Lucas 11:1: “De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar [O que Jesus estava fazendo aqui? Orando…]; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos.”. Desde a virada do ano eu tenho compartilhado que a Palavra do Senhor para 2022 é que esse vai ser o ano da aceleração (Esse é o ano em que você vai ver o resultado do seu trabalho, você vai colher os frutos, você vai ver as coisas acontecendo na sua vida, …mas numa velocidade sobrenatural. Coisas que demorariam anos para acontecer Deus vai fazer em questão de dias). …ESSA É A PALAVRA QUE VOCÊ TEM QUE GUARDAR NO SEU CORAÇÃO. …Só que não basta simplesmente receber uma palavra, sentar na cadeira e ficar esperando as coisas acontecerem automaticamente. NÓS TEMOS QUE NOS POSICIONAR. NÓS TEMOS QUE TER ATITUDES DE FÉ PARA QUE A PROMESSA SE CUMPRA NA NOSSA VIDA. Nós temos que visualizar pela fé as promessas de Deus se cumprindo….
E, nós temos também que nos posicionar em oração (…E esse é o grande problema de muitas pessoas. Tem gente que até recebeu a Palavra, mas ainda não viram nada acontecendo simplesmente porque não oram). ………Tudo o que o Senhor faz é por meio da Palavra e por meio da Oração (…Deus é soberano. Ele não precisa nem de nada e nem de ninguém. O trono dEle está acima de todas as coisas. …Todavia, Ele decidiu que iria agir na terra por meio do homem… E quando eu falo por meio do homem, eu quero dizer, por meio da oração do homem). É ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM… (Quando você começa a orar, Deus começa a agir na sua vida. Quando você ora, você libera o céu. TODO SUPRIMENTO DO CÉU ESTÁ DISPONÍVEL PARA VOCÊ ATRAVÉS DA ORAÇÃO. Nada pode resistir a um homem de Deus ou uma mulher de Deus que ora…. Mas, quando você deixa de orar, você também abre espaço para o inferno agir… você não limita mais o espaço de atuação do diabo na sua vida). Então, por que muitas vezes o diabo consegue agir no nosso casamento, no nosso trabalho, na vida dos nossos filhos, na nossa saúde? Porque nós deixamos de orar por isso.
……NA BÍBLIA NÓS ENCONTRAMOS VÁRIOS EXEMPLOS DISSO: a) O primeiro deles está em Isaías 40:30-31: “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”. Olha só, Isaías faz menção de dois tipos de pessoas aqui: a) Por um lado, ele diz que tem aqueles que se cansam e que se fatigam (Inclusive, a Bíblia faz questão de dizer que OS JOVENS se cansam e se fatigam; porque os jovens são sinônimo de disposição, de força, de vigor… Então, por um lado, você tem pessoas que se cansam, que ficam desanimadas...); b) E do outro lado têm aqueles que renovam as suas forças. ESSES SÃO OS DOIS GRUPOS: os que se cansam e os que são renovados… E AGORA EU TE PERGUNTO: o que faz a diferença entre esses dois tipos de pessoas? Por que tem gente que se cansa e tem gente que tem as suas forças renovadas? …A grande diferença está em ESPERAR NO SENHOR (A Bíblia diz que “os que esperam no Senhor renovam as suas forças”). E de que maneira nós esperamos no Senhor? Através da oração (Quem não ora vive cansado, vive desanimado, vive exausto…). Mas, aqueles que têm uma rotina de oração, esses são renovados em Deus todos os dias.
E o texto continua dizendo que essas pessoas que foram renovadas, elas vão “correr e não vão se cansar; elas vão caminhar e não vão se fatigar; ……elas vão liderar e não vão desistir; vão pastorear e não vão retroceder; vão ministrar louvor e não vão voltar atrás; vão liderar células de crianças e não vão abandonar”. E sabe por que? Porque elas oram. ……E TEM UM DETALHE IMPORTANTE AQUI, PORQUE ISAÍAS DISSE QUE QUEM ESPERA NO SENHOR É RENOVADO E ELES SOBEM COM ASAS COMO DE ÁGUIA. Como assim, o que isso tem a ver? Eu vou te explicar: só para você ter uma ideia, as aves de rapina (que têm asas grandes como as águias), elas não sobem a grandes altitudes batendo as suas asas… mas elas sobem plainando… elas entram numa corrente de ar ascendente (ou seja, numa corrente de ar mais quente que está subindo) e é basicamente o vento que leva elas para grandes altitudes… (De vez em quando a gente vê um monte de urubus voando baixo em círculos; e, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é porque tem alguma carniça ali. Não é verdade? Mas, nem sempre é por causa de carniça. Assim como as águias, os urubus também têm uma envergadura grande, e eles estão voando juntos em círculos porque ali tem uma corrente de ar quente… e é só uma questão de tempo para elas começarem a pegar altitude)….
Então, as águias não tem que fazer esforço nenhum porque o vento é quem faz o trabalho todo. …POR ISSO, PRESTA ATENÇÃO AQUI: Você quer ser renovados no Senhor? Você quer voar mais alto? …Tenha disposição de orar… porque à medida em que você ora, em nome de Jesus, você vai ser como essa águia… você vai entrar na corrente de vento celestial… e o vento do Espírito Santo é quem vai te levar para lugares mais altos!
b) Um outro texto está em Daniel 9:1-3;19-21: “1 No primeiro ano de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza. 19 Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do Senhor , meu Deus, pelo monte santo do meu Deus. Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde.”
A Bíblia diz que muitos anos antes de Daniel, Jeremias tinha profetizado que o cativeiro do povo de Deus na Babilônia iria durar 70 anos (ESSA FOI A PALAVRA QUE DEUS TINHA LIBERADO ATRAVÉS DE JEREMIAS. VAI DURAR 70 ANOS). E teve um dia em que Daniel teve revelação dessa profecia e ele começou a fazer as contas “Vamos lá: o dia em que Nabucodonosor destruiu Jerusalém foi o dia tal. Somado com 10 + 20 noves fora 3 * a raiz quadrada de 9… Espera aí, já deu os 70 anos! A gente não tem mais que viver como escravo aqui porque o tempo do cumprimento da profecia chegou!”. ……E, então, o que foi que Daniel fez? Ele ficou esperando sentado a profecia se cumprir automaticamente? Não. Pelo contrário, no versículo 3 diz que ele voltou o rosto ao Senhor e começou a buscar através de jejum e oração. ISSO É HOMEM DE DEUS. Ele começou a orar: “Senhor, está escrito no livro que é 70 anos! Nós estamos olhando aqui no calendário e já completou os 70 anos! Por isso, cumpre a Sua Palavra!”.
E somente lá no versículo 21 é que veio a resposta: “Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde.”. Então, por que a profecia se cumpriu? Porque Daniel se posicionou em oração! ……A mesma coisa aconteceu com o profeta Elias lá em 1Reis 18. Depois de 3 anos e meio sem chover, Deus disse que iria chover novamente. E o que foi que Elias fez? Ficou só esperando a chuva descer? Não. A Bíblia diz que ele foi para o monte orar; e ele orou por 7 vezes, até ver a profecia se cumprindo. POR ISSO, PRESTA ATENÇÃO AQUI: A Palavra do Senhor já foi liberada: esse é o ano da aceleração. Mas, o que você vai fazer sobre isso?
c) …E um último exemplo está em Êxodo 17:10-11 que diz o seguinte: “Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.” Só para você entender o que está acontecendo aqui, a Bíblia diz que o povo de Deus estava lutando contra o rei Amaleque no vale de Refidim. E aconteceu algo bem interessante naquele dia: porque Josué pegou os soldados (Ele reuniu ali todos os guerreiros) e foi para o campo de batalha guerrear. E, Moisés subiu no monte junto com Arão e Hur para orar. E no versículo 11 diz que quando Moisés levantava os braços, o povo de Deus prevalecia contra os inimigos; e na hora que Moisés abaixava os braços, os inimigos prevaleciam.
…Mas, o que acontece? Uma guerra não dura poucos minutos. E a Bíblia diz que Moisés começou a ficar cansado. IMAGINA A SITUAÇÃO: você ali várias e várias horas com os braços erguidos! Então, o que foi que eles fizeram? No versículo 12 continua dizendo assim: “Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr do sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.” …PRESTA ATENÇÃO AQUI: sabe por que muitas vezes o inimigo tem prevalecido na sua vida, na sua casa, no seu trabalho, na sua saúde? Porque os seus braços estão abaixados (Porque você não tem se posicionado em oração… As mãos erguidas de Moisés representam a oração… Quando você começa a orar, Deus começa a agir na sua vida. ASSIM COMO EU DISSE ANTES: quando você ora, você libera o céu… Mas, quando você deixa de orar, você também abre espaço para o inimigo agir). ERA EXATAMENTE ISSO O QUE ESTAVA ACONTECENDO ALI COM MOISÉS, JOSUÉ E O POVO DE DEUS…
Eu sei que muitas vezes não é fácil orar. Às vezes o nosso braço começa a pesar e a gente quer parar. E isso é esperado porque a oração tem poder e o diabo vai querer te resistir mesmo (Às vezes na hora de orar coisas vão acontecer; problemas vão surgir; pessoas vão querer te atrapalhar; você vai sentir indisposição; sua mente vai divagar como nunca divagou antes… Por que? Porque o inferno percebeu o que você vai fazer…). MAS, EU QUERO TE DIZER: permaneça firme e você vai ver a vitória na sua vida em nome de Jesus! …Em Mateus 6:6 está escrito assim: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Olha só o que Jesus está dizendo aqui: que você vai orar, Deus vai ouvir a sua oração, Ele vai responder a sua oração e Ele ainda vai te recompensar por isso (Ou seja, você vai receber além do que você está pedindo). ISSO QUE É GRAÇA!
As duas maiores necessidades da Igreja são a Palavra e a oração (Lá em Lucas 11:1 que nós lemos no começo, os discípulos pediram para Jesus ensiná-los a orar… porque eles entenderam essa necessidade). Todos nós precisamos nos alimentar da Palavra de Deus todos os dias; e nós precisamos também beber da água do Espírito através da oração. ...Às vezes as pessoas ouvem isso e dizem “Ah! Mas disso eu já sei! Me fala outra coisa”. Mas, não adianta nada eu te falar outra coisa se você cai é no mais óbvio. Pessoas estão cansadas por aí, desanimadas, sem disposição até mesmo para servir a Deus SIMPLESMENTE porque não se alimentam da Palavra e não bebem do Espírito através da oração.
…EXISTE UMA PALAVRA DE DEUS PARA NÓS. …E você realmente quer ver a aceleração do Senhor na sua vida? Então ore… ore todos os dias… ore até as orelhas baterem palmas, mas ore… nunca pare de orar… porque a oração renova você e libera o céu sobre nós. Jeremias 33:3 diz: “Invoca-me [O que significa invocar? Significa orar…], e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”