Histórias do Amor de Deus

Na Palavra de Deus, nós encontramos várias histórias do favor de Deus sobre a vida das pessoas. E, o mais interessante de tudo é a motivação desse favor: o amor de Deus por nós. Vamos ver algumas delas:

1) JOSÉ (Gênesis 39:5)

A BÍBLIA DIZ QUE JOSÉ TEVE DOIS SONHOS DADOS POR DEUS QUE MOSTRAVAM QUE ELE SERIA MAIOR E MAIS PODEROSO DO QUE SEUS IRMÃOS E O SEU PRÓPRIO PAI. a) No primeiro sonho, a Bíblia diz que José estava no campo atando feixes de trigo, quando de repente, o feixe dele se levantou e os feixes dos irmãos se inclinaram perante ele. b) No segundo sonho, ele sonhou que o sol, a lua e onze estrelas se curvavam perante ele. O sol representando o pai, a lua representando a mãe e as estrelas os seus irmãos. EM OUTRAS PALAVRAS, OS SONHOS MOSTRAVAM CLARAMENTE QUE JOSÉ SERIA MAIOR DO QUE TODOS ELES. O que naquela época era algo totalmente impensável por causa da Lei da Primogenitura. De acordo com essa lei, o primeiro filho deveria receber porção dobrada da herança dos pais (E, José era o 11º filho de Jacó. Naturalmente falando, era impossível que José fosse o maior da sua casa). E, essa porção dobrada aos primeiros filhos não acontecia por acaso. Na verdade, o primeiro filho recebia porção dobrada porque ele tinha a responsabilidade de cuidar dos pais durante a velhice. Por isso, ele era mais abençoado do que os outros.

Então, lá estava José feliz da vida com os seus sonhos proféticos quando os seus irmãos, tomados de inveja decidiram agir. Primeiro, eles jogaram José dentro do poço, depois venderam ele como escravo. Foram anos e anos de situações complicadas até que finalmente os sonhos de Deus se cumpriram na vida de José. SÓ QUE TEM ALGO QUE NOS CHAMA A ATENÇÃO NESSA HISTÓRIA TODA. Por mais difícil que fossem essa situações, José sempre foi muito abençoado. UMA EVIDÊNCIA DISSO FOI O QUE NÓS ACABAMOS DE LER EM GÊNESIS 39:5. Essa história aconteceu na época em que José era escravo na casa de Potifar (Que era um oficial de Faraó). A Bíblia diz que José era tão bem sucedido nas coisas que ele fazia, que Potifar decidiu colocá-lo como o mordomo chefe da sua casa. Você tem noção do que está acontecendo aqui? JOSÉ, DE UM SIMPLES ESCRAVO, PASSOU A CUIDAR DE TUDO NA CASA. ELE TINHA A CHAVE DA DISPENSA. ELE DECIDIA O QUE O POVO IA COMER, O QUE NÃO IA COMER. ELE SABIA O QUE TINHA QUE COMPRAR, O QUE NÃO TINHA QUE COMPRAR. Perceba que mesmo sendo escravo, o favor de Deus era sobre a vida dele!

Agora, o mais interessante de tudo foi a motivação de todo esse favor: o amor. O Senhor fazia o que fazia com José porque Ele o amava: “5 Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José”. Você não vê a Bíblia evidenciando alguma qualidade que José tinha. Você não vê a Bíblia dizendo que José era bem sucedido porque ele era bom em matemática, ou porque ele era muito inteligente. Você encontra apenas José sendo abençoado por causa do amor que Deus tinha por ele.

E, ISSO É ALGO QUE NÓS PRECISAMOS ENTENDER: não é por mérito, não é porque merecemos ou porque fazemos coisas boas, não é porque nós amamos a Deus. É SIMPLESMENTE PORQUE NÓS SOMOS AMADOS POR DEUS.

2) MOISÉS (Êxodo 18:8)

PODE NÃO PARECER, MAS MOISÉS TAMBÉM TINHA FAMÍLIA. Ele tinha esposa, ele tinha filhos, ele tinha até um sogro chamado Jetro. Ou seja, Moisés era um homem normal e que tinha uma vida normal. Inclusive, foi esse sogro que ajudou Moisés quando ele matou o soldado egípcio e fugiu para o deserto de Midiã (Êxodo 2:15-22). Olha só o tanto que Jetro foi bênção na vida de Moisés, ele deu um trabalho para Moisés, levou Moisés para morar na sua casa e ainda por cima deu uma de suas filhas como esposa! MOISÉS TINHA ACABADO DE MATAR UM EGÍPCIO, ELE ESTAVA FUGINDO DE FARAÓ, E MESMO ASSIM NÓS PERCEBEMOS O CUIDADO DE DEUS NA VIDA DELE!

Voltando para Êxodo 18, mais de 40 anos depois, Moisés chama o seu sogro para conversar e conta para ele a respeito de tudo o que Deus fez para livrar o seu povo do Egito. Imagina a cena: Moisés falando para Jetro sobre as águas do Rio Nilo se transformando em sangue. Moisés contando sobre as rãs, os gafanhotos, os piolhos. Sobre a morte dos primogênitos e sobre como Deus deu um jeito de salvar o Seu povo. Imagina, Moisés falando sobre a passagem pelo Mar Vermelho. Cenas dignas de Hollywood. Todavia, o que chama mais a atenção é quando Moisés, no meio do versículo, diz o porque Deus fez tudo isso: o amor de Deus por Israel: “8 Depois Moisés contou a seu sogro tudo o que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel”. Por que Deus fez tudo? Por amor de Israel!

Sabe por que Deus te liberta? Sabe por que Deus te salva? Sabe por que Deus cuida de você? PORQUE ELE TE AMA! A Bíblia diz assim em Romanos 8:38-39: “38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”.

3) O POVO DE ISRAEL (Levítico 26:45)

O contexto aqui era o seguinte: quando o Senhor entregou a Lei para Moisés, Ele deixou bem claro como funcionaria as coisas. Quer ser abençoado? Então, ande pelo caminho certo. Siga as regras. Não desvie nem para direita e nem para esquerda. Seja obediente. Caso contrário, ao invés de ser abençoado, o povo vai ser amaldiçoado. Esse era o combinado.

O problema é que o povo não conseguia seguir todas as regras. Volta e meia eles estavam se rebelando, fazendo algo que não deveria fazer (O povo reclamava demais, o povo não fazia o que Moisés mandava, tinha hora que eles não queriam mais servir a Deus, então, eles construíam ídolos de bronze para adorarem). Numa situação dessas, sinceramente, o que seria mais fácil para Deus (Depois de tudo o que o Senhor tinha feito por aquele povo)? Seria muito mais fácil desistir. Acabar com todo mundo. Deixar o povo de lado à sua própria sorte. É muito mais fácil deixar alguém que dá trabalho de lado; é muito mais fácil parar de se relacionar com alguém que vive fazendo coisas que nós não gostamos. É muito mais fácil desistir do marido ou da esposa quando o casamento está em crise. Esse é o caminho mais fácil.

Mas, foi isso o que Deus fez? Não foi. O povo errava a direção e colhia as consequências dos seus erros; mas tem um detalhe: todas as vezes que o povo clamava, lá estava o Senhor pronto para abençoá-los novamente. E, por que isso acontecia? Por causa do amor de Deus. É isso o que o versículo começa dizendo: “45 Antes por amor deles”. ESSE É O SENTIMENTO NO CORAÇÃO DO NOSSO DEUS, NÃO É ÓDIO, NÃO É VINGANÇA, É AMOR!!!

Um dos maiores problemas que nós temos hoje em dia é uma imagem errada a respeito do Senhor (O nosso relacionamento com Deus vai depender da imagem que nós temos dEle. A imagem errada produz um relacionamento errado). Na verdade, nós temos dois extremos. De um lado nós temos um povo com uma imagem de um Deus vingativo, um Deus de cabelo branco sentado no trono sempre procurando uma oportunidade para se vingar; e no outro extremo nós temos um povo que acha que Deus aceita tudo, que com Deus pode tudo. Os dois extremos estão errados. NÓS TEMOS UM DEUS QUE É DIGNO DE LOUVOR, DIGNO DE TEMOR, DIGNO DE RESPEITO, UM DEUS JUSTO. SÓ QUE ESSE MESMO DEUS É UM DEUS DE AMOR. É UM DEUS QUE NÃO TE ABANDONA POR MOTIVO NENHUM. É UM DEUS QUE ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A NOS PERDOAR E COMEÇAR TUDO DE NOVO EM NOSSA VIDA!

A conclusão que nós chegamos em todas essas histórias é a mais simples e pura verdade da Palavra de Deus: nós somos amados por Deus, nós somos cercados pelo amor de Deus, nós somos envolvidos por esse amor. NÃO TEM COMO NÓS FUGIRMOS DELE. Tudo o que o Senhor faz ou deixa de fazer na sua vida tem uma motivação: o amor dEle por você! É porque Deus te ama que Ele não desiste de você! É porque Deus te ama que Ele te abençoa! É porque Deus te ama que Ele te salva, te liberta e cuida de você!

O apóstolo Paulo disse o seguinte em Efésios 3:14-19 “14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” Que nós possamos ter revelação desse amor, principalmente, nos dias mais difíceis da nossa vida. Que nós possamos entender que não tem nada a ver com o quanto nós O amamos, mas sim com o quanto Ele nos ama.