário… mas eu sou valente e eu fico com a Palavra de Deus; porque ela é a verdade];
naquele dia, o SENHOR efetuou grande livramento; e o povo voltou para onde Eleazar estava somente para tomar os despojos. Depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus. Pôs-se Sama no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou grande livramento [Aqui nós encontramos mais uma característica dos valentes. Eles não lutam só por coisas grandes; eles lutam por tudo. Na cabeça deles é o seguinte: eu vou me posicionar e o diabo não vai levar nada. …esse campo de lentilha pode ser pequeno, lá fora pode não ter valor nenhum; mas é do reino e o diabo não vai tocar… essa célula pode ser pequena agora, mas é do reino e eu vou lutar até o fim por ela…]” Todos esses valentes lutaram em favor do reino (em favor de Israel) e por isso o nome e os feitos deles foram registrados em sinal de honra.
Mas daí no versículo 14 continua dizendo assim: “Davi estava na fortaleza, e a guarnição dos filisteus, em Belém. Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém! Então, aqueles três valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, porém a derramou como libação ao SENHOR.” Olha só, o que está acontecendo aqui? Davi era de Belém (Ele nasceu e foi criado em Belém). E ele era acostumado a beber água de uma certa fonte que tinha lá na cidade dele. Só que naquele momento, Belém estava tomada pelos inimigos e teve uma hora que Davi suspirou “Puxa vida! Que calorão! Quem me dera beber daquela água agora!”. Davi não tinha pedido para ninguém ir lá; ele apenas suspirou e a Bíblia diz que 3 valentes perceberam o coração do rei e foram lá em Belém (Se enfiaram no meio dos inimigos, correram risco de morte) só para trazer a água. Porque na cabeça deles era o seguinte: “O meu rei está com sede, é essa água que ele gosta? Ele não vai ficar com sede não, nós vamos lá buscar!”. ESSES CARAS NÃO FIZERAM PELO REINO, ELES FIZERAM PARA O REI.
Davi simboliza Jesus aqui nesse texto… E AGORA EU TE PERGUNTO: você já fez alguma coisa exclusivamente para Ele? Eu não estou falando de reino não; eu não estou falando da Igreja não; eu estou falando do rei da Igreja; de você chegar por exemplo num momento de louvor, esquecer todo mundo que está perto e falar “Jesus, eu me derramar agora porque esse louvor é para o Senhor!”. De nós que fazemos parte da equipe de louvor tocar não apenas para abençoar o reino (a Igreja), mas como quem diz “Jesus, isso daqui é para o Senhor! Não é para a Igreja que eu estou tocando, é para o Senhor!”. Existe uma recompensa de honra para aqueles que fazem para o reino (Para a Igreja); e existe uma recompensa para aqueles que fazem para o rei. É MUITO BOM VOCÊ FAZER EM PROL DO REINO, COM O CORAÇÃO DO REINO; SÓ QUE MELHOR AINDA É VOCÊ FAZER TUDO POR CAUSA DO REI. Por causa de Jesus e para Jesus. Ele é o motivo de você liderar; Ele é o motivo de você estar aqui hoje; Ele é o motivo de você tocar, servir… Jesus!
E o último grupo (Que o nome deles nem aparece na lista) é o grupo daqueles que não fazem nem para o reino e nem para o rei, eles fazem visando o interesse próprio. O versículo 18 diz assim: “Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era cabeça de trinta; e alçou a sua lança contra trezentos e os feriu. E tinha nome entre os primeiros três.” Só para você entender melhor o que estava acontecendo ali, quando Davi foi para a caverna de Adulão e os 400 homens se reuniam lá, Davi começou a montar o seu exército e ele precisava de um general. Então, o que foi que ele fez? Ele disse que quem entrasse primeiro em Jerusalém (Que estava tomada pelos inimigos também) seria o general do exército. E o sobrinho dele, um homem chamado Joabe foi a frente, pelejou e entrou na cidade. E ELE ENTÃO SE TORNOU O GENERAL DE DAVI. E com certeza, durante todos esses anos Joabe fez muita coisa, matou muitos gigantes… ele era a pessoa mais vista e mais importante no exército… só que o nome dele não aparece na lista de honra. NA VERDADE O NOME DELE ATÉ APARECE, SÓ QUE APENAS COMO REFERÊNCIA AO IRMAO DELE… E tudo isso por que? Porque o coração dele não estava nem no reino e nem no rei. Estava nele mesmo. Por isso, não adianta nada você apenas fazer coisas e dizer que é para Deus: o seu coração também tem que estar no lugar certo.
Depois de tudo isso, o que eu preciso guardar no meu coração hoje? Lembre-se de uma coisa: a igreja não é o lugar de pessoas perfeitas; vem do jeito que você está; se disponha do jeito que você está; o Senhor está de braços abertos para você… e é nesse lugar, na caverna de Adulão, na Igreja, que Ele vai te transformar num valente matador de gigantes (Você pode até chegar debaixo de aperto, endividado, amargurado de espírito, mas não é desse jeito que o Senhor vai te deixar). Amém? Você crê nisso? Qual é o seu coração hoje? É para ver o reino avançar, é para agradar o rei ou é para você mesmo?