Se nós olharmos bem ao nosso derredor, nós vamos perceber coisas grandiosas que o homem foi capaz de fazer. São prédios altíssimos, pontes fenomenais, ilhas artificiais, empresas multi-bilionárias que começaram do zero. Então, grandes coisas, com um pouco de esforço as pessoas conseguem fazer; todavia o impossível somente Deus pode fazer nas nossas vidas. No caso da passagem que nós acabamos de ler, nós vemos Pedro andando sobre as águas juntamente com Jesus. Homem nenhum jamais conseguiu essa façanha. Por isso, chegamos a seguinte pergunta: o que Pedro teve que fazer para alcançar esse fato impossível? Existem pelo quatro atitudes que nós devemos ter para alcançar o impossível:
1) NÃO DÊ OUVIDOS AS PESSOAS QUE FICAM NO BARCO
A Bíblia não entra em detalhes sobre esse assunto, mas antes de Pedro sair do barco, pelo menos dois tipos diferentes de pessoas se manifestaram: de um lado, aqueles que estavam motivando Pedro dizendo “Vai lá Pedrão! Chegou a sua hora! Chegou a sua vez! Você vai conseguir!” e do outro lado, aqueles que estavam dizendo para ele “Você está maluco Pedro! Não faz isso não meu irmão! Olha o tamanho dessas ondas, você vai morrer afogado!”. Em outras palavras, de um lado tinha as pessoas que estavam incentivando Pedro e do outro lado, tinha aqueles que estavam tentando impedir que Pedro andasse por sobre as águas.
E, o pior de tudo, é que esses também são os mesmos tipos de pessoas que nós temos ao nosso derredor. Sempre têm aqueles que vão nos motivar, que vão gerar fé no nosso coração, que vão liberar palavras de vida; e, sempre têm aqueles que vão liberar palavras de morte e de incredulidade. E, se você deseja viver o impossível do Senhor na sua vida, aprenda a tampar os seus ouvidos para aqueles que ficam no barco; aprenda a ignorar aqueles que são incrédulos. Se Pedro tivesse ouvido esses aí, com certeza, ele teria ficado no barco e teria perdido a grande oportunidade da vida dele.
Há um tempo atrás uma irmã compartilhou que quando ela chegou aqui nos Estados Unidos, ela foi trabalhar na limpeza e a mulher que trabalhava com ela vivia dizendo “Por que você não volta para o Brasil? Aqui você não vai conseguir nada não! Aqui as coisas são difíceis demais!”. Pessoas para falar esse tipo de coisa nós temos aos quilos por aí (São pessoas que ficam no barco. São pessoas que não conseguem conquistar grandes coisas na vida e querem impedir você de conquistar). É POR ISSO QUE NÓS TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO! Principalmente na hora de compartilhar os sonhos que Deus colocou no seu coração, porque nem todo mundo está preparado para ouvir. Tem gente que é bênção na nossa vida e quando nós abrimos o nosso coração, eles vão nos apoiar, nos motivar e até nos ajudar; só que também tem aqueles que vão, mesmo sem saber, tentar matar os nossos sonhos. POR ISSO, JAMAIS DÊ OUVIDOS AQUELES QUE FICAM NO BARCO.
2) BUSQUE UMA PALAVRA DE DEUS
Os versículos 28 e 29 dizem assim: “E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.”. Aqui nós vemos uma atitude bem interessante de Pedro. Assim que Pedro percebeu que era Jesus andando sobre as águas, ele ficou com vontade de fazer a mesma coisa. Então, o que ele fez? Ele já foi pulando logo na água? Não. PELO CONTRÁRIO, PRIMEIRO ELE FOI BUSCAR UMA PALAVRA DE JESUS. Olha só o que está escrito no versículo 28: “E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.”
E, é isso o que nós precisamos entender: antes do impossível acontecer na nossa vida, nós temos que ter uma palavra de Deus que vai nos respaldar. Tem gente que acha que o Senhor é obrigado a satisfazer todos os seus desejos e caprichos “Ah, eu quero um carro zero, então Deus vai ter que me dar um carro zero! Eu quero viajar para o Havaí, então Deus vai ter que dar um jeito de me levar para o Havaí!”. Todavia, não é assim que as coisas funcionam.
A Bíblia diz em Números 23:19: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”. Hebreus 10:23 também diz: “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Nós sabemos que Deus é fiel. Mas, deixa eu te fazer uma pergunta que vale um milhão de dólares: Deus é fiel a quem? Deus é fiel a nós ou Deus é fiel a Sua Palavra? Deus é fiel à Palavra dEle. É isso o que está escrito tanto em Números quanto em Hebreus: se Deus prometeu algo, Ele vai cumprir. Agora, se Ele não prometeu nada, Ele não tem obrigação nenhuma de fazer (Pode ser que Ele faça, mas pode ser que Ele também não faça).
Um outro exemplo é o que está escrito em Lucas 5:1-11. Nessa passagem, a Bíblia dá um pouco mais de detalhes do dia em que Pedro, Tiago e João decidiram seguir a Jesus. No Evangelho de Mateus diz apenas que Jesus os chamou para serem pescadores de homens e eles foram. Mas, aqui a Bíblia mostra que antes disso, o Senhor fez um grande milagre. Eles haviam pescado a noite inteira e não tinham pegado um peixe sequer. Foi quando Jesus mandou que eles lançassem novamente as redes.
Imagina a reação dos homens naquela hora: “Mas, como assim Jesus? Nós somos pescadores, nós somos experientes, nós conhecemos cada ponta desse lago, e não tem jeito. O mar não está para peixe hoje! Com todo respeito Jesus, o Senhor é Mestre em Israel, só que o Senhor não entende nada de peixe!”. E, Jesus continuou: “Lança a rede”. E o que aconteceu no final? A Bíblia diz que eles pegaram tantos peixes que outros barcos tiveram que vir para ajudá-los.
O que eles fizeram de diferente? Absolutamente nada! Eles não mudaram a isca, eles não mudaram o método, eles não foram para um lugar diferente! Eles lançaram a rede do mesmo jeito que eles estavam fazendo a horas! Se eles não mudaram nada, o que fez então a diferença aqui nessa situação? O que fez a diferença foi a palavra de Jesus! O que fez a diferença foi Jesus dizer “Vai, lança as redes”! Tem gente que até faz as coisas certas, tem gente que até faz o que tem que ser feito; só que não está sendo bem sucedido porque está faltando a palavra de Jesus! ESTÁ FALTANDO O SIM DO SENHOR! ESTÁ FALTANDO O VEM DE JESUS! É por isso que antes de qualquer coisa, antes de tomar qualquer decisão, busque uma confirmação de Deus, busque uma palavra de Deus! Porque é essa confirmação que vai sustentar você nos dias difíceis e é ela que garantir que você seja bem sucedido!
3) NÃO OLHE PARA AS CIRCUNSTÂNCIAS
Somente duas pessoas em toda a Bíblia andaram sobre as águas: Jesus e Pedro (Moisés e Josué conseguiram a proeza de passar por entre as águas. Mas, só Jesus e Pedro passaram por cima dela). Então, até o momento Pedro estava fazendo história junto com Jesus. Só que teve um momento em que as coisas começaram a sair fora do controle e Pedro começou a afundar. O versículo 30 diz assim: “Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!”.
Por que Pedro começou a afundar sendo que Jesus já tinha liberado a Palavra? Será que Jesus não tinha poder suficiente? Será que Jesus estava mentindo para Pedro? Uma coisa muito importante que você precisa ter revelação é que A SUA DÚVIDA OU A SUA INCREDULIDADE PODE ROUBAR A PALAVRA DE DEUS NA SUA VIDA. O diabo não pode impedir o agir de Deus na sua vida. As pessoas que estão ao seu redor não podem impedir o agir de Deus na sua vida. Ninguém pode impedir o agir de Deus na sua vida além de você mesmo. Você é o único que pode. Foi isso o que estava acontecendo com Pedro. Ele tinha uma palavra de Jesus, mas porque ele duvidou ele começou a afundar.
Por que a incredulidade tomou conta do coração de Pedro? Porque Pedro tirou os olhos de Jesus e começou a olhar para as circunstâncias, para os ventos fortes, para o tamanho das ondas. Por isso, olhe para Jesus. Jamais tire os olhos do Senhor. As coisas estão acontecendo do jeito que você queria, olhe para Jesus. A dificuldade veio, olhe para Jesus. O diabo resolveu se levantar contra a sua vida, olhe para Jesus!
4) TENHA DISPOSIÇÃO DE SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO
Pedro era um pescador experiente. Anos e anos dentro de um barco pegando peixes no mesmo mar. Pedro sabia muito bem o que era estar DENTRO de um barco. Só que ele não tinha noção a respeito de estar FORA de um barco. O BARCO ERA O LUGAR QUE PEDRO CONHECIA E SABIA CONTROLAR, ERA O LUGAR ONDE ELE SE SENTIA SEGURO, ERA O QUE NÓS CHAMAMOS DE ZONA DE CONFORTO.
O que precisou acontecer com Pedro para ele experimentar do impossível de Deus? Ele teve que deixar o barco, ele teve que deixar a zona de conforto dele e colocar os pés na água. Muitas vezes é isso o que vai acontecer com você também. Você vai ter que sair da zona de conforto para ver o impossível de Deus. Muitas vezes, para poder avançar em Cristo, você vai ter que sair da sua zona de conforto de ser apenas membro de igreja para colocar os pés nas águas da liderança de uma célula. Muitas vezes, para ver o impossível na sua vida profissional, você vai ter que deixar a zona de conforto daquela profissão que sempre exerceu para entrar em uma nova área. As vezes, vamos ter que deixar a zona de conforto do nosso país, do lugar que nós crescemos, vivemos e conhecemos todo mundo, para irmos para outras nações.
Nós não servimos a um Deus que deseja apenas fazer grandes coisas na nossa vida. Nós servimos a um Deus que deseja fazer o impossível acontecer no nosso meio. Mas, para que isso aconteça, nós precisamos fazer como Pedro fez: nós precisamos tampar os ouvidos para as pessoas erradas e ouvir a voz de Jesus, nós precisamos buscar uma Palavra de Deus, nós precisamos vencer o medo, nós precisamos sair da nossa zona de conforto e colocar os pés nas águas.